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Precificação: Entenda o que é e como calcular no seu negócio!

O processo de precificação de um produto está entre os mais importantes de um negócio que planeja ser rentável.

Isso porque, quando se aplica o preço de um item, o gestor está definindo uma série de outros critérios associados.

Eles vão desde o interesse do público pelo produto, até a capacidade que ele terá de contribuir com a capacidade de lucratividade que a empresa terá.💰

Sendo assim, é essencial precificar as peças da forma correta. Afinal, é a partir daí que se obterá a renda necessária para subsidiar toda a operação empresarial.

Se você não sabe como é feito esse processo ou tem dúvidas sobre quais indicadores considerar na hora de precificar um item, acompanhe o nosso conteúdo e aprenda tudo sobre o assunto!

 

O que é a precificação?

Precificação é o processo dedicado à aplicação de preço em um determinado produto ou serviço. Ou seja, é o ato dar preço a esse bem, de modo a torná-lo rentável para o negócio e atraente para o mercado.

O processo de precificação serve, principalmente, para garantir que a empresa terá uma operação positiva na criação e revenda dos produtos, com lucratividade no final.

Quando realizada da maneira correta, esse procedimento pode ajudar a tornar o negócio muito mais estratégico, devido à capacidade direta de afetar o público com um preço de produto que seja chamativo.👍

Ao mesmo tempo, a precificação incorreta pode ocasionar enormes prejuízos à empresa, como destaca o portal Pequenas Empresas, Grandes Negócios.

Qual a importância da precificação para o varejo?

O varejo é o segmento de mercado que mais se caracteriza pela compra e venda direta de produtos, gerando uma relação entre empresa e consumidor.

E para que essa relação se mantenha forte e constante, as peças à venda são os principais meios de conexão.

Quando o preço de determinado item está dentro de um padrão acessível, isso estimula mais a relação de consumo no varejo.

Dessa forma, a precificação pode ajudar a alimentar esse segmento, de modo a favorecer os setores de serviços, comércio e, até mesmo, a indústria.

Consequentemente, isso estimula mais produção, o que irá exigir mais mão de obra e aumentar o número de empregos.

A partir da precificação adequada, portanto, é possível criar uma positiva reação em cadeia, que aquece a economia e garante maior lucratividade para o empreendedor.🔁

Qual a diferença entre precificação e markup?

Muitas pessoas fazem confusão a respeito de dois processos relativos ao preço de venda de um item, sendo a precificação e o markup.

Diferente do que muitos acreditam, eles não são conceitos idênticos. Na verdade, um é complementar ao outro.

Como dito, a precificação é o processo de dar preço a determinado item. Esse processo, no entanto, é criado a partir de uma série de etapas.

Entre elas, está a determinação do markup de venda, que o índice multiplicador que define qual será o preço final do item. 

A realização da precificação, portanto, vai considerar a fórmula do markup, bem como os custos operacionais, despesas fixas e variáveis, e margem de lucro pretendida.

Logo, é a união de todas essas ações que determina o processo de precificar um produto.

 

Quais os principais fatores para calcular uma precificação?

O processo de precificação deve considerar os custos de criação deste item. Mas, para que ele se torne um conceito estratégico, deve ir além da simples aplicação matemática de uma fórmula padrão.

Isso porque, é o preço final que poderá atrair ou afastar os consumidores, determinando a aceitação e a rejeição de um produto no mercado.✔

Por isso, quando a precificação for realizada, é importante considerar fatores estratégicos em seu cálculo, que podemos definir como sendo:

Preço x valor

Há uma diferença muito significativa entre preço e valor de um determinado produto. Preço é o montante de dinheiro que deve ser destinado para a sua aquisição.

Já o valor está relacionado com a percepção que o cliente tem sobre o item. Quais são as vantagens de obtê-lo, como ele pode agregar em seu dia a dia, entre outras circunstâncias que podem incentivá-los à compra.

