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Plano de negócios: O que é, importância para pequenas empresas e como fazer o seu!

Se você está buscando mais chances de sucesso para o seu empreendimento, precisa conhecer o plano de negócios para pequenas empresas. 💼

Esse conjunto de análises e pesquisas é o primeiro passo para dar início a um negócio mais estruturado, estável e preparado para atuar no mercado.

Além disso, é a ferramenta ideal para traçar objetivos e alcançá-los com uma perspectiva mais positiva.

No entanto, muitos empreendedores podem ter receio no momento de organizar suas ideias, especialmente por acreditar que esse documento não é útil para empresas de pequeno porte.

Pensando nisso, separamos algumas informações essenciais sobre o plano de negócios e por que ele é importante para empreendimentos que estão começando.

Veja os benefícios dessa estrutura organizada e veja como montar a sua de maneira prática e efetiva!

O que é um plano de negócios?

Um plano de negócios é um documento que descreve em detalhes como uma empresa planeja atingir seus objetivos.

Em outras palavras, é como um roteiro que descreve a visão da empresa, suas estratégias, quais as metas e as abordagens para atingi-las.

Geralmente, inclui seções que descrevem cada segmento do negócio, com análises de mercado e sobre os concorrentes. Além disso, também traz um planejamento prático e organiza a estrutura organizacional da equipe. 📃

O objetivo do plano de negócios é ajudar os empreendedores a avaliar a viabilidade de sua ideia de negócio e a desenvolver uma estratégia para a empresa. 

Além disso, um documento bem-elaborado pode ser uma base para estratégias de marketing que atraem investidores e orientam a tomada de decisão.

Na prática, é uma orientação para os objetivos do seu empreendimento, dizendo quais os caminhos que devem ser trilhados para ter o resultado esperado.

Qual a importância do plano de negócios para pequenas empresas?

O plano de negócios é importante para qualquer negócio, pois está relacionado diretamente com a capacidade da empresa alcançar resultados e atingir seus objetivos.

Antes de tirar uma ideia do papel, é essencial organizá-la de maneira viável, para ter uma estrutura delimitada e possibilidades de ação para lidar com os desafios.

Dessa forma, o gestor pode enxergar melhor as oportunidades de crescimento, tomando decisões objetivas e eficientes para o seu negócio. 😉

É possível afirmar que o planejamento é o primeiro passo para desenvolver um empreendimento e conhecer a sua real capacidade.

Além disso, quando bem-estruturado, esse documento pode ser utilizado em diversos segmentos e áreas de atuação.

Por exemplo, determinar qual o público-alvo e as melhores estratégias de controle de estoque para ter vendas mais eficientes, potencializando as chances de resultado.

Enquanto isso, também ajuda no gerenciamento dos setores e avalia quais as possíveis necessidades do empreendimento.

Mesmo que o cenário sofra alterações quando estiver atuando, é o plano de negócios que permite ao gestor ter conhecimento prévio sobre esses obstáculos que precisa enfrentar.

Na prática, uma organização de ideias e metas permite desenvolver uma marca forte e consolidada entre os concorrentes. 

Por isso, é fundamental trabalhar esse processo antes de iniciar qualquer negócio, para ter mais controle, assertividade e chances de sucesso.

Quais as principais ferramentas para desenvolver um plano de negócios?

Existem diversas ferramentas que podem ser úteis para desenvolver um plano de negócios, cada uma com características e benefícios específicos. 

Conheça mais sobre as principais e como elas podem te ajudar na sua gestão:

Metodologia Ágil

Essa metodologia é um conjunto de práticas e valores que enfatizam a colaboração, a adaptação contínua e a entrega de valor ao cliente. 💸

Sua base considera ciclos de planejamento, execução e avaliação contínuos, permitindo que a empresa se adapte mais rapidamente às mudanças no mercado e nas necessidades dos clientes. 

Ela é especialmente útil para empresas que trabalham com tecnologia ou inovação, pois permite testar ideias, precificações e protótipos rapidamente.

Nesse caso, o plano de negócios que foca esse método é dinâmico, e costuma ser revisto periodicamente.

Afinal, podem existir atualizações e mudanças que tornam esse documento mais completo para o gestor naquele momento.

Geralmente, cada ciclo do plano dura em média de duas a quatro semanas, e ao final dele, uma entrega é feita ao cliente ou usuário. 

Essas entregas são chamadas de incrementos e geralmente são versões parciais ou funcionais do produto final.

Além disso, também preza pela interação constante entre a equipe, para garantir que o produto atenda às necessidades e expectativas.

Sua revisão periódica o torna mais flexível e adaptável, de modo que o gestor pode testar novas ideias sem ter tantos riscos, além de integrar seus documentos com outros recursos, como softwares de gestão online.

