O ticket médio é um dos indicadores mais populares para um negócio, mas nem todos os gestores sabem como calculá-lo ou sua real importância para a saúde financeira da operação. 🤔
Por mais que a fórmula seja simples, é importante saber interpretar as informações para que você consiga extrair o melhor dos números e conseguir traçar ideias estratégicas de crescimento para o negócio.
A cada dia que você fica sem entender o conceito e como ele pode mudar toda a estrutura de gestão, é possível que oportunidades estejam sendo deixadas de lado.
Pensando nisso, separamos as principais informações sobre essa métrica, além de um passo a passo completo para encontrar esses números e conseguir gerir ainda melhor seu financeiro.
O que é ticket médio?
Ticket médio é uma métrica que indica o valor aproximado que cada cliente gasta no seu negócio. Esse cálculo pode ser realizado dividindo o faturamento total pelo número de compras no período.
Cada consumidor se difere e se comporta de maneira distinta na sua empresa, adquirindo mais ou menos produtos. No entanto, ter uma média desses recebimentos é essencial para o gestor entender como estão suas atividades e qual o comportamento do seu público.
Esse é um dos indicadores financeiros mais importantes para a administração de um negócio, uma vez que fornece informações importantes para o planejamento das vendas e para o crescimento da loja. 📈
Vale reforçar que o ticket médio é uma métrica que deve ser interpretada com base na realidade e no segmento de cada empresa. Afinal, os valores isolados podem não trazer os dados necessários para o gestor conhecer suas atividades.
Por exemplo, os gastos médios do público de uma imobiliária são consideravelmente maiores do que de uma loja de roupas. Os produtos e serviços possuem preços distintos, e a comparação não deve ser geral, mas sim focada no ambiente onde o negócio está inserido.
Além disso, essa métrica também precisa ser avaliada com outros critérios, pois eles ajudam a entender a posição do empreendimento. Um cálculo com média pequena em um período de baixo aquecimento comercial não significa que a loja possui resultados ruins.
Por isso é importante entender como esse ticket funciona, mas saber não apenas calculá-lo, mas também interpretar os resultados para obter as melhores percepções.
Para que serve o ticket médio?
O ticket médio permite avaliar o desempenho da empresa e mostrar o potencial de compras dos clientes. Com esse indicador, o gestor consegue ter uma visão mais ampla e transparente das suas atividades. 🧐
Sem um acompanhamento próximo, pode ser difícil visualizar o desempenho do negócio. Afinal, menos entradas em dias específicos não significam que os resultados estão negativos.
Com esse cálculo simples, é possível entender melhor quanto o público gasta durante determinado período, além de exibir informações sobre os produtos mais vendidos e as épocas de melhor faturamento, por exemplo.
Com essas informações, o vendedor conseguirá elaborar estratégias mais assertivas para aumentar o valor gasto pelos clientes nos serviços.
Enquanto isso, também é uma métrica que auxilia na previsão de vendas com base em históricos anteriores, auxiliando os responsáveis a se prepararem para cada período.
Qual a diferença entre preço médio e ticket médio?
O preço médio é uma estimativa dos valores praticados pela empresa, enquanto ticket médio é a quantidade aproximada que os clientes gastam em suas compras. 🛍️
Ambos os cálculos são parecidos, dividindo o total pelo número de elementos. Por isso, é comum que algumas pessoas confundam esses conceitos. No entanto, eles não estão relacionados.
O preço médio apresenta uma avaliação dos valores que o empreendedor cobra em seus produtos e serviços. Por exemplo, uma loja que vende peças de roupa a R$20, R$30 e R$40 possui média de R$30.
Para novos clientes ou interessados na marca, saber esse valor é vantajoso, por permite que você se prepare antes de comprar alguma mercadoria.
Enquanto isso, o ticket médio representa quanto esses consumidores gastam com a marca, e depende, principalmente, da quantidade e do tipo das peças, e não necessariamente do valor unitário delas.
Como calcular o ticket médio?
