Dia dos Namorados: dicas práticas para vender mais

Caracterizada como a terceira data comemorativa com maior venda no ano, o Dia dos Namorados movimenta diversos setores do varejo nacional. Sabendo disso, esse é o momento de planejar a estratégia da sua loja para potencializar as vendas.

No decorrer desse artigo, você encontrará dicas práticas para aplicar e adaptar ao seu modelo de negócio. Dessa forma, você poderá aproveitar a oportunidade para vender mais. Confira!


Comece com o planejamento da sua loja

Quando o assunto é estratégia, é preciso planejar. Por isso, independente do tempo que você tem até o Dia dos Namorados, saiba que é possível se organizar.

De início, comece separando os produtos que a sua loja vai colocar em destaque. Dessa forma, é possível trabalhar o senso de oportunidade com o seu público-alvo e controlar de forma assertiva o seu estoque.

Tem produtos com pouca saída e podem ser relacionados à data? Aproveite para montar kits especiais, por exemplo, ofertando descontos exclusivos para potencializar a atratividade.

Esteja presente em todos os canais no Dia dos Namorados

Para vender mais é preciso estar onde os seus clientes estão. Por isso, capriche na presente digital e física, integrando a comunicação da sua campanha especial em todos os pontos de contato.

No e-commerce, crie uma sessão especial com a seleção de produtos para o Dia dos Namorados. Se possível, sinalize descontos, frete grátis e ofereça diferentes formas de pagamento. Afinal, a facilidade em pagar garante a sua venda.

Na loja física, invista na experiência e aposte no visual romântico da data. Destaque produtos nas gôndolas, decore a entrada da loja ou ofereça brindes especiais para os compradores do mês ou da semana, por exemplo.

Atendimento e experiência em primeiro lugar

Partindo da premissa que hoje temos uma gama diversificada de produtos no mercado, é normal que os consumidores fiquem na dúvida. Por isso, a sua equipe deve estar qualificada para mostrar as vantagens de comprar na sua loja.

  • Treine sua equipe para que o seu cliente tenha uma boa experiência de compra, contribuindo para que ele tenha vontade de voltar mesmo fora da sazonalidade.
  • Ofereça mais do que os seus produtos, mostrando as soluções que eles trazem para a data e também a longo prazo.
  • Invista em embalagens personalizadas para o Dia dos Namorados, assim sua marca estará presente no momento especial e pode até ser indicada.

Use e abuse das redes sociais para o Dia dos Namorados

Que hoje o seu cliente está na internet, você já sabe. Por isso, é preciso agir de forma estratégica e também estar presentes nas redes que pode alcança-lo.

Aproveite o Dia dos Namorados para criar conteúdos temáticos e contextualizar seus produtos, por exemplo.

Você vende roupas? Aposte em um top 5 de look para presentear a namorada ou o namorado. Você cosméticos e maquiagens? Mostre os kits especiais que todas as namoradas adorariam ganhar.

Lembre-se que o céu é o limite para usar a criatividade. Por isso, aposte em conteúdos em vídeos para os stories e reels, capriche nas fotos dos produtos e, se possível, firme uma parceria com um influenciador digital.

Assim, tudo isso potencializará a autoridade do seu negócio, atraindo o seu público durante a sazonalidade.

Ações de marketing para o Dia dos Namorados

Para te ajudar a ter ideias, listamos abaixo 5 ações para você aplicar no seu negócio e aumentar as suas vendas durante o Dia dos Namorados. Confira:

  1. Promova um concurso cultural com um prêmio da sua loja;
  2. Prepare ofertas especiais para aqueles que vão deixar para comprar o presente de última hora;
  3. Invista em vouchers especiais para os clientes que não querem errar no presente;
  4. Prepare brindes personalizados para os casais;
  5. Aposte em descontos progressivos, o que incentiva seu cliente a incrementar o presente.

Agora que você já sabe tudo o que precisa para preparar o seu negócio para o Dia dos Namorados, é hora de preparar também a gestão da sua empresa. Conheça o Zendar, o sistema em nuvem para micro e pequenas empresas que simplifica a gestão da sua loja.

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