Você sabe como fazer uma gestão de vendedores eficiente?

A gestão de vendedores é uma das principais atividades para empresas que desejam crescer de maneira saudável e eficiente. 💪

Essa prática não apenas orienta os funcionários em suas atividades, como também compreende os gargalos e destaques de cada equipe, propondo soluções para atingir os objetivos do negócio.

Além disso, também permite criar um ambiente de trabalho mais equilibrado e participativo, entendendo as dificuldades dos profissionais e cuidando para refletir os melhores padrões no atendimento ao cliente.

No entanto, para colocar a gestão de vendedores em prática, é importante entender como ela funciona, e quais as melhores dicas para obter retornos positivos. Confira essas e outras informações no conteúdo que preparamos.

O que é a gestão de vendedores?

A gestão de vendedores consiste em coordenar funcionários, organizar processos e distribuir os recursos a fim de alcançar as metas definidas pela sua empresa. 

Isso significa que essa tarefa não envolve apenas trabalhar com os colaboradores ou orientar as funções de cada equipe, mas também guiá-las a fim de obter resultados positivos e realizar os objetivos no prazo estipulado anteriormente.

Esses propósitos podem envolver diferentes cenários, desde atingir metas de vendas e comissão, aumentar o faturamento, até conseguir feedbacks positivos e possuir uma determinada média de avaliações do público. 👍

Todos os pontos traçados no plano de negócios da empresa que envolvem, de certa forma, a interação dos vendedores com os clientes, precisam ser monitorados por um gestor responsável pela sua equipe.

Essa administração pode envolver diferentes níveis e etapas, desde a orientação prática no momento do atendimento, até a organização de escalas, treinamento de funcionários ou reuniões de alinhamento. Todos os processos de coordenação do time é parte da gestão de vendedores.

Para que serve uma gestão de vendedores?

A gestão de vendedores é um processo fundamental para a empresa ter equipes alinhadas com os seus objetivos, conseguindo alcançar as metas de maneira saudável e crescente.

Cada estratégia e atividade de administração possui impacto no time de colaboradores que trabalha no negócio. 💁

Inicialmente, é o gestor que escolhe os profissionais mais alinhados com a cultura da empresa, e promove treinamentos para desenvolver as habilidades e qualidades mais assertivas nesse cenário.

No dia a dia, o gerenciamento da equipe de vendas também garante que todos os participantes tenham conhecimento sobre os produtos, serviços e clientes, além de receber as atualizações e estarem a par das novas campanhas relacionadas ao público.

Além disso, essa função também se responsabiliza pelo acompanhamento das tarefas, verificando a execução, identificando gargalos e propondo soluções de alinhamento.

Todas as movimentações da gestão de vendedores visam o crescimento do time e a conquista dos resultados desejados, seja a nível micro, como atingir metas, até o macro, permitindo que a empresa se desenvolva em sua totalidade.

Sem uma liderança focada, não é possível identificar as necessidades dos profissionais, suas dificuldades e pontos de correção, comprometendo a excelência do atendimento e das negociações.

Ainda, essa tarefa também reúne percepções importantes para interagir com os departamentos superiores, promovendo um fluxo de operações fluído e garantindo que a base de contato e faturamento da empresa esteja sólida.

 

Quais as vantagens de ter uma boa gestão de vendedores?

Ter uma boa gestão de vendedores permite mais que apenas atingir os objetivos da sua empresa, mas também contribui para agregar diversos benefícios no dia a dia. Conheça alguns dos principais:

Maior produtividade do time

Uma gestão de vendedores eficiente aumenta a produtividade do seu time e permite atingir as metas mais facilmente. Isso acontece porque o responsável consegue direcionar as atividades de maneira estratégica. 📈

Além de ter uma percepção mais ampla sobre a divisão de funções, o gerente também identifica os profissionais com maior ou menor dificuldade em cada área, orientando as etapas conforme a manifestação de interesse e facilidade na conclusão.

Dessa forma, cada membro da equipe recebe funções com as quais se sentem confortáveis, diminuindo os gargalos de tempo e obstáculos na execução. Consequentemente, a produtividade do time aumentará.

