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O que é o SKU de um produto? Entenda a importância para sua empresa!

Quando se pretende ter uma maior eficiência no controle e na gestão do estoque de uma empresa, é interessante utilizar o modelo de codificação de SKU.

Apesar da nomenclatura diferenciada, esse é um conceito frequentemente aplicado nos negócios que possuem muitos produtos armazenados.

No entanto, mesmo com o seu uso comum, nem sempre o código é utilizado da forma correta, podendo comprometer totalmente o sistema para o qual foi desenvolvido. 📋

Nesse sentido, se você pretende aplicar esse método em seu negócio, vale a pena aprender as formas corretas de utilização. E esse conteúdo será fundamental para ajudá-lo!

Confira as dicas que preparamos para você a respeito desse tema!

O que é o SKU de um produto?

Stock Keeping Unit (Unidade de Manutenção de Estoque), ou SKU, é um método usado para controle de estoque, baseado na determinação de um código para especificar cada produto armazenado.  Ele é um número dedicado exclusivamente a determinado produto, onde é possível controlar com eficiência sua quantidade e modelo disponível. ✔

Essa referência é criada com base nas características do item a ser referenciado. Normalmente, ele reúne detalhes como tipo de produto, cor, forma, entre outras informações.

Por exemplo, dentro de uma loja de sapatos, é possível ter milhares de SKU diferentes. Isso, porque cada par de sapato, ou modelo em questão, pode acabar determinando um tipo diferente. 

 

Qual a importância do SKU de um produto?

A maior importância de criar o SKU de um produto, é manter a ordenação no estoque a partir desse código.

Quando o armazém comporta muitas peças, ter um método de classificação e identificação mais rápida pode ser o diferencial para tornar todo o sistema logístico mais estratégico.👦

Havendo uma codificação padronizada, todos os envolvidos no processo de armazenamento, logística e até mesmo o setor administrativo, conseguem identificar e localizar os itens com maior eficiência e rapidez.

 

Como os SKUs são utilizados no comércio varejista?

Os comércios varejistas se caracterizam pela grande oferta de produtos, que podem ter grades enormes e com inúmeros itens diferentes. Logo, ter um sistema de padronização desses itens, com um código identificador como o SKU, favorece para que a atuação dos lojistas seja muito mais eficiente.

Um exemplo prático de como isso pode ajudá-lo a ter um trabalho mais inteligente, é poder consultar diretamente sobre a disponibilidade de um determinado produto em um sistema de integração de dados, como um sistema ERP.

A partir da pesquisa pelo código, ele já saberia onde está alocado aquela peça, quais os seus detalhes e, até mesmo, sua cor e tamanho.💻

Dentro de um comércio varejista, a rapidez na obtenção dessas informações pode ser um diferencial de oferta mais interessante para o cliente final.

Quais as principais características do SKU de um produto?

Compreendido o que é SKU e a importância que ele tem para tornar a operação cotidiana da empresa bem mais dinâmica, estratégica e inteligente, podemos prosseguir para a criação de um.

Efetivamente, é importante que o código em questão respeite alguns critérios de desenvolvimento. Conheça algumas abaixo:

Ser pequeno

Ao criar SKUs para as peças do seu estoque, lembre-se que o ideal é que os códigos sejam pequenos, fáceis de criar e, posteriormente, fáceis de serem lidos pelos colaboradores.

Isso vai poupar tempo tanto no processo de criação das sequências, quanto na identificação no sistema de gestão online.

Ter apenas informações essenciais

Efetivamente, o SKU é um código que deve ser simples, para poder ser compreendido com facilidade pela equipe que irá trabalhar com as peças.

Por isso, complementando o critério anterior, é essencial que a sequência, além de curta, contenha apenas as informações que são mais relevantes para o produto. 📝

O ideal é que o SKU informe:

  • Nome do item;
  • O fabricante da peça;
  • Material de base;
  • A cor do produto;
  • O tamanho do produto;
  • O modelo específico.

A partir dessas informações, é possível criar variações de SKU para acompanhar os produtos que também variam da mesma base. Por exemplo, cores diferentes da mesma peça de roupa.

Códigos únicos para cada tipo de produto

Por fim, uma informação que não deve ser deixada de lado, é que cada item deve ter um SKU exclusivo.

