Blog

Como fazer uma contagem de estoque estratégica na sua loja?

Em uma loja, a contagem de estoque pode contribuir muito para o gerenciamento da sua empresa. Ela é parte fundamental do controle de estoque, que ainda afeta compras, produção e vendas.

Entender a melhor forma de fazer a contagem de estoque, além de saber com detalhes sobre todos os seus elementos, é fundamental para todos os aspectos de um negócio empresa. Por isso, veja a seguir como fazer uma contagem estratégica!

O que é a contagem de estoque?

A contagem de estoque é o processo de contar de forma física todas as mercadorias da sua empresa para garantir que o estoque físico tenha os mesmos dados inseridos no estoque virtual.

Neste contexto, um estoque correto no sistema pode trazer várias vantagens para o empresário, como diminuir roubos e furtos, aumentar o capital da empresa, melhorar as compras e saber o real lucro da sua empresa. 

Entre os principais tipos de contagem de estoque estão o inventário rotativo, também chamado de cíclico e o inventário geral. Essa contagem de estoque pode acontecer de forma manual ou mecânica, de uma só vez ou em partes.

Vale dizer também que, a partir deste método, é possível controlar desvios de mercadorias, identificar produtos parados e ainda manter todos os registros atualizados no estoque com relação às obrigações fiscais, como balanço de patrimônio.

Por que realizar uma contagem de estoque frequente?

Existem diversas razões para se realizar a contagem frequente de mercadoria. Por isso, antes mesmo de você procurar a melhor solução para o que você precisa, é fundamental estar atento às razões para a frequência na realização da contagem.

Confira abaixo algumas das principais razões para isso:

Redução de perdas 

A contagem frequente ajuda na redução de perdas, pois, ao realizar a contagem das mercadorias da loja com frequência, o empresário vai conseguir saber quais produtos estão sendo mais vendidos do que outros. 

É a partir desta verificação que muitas empresas conseguem até mesmo descobrir se produtos estão sendo retirados do estoque de forma indevida ou até mesmo se está ocorrendo algum tipo de falha no sistema. 

Por exemplo: Se o sistema de gestão apontar determinado número de mercadorias, e este montante não estiver conforme o que consta no local, certamente existe um furo no seu estoque. Já imaginou a dor de cabeça de vender um produto que você não tenha? 😱

Embora seja muito conhecido, ainda há muitas empresas que não realizam a contagem de estoque frequente por diversas razões. Seja por falta de conhecimento da sua importância. Seja por falta de profissionais capacitados. 

Diminuição de erros

Em segundo lugar, a redução de erros também é uma das razões para se realizar a contagem de estoque frequente. Isso costuma acontecer bastante quando o gestor realiza compras erradas (que não tem muita saída), e mesmo assim, insiste em abastecer o estoque com essas peças.

A insistência em uma mercadoria que não está sendo mais comprada, pode causar acúmulo de uma mesma linha de produtos em uma loja, além da perda de recursos financeiros que estão sendo direcionados para a área errada.

Aumento de capital de giro

O capital de giro é composto pelos recursos financeiros (dinheiro, crédito, estoques) utilizados para bancar uma empresa. Ou seja, fazer com que a empresa continue funcionando operando com o caixa positivo e sem precisar se descapitalizar.🤑

Esse capital de giro garante tranquilidade a você como gestor em diferentes áreas, como:

  • manutenção dos estoques;
  • melhores condições de pagamento com fornecedores;
  • investimentos na loja;
  • entre outros;

 

Por essa razão, ter um capital de giro à disposição proporciona tranquilidade e auxilia no crescimento da empresa. 

Quais os principais tipos de contagem de estoque?

Mesmo que a contagem de estoque seja saber quantos itens você possui na prateleira do estabelecimento, existem outros recursos que podem ser utilizados nesse processo.

Por isso, confira abaixo alguns dos mais populares para que você consiga organizar o armazenamento de forma adequada.

Inventário geral

Esse tipo de contagem se dá com a contagem das mercadorias da empresa inteira de uma vez.

Neste contexto, é uma contagem que envolve a presença de mais pessoas e essas pessoas precisam estar totalmente capacitadas para realizar o processo. Por isso, também envolve um custo maior para a empresa.

Embora seja um processo mais complexo, também garante que você tenha todos os registros necessários no mesmo dia da realização da contagem, principalmente se tiver um sistema de gestão eficiente.

No entanto, esse processo exige um planejamento maior que as outras opções, justamente por sua extensão. 

Inventário rotativo

Esse tipo de contagem é uma forma de verificar todos os itens que você possua separados em categorias e de forma periódica. E pode ser uma contagem que aconteça durante os dias da semana, ou, uma vez por semana, por exemplo.

Porém, ao contrário do inventário geral, o inventário rotativo não se trata de um processo com resultados imediatos, mas, sim, de forma constante. Entretanto, também exige maior agilidade por parte do funcionário por ser uma operação mais rápida.

 

Como fazer a contagem de estoque de forma assertiva?

Para fazer executar esse plano de ação na sua empresa, é fundamental garantir que os processos do setor sejam realizados da maneira correta. 

Afinal, tudo que estiver acontecendo dentro do seu estoque físico, precisa estar acontecendo em um sistema em nuvem. Logo, verificar estes pontos ajuda a reduzir as chances de se perder o inventário logo após a contagem.

 

Identifique produtos e categorias

Em primeiro lugar, faça um planejamento para a realização da contagem. Neste procedimento, defina a data e horário da sua contagem. Inclusive, aproveite para fazer uma reunião com a sua equipe para estipular todos os profissionais que vão participar da operação.

Em seguida, já no dia da contagem de estoque, identifique os produtos e categorias. Neste momento, é fundamental identificar de forma individual cada mercadoria, com códigos, avarias, quantidade e outros dados relevantes para o inventário.

Realize a contagem dos itens

Para que todo o seu levantamento esteja à prova de erros, é muito importante se atentar à numeração de cada item que participou desta “auditoria”. 

Essa contagem, assim como, a de produtos e categorias, também vai precisar da supervisão de outra pessoa para a conferência e revisão dos registros realizados.

Registre em um sistema de gestão 

Após realizar a contagem de estoque, é fundamental registrar todos os dados em um sistema de gestão. Inclusive, ainda que o inventário tenha sido realizado de forma digital, deve-se revisar todas as informações registradas.

Em um sistema de gestão para pequenos empreendedores como o Zendar, é possível organizar, contar e até mesmo, ter previsibilidade de tudo o que acontece com o seu estoque de maneira simples, rápida e onde você quiser.

Isso acontece, pois todas as informações ficam armazenadas em nuvem, facilitando a segurança e a sua gestão.

Como um sistema de gestão para pequenas empresas pode ajudar na contagem de estoque?

Fazer a contagem não é um processo muito complicado, mas exige atenção aos detalhes, já que isso pode ser a chave para o sucesso e lucratividade do seu negócio.

Durante sua execução, ter um sistema que automatize parte das funções manuais pode fazer grande diferença no médio e longo prazo. 

E com um sistema de gestão para pequenas empresas como a Zendar, fica mais fácil deixar todo o sistema organizado, reduzindo as chances de falhas, garantindo mais agilidade e eficiência, além da otimização dos processos da empresa por um preço acessível. 

Compartilhe este artigo!

© Zendar 2022.
Todos os direitos reservados