Ainda, evita que os colaboradores fiquem sobrecarregados com tarefas que não conseguem executar, uma vez que o gestor dos vendedores poderá ter uma visão mais clara de como realizar a distribuição de cada função.

Equipe mais engajada

Ainda, a gestão de vendedores também contribui para ter membros mais engajados e alinhados na execução das atividades.

Ter uma equipe de profissionais que atuam na linha de frente das negociações demanda não apenas conhecimentos técnicos, mas também uma boa relação com os colegas e bem-estar no ambiente de trabalho. 🤝

Esse gerenciamento é de responsabilidade dos líderes, que devem orientar corretamente os seus funcionários, criando um cenário confortável de colaboração e resolvendo eventuais problemas.

Com uma equipe mais engajada entre si, será possível crescer em termos de números e metas, com colaboradores que se apoiam e estão focados no mesmo propósito.

Sem um gestor de vendedores, será mais difícil interagir os participantes, sanar dúvidas e orientar cada indivíduo a fim de que ele fique confortável no time onde está.

Processos internos organizados

A gestão de vendedores não administra apenas os colaboradores, em si, mas também as rotinas associadas a eles. Nesse caso, ter um monitoramento eficiente permite desenvolver processos internos mais organizados.

Isso porque o responsável saberá alinhar as funções e tarefas pendentes, evitando o atraso em entregas ou nas metas, por exemplo. 😁

Além de distribuir as etapas coordenadamente, também poderá acompanhar cada passo da produção, realizando as cobranças e orientações necessárias para os colaboradores atingirem os objetivos propostos.

Ainda, é um procedimento que aumenta o conhecimento sobre a equipe, alinhando as informações conforme a administração. Assim, os procedimentos que dependem desses profissionais também seguirão essa linha de gestão e serão melhor estruturados.

Padronização nas atividades e comissões

Organizar os colaboradores e aprimorar as estratégias de administração permite criar uma padronização nas atividades, nas ofertas, nas formas de pagamento e, consequentemente, nas comissões dos vendedores.

Os líderes poderão alinhar não apenas a interação entre as equipes ou treinar suas abordagens, mas também estipular normas e protocolos entre os contratados, garantindo que esses critérios sejam atendidos. 😎

Dessa forma, será mais simples criar e seguir padrões que tornam as atividades mais estruturadas em diferentes departamentos.

Por exemplo, implementar uma forma única de atendimento promove o mesmo nível de excelência, aumentando a satisfação do cliente independente de quem o atenda.

Enquanto isso, ter os mesmos processos internos, como relatórios, possibilita aos líderes compararem métricas importantes para entender como orientar melhor suas equipes, e, eventualmente, como remunerá-las por comissão.

O pagamento justo não apenas incentiva o profissional, como também mantém o time satisfeito e estimula a produtividade.

Uma empresa padronizada e bem-estrutura possui mais chances de crescer de forma saudável, e adotar essa cultura entre os vendedores é um dos primeiros passos.

Quais os riscos de não ter uma gestão de vendedores?

Por outro lado, não ter uma gestão de vendedores pode trazer alguns riscos para a sua empresa. Conheça os principais:

Falta de alinhamento interno

A gestão de vendedores é voltada para coordenar os funcionários e garantir que eles estejam seguindo os mesmos objetivos. No entanto, sem essa atividade, a equipe deixará de estar alinhada.

Não existirá a mesma integração entre os colaboradores, nem a construção de um ambiente confortável de trabalho. 🤨

Ainda, os gestores não conseguirão garantir que todas as equipes sigam os mesmos padrões de atendimento e vendas, comprometendo os resultados e a estrutura interna do negócio.

Distribuição de tarefas desequilibrada

Uma das principais atribuições da gestão de vendedores é a distribuição de tarefas entre os profissionais, entendendo quais as dificuldades e obstáculos de cada profissional, a fim de potencializar a produtividade.

Da mesma forma, sem um monitoramento adequado, os líderes não saberão quais as funções e destaques de cada funcionário, podendo causar uma sobrecarga de atividades ou ter colaboradores com menor carga de trabalho em detrimento de outros.

