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Como calcular comissão de vendas? Aprenda de forma descomplicada!

Se você sonha em ter uma equipe entusiasmada no seu negócio, e que dê o melhor de si nos seus atendimentos, saber como calcular comissão de vendas é fundamental. 😉

Afinal, empresas que motivam os seus funcionários podem ter vantagem competitiva no mercado, uma vez que vendedores remunerados de forma justa ajudam o cliente a ter sua melhor experiência.

Além disso, receber por cada venda gera mais produtividade, autonomia e desempenho de um funcionário, requisitos essenciais para garantir o sucesso em um empreendimento.💰

Por esse motivo, vale a pena aprender como calcular a comissão de vendas, um dos incentivos mais populares para quem quer alavancar os lucros e melhorar o atendimento.

Continue acompanhando nosso conteúdo para entender mais sobre o assunto, e veja como realizar essa contabilidade de forma descomplicada!

O que é a comissão de vendas?

A comissão de vendas é um valor extra que o funcionário ganha com base no volume de vendas que realizou.

Ou seja, ela é uma porcentagem adicional na remuneração do colaborador, e serve como um estímulo para que ele tenha um desempenho cada vez melhor. Isso porque quanto mais vendas ele realizar, maior será o recebimento.

Nesse caso, além de um colaborador ter vantagens, o empreendedor também garante mais ganhos e lucratividade.🤝

As comissões podem ser oferecidas a todo o seu time comercial. Entretanto, segundo o artigo 457 do decreto-lei n.º 5.452, eles devem ser calculados de forma individual, e lançados na folha de pagamento.

Como calcular a comissão de vendas?

Saber como calcular comissão de vendas é simples e intuitivo. De modo geral, a porcentagem pode variar de 2,5% e 10%.

Então, para realizar essa contabilidade o primeiro passo é saber que ela depende de algumas variáveis, como a realidade financeira da sua empresa, e em qual ramo ela atua.

Com isso em mente, é fundamental definir alguns critérios. Veja a seguir algumas dicas e aprenda na prática:

1. Calcule o percentual da comissão do seu vendedor

Para calcular o percentual da comissão do seu vendedor é essencial lembrar que não pode ser excessivo, pois esse fator pode reduzir a margem de contribuição da empresa.

Assim, para pequenos empreendimentos, o ideal é que a oferta seja entre 2,5% e 8%. Para negócios com margens mais altas, as comissões podem atingir até 10%.

Uma dica para estipular uma comissão justa para o seu funcionário é analisar se ele investe o seu tempo em técnicas e especializações, como forma de incentivo. 🙋‍♂️

2. Tenha períodos de aquisição de vendas e pagamentos

Para evitar dores de cabeça e confusões referentes aos cálculos e repasses das comissões para o seu vendedor, é fundamental estipular os períodos de aquisição de vendas e pagamentos.

Isso porque é preciso deixar claro se a data da venda será computada no dia em que o vendedor fechou negócio ou quando for emitida a nota fiscal ou ordem de venda, por exemplo.

Para facilitar os pagamentos, é ideal deixar claro para o seu colaborador qual o dia que a empresa realiza os pagamentos, assim como o seu formato, se é quinzenal, mensal ou trimestral. 

3. Defina critérios a serem avaliados

Definir critérios para o pagamento das comissões também é um fator essencial para evitar equívocos.

Pense na seguinte situação: Se o seu vendedor realizou a venda, mas o cliente desistiu da compra, não pagou ou devolveu o produto, então a comissão deverá ser estornada.

No entanto, deixar os critérios de comissionamentos definidos evita enganos e mal-estar com o seu colaborador. Assim, sempre combine todas essas situações com a equipe.

4. Some as vendas individuais dos seus vendedores

Você pode oferecer comissionamento para toda a equipe da sua empresa, no entanto, as vendas precisam ser somadas individualmente.

Assim, para saber como calcular a comissão de vendas de forma eficiente, o mais aconselhável é contar com ferramentas automatizadas como, por exemplo, o sistema ERP da Zendar.

Esse software sincroniza todas as atividades da empresa, de modo que se torna mais simples realizar todo o controle financeiro, além de salvar informações com segurança. 

5. Aplique o percentual em cada venda efetuada

Digamos que você definiu para o seu colaborador a comissão no valor de 3% para cada venda. Então, para calcular o percentual da comissão basta seguir essa fórmula: 📌

  • Total das Vendas + Porcentagem = Comissão de Vendas

Por exemplo, se o seu vendedor fechou o valor total de vendas em R$ 50 mil, para realizar o cálculo basta multiplicar o valor:

  • 50.000 x 0,03 = 1.500.