Modelo Canvas

Enquanto isso, o modelo Canvas é uma ferramenta visual que ajuda os empreendedores a definir e organizar os principais elementos do negócio de maneira clara e concisa. 

Ele consiste em nove blocos que representam as áreas-chave da empresa, sendo:

  1. Proposta de valor: a proposta de valor é o que torna o produto ou serviço da empresa único e valioso para o cliente.
  2. Segmentos de clientes: os segmentos de clientes são os grupos de pessoas ou empresas que você deseja atender.
  3. Canais: os canais são os meios utilizados pela empresa para se comunicar, distribuir e entregar seu produto ou serviço ao cliente.
  4. Relacionamento com clientes: o relacionamento com os clientes se refere à forma como a empresa interage com seus clientes e mantém sua fidelidade.
  5. Receitas: as receitas são as fontes de renda, ou seja, como ela ganha dinheiro.
  6. Recursos-chave: os recursos-chave são os ativos necessários para a empresa operar e entregar sua proposta de valor.
  7. Atividades-chave: as atividades-chave são as ações e processos necessários para a empresa entregar sua proposta de valor e gere receita.
  8. Parcerias-chave: as parcerias-chave são as colaborações ou acordos com outras empresas, ou organizações que ajudam a empresa a alcançar seus objetivos.
  9. Estrutura de custos: a estrutura de custos se refere aos gastos necessários para a empresa operar e entregue sua proposta de valor.

Ele foi criado por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur e se tornou uma das ferramentas mais populares para a elaboração de plano de negócios. 🤝

Trata-se de um formato que também é flexível, e pode acompanhar as mudanças de concepção do negócio ao longo dos anos.

Além disso, é mais simples para entender como as áreas da empresa se interligam, e pode trabalhar elementos como a psicologia das cores.

Análise SWOT (FOFA)

A análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) ou FOFA (Forças, Fraquezas, Oportunidades, Ameaças) é uma ferramenta de diagnóstico que ajuda as empresas a avaliar seu ambiente interno e externo.

Ela serve para auxiliar na tomada de decisão e na definição de estratégias com base nos destaques do empreendimento, sem focar tanto em markups ou preços.

Os pontos fortes e fracos são as características internas, como competências, recursos, estrutura organizacional e cultura. 

Com eles, a empresa pode usá-los para se diferenciar no mercado e ganhar vantagem competitiva. 👥

Enquanto isso, os pontos fracos devem ser minimizados ou eliminados para evitar que prejudiquem o desempenho da empresa.

Além disso, as oportunidades e ameaças se referem as características externas da empresa, como o mercado, a concorrência e as tendências sociais.

Ao identificar as oportunidades, a empresa pode aproveitá-las para crescer e expandir suas atividades. Já as ameaças devem ser monitoradas para evitar que prejudiquem o desempenho da empresa.

Essa ferramenta é simples de colocar em prática, embora seja mais efetiva se aplica em cada setor individualmente.

Na prática, ajuda o gestor a ter uma visão mais geral do ambiente e do que pode ser aproveitado para expandir suas atividades.

Plano de negócios simplificado (MAT)

Ainda, vale a pena falar sobre o plano de negócios simplificado, também conhecido pela sigla MAT, ou Mensagem, Audiência, Tráfego.

Essa é uma abordagem mais simplificada e direta para desenvolver o documento.

Isso porque se concentra em três elementos principais:

  • mensagem que a empresa quer transmitir;
  • audiência que ela deseja alcançar;
  • tráfego que ela espera gerar. 

O MAT é uma ferramenta útil para empresas que desejam se comunicar de forma clara e eficaz com seu público-alvo. 💪

Por esse motivo, pode ser um recurso mais dinâmico se voltado para a gestão de vendas e marketing, por exemplo.

Embora também seja uma base interessante para setores como finanças, é importante utilizar essa análise com outras abordagens para ter um documento mais completo.

Além disso, permite integração com vários tipos de ERP e outros sistemas de gestão online para pequenas empresas.

Quais os benefícios de construir um plano de negócio para pequena empresa?

Construir um plano de negócios é essencial para qualquer empresa, mas principalmente no caso de pequenas empresas, pois esse documento pode trazer ainda mais benefícios.

Confira alguns dos principais pontos positivos de ter um planejamento completo:

Estruturar os principais pontos da empresa

Ao elaborar um plano de negócio, é possível avaliar a estrutura organizacional da empresa, suas competências, recursos e processos.

Isso ajudará a definir as prioridades e a garantir que o negócio esteja bem estruturado para enfrentar os desafios do mercado.