O cálculo do ticket médio é simples, dividindo o faturamento do período pelo número de clientes que compraram nessa mesma data.
No entanto, vendedores que ainda não possuem contato com essa métrica podem ter dúvidas sobre o passo a passo da conta. Nesse caso, existem algumas etapas principais que ajudam a encontrar esse indicador, recomendadas inclusive pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Confira:
1. Defina um período
O primeiro passo para calcular o seu ticket médio é definir um período de comparação, podendo ser um dia, uma semana ou um mês. 📅
É essencial estabelecer esse tempo na conta, pois datas distintas apresentam resultados diferentes. Por exemplo, o valor médio de compra em uma loja na semana de Natal não será o mesmo na primeira semana de fevereiro, pois os eventos sazonais influenciam no resultado.
Se você não comparar esses momentos, pode ter uma impressão errada do ticket médio. Por isso, é fundamental escolher uma data e utilizá-la como base nas comparações.
2. Confira os registros de vendas
Após definir uma data de comparação, confira os registros de vendas referentes ao período. Pode ser o fluxo de caixa, o livro contábil ou mesmo o histórico de um software de gestão, em casos mais modernos. Com a solução Zendar, por exemplo, você consegue visualizar suas transações em qualquer dia.
Seja como for, é essencial ter essas informações devidamente anotadas, ou o resultado do ticket médio não será totalmente verídico.
Verifique as anotações e recibos, podendo ser completas, com todos os detalhes, ou apenas os valores de cada transação. É importante constar o número de vendas no dia, não somente o total recebido.
3. Divida o total pelo número de vendas
Com os registros em mãos, localize o faturamento do período e o número de vendas. Em seguida, basta dividi-los para encontrar o seu ticket médio daquela data. 😎
Neste caso, é fundamental ter o montante correspondente à época avaliada, para o valor ser correspondente ao que se espera.
Para calcular, vale contar com a ajuda de uma ferramenta, como uma calculadora ou uma plataforma integrada, que diminui os erros na contagem.
O processo pode ser realizado quantas vezes forem necessárias na sua empresa, seja para conhecer mais sobre o faturamento ou montar uma estratégia futura.
Exemplo na prática
Para entender como funciona o ticket médio, confira um exemplo na prática, para saber como dividir os valores.
Considere uma loja de roupas que atendeu 10 clientes, com total de R$400 reais recebidos, e somou 15 clientes em toda a semana, lucrando R$900. Existem duas possibilidades de encontrar o indicador, considerando apenas um dia, ou sete dias.
Para o ticket médio de apenas um dia, basta dividir o total do faturamento, de R$400, pelo número de vendas, 10. O resultado será R$40. Isso significa que cada consumidor gastou R$40. 💵
É possível que um comprador tenha sido responsável por uma parte mais significativa desse montante. No entanto, a intenção é descobrir apenas os gastos médios, para entender o comportamento do público em sua totalidade.
Enquanto isso, o ticket médio semanal será a divisão do faturamento, de R$900, pela quantidade de negociações, 15, resultando em R$60. Proporcionalmente, cada cliente gastou em torno de R$60.
Veja que cada avaliação traz um número diferente, por serem períodos distintos. Posteriormente, com base nesses retornos, o vendedor poderá traçar estratégias variadas e entender melhor o comportamento do seu público, o que levou ao número de vendas em cada data e como potencializar, ainda mais, os recebimentos.
Quais os benefícios de calcular o ticket médio na empresa?
Aprender a calcular o ticket médio da sua empresa traz uma série de benefícios a curto, médio e longo prazo. Veja algumas dessas vantagens e entenda por que começar a acompanhar essa métrica:
Precificação correta
O ticket médio é um indicador importante para entender se a sua precificação está correta. Ou seja, se está cobrando o valor adequado pelos produtos.
Definir o custo de cada produto pode ser um desafio para o vendedor, especialmente se não entender quanto os compradores estão dispostos a pagar. 💸
Se o ticket médio apresenta um valor consideravelmente alto, mas isso não se reflete nos lucros, por exemplo, o preço pode estar errado, e a mercadoria tem uma demanda financeira maior do que o retorno que o público oferece.
