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O que é e como montar uma grade de produtos no seu estoque

Se você deseja ter um estoque mais organizado e um catálogo padronizado para exibir aos clientes, vale a pena conhecer a grade de produtos. 😉

Essa ferramenta permite ao gestor cadastrar e atualizar suas mercadorias com os mesmos critérios, agrupando-os em uma única categoria.

Posteriormente, esse processo facilitará a pesquisa de itens no sistema e também a exibição do produto para o cliente no site.

Aprenda a melhor forma de adotar uma grade de produtos e confira as principais dicas para otimizar esse processo no controle do seu estoque.

O que é uma grade de produtos?

A grade de produtos é uma ferramenta que permite classificar os produtos do seu estoque em diferentes critérios, como cor, tamanho e modelo, agrupando as mercadorias e suas variações.

Esse recurso é comumente associado com lojas virtuais, mas consegue facilitar a organização de armazenamentos físicos quando implementados em um sistema de gestão local, por exemplo.

Ao adquirir um novo produto para o catálogo, o empreendedor costuma não receber apenas aquela unidade, trabalhando com suas variações também. Uma camiseta ou um calçado possuem vários tamanhos, variações de cores e detalhes. 👕

Em vez de manter esses itens independentes no sistema, a grade de produtos permite agrupá-los e exibir somente uma versão, evitando a repetição de modelos.

Essa função costuma acompanhar os softwares de gestão, como o Zendar, onde você consegue utilizar esse recurso com rapidez e facilidade.

Para que serve a grade de produtos?

A grade de produtos agrupa informações repetitivas na descrição de uma mercadoria, facilitando a sua exibição em sistemas e para os clientes na loja virtual. 

Dessa forma, em vez do usuário precisar navegar no site para encontrar outras cores ou tamanhos do item desejado, ele poderá conferir tudo em uma única tela.

A seleção, inclusiva, é responsiva, exibindo imagens do artigo à medida que o consumidor escolhe qual versão deseja. 💪

Essa ferramenta também torna as pesquisas e filtragem mais simples para o gestor, padronizando a nomenclatura e cadastro de novas mercadorias para agilizar a localização quando necessário.

Além disso, a organização que a grade de produtos proporciona impacta outros departamentos, como o controle de estoque para o gestor, e a experiência de compra para o cliente.

 

Quais os principais tipos de grade?

Existem diferentes tipos de grade de produtos, e o empreendedor pode escolher aquela que melhor atende às suas necessidades. Inclusive, não é necessário utilizar apenas um formato, mas unificá-los para obter uma ferramenta completa.

No entanto, antes de adotar a ferramenta, vale a pena conhecer algumas das categorias mais utilizadas pelo varejo. Confira abaixo:

Cor

A grade de produtos por cor costuma ser uma das mais populares, especialmente por conta da exibição ao cliente na loja virtual ou marketplace. 👚

Com esse formato, é possível visualizar as diferentes opções do item na mesma página, sem precisar procurar pela alternativa manualmente.

Por exemplo, uma determinada camiseta que possui as cores branco, preto e bege apresentará uma única seção de registro, com a grade aplicada para agrupar as alternativas.

Dessa forma, promove maior organização no estoque e padroniza a exibição dos artigos, visto que eles são iguais, com variação apenas no visual.

Modelo

Ainda, o gestor e o cliente também podem se beneficiar com uma grade de produtos para modelos, que reúne todos os itens classificados com aquele critério.

Por exemplo, camisetas regates, independentemente da cor, marca ou estampa, são exibidas dentro dessa definição, facilitando as buscas e a consulta desses itens. 👗

Embora não seja uma grade aplicada a mercadorias da mesma linha ou produção, vale a pena considerar esse formato, visto que ele agiliza pesquisas e filtra os conteúdos do estoque com maior rapidez.

Numeração

Assim como a grade de produtos por cor, a numeração também é um critério comumente utilizado no agrupamento de mercadorias. Afinal, o cliente deve ter autonomia para escolher o item que melhor o atende, e, para isso, o negócio precisa oferecer diferentes alternativas.

Nesse caso, a melhor alternativa para padronizar a estrutura e disponibilizar todos os modelos é contar com a ferramenta que agrupa todos os números na mesma página.

Uma vez que a mudança não é visual, como nas cores, é ainda mais simples implementar esse critério nos filtros e apresentação na loja.

Marca

Ainda, outra forma de grade de produtos que os empreendedores podem utilizar no dia a dia é a separação por marca.

Esse agrupamento envolve mais de uma categoria de item, não precisando ser, necessariamente, da mesma linha. É o caso de camisetas, calças e sapatos que fazem parte da mesma empresa. 📦

Quando o cliente ou o gestor procurar especificamente pela marca, conseguirá visualizar todos os artigos disponíveis na loja.