Novos empreendimentos podem enfrentar dificuldades em definir quais os seus principais pontos e pilares. 👊

Nesse caso, um documento como esse ajuda o gestor no processo de construir suas atividades e traçar objetivos.

Desenvolver visão, cultura e valores do negócio

O plano de negócio ajuda a desenvolver a visão, cultura e valores de uma empresa, principalmente iniciantes no mercado.

Isso porque ajuda a alinhar a equipe em torno de objetivos comuns e a garantir que todos trabalhem na mesma direção.

Pode parecer que esse documento não possui muitas funcionalidades para pequenas empresas. No entanto, ele se torna especialmente benéfico para estruturar os pilares do negócio desde o primeiro momento. 🏃‍♂

No futuro, será mais simples para o gestor expandir seu empreendimento e passar sua visão de mercado caso ela esteja estruturada.

Entender quem é o perfil de cliente ideal para sua empresa

O plano de negócio não serve somente para ajudar no crescimento da empresa e nos objetivos futuros, mas também permite entender os pilares que sustentam o negócio, como quem é o público-alvo.

Isso permite construir o perfil ideal de cliente, permitindo entender as necessidades e desejos do consumidor.

Dessa forma, poderá desenvolver os produtos e serviços que atendem melhor essas demandas, oferecendo uma experiência mais consolidada para o comprador.

Minimizar possíveis erros

Além disso, se você deseja minimizar os possíveis erros e corrigi-los antes que se tornem um problema maior. ❌

Todo empreendimento está exposto a falhas, principalmente iniciantes, que estão consolidando sua experiência no mercado. 

Ainda, isso pode se potencializar, no caso de empresas que não possuem um software de gestão online ou um sistema ERP, por exemplo.

Nesse caso, ter um plano de negócios antes de começar as atividades pode diminuir as possibilidades de erros internos, aumentando as chances de sucesso do negócio.

Conhecimento do mercado que está inserido

Vale mencionar de um dos benefícios do plano de negócios para pequenas empresas é trazer mais conhecimento sobre o mercado.

Afinal, é importante que o empreendimento saiba como funciona o segmento onde pretende se estabelecer, bem como quem são seus concorrentes e as tendências que precisa acompanhar.

Pode ser difícil encontrar todas essas informações sem uma pesquisa detalhada, algo que um planejamento mais completo possibilita.

Por esse motivo, para entender sobre as oportunidades de conhecimentos e ter mais chances de sucesso, vale a pena investir nesse documento.

Desenvolver estratégias de crescimento para sua loja

Finalmente, um dos benefícios mais importantes do plano de negócios para pequenas empresas é desenvolver estratégias de crescimento.

Isso porque empreendimentos que estão começando precisam traçar seus objetivos para expandir as atividades de maneira saudável. ☝️

Nesse caso, para encontrar estratégias que sejam efetivas para as suas metas, é importante ter um plano organizado.

Caso contrário, pode ser mais difícil começar, desde reunir os documentos de abertura, até entender como crescer de forma sustentável ao longo do tempo.

 

Como montar um plano de negócios eficiente para pequenas empresas?

Após conhecer a importância e os benefícios de ter um plano de negócios para pequenas empresas, chegou o momento de aprender a montar esse documento.

Existem várias etapas e formas de cumprir esse planejamento, uma vez que ele deve combinar com as necessidades do empreendimento.

No entanto, existem alguns passos fundamentais que podem auxiliar na execução de cada estrutura. Veja mais detalhes abaixo e aprenda a montar seu plano:

Monte um índice sobre o que o documento terá de informações

Um bom plano de negócios deve incluir todas as informações importantes sobre o negócio. Por isso, se estiver começando, lembre-se de verificar o que deseja que seu documento apresenta.

Geralmente, inclui a visão, missão e valores do negócio, além de uma análise de mercado, para conhecer as tendências e concorrentes. 📝

Ainda, pode trazer estratégias de marketing, mapeamento de processos e abordagens financeiras para alcançar os melhores resultados.

Apresente isso de forma clara e objetiva, para ser fácil de entender e seguir o plano no futuro.

Faça uma análise de mercado

Uma vez decidido o que estará no seu documento, vale a pena fazer uma análise de mercado mais detalhada antes de seguir preenchendo o plano.

Isso porque é um dos pontos mais importantes para pequenas empresas, permitindo entender onde ela está inserida e que tipo de necessidades precisa atender.

Além disso, é essencial saber como competir com os seus concorrentes e quais os desejos do público-alvo.

Esses e outros aspectos só podem ser entendidos após uma análise mais completa do mercado, com pesquisas, dados de instituições especializadas e feedbacks de clientes.

Desenvolva um plano de marketing

Seguindo com o plano de negócios, vale a pena pensar em estratégias de marketing, outro item importante do documento. 📊

Isso porque são essas abordagens que definem as maneiras que a empresa irá se comunicar com o público e divulgar seus produtos.

