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Você sabe como calcular descontos para sua loja de forma correta?

Aprender como calcular descontos para a loja é fundamental para gestores que desejam aumentar as vendas e atrair mais públicos. 😉

Essa estratégia é popular em vários nichos comerciais, mas, embora pareça simples, envolve uma série de dicas e análises que definem o valor ideal de promoção.

Para ter lucro e saber como atrair mais consumidores para o seu empreendimento, vale a pena entender mais sobre essa alternativa e como colocá-la em prática corretamente.

Confira essas e outras informações no conteúdo que preparamos, e aprender como calcular descontos para os produtos da sua loja.

Qual a importância de oferecer descontos nos produtos?

Calcular e oferecer descontos nos seus produtos é uma das principais estratégias para fidelizar e atrair o seu público.

Com essa oferta, é possível instigar os clientes e chamar a atenção para as campanhas de interesse, aumentando as chances de vendas. Além disso, também funciona como uma alternativa para atingir resultados de faturamento e movimentar o estoque. 💵

Sem os descontos, se torna mais difícil alcançar esses objetivos, especialmente para colocar planos de fidelização em ação. 

Ainda, é uma forma de se destacar no mercado, chamando a atenção do público para a marca e ajudando a expandir o número de compradores.

 

Quais os principais tipos de desconto?

Para saber como calcular descontos na sua loja, vale a pena conferir os principais tipos de campanhas disponíveis. Conheça os modelos mais comuns:

Progressivo

O desconto progressivo é um dos mais populares nas principais lojas e segmentos comerciais, uma vez que gera benefícios contínuos para o cliente.

Com essa campanha, o comprador aproveita valores menores conforme a quantidade de itens adquiridos. Na prática, quanto maior o valor final, maior o desconto.

Além disso, é uma alternativa flexível para aumentar o ticket médio, incentivando o público a levar mais mercadorias para ter uma porcentagem maior no caixa.

Promocional

Para aprender como calcular descontos promocionais, é preciso saber qual a campanha vigente e as regras de aquisição para os clientes. 📩

Geralmente, é um formato menos abrangente, com data pré-definida ou que depende de uma data específica, como Natal ou Dia das Mães.

Nesse caso, o gestor promove as porcentagens de redução com base na proposta de marketing, e pode encerrar em menor tempo.

Pontual

Os descontos pontuais também são mais limitados, geralmente válidos para apenas um produto ou categoria, com critérios para movimentar o estoque, por exemplo, ou deixar de perder uma mercadoria para a data de validade. 🕛

Esse formato não possui regras muito rígidas, e dependerá da determinação do gestor ou do dono do empreendimento.

Ainda, é uma promoção que dura enquanto possuir itens disponíveis, ou até determinada data mais próxima. Estabelecimentos como supermercados adotam essa campanha com frequência.

Exclusivo para o canal

Outra forma popular de como calcular descontos são as campanhas exclusivas para canais, especialmente digitais, como aplicativos e sites.

Com o crescimento do e-commerce e do marketplace, cada vez mais pessoas compram pela internet e buscam vantagens para as mercadorias, como cupons, promoções e os descontos no pagamento.

Por isso, também é uma estratégia que a sua marca pode aplicar, pensando na fidelização do público e na movimentação do estoque. 🖥️

Como calcular descontos de maneira eficiente?

Após conhecer algumas formas de promoção para colocar em prática, é importante saber como calcular descontos de maneira eficiente. Nesse caso, confira algumas dicas para adotar na sua loja:

1. Defina os produtos participantes

Para aprender como calcular descontos de maneira eficiente, é importante começar definindo os produtos participantes das promoções.

Determinar quais serão as mercadorias da campanha é o primeiro passo para avaliar a porcentagem, as regras e, eventualmente, o valor ideal de cobrança. 🤑

É possível implementar estratégias mais amplas, como descontos em toda a loja. No entanto, sem definir os produtos participantes, será mais difícil comparar os lucros e monitorar as saídas.

2. Avalie o custo de produção

Ainda, outra exigência importante para saber como calcular descontos é avaliar os custos de produção, conhecendo mais sobre os produtos.

O intuito é atrair os clientes e promover campanhas com preços atrativos para obter lucro. No entanto, isso só é possível sabendo quais os gastos da marca para obter a mercadoria.

