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Confira um passo a passo para fazer cadastro de clientes na sua empresa

Se você ainda não realiza o cadastro de clientes na sua empresa, pode estar perdendo a oportunidade de criar estratégias únicas para consolidar seu relacionamento com o público. 😮

Essa ferramenta pode parecer simples, mas permite avaliar uma série de dados de forma organizada, além de ser um dos pilares para a fidelização do cliente.

Além disso, com as novas tecnologias, existem diversas maneiras de simplificar esse processo, tornando o registro ainda mais rápido e assertivo.

No entanto, para obter esses benefícios e aprimorar a sua comunicação com o consumidor, é importante entender o que é e como funciona essa prática.

Para te ajudar, separamos algumas informações fundamentais sobre o cadastro de clientes, com um passo a passo completo para você começar a implementar no seu negócio!

O que é cadastro de clientes?

O cadastro de clientes é o processo que visa captar e organizar informações relevantes sobre seus clientes. 

Ou seja, é uma atividade que reúne dados das pessoas que já fizeram negócio com a sua empresa, sejam físicas ou jurídicas. 🖊

Na prática, trata-se de uma ferramenta de fidelização e que auxilia na elaboração de estratégias de vendas. Afinal, permite conhecer melhor o seu público, e entender o comportamento dele quanto ao seu negócio.

Ainda, com um cadastro completo, é possível otimizar outros setores da empresa, como a gestão financeira, apresentando informações estruturadas sobre cada venda realizada.

 

Qual a importância do cadastro de clientes?

Ter um sistema de cadastro de clientes é um dos pilares de qualquer fidelização e relacionamento sólido com o público.

Sem conhecer seus compradores, é mais difícil entender o que eles estão buscando e quais as prioridades em relação à sua empresa. 🤔

Além disso, é mais difícil de estabelecer uma comunicação de longo prazo, ou realizar campanhas para atrair o comprador de volta, sem ter seu contato ou informações de identificação.

Ainda, essa prática é essencial para prestar um atendimento de qualidade, que ajuda na construção da marca e consolida a sua reputação no mercado.

De forma secundária, também é importante para ter maior organização no sistema de compras, com dados completos sobre as transações e uma base mais concreta para tomar decisões assertivas.

Quais informações são essenciais no cadastro de clientes?

Após entender o que é cadastro de clientes, é possível iniciar essa prática recolhendo algumas informações simples, mas essenciais. Veja o que não pode faltar nas suas fichas:

Dados pessoais

A coluna principal no seu registro de clientes deve ser os dados pessoais do comprador. Ou seja, forma de identificá-lo. É possível incluir:

  • Nome;
  • CPF ou CNPJ;
  • Data de nascimento.

Basicamente, é o torna o cadastro único dentro do seu sistema, e permitirá trabalhar o relacionamento posterior com mais proximidade. 🙃

No entanto, esses dados podem ser sensíveis, e é importante informar ao cliente que eles estarão sendo registrados na sua ficha, para estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Dados de contato

Além disso, dados de contato também são interessantes para o seu cadastro de clientes, pois são uma forma de encontrar o comprador no futuro. Alguns exemplos incluem:

  • Telefone;
  • E-mail;
  • Endereço.

As fichas mais modernas estão anotando, também, as redes sociais dos consumidores. Afinal, são um canal de comunicação e também de marketing.

Nesse caso, avalie o que for mais pertinente para os objetivos da sua empresa e do seu cadastro. Lembre-se de confirmar que os dados estão corretos após recolhê-los.

Profissão

Dependendo da área, vale a pena incluir a profissão no seu cadastro de clientes. Isso porque essa informação pode diferenciar o perfil do comprador.

Por exemplo, determinadas atividades geram maior renda, o que pode auxiliar na elaboração de estratégias de venda para um público-alvo mais específico.

Além disso, se o seu empreendimento realizar vendas e negociações de nicho, a profissão ajuda a selecionar clientes em potencial, em vez de apenas compradores esporádicos. 😉

Histórico de compras

Ainda, vale a pena incluir na sua ficha o histórico de compras do cliente. Em tese, trata-se dos dados de todas as vezes que ele comprou na loja.

Pode parecer uma informação difícil de contabilizar, mas um sistema ERP integrado pode fazer isso sem dificuldades, relacionando as transações com o documento que o cliente informa antes de pagar, por exemplo.

No futuro, estes serão dados preciosos para construir estratégias de venda e aumento do seu ticket médio.

 

Como fazer um cadastro de clientes?

