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O que é e como fazer um programa de fidelidade no seu negócio

Um programa de fidelidade é uma estratégia projetada para recompensar e incentivar clientes a continuarem comprando produtos ou serviços de sua empresa.

Ideal para construir um relacionamento duradouro entre uma marca e os clientes, uma vez que esse método incentiva compras oferecendo recompensas atraentes, esse sistema de gestão também pode aumentar a satisfação do consumidor e diferenciar-se da concorrência.

Além disso, ao implementar um incentivo como esse em um negócio, é possível impulsionar vendas recorrentes, aumentar a participação no mercado e construir uma base sólida de compradores fiéis.

E para descobrir o que é um programa de fidelidade, como funciona, os principais tipos, como criar, dentre outros aspectos, continue acompanhando esse conteúdo e saiba se vale a pena trabalhar com esse sistema de gestão na sua empresa!💻

O que é um programa de fidelidade?

Um programa de fidelidade é uma estratégia desenvolvida para recompensar clientes por compras recorrentes a uma marca ou empresa, onde são projetados para incentivar consumidores a realizar compras e acumular pontos, milhas ou outros tipos de benefícios que podem ser trocados por prêmios, descontos ou produtos gratuitos.

Nesse sentido, esses programas de gestão podem oferecer diversos formatos, desde cartões de fidelidade físicos até aplicativos móveis ou plataformas online.

Como funciona um programa de fidelidade?

Geralmente cada programa de fidelidade funciona de forma distinta. Isso porque, algumas marcas podem recompensar os consumidores por meio dos valores gastos na empresa, enquanto outras utilizam sistema de pontos.

Nesse caso, vale a pena mencionar que todos os programas funcionam por meio de inscrição por meio de um contrato de adesão, e envolve geralmente os seguintes elementos ➡️

  • Acumulação de Pontos ou Milhas;
  • Níveis de Fidelidade;
  • Recompensas e Benefícios;
  • Comunicação e Engajamento;
  • Avaliação e Ajustes.

Dessa maneira, uma marca pode influenciar tanto os seus clientes recorrentes quanto os novos, criando um relacionamento duradouro ao promover satisfação com as vantagens oferecidas.  

Principais tipos de programas de fidelidade

Atualmente existem diversos tipos de programas de fidelidade. Assim, cada instituição pode implementar e incentivar a lealdade dos seus clientes conforme a melhor estratégia. Confira a seguir alguns dos principais tipos:

Frete grátis e outros descontos nas compras

Dentre os principais programas de fidelidade, é possível encontrar empresas oferecendo vantagens como frete grátis e outros descontos exclusivos nas compras. 📪

Oferecido para os consumidores que participam de um clube de assinatura, o frete grátis é um benefício atraente para muitos clientes, visto que reduz os custos de compra, além de oferecer uma experiência de compra conveniente.

Além disso, os descontos exclusivos podem incentivar clientes a comprar mais itens ou a experimentar novos produtos, impulsionando as vendas e setor financeiro do negócio.

Pontos para trocar por prêmios

O programa de fidelidade para trocar pontos por prêmios é umas das estratégias mais populares entre esses sistemas de gestão, capaz de motivar consumidores a continuar interagindo com a empresa, ao acumular pontos após compras, os clientes podem trocar esses pontos por prêmios e recompensas. 🎁

Assim, ao oferecer a opções de resgate de pontos, é possível aumentar a adesão aos seus programas de fidelidade, além de incentivar compras continuas.

Brindes por compra

Com a vantagem de brindes por compra em um programa de fidelidade é possível uma marca aumentar a satisfação dos clientes, visto que, esse tipo de benefício pode promover experiências positivas.

Geralmente, as principais empresas implementam esse resgaste de pontos por meio de programas como, por exemplo, oferecendo produtos gratuitos a cada 10 compras.

Podendo ser uma estratégia eficaz para quem deseja atrair compras recorrentes e mais clientes, oferecer brindes por compras também pode ser uma boa opção para motivar consumidores a continuarem interagindo com a marca.

 

Quais os benefícios de um programa de fidelidade?

Utilizar de um programa de fidelidade pode proporcionar diversos benefícios, como, por exemplo, fazer com que os clientes apoiem a marca ao serem recompensados por suas compras. 

Além disso, vale a pena lembrar que, essas recompensas podem ajudar os clientes a sentirem valorizados.

Conheça a seguir alguns benefícios que um programa de fidelidade pode proporcionar a uma empresa:

Aproximação com o cliente

Um programa de fidelidade é uma estratégia eficaz para manter a aproximação com os clientes, visto que, ao oferecer recompensas e vantagens, o sistema de benefícios incentiva os clientes a estabelecerem contato continuo com a marca. 👥

Isso porque, além de conseguir ter comunicação proativa com os consumidores, é possível mantê-los engajados com a marca ao oferecer experiências personalizadas e exclusivas.  