Quanto mais se agrega valor a um determinado item, maior pode ser o seu preço. Isso porque, os consumidores percebem o benefício de tê-lo, apesar do dinheiro que terão de pagar por ele.

Margem de lucro

Um indicador com influência direta no preço de venda de um produto, é a sua margem de lucro. Ela está relacionada à quantidade de lucro que se obtém na venda de cada item.

Determinar essa lucratividade é um processo delicado e que deve ser realizado com muita atenção.💲

Isso porque, dependendo da porcentagem aplicada sobre cada peça, o preço final do item pode se tornar inviável, o que determinará uma rejeição do mercado.

Por isso, quando se realiza a aplicação da margem de lucro, é importante considerar:

  • O segmento de mercado ao qual está inserido;
  • Os custos operacionais e de produção;
  • Indicadores macroeconômicos.

Custo de aquisição

No processo de precificação, outro indicador que tem enorme importância na determinação do valor final do produto, é o seu custo de aquisição.

Nesse caso, estamos nos referindo ao valor gasto para produzi-lo e colocá-lo no mercado.

Para verificar esse custo, é necessário considerar as despesas variáveis de criação e, também, as despesas fixas da empresa.

Ponto de equilíbrio

Por fim, um último fator que é essencial de ser lembrado quando se está realizando a precificação de um produto, é o ponto de equilíbrio da produção e da venda.

Esse indicador determina qual é o custo mínimo que o item deve ter, a fim de pagar tudo o que foi investido para fabricá-lo.

Em termos mais simples, é o momento em que a empresa “empata”: o valor ganho paga as contas, mas não gera lucro.

Apesar de não proporcionar lucratividade, o indicador do ponto de equilíbrio é importante para determinar qual deve ser o faturamento mínimo para que a empresa opere sem prejuízos.

 

Como fazer a precificação dos seus produtos?

Além dos fatores que devem ser considerados no momento de realizar a precificação dos produtos da empresa, o empreendedor também precisa levar em conta alguns detalhes voltados à gestão.

Isso porque, conhecendo a realidade financeira do negócio, é possível criar um preço muito mais estratégico. Com isso, alcançar e afetar o mercado de maneiras diferenciadas.💲

Por isso, o processo de precificação se torna mais inteligente a partir dessas ações que o gestor deve tomar:

Entender quais são as principais despesas e receitas

Algo básico de ser considerado quando se está precificando um produto, é que ele deve ser capaz de subsidiar a operação. Por isso, é fundamental que o gestor conheça quais são as suas despesas.

Mas, ao mesmo tempo, é interessante que ele também tenha noção de qual é a receita do seu negócio. Isso poderá favorecer para que ele defina um preço que atinja o mercado de maneira estratégica.

Conhecer o seu fluxo de caixa

Complementando a proposta do tópico anterior, um gestor com visão de mercado pode influenciar a precificação a partir da análise de fluxo de caixa.

Preços altos demais ou baixos demais comprometem o faturamento direto e isso se reflete em uma operação que gera prejuízos.📈

Saber quais são os produtos com estoque parado

A manutenção de um estoque é, em suma, um gasto fixo da empresa. Porém, quando se tem itens parados nesse espaço, isso significa prejuízo.

Afinal, além das despesas que você tem para mantê-lo guardado, eles ainda não oferecem nenhuma perspectiva de venda.

Logo, é essencial saber quais são os itens com menor apelo de mercado e praticar ações que possam ajudar no processo de venda.📦

Nesse caso, a gestão do estoque e realizar uma nova precificação, reduzindo margem de lucro, por exemplo, pode aumentar as chances de eliminar essas peças paradas.

Definir sua margem de lucro

Como dito anteriormente, o processo de definição da margem de lucro não pode ser criado apenas com base no que o empresário pretende obter de ganho.

É essencial que se considere, também, fatores relacionados aos custos de produção, ao mercado e, até mesmo, à economia do país, de modo geral.

Entender o que o mercado está fazendo

Por fim, sempre que for realizar a precificação dos seus produtos, vale a pena conferir como os seus concorrentes estão trabalhando.