Dessa maneira, o adicional de comissionamento no seu salário será de R$ 1.500.

O que fazer para facilitar o cálculo de comissão de vendas?

Investir em softwares pode ser uma boa alternativa para facilitar a sua contabilidade, além de possibilitar cálculos precisos e armazenamento dos dados das vendas.

Embora o cálculo da comissão de vendas seja simples, é importante considerar a implementação de estratégias e sistemas que auxiliem você a realizar uma boa gestão e controle financeiro seguro.

Confira a seguir algumas dicas que facilitarão o cálculo de comissão de vendas:

1. Tenha regras claras

Além de ser importante definir o valor da porcentagem da comissão de vendas, é fundamental estabelecer regras claras.

Isso porque, uma vez definidos os critérios de pagamentos, o funcionário não será pego desprevenido, e o seu negócio também poderá ficar livre de problemas no fluxo de caixa.

Assim, para nortear essas regras você pode começar se fazendo perguntas como:

  • A comissão será paga de forma mensal, trimestral, ou semestral?
  • A venda será considerada no dia do seu fechamento ou quando a nota fiscal for emitida?
  • O que fazer quando a venda for parcelada?
  • Qual será o formato da comissão: por vendas, margem de lucro ou faturamento?
  • Quais são as metas e os prazos que precisam ser alcançados?

Nesse sentido, antes de implementar comissões na sua empresa, faça um planejamento e apresente para todos os funcionários quais são as regras.

2. Estabeleça KPIs atingíveis

Os indicadores de desempenho Key Performance Indicators (KPI) são ideais para avaliar os processos do seu negócio.

Elas permitem que o gestor identifique problemas, proponha melhorias e acompanhe as metas, sendo um instrumento essencial para auxiliar sua empresa a alcançar os resultados desejados.

Contudo, estabeleça KPIs atingíveis, uma vez que metas inalcançáveis podem desmotivar vendedores e atrapalhar o planejamento do negócio.💼

Nesse sentido, um bom KPI deve:

  • Estar alinhado à realidade da empresa;
  • Ser relevante para os objetivos;
  • Trazer dados atuais e projeções;
  • Ser de fácil compreensão para todos os envolvidos.

Ainda, com um sistema adequado:

  • Você vai conseguir distinguir os indicadores de desempenho individual da equipe de vendas;
  • Identificar diferentes perfis comportamentais dos colaboradores. 

Posto isso, é importante que toda a equipe acompanhe de perto os KPIs, para entender com clareza o andamento do negócio, as suas estratégias e objetivos. 

3. Tenha um sistema de gestão

Para realizar o cálculo de comissão de maneira automática e facilitada, uma boa opção é optar por um sistema de gestão.

Isso porque essa ferramenta pode proporcionar mais segurança para o dia a dia da empresa, além de reduzir custos operacionais e facilitar os procedimentos internos, uma vez que automatiza todas as tarefas manuais.

Nesse sentido, a Zendar pode ajudar o seu negócio com esse processo. Além do sistema ERP, a empresa oferece o recurso PDV, um software que se responsabiliza pelo fechamento das vendas. 💵

De forma eficiente, o sistema conecta todas as informações do empreendimento, como, por exemplo, os dados dos seus clientes e de vendas, e ainda emite notas e cupons fiscais, com controle de estoque.

Por isso, se você quer facilitar a gestão da sua empresa, conheça as ferramentas que a Zendar oferece e considere uma ferramenta automatizada!

Faça o cálculo da sua comissão de vendas com Zendar

Agora que você já conhece a importância sobre como calcular comissão de vendas para o seu negócio, e viu como alavancar suas vendas e oferecer uma excelente experiência no seu atendimento, chegou a hora de conhecer um pouco sobre o sistema Zendar.

Com um ERP em nuvem voltado para pequenas empresas, a organização disponibiliza módulos para auxiliar no crescimento do seu empreendimento.  

Por meio de uma equipe especializada e disponível para tirar todas as suas dúvidas, você pode contar com sistemas seguros para lançar suas vendas, controlar estoque e realizar gestão financeira de modo assertivo. 👍

Conte com a Zendar para te ajudar a como calcular comissão de vendas, com qualidade, praticidade e facilidade nos processos financeiros. Venha conhecer nossos planos acessíveis para todos os tipos de negócio e implemente essa solução para a sua empresa agora mesmo! 

 

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