Aumento do ticket médio

Dentre os principais benefícios de um programa de fidelidade está o aumento do ticket médio da empresa. 📊

Isso se dá pelo motivo do sistema de vantagem incentivar os seus clientes a comprarem mais. Um exemplo disso são as recompensas por níveis de gastos e pontos acumulados por cada compra, estratégias que impulsionam consumidores a realizarem mais transações em menores períodos.

Melhora no LTV

O LTV (Lifetime Value) é uma estimativa média do que um consumidor poderá gerar ao longo de sua vida na empresa.

Considerada uma métrica valiosa, com o programa de fidelidade é possível reter clientes e estimular compras ao longo tempo, o que significa melhora no LTV.

Isso porque, ao implementar estratégias para aumentar a satisfação dos compradores de uma marca, é possível realizar estimativa do seu crescimento a longo prazo.

Como criar um programa de fidelidade?

Ao saber como funciona um programa de fidelidade e considerá-lo como uma boa opção para o seu negócio, é fundamental saber como criar o sistema. Veja a seguir:

Tenha um cadastro de clientes completo

Ter um cadastro de clientes completo é o primeiro passo para criar um programa de fidelidade eficaz. Assim, incentivar a identificação do consumidor ao registrar compras pode ser uma boa estratégia para obter os dados. 💻

Para isso, é essencial obter o nome, telefone e e-mail de cada um dos consumidores, além de conhecer as suas preferências e interesses. Uma vez que, um dos principais objetivos de um programa de fidelidade é agradar o consumidor oferecendo ofertas personalizadas.  

Estabeleça as regras com clareza

As regras de funcionamento de um programa de fidelidade devem ser claros e objetivos. Nesse sentido, todos os detalhes devem ser explicados aos clientes na sua adesão, para dessa forma não gerar dúvidas ou transtornos.

Além disso, é importante mencionar a validade do benefício e como usá-los, sendo essencial deixar claro qual é a equivalência entre os pontos, e quais prêmios podem ser resgatados.

Defina recompensas viáveis

Ao fazer parte de um programa de fidelidade é fundamental definir recompensas viáveis tanto para empresa quanto para o consumidor.

Nesse caso, a instituição deve estabelecer a durabilidade do programa, oferecendo vantagens que não prejudiquem o negócio. Além disso, é ideal que os brindes ou recompensas possam ser produzidos de maneira simples, a qualquer momento.

Por outro lado, é essencial o consumidor saber quando pode resgatar os seus prêmios, visto que, ao atender as suas expectativas, a chance dele se fidelizar a uma empresa pode aumentar.

Divulgue o programa

Para atrair a adesão de o público é essencial divulgar o programa de fidelidade. Para isso, pode ser interessante criar estratégias de marketing.

Nesse sentido, é importante oferecer descontos exclusivos, além de ser presente nas redes sociais e em blogs com conteúdos que possam atrair mais participantes para o programa da marca. 📲

Monitore continuamente os resultados

A melhor maneira de saber se o programa de fidelidade está dando resultado é acompanhando o crescimento das vendas relacionado ao sistema de gestão.

Isso porque, para ter números precisos, é fundamental saber se o aumento da receita da empresa tem relação direta com o programa. Para isso, vale a pena investir em ferramentas que auxiliem a marca a realizar esse monitoramento. 💹

Invista em uma ferramenta de gestão

Investir em uma ferramenta de gestão pode ser fundamental para o sucesso do programa de fidelidade. Projetada para simplificar a rotina empresarial, com uma ferramenta de gestão é possível gerenciar operações, monitorar resultados e gerar relatórios com dados seguros.

Nesse caso, uma plataforma de gestão ERP como do Zendar pode ser uma boa alternativa, uma vez que, a empresa oferece soluções simplificadas e eficientes para diversos tipos de negócios.

Vale a pena trabalhar com programa de fidelidade?

Trabalhar com programa de fidelidade uma maneira de criar um relacionamento com o cliente, e por isso pode ser uma opção interessante.

Nesse caso, vale a pena ressaltar que o sistema seja bem estruturado e tenha as ferramentas eficientes de monitoramento.

Assim, ao oferecer recompensas viáveis e acessíveis é possível pode aumentar a satisfação do consumidor e diferenciar-se da concorrência.

Lembrando que, ao implementar um sistema de gestão, é fundamental adequá-lo com a realidade do negócio. Além disso, é essencial definir recompensas viáveis e quem não prejudiquem o negócio.

Conheça a solução Zendar e conte com um sistema de gestão integrado para auxiliar no seu controle!

 

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