Isso te dará uma base para compreender, de modo estratégico, como a sua empresa poderá agir.

Para tanto, é interessante ter dados de, pelo menos, 5 concorrentes. Verifique quais os preços que eles têm praticado e, se possível, saiba como é a operação de cada um deles.

Assim, você poderá propor uma variação dos índices que compõem a precificação, de modo a se destacar diante das empresas do mesmo segmento.💻

 

Como calcular a precificação?

O cálculo da precificação deverá considerar os custos de produção, as despesas fixas e variáveis e a lucratividade pretendida.

Essa é a fórmula mais comum de precificação, chamada de margem sobre o custo. No caso, ela prevê:

Margem sobre o custo = valor do produto + lucro

Colocando em um exemplo, para que possamos verificar com mais facilidade como isso se aplica de forma prática, imagine que a sua empresa produz calçados.

Se o custo de produção de sapato é de R$30 e você pretende ter um lucro de 100% na venda, a fórmula de precificação será:

Margem sobre custo = 30 + 30

Logo, o seu preço de venda deverá ser de R$60.

O que pode influenciar na precificação?

O processo de precificação, em si, não é difícil de ser criado. Porém, ele exige uma enorme atenção aos fatores que estão relacionados ao mercado e aos seus processos produtivos.

A análise desses detalhes é que poderá fazer a diferença na proposição de preços dos seus itens e, com isso, determinar o seu sucesso nas vendas.

Além de todos os critérios que já indicamos, existem alguns outros pontos que costumam passar despercebidos pelos gestores e que acabam causando erros na precificação.

Por isso, não se esqueça de verificar, também:

Valor de compra do produto

O custo de aquisição de um produto tem influência direta em seu preço final. Por isso, se a sua empresa trabalha, principalmente, com revenda de bens, sempre verifique se houve alteração no preço de custo.

Assim, não há risco de você trabalhar com um item abaixo do preço, que poderá promover prejuízos à sua operação.

Frete

Um custo que, por vezes, é esquecido no momento de considerar os custos de aquisição de um item, é o valor do frete.🚚

Lembre-se que, quando você está precificando um produto, é preciso considerar todos os seus custos primários, para propor um valor que abranja, além do equilíbrio financeiro, uma lucratividade viável para o negócio.

Impostos

Impostos também são custos operacionais. Por isso, não podem ficar de fora no momento de realizar a precificação.

Vale a pena considerar até os impostos prediais, dentro das despesas fixas da empresa.

Lucratividade desejada

Lembre-se de que a margem de lucro, apesar de ser uma porcentagem proposta diretamente pelo gestor, deve estar adequada à proposta do mercado.

Por isso, não utilize esse indicador de maneira fixa. Sempre esteja aberto a uma possível variação, de modo que o preço de venda do produto possa se tornar mais estratégico.

Custos operacionais

Por fim, sempre que for precificar um item, verifique quais foram os custos operacionais. É comum que esse gasto varie de lote para lote fabricado, com mudanças sutis, mas que podem afetar o preço final proposto.📑

Verifique as despesas fixas e variáveis, além do próprio custo de operação. Assim, você não corre o risco de precificar um montante de itens de maneira incorreta.

 

Existe uma precificação adequada no varejo?

A maneira ideal de realizar a precificação, de modo a alcançar os consumidores com mais facilidade e apelo de venda, é a que considera os fatores que citamos ao longo do artigo.

Custo de aquisição, despesas fixas e variáveis, e até mesmo os valores praticados pelos concorrentes podem influenciar no preço final do seu produto.

Por isso, sempre que for realizar esse processo, dedique tempo e atenção. Afinal, a precificação adequada pode significar o sucesso da sua operação.

Além disso, vale a pena contar com sistemas automatizados que ajudem na mensuração de indicadores, como os ERPs.

Isso, além de te ajudar a adiantar o processo, como um todo, também pode reduzir a incidência de erros.

 

 

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