Você sempre teve vontade de iniciar sua própria empresa, mas tem medo dos investimentos necessários para começar do zero? Hoje existem diversas formas de empreender, opções de mercadoria para vender e uma alta demanda em ramos de negócio específicos.
Nos últimos quatro meses de 2023, o Brasil registrou um aumento de 5,1% na abertura de empresas em relação ao ano anterior. Ou seja, a vontade de empreender está crescendo cada vez mais no país. Por que não fazer parte dessa estatística? Neste artigo, vamos abordar 4 ramos de negócio para empreender do zero, com baixo investimento inicial. Continue a leitura!
4 ramos de negócio para empreender do zero
1. Infoproduto
No mundo digital, os infoprodutos são uma excelente opção para quem deseja empreender com baixo investimento e tem conhecimento para compartilhar. A alta demanda gera a necessidade de criação. Um exemplo disso foi durante a pandemia de 2020, quando o número de conteúdos online começou a tomar conta do ensino no país.
E-books, cursos gravados, webinars e podcasts são apenas algumas das formas de criar e vender conhecimento na internet. Tudo o que você precisa é de estudos em uma área específica ou experiências para compartilhar, um computador e acesso à internet para começar a criar conteúdo de valor para o seu público-alvo. Esses são os chamados “Infoprodutos”.
Para quem tem a vontade de empreender na área, é preciso identificar um nicho de mercado no qual tenha interesse e conhecimentos a agregar, de preferência, algo diferente do que já existe na internet.
De estratégias de marketing a manual de hábitos saudáveis, planeje e desenvolva seu conteúdo, garantindo que seja informativo, envolvente e útil para a sua audiência. Existem diversas ferramentas gratuitas ou de baixo custo que podem te ajudar na criação do infoproduto, como Canva para design gráfico ou plataformas de hospedagem de cursos online como Hotmart ou Kiwify.
Com isso, uma vez que seu infoproduto estiver pronto, você pode promovê-lo da forma que considerar melhor. Lembre-se de oferecer um valor significante para os possíveis clientes, construindo uma marca sólida ao redor do seu produto e gerando autoridade.
2. Artesanato
Quando o assunto é artesanato, as opções são inúmeras. Se você tem o dom da criatividade e o desejo de empreender, junte as duas funções e crie sua marca. Você pode começar com o básico e com materiais disponíveis de forma rápida, até encontrar uma categoria em que realmente se identifique. Algumas ideias de produtos para comercializar no ramo do artesanato, são:
- Itens de decoração com MDF ou EVA;
- Pinturas em potes de vidro para cozinha;
- Bordado decorativo;
- Chaveiros de linhas coloridas;
- Velas;
- Spray aromatizador;
- Sabonete.
Essas são só algumas opções para despertar a criatividade de quem tem habilidades manuais e quer ganhar dinheiro com isso. Lembrando que o Youtube é uma plataforma recheada de conteúdos de vídeos gratuitos de artesanato, com aulas ensinando o passo a passo para fazer alguns desses objetos.
Além disso, é essencial dedicar tempo ao aprimoramento constante das suas habilidades e à criação de um estilo próprio que se destaque no mercado, para que você possa gerar um valor cada vez maior aos seus produtos. Investir em embalagens atrativas, fotografias de qualidade e estratégias de marketing digital também pode ajudar a impulsionar suas vendas e atrair mais clientes.
3. Culinária Caseira
Para aqueles que tem o dom da cozinha, a culinária caseira pode ser uma fonte de renda assertiva. São muitas as pessoas que trabalham fora de casa e não têm tempo de cozinhar. Para não saírem dos hábitos saudáveis e a fim de economizarem dinheiro, recorrem a marmitas e refeições prontas. Na correria do dia a dia, quem não deseja uma comida caseira?
Existem maneiras de organizar um cardápio viável financeiramente e na quantidade ideal para esse público. Especialize-se com cursos gratuitos de receitas saudáveis, entenda mais a fundo sobre quais alimentos são nutritivos ou não. Torne-se referência em alimentação caseira gastando pouco.
Para isso, você pode começar comercializando marmitas prontas em vários tamanhos, como por exemplo, 200g, 300g e 500g. Pode desenvolver planos mensais ou promoções semanais.
Aos poucos, o seu leque de clientes é alimentado apenas por indicação. Mas, claro, deve existir o sabor único e diferenciado. Lembre-se de cumprir todas as normas sanitárias e regulamentações locais relacionadas à preparação e venda de alimentos.
E, quem sabe, no futuro, você até pode desenvolver um infoproduto ensinando a produzir marmitas saudáveis? As possibilidades de empreender nesse ramo são diversas.
4. Semijoias
Se você pensa que empreender no ramo de semijoias é caro, está equivocado. Existem duas formas de seguir nessa área: produzir as próprias peças ou revender de outros fornecedores. Como não é todo mundo que gosta ou tem o dom do artesanato, uma escolha viável e lucrativa é a revenda.
Isso porque, ao analisar os fornecedores e identificar o melhor produto com custo-benefício, um negócio de semijoias pode lucrar uma porcentagem maior que 100%. É necessário, porém, entender como calcular os preços ideias das peças para revenda.
O ramo de semijoias pode crescer em grande escala quando o empreendedor encontra o público certo. Dessa forma, é possível entender quais são os estilos, modelos e acessórios mais utilizados por seus clientes em potencial, para ter uma curadoria ainda mais especializada.
Dicas para empreender do zero
Agora que você já descobriu 4 ramos de negócio com chances lucrativas com pouco investimento, compreendemos a possibilidade de empreender do zero, especialmente com tantas oportunidades oferecidas pelo mundo digital e frutos da própria criatividade.
A partir disso, escolha um ramo de negócio que esteja alinhado com seus interesses e habilidades, e não tenha medo de começar pequeno. Com dedicação, persistência e um bom planejamento, você pode transformar sua ideia de produção em uma realidade lucrativa. Sendo assim, o necessário é selecionar um nicho que você se identifique, em que existam oportunidades para se destacar da concorrência, e que apresente um grande potencial de demanda e consumo.
Além disso, é interessante reforçar que, para começar um negócio com pouco investimento, você pode dar início às suas produções de dentro da sua casa mesmo. Mas, quando decidir abrir uma loja física, é preciso estar atento as documentações necessárias para validar a sua empresa.
Para empreendedores de produtos físicos, em algum momento surgirá necessidade de parcerias com fornecedores externos. A melhor maneira de organizar o cadastramento e os serviços que envolvem essas empresas é através de um software de gestão, focado em fornecedores.
O Zendar desenvolveu o sistema ideal para essa necessidade e te ajuda a lidar com as etapas burocráticas do empreendedorismo. Conheça nossas soluções e entenda como dar o primeiro passo.