A ferramenta é estratégica especialmente para grandes corporações, cujo catálogo inclui várias parcerias. No entanto, pequenas empresas também podem aproveitar a opção para estruturar seu estoque.

 

Quais os benefícios de usar a grade de produtos na sua loja?

Utilizar a grade de produtos na organização das suas mercadorias traz uma série de benefícios atrativos para a loja e também para os clientes. Conheça alguns dos pontos que mais se destacam:

Maior organização no estoque

Um dos principais objetivos da grade de produtos é auxiliar na organização de produtos, de modo que esse benefício estará presente no seu sistema.

Com esses filtros e critérios de agrupamento, será mais simples ordenar as mercadorias para localizá-las na plataforma e no armazenamento físico. 📝

Utilizando outros recursos de reconhecimento, como códigos de barras, é possível montar um esquema de reposição que agilize o recolhimento da encomenda quando necessário.

Ainda, o gestor terá maior conhecimento e monitoramento sobre as entradas e saídas, evitando erros no despacho ou nas conferências.

Por isso, é uma ferramenta vantajosa para o estoque em termos de organização e operação no cotidiano.

Facilidade no cadastro de novos produtos

Além de organizar os itens que já existem no estoque, a grade de produtos também facilita o cadastro de novas mercadorias.

Afinal, os critérios, tags de reconhecimento e códigos de agrupamento já estarão prontos, possibilitando uma automação e agilidade no processo. 👨‍💻

Por exemplo, o responsável ou o gestor podem inserir o produto e selecionar a categoria na qual ele se encaixa. Com isso, a descrição exibirá, automaticamente, as informações referentes à seleção, incluindo na página da marca, dos tamanhos e dos modelos, otimizando essa etapa.

Padronização nas informações

Ainda, vale reforçar que a grade de produtos também auxilia na padronização das informações, tanto no sistema ERP quanto na exibição ao cliente por meio do site.

A inclusão manual das mercadorias pode não seguir as mesmas estruturas de descrição ou categorização, comprometendo as pesquisas posteriores. Caso o usuário não digite os dados corretamente, não conseguirá localizar o item.

No entanto, com esses códigos, é possível automatizar o preenchimento e obter uma padronização que facilita as demais etapas.

Aprimora a experiência do cliente

Todas as facilidades que a grade de produtos oferece ao gestor e suas mercadorias também reflete em uma melhor experiência para o cliente. 😎

Isso porque ele terá maior facilidade ao pesquisar seus itens preferidos, aplicando filtros para encontrar somente os artigos de interesse.

Ainda, ao avaliar uma mercadoria, não precisará encontrar as variações manualmente, pois todas aparecerão na mesma página.

No caso de suporte ou compra na loja física, o vendedor também conseguirá localizar o produto indicado com maior agilidade em seu sistema.

Esses elementos aumentam a satisfação do consumidor, e refletem de maneira positiva na imagem do seu negócio.

 

Para quem a grade de produtos é recomendada?

A grade de produtos é recomendada para empreendimentos que possuem inúmeros produtos e desejam ter maior organização no estoque.

Essa ferramenta é versátil, e acompanha diferentes plataformas e sistemas de gestão modernos, como do Zendar.

No entanto, não existem restrições para o porte do negócio. Isso significa que pequenas empresas também conseguem aproveitar os benefícios desse recurso desde o começo de suas atividades. 👊

Adotar essa estratégia de categorização fornece maior agilidade e praticidade para a equipe, além de demonstrar profissionalismo e organização.

Assim, mesmo empreendimentos que continuam começando, mas já possuem um catálogo com mercadorias variadas, podem contar com a grade de produtos.

Como montar uma grade de produtos?

Após conhecer mais sobre a grade de produtos e como ele funciona, vale a pena conferir algumas dicas para montar a sua ferramenta.

Embora ela seja versátil e deva atender as necessidades de cada empresa, existem dicas que tornarão a implementação mais ágil e eficiente. Confira:

1. Tenha uma relação dos produtos no estoque

Para começar sua grade de produtos personalizada, tenha uma relação de todos os produtos no estoque, com registros, descrições e quantidades.

Se já possuir mercadorias armazenadas, faça um levantamento dos itens e os elementos que os descrevem, replicando isso para reposições futuras. 📝

Enquanto isso, também procure conhecer e separar todas as categorias negociadas pelo empreendimento.

Essas informações serão a base para começar a preencher a grade de produtos e atualizar na sua loja, especialmente online. Se deseja exibir os dados corretos aos seus clientes, é importante construir essa relação de itens antes de qualquer implementação.

2. Identifique as descrições de cada produto

Em seguida, com as categorias e itens negociados, comece a identificar quais os critérios que fazem parte da descrição.

Por exemplo, ao exibir uma camiseta, a sua loja precisa informar quais os tamanhos, cores e modelos disponíveis. O mesmo vale para calças ou sapatos.