Por isso, confira quais as despesas para fabricar o item, seja no processo interno ou na compra da mercadoria para revenda. 💰

Após conhecer os custos de produção, será mais simples saber como calcular descontos e traçar uma margem de lucro atrativa.

3. Defina uma porcentagem

Geralmente, o cálculo dos descontos trabalha com porcentagens, que tornam a campanha mais atrativa e simples de calcular.

Por exemplo, promoções sazonais podem definir redução de 25% no valor final, e usar a fórmula para todas as categorias que farão parte da estratégia.

Desse modo, a conta será mais fácil de monitorar, especialmente iniciantes, que estão testando as alternativas mais vantajosas.

4. Multiplique a porcentagem pelo valor da mercadoria

Após definir as porcentagens de desconto para as mercadorias em questão, basta multiplicar o total pelo valor de cada produto e encontrar o desconto daquela campanha.

Em vez de definir o mesmo total para todos os itens, é importante calcular individualmente, para atualizar os preços com base na melhor margem de lucros.

Além disso, realizar esse cálculo em cada item torna o gerenciamento mais simples e fácil, especialmente no sistema utilizado. 👍

5. Defina as regras de desconto

Ainda, é fundamental definir as regras do desconto para a sua campanha, considerando a estratégia e os objetivos com o anúncio.

Por exemplo, se é necessário se cadastrar para aproveitar os preços menores, ou se existe quantidade mínima para obter a redução no valor.

Além de definir as regras, é fundamental torná-las públicas e visíveis para os seus compradores, evitando complicações no momento do pagamento.

As regras devem ser condizentes com a campanha, e definida também entre os colaboradores que monitoram as vendas, para eles saberem como orientar o consumidor.

 

Dicas de como calcular descontos de maneira simples

Se você quer aprender como calcular descontos da melhor maneira possível, vale a pena conferir algumas dicas para otimizar a sua estratégia:

Adote descontos por lotes

Ao calcular descontos, simplifique o processo aplicando os valores por lotes, em vez de produtos individuais ou apenas alguns itens por categoria.

Dessa forma, será possível ter um monitoramento mais eficiente dos resultados, além de aplicar as porcentagens com mais facilidade, especialmente em pequenas empresas. 💸

Por isso, vale se concentrar em uma campanha ou lista específica de produtos por vez, conforme combinar com a sua campanha e objetivos.

Quando a estratégia se encerrar, faça a avaliação também por lotes, para conferir os resultados e se eles combinaram com as expectativas.

Analise o mercado

Além disso, é fundamental se manter atualizado sobre as condições de mercado e dos concorrentes. Por isso, avalie regularmente os preços praticados por outras marcas e ajuste seus descontos conforme a pesquisa. 

Considere também mudanças nos custos de produção e de matéria-prima, adaptando as promoções para manter uma oferta competitiva e sustentável.

Preços muito abaixo do praticado podem parecer atrativos, mas geram um lucro insuficiente para manter suas atividades. Enquanto isso, descontos muito pequenos não são interessantes para o público.

Assim, a recomendação é analisar o mercado para obter uma média do que está sendo vendido e, com base nisso, elaborar sua campanha.

Tenha um sistema de gestão

Utilize um sistema de gestão completo, como o Zendar, permite automatizar e facilitar o processo de cálculo de descontos. 😎

Esse tipo de ferramenta integra as informações do seu empreendimento, incluindo dados de estoque e do setor financeiro, permitindo cálculos rápidos e precisos.

Além de economizar tempo, também reduz a probabilidade de erros com cálculos manuais, gerando uma visão mais clara e organizada das suas operações.

Ainda, com um software de gestão é possível monitorar os resultados, as saídas e os valores gastos, tendo informações mais concretas para gerar relatórios e insights posteriormente.

Vale a pena saber como calcular descontos?

Aprender como calcular descontos é fundamental para qualquer empreendedor que deseje aumentar as vendas e a fidelização dos clientes na sua loja.

Saber como funciona essa lógica auxilia na elaboração das melhores estratégias, encontrando valores que sejam condizentes com a marca e com os objetivos traçados para aquela campanha. 💪

Além disso, saber o que avaliar e como calcular as promoções é o primeiro passo para realizar outros investimentos, como obter ferramentas de gestão e montar relatórios mais completos para analisar o cenário.

Por isso, vale a pena aprender como calcular descontos e considerar algumas dicas para tornar esse processo ainda mais eficiente na sua marca.

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