Escolher os melhores canais para isso impacta diretamente nas suas chances de sucesso, pois ajuda a definir o tom de voz da comunicação, quais as campanhas que mais fazem sentido com os seus valores e como o mercado responderá a isso.

Além disso, todo serviço e produto precisa ser divulgado para atingir o cliente. Assim, o marketing é um setor fundamental para qualquer plano de negócio de pequena empresa.

É importante que esse setor seja coerente com a análise de mercado, para as estratégias estarem alinhadas com as necessidades dos clientes.

Mapeie seus processos

Mapear os processos da empresa é essencial para garantir a eficiência e a produtividade do negócio. 

Isso inclui definir as atividades necessárias para a produção de produtos ou serviços, desde fabricação até os fretes, além de identificar gargalos e oportunidades de melhoria, e definir responsabilidades e prazos. 

Ainda, é importante que o mapeamento de processos seja feito de forma colaborativa, envolvendo todos os funcionários da empresa.

Caso contrário, algum setor ou rotina pode ficar de fora, comprometendo o sucesso da operação e a base que irá pautar as estratégias de ação do gestor.

Crie um plano financeiro

Finalmente, é imprescindível se atentar ao plano financeiro do seu documento de negócio. Afinal, ele é um ponto crucial da sua idade, pois irá definir a viabilidade do empreendimento. 💵

Por esse motivo, procure determinar os custos e receitas do negócio, as formas de pagamento aceitas e origens de vendas, mesmo que ainda esteja avaliando essas atividades.

Ter uma métrica de comparação ou projeção ajudará o gestor nas suas decisões, mesmo que os números sejam diferentes no futuro.

Além disso, também ajuda a definir o capital necessário para iniciar as operações, identificando as fontes de financiamento e as metas necessárias para manter a saúde da empresa.

No entanto, é importante que o plano financeiro seja realista e coerente com as projeções de mercado e de processos.

Existe um conjunto de informações que podem auxiliar na montagem do seu plano de negócio, e vale a pena considerar o contexto onde a empresa está inserida, para garantir a viabilidade e o sucesso do empreendimento. 

Quais os principais cuidados ao desenvolver um plano de negócios?

Apesar da importância do plano de negócio, existem alguns cuidados que novos empreendedores precisam ter, especialmente relacionados à forma de recolher as informações.

Para ter um documento útil e efetivo, é essencial que os dados sejam realistas e correspondam com as expectativas da loja.

Nesse caso, é essencial coletar informações precisas e confiáveis, tendo em mente que essas informações não são apenas números, mas também envolvem a análise de mercado, tendências e quem são os clientes.

Ainda, as projeções devem corresponder com o segmento, com os possíveis custos e ter um tempo de retorno realista, baseado em informações concretas. 🧐

Caso contrário, as perspectivas não serão reais, e podem comprometer o sucesso do negócio por conta de uma visão distorcida.

É preciso verificar se todas as informações estão alinhadas e fazem sentido no contexto do negócio. 

Também procure ser claro e objetivo. É importante ter cuidado com dados que possam ser subjetivos ou mal-interpretados. Isso prejudicará o entendimento do documento em consultas ou apresentação para eventuais parceiros.

Finalmente, uma das principais recomendações é realizar revisões constantes. O plano de negócios não é um documento estático, e pode ser alterado.

À medida que o mercado evolui e o negócio cresce, é necessário que algumas informações passem por ajustes, para continuar atendendo aos seus objetivos e expectativas.

 

Vale a pena ter um plano de negócios para pequena empresa?

O plano de negócios é uma ferramenta essencial para pequena empresa, principalmente aquelas que desejam crescer e se consolidar no mercado.

Afinal, é preciso ter um planejamento para seguir, com metas bem definidas e informações que ajudem o gestor na hora de tomar decisões.

Sem esse documento, pode ser complicado desenvolver as atividades e ter uma ideia concreta sobre o cenário desde o início das atividades. ⏰

Além disso, o empreendedor que quer expandir suas atividades precisa definir suas metas quanto antes, ou irá administrar a empresa sem um caminho traçado.

Embora não seja obrigatório, diversas práticas e oportunidades se concretizam quando o negócio apresenta um guia bem-estruturado.

Por esse motivo, é fundamental ter um plano de negócios para pequenas empresas, assim como outras ferramentas que ajudam no seu crescimento e potencial, como softwares de gestão e plataformas de automação.

Nesse caso, considere organizar suas atividades com um sistema de qualidade, como a solução Zendar. Venha testar nossa plataforma e tenha um painel de controle ideal para suas projeções, montando seu planejamento com mais segurança e assertividade.

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