Enquanto isso, mesmo com um ticket médio relativamente bom, o número de clientes que compram na loja pode estar baixo, representando preços altos em comparação à concorrência.
Essa métrica é uma base para realizar esse tipo de avaliação, e entender como realizar a precificação adequada para ter lucros, e ainda se destacar no mercado.
Estratégias assertivas para o público
O ticket médio é um dos melhores indicadores para conhecer o seu público-alvo, como ele se movimenta e quais as suas preferências. Essas informações, no futuro, ajudarão na elaboração de estratégias mais assertivas. 👊
Por exemplo, você pode identificar que o gasto aproximado aumenta nos fins de semana, uma vez que existem mais clientes comprando. Nesse caso, é possível buscar alternativas para valorizar mais suas mercadorias, sem afastar o público.
Enquanto isso, também permite trabalhar com propostas para atrair mais pessoas em dias úteis, entendendo o que eles negociam.
Conhecer seus consumidores é fundamental para ter um crescimento saudável e construir um relacionamento duradouro.
Planejamento financeiro assertivo
Além disso, o ticket médio também é uma métrica que auxilia no planejamento financeiro do seu negócio. Afinal, você terá uma visão mais concreta sobre as receitas e o número de clientes em cada período.
Com isso, poderá realizar previsões mais assertivas e entender o que esperar de cada data, se preparando para investir na empresa ou administrar os recursos para não comprometer nenhum pagamento.
Por exemplo, com base no ticket médio, é possível projetar um faturamento maior na época de Natal. Assim, no próximo ano, essas informações possibilitam um planejamento mais positivo, com crescimento nas atividades e nas ofertas.
E por ser um indicador flexível, o cálculo pode ser aplicado em diferentes momentos, até mesmo para a organização financeira de curto prazo.
Ter um indicador financeiro a seu favor
Para vendedores que ainda avaliam a implementação do ticket médio na empresa, vale reforçar que se trata de um indicador estratégico para a sua loja.
Com ele, é possível ter uma visão mais concreta das finanças, entendendo se a empresa está crescendo bem e quais os próximos passos. 🏬
Ainda, também informa sobre o comportamento dos clientes e as melhores formas de continuar incentivando as compras.
Assim, é um indicador flexível, simples de determinar que atua a favor do seu empreendimento, promovendo insights e diferentes visões para a expansão saudável das atividades.
Como aumentar o ticket médio do seu negócio?
Após conhecer o ticket médio, é comum começar a buscar estratégias para expandir esse valor. Nesse caso, existem algumas dicas que podem ajudar a potencializar suas vendas e o gasto aproximado dos clientes. Confira:
Descubra qual o produto de maior lucratividade
Para começar, a recomendação é encontrar os produtos de maior lucratividade na sua loja. Essa mercadoria é uma das principais influências no ticket médio.
Quase todas as empresas possuem um serviço ou mercadoria mais popular, que se destaca nas vendas e nos gostos do público. Encontrar esse elemento na sua loja é o primeiro passo para melhorar suas estratégias e aumentar o ticket médio.
Ao definir esse item, verifique se a precificação corresponde aos gastos tidos, e verifique quais os diferenciais que tornam o produto tão lucrativo. Em seguida, avalie se é possível replicar em outros artigos, ou se existe a chance de aumentar o preço sem comprometer a fidelidade do público.
Conheça seus produtos de curva A, B, C
A curva ABC é um modelo de organização que categoriza os produtos do estoque entre os mais e menos populares. Essa lista permite não apenas indicar os artigos de maior demanda, como também trabalhar o faturamento de maneira estratégica. 💰
Por isso, vale a pena conhecer seus produtos de cada curva, representada da seguinte forma:
- A: produtos com alta demanda, que representam 80% das vendas;
- B: produtos com demanda intermediária, que representam 15% das vendas;
- C: produtos com baixa demanda, que representam 5% das vendas.