Uma vez que você conferiu quais informações não podem faltar no registro, é hora de aprender como fazer um cadastro de clientes. ✍

Esse procedimento pode variar de acordo com a empresa e com a forma que vocês operam, mas, na prática, existem algumas etapas fundamentais que não podem ser puladas. Veja o passo a passo básico:

1. Escolha a ferramenta de cadastro

Para fazer um cadastro de clientes, é essencial ter uma ferramenta que permita esse registro diário.

Muitas pessoas realizam esse processo manualmente, seja em livros físicos ou planilhas. No entanto, possuir uma plataforma especializada não apenas adianta o trabalho, como melhora a organização posterior.

Além disso, um sistema integrado pode atualizar as informações automaticamente, como registrar a compra e enviar o valor automaticamente para a análise financeira.

Por isso, antes de começar, providencie uma ferramenta que combine com as suas necessidades e permita integrar seus cadastros. 

2. Registre as compras

Com a ferramenta em mãos, é fundamental registrar todas as compras e transações que acontecem no seu negócio. 🙂

Lembre-se de confirmar se o cliente já possui cadastro, e se ele deseja informar algum dado para registro. Uma forma de incentivar a adesão é oferecer programas de bônus ou descontos.

Após o cliente confirmar seu registro, inclua a compra, se possuir um sistema integrado, ou faça anotações manuais daquela interação.

Ter um registro de movimentações não é tão interessante para a empresa, principalmente considerando que essas informações serão uma base para as suas estratégias posteriores.

3. Atualize os dados com frequência

O cadastro de clientes deve estar sempre atualizado, para que os dados sejam úteis nas suas análises.

Por esse motivo, lembre-se de verificar as informações com frequência, seja no banco de dados ou com o próprio comprador.

Uma estratégia é confirmar durante a compra se alguns dados permanecem os mesmos, como telefone e endereço. 🏠

Além disso, veja se os canais de contato estão válidos, como redes sociais ou número para envio de mensagem.

4. Construa um canal de comunicação

Finalmente, com o seu cadastro de clientes, construa um canal de comunicação recorrente com o público. Afinal, as informações precisam ser usadas. 🤭

Faça campanhas de e-mail marketing, por exemplo, ou envie atualizações de descontos por SMS. Ainda, utilize os dados para enviar mensagens personalizadas em datas comemorativas.

Essas são algumas ideias que podem melhorar o relacionamento com o consumidor, enquanto trabalha na sua fidelização.

Ainda, em termos de vendas, são iniciativas que podem melhorar o faturamento e contribuir para uma campanha de sucesso em épocas sazonais.

Quais as vantagens de fazer um cadastro de clientes?

Entender o que é cadastro de clientes e fazer esse registro no seu negócio permite conhecer melhor o seu público, de forma pessoal e individual.

Mesmo que existam análises sobre seus compradores, o cadastro possibilita identificar cada comprador, especialmente os perfis com maior potencial, de acordo com seus dados. Como ele se comporta, quais as suas preferências e intenções.

Como consequência, isso ajudará a fornecer atendimentos e publicidades mais personalizadas, melhorando a experiência do consumidor no seu negócio. 🤗

Essa satisfação é positiva para consolidar a sua reputação no mercado, ajudando a conquistar mais compradores, por ter uma imagem positiva.

Ainda, em termos de vendas, o cadastro de clientes impulsiona as estratégias de fidelização, aumentando o faturamento e possibilitando recuperar compradores antigos.

Vale a pena fazer cadastro de clientes?

Vale a pena fazer um cadastro de clientes no seu negócio, principalmente se você estiver em busca de alternativas para melhorar seu relacionamento com o público e formas de aumentar seu faturamento. 👍

Essa é uma atividade simples, mas fundamental para construir uma interação personalizada e sólida com os compradores.

Além disso, é a principal ferramenta do empreendedor para recuperar contatos antigos, com possibilidade de melhorar o ticket médio e conquistar mais consumidores. 

Com apenas algumas informações e um sistema integrado, é possível construir um registro completo e estratégico sobre cada consumidor, usando esse banco de dados para guiar suas decisões e torná-las mais assertivas.

Por esse motivo, é interessante considerar esse processo no seu negócio, por conta das vantagens para a sua marca e pelas possibilidades que surgem com um pequeno hábito de registro. 

Quer criar ou melhorar o seu cadastro de clientes? Conte com um sistema de gestão moderno e completo. Converse com um dos nossos especialistas e conheça a solução Zendar!

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