Preço X Valor: aprenda a agregar valor ao seu negócio

No mercado atual, em que a concorrência é acirrada e os consumidores estão cada vez mais exigentes, é essencial entender a diferença entre preço e valor para o sucesso de qualquer empreendimento. 

Na maioria das vezes, os empresários focam apenas em oferecer o menor preço possível, na tentativa de atrair clientes e sair na frente. No entanto, é importante compreender que preço e valor são conceitos distintos, mas que se complementam. 

A chave para o crescimento sustentável de um negócio está em saber como agregar valor aos produtos ou serviços oferecidos. Por isso, neste artigo explicamos a diferença entre preço e valor, e separamos dicas para agregar valor ao seu negócio. Continue a leitura!  

Pessoa segurando uma calculadora em cima de uma mesa de trabalho

Como diferenciar preço e valor 

Seja nas vendas de produtos ou serviços, no plano de negócios existe a etapa de análise de gastos, precificação e margens de lucro. É neste momento em que você analisa que preço e valor são termos fundamentais para a estruturação financeira da empresa. Mas, você sabe a diferença de cada um? 

O preço é o total final que o consumidor irá investir no ato da compra. É o número que o empreendedor considera viável para ter um bom faturamento em sua loja ou negócio. 

Enquanto o preço é algo mensurável, o valor é subjetivo e variável de acordo com a experiência e necessidade de cada um. O valor é a percepção do cliente sobre o seu produto ou serviço.

Dessa forma, você já parou para pensar em quantas coisas você compra de uma determinada marca, mesmo com um preço acima do que poderia conseguir em outra marca? 

Um exemplo disso é a maionese Hellmann ‘s. Há quem diga que nenhuma outra maionese tem o mesmo sabor. Isso é o valor agregado do produto que está consolidado no mercado brasileiro há mais de 60 anos. E poderíamos citar uma lista com outros exemplos de produtos que seguem essa analogia, com a certeza de que você também concordaria. 

Importância de avaliar o valor do trabalho

Além de saber diferenciar esses conceitos, é fundamental entender a importância do valor para impulsionar suas vendas. Entenda abaixo!

O consumidor raramente decide efetuar uma compra apenas pela marca. A jornada de compra é delimitada pelas vantagens e qualidades que o produto ou serviço traz para aquele cliente. Sendo assim, o custo-benefício da compra é variável de acordo com o que cada um necessita naquele momento. 

Por exemplo: roupas de academia. Existem roupas com alto valor agregado, com tecnologias avançadas de conforto e durabilidade, para aqueles atletas que praticam treinos com alta frequência. Da mesma forma, existem marcas com preços abaixo da média, para quem está começando agora na vida saudável. 

Porém, é essencial que você, empreendedor, aprenda a aumentar a percepção dos clientes em relação ao seu produto ou serviço, para impulsionar o valor do seu trabalho, e assim, alcançar o preço pelo qual deseja comercializá-lo. 

4 passos para agregar valor ao seu negócio

Pessoa utilizando o notebook com um gráfico na tela

Agora que você já entendeu a diferença entre os conceitos de preço e valor, sabe como usar isso a favor do seu negócio? Aprenda a agregar valor ao seu serviço ou produto com as dicas a seguir, e passe a cobrar o preço ideal pelo seu trabalho. 

1. Invista no fortalecimento de marca

Quando foi a última vez que comprou um curativo adesivo ou hastes flexíveis? Ou quando foi a última vez que comprou Band-Aid e Cotonete? Esses são só alguns exemplos de marcas fortalecidas que se tornaram sinônimo para o nome do produto vendido.

O fortalecimento de marca é peça-chave para que a audiência consuma seus produtos não pelo preço, mas pelo valor agregado a eles. 

2. Busque um diferencial 

Além do fortalecimento de marca, um outro ponto essencial para aumentar o valor do seu negócio é criar um diferencial competitivo em relação a outras marcas. 

Ou seja, invista em algum destaque para o seu produto que outra empresa não oferece. Faça com que os consumidores lembrem da sua marca: isso é gerar valor além do preço da compra. 

3. Resolva problemas dos consumidores da sua marca

Uma outra maneira de criar a conexão necessária para um valor agregado é resolvendo problemas dos seus consumidores. Mostre-se útil além do serviço prestado, centre sua marca no cliente final.

Dessa forma, a audiência pode ativar o gatilho da reciprocidade e, sempre que precisar do seu produto ou serviço, recorrerá à sua empresa. 

4. Seja referência em seu nicho

Como último passo, ser referência no nicho de atuação é uma grande forma de agregar valor ao seu trabalho. 

Assim como o exemplo da Hellmann’s, do Band-Aid ou Cotonete, quando sua marca torna-se referência no ramo, o cliente reconhece o valor e o custo-benefício por trás do produto, e pensa duas vezes antes de questionar o preço final. 

Além desses 4 passos básicos para começar a agregar valor ao seu negócio, é preciso relembrar constantemente a importância de um atendimento ao cliente excepcional. A experiência de compra do consumidor deve ser positiva, para que ele seja fidelizado e volte a consumir a marca. 

Sendo assim, reforce a personalização em cada contato, faça com que aquele momento seja agradável do início ao fim e veja como o valor do seu produto poderá mudar, na concepção do seu público-alvo. 

Como Zendar ajuda sua marca a agregar valor

Neste ponto, você já entendeu como agregar valor à sua marca. Agora é o momento de entender como um sistema de gestão facilita esse processo. 

Ao implementar as soluções digitais do Zendar você passa a conhecer ainda mais a sua audiência. Esse é um passo fundamental para criar a conexão necessária e estratégica a fim de impulsionar as vendas dos seus produtos ou serviços.

Isso porque, nosso sistema reune informações de compra e relatórios mensais como preferências de consumo e dados pessoais de forma organizada. Sendo assim, você mantém todos os setores do seu negócio alinhados, como: 

Com o Zendar, seu negócio é otimizado para o ambiente digital, de forma segura, prática e personalizada para sua necessidade. Agregue valor ao seu negócio com estratégia!

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