Após essa definição, será mais simples saber com quais itens trabalhar para potencializar o ticket médio.
Tenha diferentes ofertas
Trazer diferentes ofertas é uma maneira estratégica de aumentar o ticket médio, especialmente considerando os produtos das curvas ABC.
Juntar artigos em kits especiais ou conjuntos potencializa as chances dos consumidores levarem mais de um item em sua compra, elevando a média no cálculo.
Além disso, é uma maneira de movimentar produtos de baixa demanda, diminuindo seu preço ou trazendo promoções que incentivam a negociação.
Invista em um programa de fidelização
Outra medida interessante para incentivar as compras é investir em programas de fidelização, com campanhas com brindes após determinado número de interações, por exemplo.
Essas iniciativas aumentam as chances do cliente escolher a marca, por saber que terá um retorno no futuro. 🤝
Quanto mais compras, maior será o faturamento final, e, com isso, elevará o ticket médio no cálculo de cada período.
Trabalhe o seu pós-venda
Para fidelizar o público e ter um relacionamento sólido com os clientes é essencial trabalhar também no pós-venda. Afinal, a interação não pode acabar após a finalização do negócio.
Com campanhas de marketing e acompanhamento, é possível identificar possíveis problemas ou experiências negativas, intervindo para melhorá-las na percepção de cada consumidor.
Esse monitoramento pode ser realizado por meio de vários canais, como e-mail marketing, mensagem nas redes sociais ou pesquisa de satisfação.
O pós-venda aumenta as chances de fidelização por parte do público, com maior possibilidade de retorno e, com isso, mais compras.
Como monitorar o seu ticket médio?
Além de saber como calcular o ticket médio, é essencial que você saiba como monitorá-lo no dia a dia do negócio. Veja algumas alternativas abaixo:
Acompanhe o fluxo de caixa diário
O fluxo de caixa é um elemento que registra todas as entradas e saídas da loja, e acompanhar esse sistema é uma dica para calcular o ticket médio mais facilmente.
Afinal, ele permite verificar qual o saldo atualizado, além de comparar as compras e ter uma visão parcial sobre os gastos de cada cliente.
Esse conhecimento prévio tornará a avaliação mais simples, além de ser uma maneira de verificar, em tempo real, se a média aumenta ou diminui.
Tenha um cadastro dos clientes atualizado
O cadastro de clientes também é uma estratégia essencial para acompanhar o ticket médio por conseguir registrar os gastos individuais de cada comprador. 🙎
Em um sistema de gestão integrado, como do Zendar, essas informações são valiosas para um cálculo mais concreto e visões mais assertivas de todos os setores da empresa.
Por isso, incentiva práticas como incluir o CPF na nota ou realizar o login antes do cliente comprar, para ter um histórico de gastos.
Invista em um sistema de gestão
Essas e outras estratégias podem ser melhor monitoradas com um sistema de gestão completo, como do Zendar, que centraliza os dados financeiros e facilita o cálculo.
Além de automatizar uma série de rotinas, também diminui as chances de erros na inclusão, uma vez que o programa realiza as médias e indica os custos, inclusive de maneira personalizada, em várias datas ou períodos.
Ainda, uma ferramenta integrada consegue agilizar toda a gestão, não apenas esse acompanhamento, mas também a implementação de estratégias e monitoramento de resultados, tudo em um único painel.
O ticket médio deve ser sempre acompanhado pela gestão?
É fundamental que a gestão da empresa acompanhe o ticket médio periodicamente para ter uma base de informações concretas e de maior entendimento sobre o público. 😉
Essa é uma prática que deve estar presente na rotina financeira desde o início das atividades. Assim, também permite ao responsável acompanhar o crescimento e evolução do negócio.
Contudo, vale a pena ter ferramentas especializadas, como um sistema de gestão, antes de iniciar o cálculo, para conseguir monitorá-lo de forma concreta e organizada.
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