A cada vez que um detalhe muda na peça, é necessário designar um novo código para o produto.

 

Por que ter o SKU de um produto?

A principal utilidade de um SKU, é poder criar uma identidade para cada item. Afinal, a partir da leitura otimizada desses códigos, é possível reconhecer diversos detalhes do produto, sem ser necessário, efetivamente, tê-lo em mãos.

Dessa forma, todo o processo da empresa se torna mais dinâmico. Desde a busca pela peça nos inventários, até a possibilidade de identificar os produtos que devem ser repostos no estoque.

A proposta de inserção de um SKU, portanto, é a de otimizar o trabalho de diversos departamentos na empresa. 📊

Com isso, torna o trabalho cotidiano muito mais rápido, dinâmico e inteligente, reduzindo até mesmo a incidência de erros e mantendo o controle e a organização do estoque.

Todos os segmentos comerciais podem ser beneficiados pelo uso de SKU em sua gestão. Entretanto, o destaque vai para o varejo.

Isso porque, conforme dito, a identificação de itens para venda torna todo o processo de comercialização mais eficiente.

No varejo físico já é possível verificar a vantagem de investir em um método de codificação inteligente como o tal. Porém, os benefícios para o varejo online podem ser ainda mais significativos.

Entenda!

SKU para e-commerce

O e-commerce é a modalidade de vendas online, que se caracteriza pela compra remota de itens, entregues diretamente na casa do consumidor.

Perceba que todo o processo é realizado de forma dinâmica. A rapidez e a eficiência são características que os clientes do e-commerce sempre buscam.

Nesse sentido, ter um estoque bem integrado à loja virtual, é fundamental para evitar erros e frustrações por parte do consumidor.💻

Afinal, não haverá nenhum tipo de problema, como o envio de peças incorretas ou venda de itens que já não fazem parte do estoque armazenado.

SKU para marketplace

Quando o processo de vendas online é por marketplace, se torna ainda mais importante ter um sistema de SKU inserido no armazenamento.

Isso porque, as vendas por essas plataformas são ainda mais dinâmicas. Caso a empresa tenha uma loja virtual em mais de um marketplace, a organização de estoque deve ser muito mais rígida.

A gestão do armazenamento vai evitar que haja falhas no departamento logístico e, até mesmo, que sejam vendidas peças que já não fazem parte do inventário.

Muitos sistemas de e-commerce e marketplace fazem a integração do estoque aos sistemas de vendas.

E para que o cadastramento e gestão desses setores seja possível, é necessário que todos os produtos estejam identificados com os seus próprios SKUs.

Qual a diferença entre código de barras, SKU e código EAN?

No sistema de gestão e organização de estoque, é possível que a empresa ainda utilize outros tipos de codificação, que vão além do SKU. É o caso, por exemplo, do código de barras e do EAN.

No entanto, vale destacar que os três métodos determinam características bastante diferentes e, por isso, não devem ser confundidos.

O SKU, como dito, serve para identificar os detalhes de um produto, com base em uma sequência lógica, onde cada elemento da sentença diz respeito a uma característica específica. ✔

O código de barras, por sua vez, é uma codificação normalmente criada pelo fabricante do item. Logo, ele terá o mesmo “número” em qualquer estabelecimento para onde seja enviado, e sem a possibilidade de ser modificado. Isso pois é um código desenvolvido diretamente pelo fabricante. 

Entenda: suponha que duas lojas de sapatos vendem o mesmo par de mocassim marrom, tamanho 42, de couro, da marca CouroSempre.

Nas duas lojas, a caixa desse sapato terá um código de barras padrão, que foi criado pelo fabricante do item. Porém, muito provavelmente seus SKUs serão distintos.✔

Por fim, ainda temos o EAN, o European Article Number. O código EAN é mais utilizado por fabricantes, principalmente aqueles que realizam exportação de seus itens.

Mas, em algumas plataformas é exigida a inserção desse número. Então, vale a pena entender que o EAN é uma espécie de RG do item.✔

Não necessariamente o código tem alguma informação inserida, que facilita a leitura posterior, como é o caso do SKU.

Quais os benefícios do SKU de um produto?