Nesse caso, identifique quais os elementos que estarão na composição da grade de produtos, para que você consiga preencher automaticamente no futuro. 📃

3. Crie códigos

Um dos principais aliados da grade de produtos são os códigos de identificação, que auxiliam na organização do estoque, sendo fundamentais no cadastro de novas mercadorias.

Para ter uma ferramenta completa, crie diferentes sequências conforme a necessidade. Os códigos EAN e SKU são algumas das principais recomendações para quem deseja adotar um sistema de descrição padronizada.

Além de diferenciarem cada produto e agilizar as pesquisas, posteriormente, esses códigos também tornam a mercadoria única, facilitando o controle de entrada e saída.

4. Inclua os códigos da grade em cada produto 

Para finalizar a montagem da sua grade de produtos, inclua os códigos e categorias criadas em cada mercadoria do seu estoque.

Se já existirem artigos cadastrados anteriormente, atualize as descrições conforme os critérios do novo sistema, inserindo as tags para modelos, tamanhos e cores, por exemplo.

Com os identificadores, será mais simples encontrar os grupos de produtos em pesquisas avançadas ou por meio dos filtros de busca. 🔍

Além disso, é essencial que todos os itens apresentem os códigos da grade, para a implementação ser efetiva.

 

Como ter uma grade de produtos inteligente na sua empresa?

Além de criar uma grade de produtos, é importante que a ferramenta seja inteligente e atenda às necessidades da sua empresa.

Nesse caso, existem algumas sugestões que auxiliam no desenvolvimento dessa classificação e podem torná-la mais estratégica para a sua rotina. Confira abaixo:

Atenção aos detalhes cadastrais

O cadastro das mercadorias é a etapa mais importantes para obter um estoque organizado. Nesse caso, é importante ter atenção aos detalhes dessa etapa. Caso contrário, a grade de produtos não será totalmente eficiente. 🧐

O gestor deve determinar todos os elementos relevantes nessa etapa, conforme a categoria e o modelo comercializado.

Por exemplo, camisetas podem exigir critérios diferentes de calçados, e a sua grade deve priorizar a demanda de cada artigo. Caso contrário, não será uma ferramenta vantajosa.

Assim, tenha atenção a esses detalhes e identifique quais os registros que não podem faltar para agrupar corretamente as suas mercadorias.

Classifique os produtos corretamente

Além de entender quais os elementos necessários em cada categoria, você também deve classificar os itens corretamente, ou comprometerá os resultados pretendidos.

Afinal, se o item não possui as tags e códigos corretos, ele não aparecerá nas pesquisas ou nos grupos selecionados no sistema, dificultando sua localização. Para o cliente, será uma experiência frustrante em termos de visualização e compra.

Por isso, ao incluir ou atualizar novos itens no seu estoque, garanta que eles tenham os códigos certos de localização.

Tenha um sistema de gestão

Criar uma grade de produtos manualmente aumenta as chances de erros na classificação e na inclusão das tags, prejudicando os grupos de mercadorias e exibição final ao cliente.

Nesse caso, ter um sistema de gestão é uma recomendação importante, uma vez que plataformas especializadas podem tornar a rotina automática e mais ágil. 💻

Além disso, softwares mais modernos, como do Zendar, já incluem essa opção entre suas funções, permitindo o preenchimento no momento em que o gestor incluir novas remessas.

Assim, ter um sistema automatizado pode ser uma boa alternativa para evitar falhas e diminuir o número de tarefas mecânicas associadas ao cadastro de produtos.

Automatize os setores de vendas e estoque

Além do cadastro, também vale a pena automatizar os setores de venda e estoque, diretamente relacionados com a grade de produtos e sua eficiência.

Se o seu sistema possuir essa classificação, mas não realizar a baixa integrada no armazenamento, por exemplo, todo o fluxo de produção será comprometido.

Também é importante que as informações se atualizem no momento da negociação, e, para isso, ter um Ponto de Vendas (PDV) conectado é um diferencial importante.

Por isso, automatize as principais áreas da sua empresa antes de construir uma grade de produtos, para garantir máxima eficiência na operação.

Quando vale a pena implementar uma grade de produtos?

Vale a pena implementar a grande de produtos quando o seu negócio conta com um sistema de gestão eficiente e as suas mercadorias são similares.

Essa ferramenta visa facilitar a classificação dos itens separando e padronizando seus critérios. Por isso, é interessante adotar essa solução quando os registros tornarem a rotina muito complexa, como roupas e acessórios. 👔

Nesse caso, o uso de um sistema de classificação não apenas reúne os itens conforme suas descrições, como também diminui as chances de erros e facilita o controle interno.

Se você considerar adotar essa ferramenta, garanta que ela atenda às suas demandas e faça parte de um software de gestão moderno, simplificando, ainda mais, as suas funções.

Por isso, tenha controle integral do seu estoque com o Zendar! Conheça as funcionalidades do nosso sistema de gestão.

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