Essa distribuição desequilibrada irá minar a produtividade da equipe, além de gerar um ambiente estressante, sem aproveitar a capacidade de cada profissional.

Comissões de vendedores divergentes

As comissões dos vendedores são um dos elementos mais importantes de qualquer gestão e pagamento, uma vez que remuneram a produtividade, capacidade e destaque dos profissionais.

No entanto, elas devem ser justas e padronizadas, para evitar prejuízos ao colaborador que não recebe o mesmo que os colegas por cargas de trabalho semelhantes. 💸

Nesse caso, é mais comum ter essa situação na falta de uma gestão de vendedores e um sistema integrado que não aplica os mesmos cálculos para todos os envolvidos.

Vale reforçar que a padronização das porcentagens de comissão não significa que todos os colaboradores receberão o mesmo. Afinal, os desempenhos podem ser diferentes. Nesse caso, o gestor garante que a taxa seja igual para toda a equipe, que ganhará com base no seu esforço.

 

Como ter uma boa gestão de vendedores?

Após entender a importância da gestão de vendedores, essas são algumas dicas para te ajudar a desenvolver uma boa administração na sua loja:

Segmente os colaboradores

Para começar a monitorar os colaboradores corretamente e atingir os melhores resultados, procure segmentar os profissionais conforme seu setor e as necessidades de cada departamento.

Evite ter uma única equipe para cuidar de todas as demandas, algo que pode causar sobrecarga e insatisfação entre os participantes. 😨

Em vez disso, conheça as exigências das áreas da sua empresa e direcione o time certo para elas, com a melhor quantidade de funcionários e as habilidades adequadas para cumprir com as metas.

Qualifique a equipe

Uma das principais dicas para ter uma gestão de vendedores eficiente é qualificar a sua equipe periodicamente, mantendo-a alinhada com a cultura e as necessidades da empresa.

Para isso, ofereça treinamentos conforme os padrões adotados internamente, garantindo não apenas que os profissionais combinem com o perfil, mas também que tenham as devidas ferramentas para atender a essas exigências.

Ainda, mantenha os profissionais a par de novas tecnologias e estratégias, garantindo que todo o time siga as mesmas rotinas.

Inclua os vendedores no planejamento

Na hora de realizar um planejamento para os colaboradores, procure incluí-los nessa operação, recebendo suas opiniões e permitindo a participação das pessoas diretamente ligadas a cada atividade. 😉

Dessa forma, conseguirá obter um feedback em tempo real sobre as escalas e atividades, com novas visões sobre a estrutura e opiniões sobre o que poderia funcionar ou não.

Simultaneamente, também cria um ambiente de trabalho colaborativo, onde os profissionais sentem que são valorizados e suas opiniões são consideradas. Posteriormente, é possível aumentar a produtividade e ter mais desempenho, pois a equipe estará engaja e satisfeita.

Invista em tecnologia

Uma dica fundamental para ter uma boa gestão de vendedores é investir em tecnologia na rotina do seu negócio.

Existem diversas ferramentas que facilitam essa operação, como planilhas, plataformas internas e sistemas de gestão integrados que permitem aos responsáveis acompanharem cada etapa da produção.

Desde a interação com os clientes até o volume de vendas e faturamento, esses recursos são importantes para modernizar a empresa e permitir uma administração mais fluída.

Como um sistema de gestão auxilia na organização dos vendedores?

Um sistema de gestão permite que você acompanhe as negociações e a distribuição de recursos entre os seus colaboradores, desenvolvendo uma gestão de vendedores mais alinhada com seus objetivos. 💻

Essa ferramenta possibilita ter controle das principais áreas e demandas internas, direcionando os talentos para as rotinas mais importantes relacionadas ao cliente, atendimento e faturamento.

Além disso, é uma plataforma que auxilia no entendimento do comportamento do público, conferindo os gargalos da empresa para organizar seus profissionais de maneira estratégica.

Por esse motivo, vale a pena investir em tecnologias, especialmente um sistema integrado, como do Zendar. Realize uma gestão eficiente em todos os departamentos da sua empresa. Conheça a nossa solução e saiba como otimizar seu controle interno.

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