Entender o que é o SKU ajuda, também, a compreender como ele otimiza o trabalho de toda a equipe de uma empresa.

Indo desde os responsáveis pelo sistema de vendas no PDV, até a área logística, é claro que esse sistema de codificação serve para favorecer a gestão.

Veja em quais aspectos a adoção desse método de codificação pode ajudar o seu negócio a se tornar mais inteligente:

Controle de estoque

Com o SKU você terá a oportunidade de gerenciar com mais eficiência os itens que estão alocados em seu estoque.📦

A facilidade de conferência será de grande ajuda no momento de repor peças e verificar quais foram as que tiveram maior volume de vendas.

Rastreamento dos pedidos

Com mais facilidade na gestão do armazenamento e expedição, é possível dedicar maior atenção ao rastreamento dos pedidos.

Com isso, você terá um diferencial no trabalho de entregas, garantindo que ela aconteça livre de erros ou problemas que podem prejudicar a experiência do consumidor com a sua loja.🚚

Otimização de planejamento estratégico

Ter maior controle na gestão, permite que você desenvolva um planejamento estratégico muito mais eficiente.

Isso porque, sabendo o que pode ser feito na área de armazenamento e logística, o gestor tem a capacidade de criar uma ação que agregue valor a esses departamentos e conquiste mais lucratividade.💲

De acordo com o SEBRAE, por meio de matéria no portal G1, o planejamento estratégico é uma das maneiras mais sólidas de fazer um negócio decolar.

Maior produtividade

Quando há um método de identificação de itens, todo o trabalho de vendas, localização, separação e efetivo envio se torna muito mais dinâmico.

Com isso, os departamentos alcançam mais produtividade, com menor incidência de erros. O resultado é economia de recursos e mais satisfação dos clientes.

 

Como criar o SKU de um produto?

Se você gostou da ideia de criar SKU para designar os produtos de sua loja, lembre-se que:

  • Cada item deve ter o seu código exclusivo;
  • É interessante que a sequência seja curta;
  • E que ela informe os detalhes principais de cada peça.

Por isso, uma boa maneira de desenvolver SKU, é usando uma sequência lógica que pode ser compreendida mesmo que não tenha um sistema de codificação.

Veja um exemplo:

Imagine que uma loja de produtos esportivos vende uma mochila da marca Adidas, cor azul e tamanho único.

Uma maneira de inserir essas informações em um SKU seria: ADIMOCUAZ. Nesse caso, o código definiria:

  • ADI: a marca da mochila, que é Adidas;
  • MOC: o modelo do item, que é uma mochila;
  • U: o tamanho da peça, que é único;
  • AZ: a cor da mochila, que é azul.

Pensando em um item que possua características variáveis: considere que a mesma loja vende, também, tênis da marca Adidas. No caso, você criará o SKU do tênis tamanho 36, da cor rosa.

Nesse caso, o código criado poderia ser: ADITEN36RO. Outros números da mesma peça poderiam, apenas, mudar a numeração dentro do SKU.

Algumas empresas podem preferir usar exclusivamente o sistema numérico na criação de seus códigos.

Para essa ação, é necessário atribuir uma numeração a cada elemento de composição do SKU.📦

Por exemplo, imagine que a marca Adidas é classificada com o número 02. As mochilas, estão classificadas com o número 04. As de tamanho único são número 00. E as de cor azul são número 07.

O SKU da mochila que usamos como exemplo anteriormente seria criado da seguinte forma: 02040007.

 

Quando vale a pena desenvolver o SKU de um produto?

Sempre que você quiser otimizar a gestão de seu negócio, buscando tornar os departamentos de vendas, armazenamento e logística mais estratégicos, vale a pena desenvolver o SKU de um produto.

Essa ação vai exigir bastante tempo e dedicação, até que todos os produtos que a sua empresa vende estejam devidamente identificados.

No entanto, depois isso vai te ajudar na economia de recursos e na otimização de todo o trabalho.

Alguns sistemas ERP realizam a criação desses códigos de forma automatizada, fazendo com que a ação seja ainda mais inteligente.

Caso queira saber mais sobre esse tipo de ferramenta, acesse o site do Zendar e venha conhecer as alternativas de sistemas de integração que temos para tornar o seu negócio mais inteligente e estratégico.

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