Veja 8 passos para abrir uma loja de maquiagem

Aprender como abrir uma loja de maquiagem pode ser um bom caminho para quem se interessa por cosméticos, beleza e quer dar início a jornada do empreendedorismo. 

Pensando nisso, neste artigo separamos 8 passos para abrir uma loja de maquiagem. Continue a leitura e veja se essa é a melhor opção para o seu investimento! 

Tendência do setor de cosméticos no Brasil

Mão segurando um kit de sombras de olho e um pincel de maquiagem em frente a uma bancada com produtos de maquiagem

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o Brasil é o 4º maior país  no mercado de vendas de maquiagem e cosméticos. 

A consultoria NDP Group identificou que entre os itens mais vendidos, batons e maquiagens para os lábios ficaram no topo em 2022. Outro dado importante é que entre janeiro e julho de 2023, a indústria de beleza registrou um aumento de 14% nas vendas do país. 

Mas por que esses produtos fazem tanto sucesso? O avanço dos conteúdos de influenciadores nas redes sociais pode ser um dos motivos. 

Não é de hoje que vivemos em uma sociedade em que algumas pessoas buscam correções de beleza para se enquadrar em padrões. Por isso, querem, cada vez mais, se sentir parte da comunidade que seguem no Instagram, por exemplo. Por consequência, essa é uma das razões para comprarem produtos que influenciadores indicam. 

Veja 8 passos para abrir uma loja de maquiagem

Neste ponto, você já teve algumas ideias se esse é ou não o setor que você deseja investir para iniciar no empreendedorismo. Mas por onde começar? Para responder essa pergunta, separamos 8 passos para abrir uma loja de maquiagem. 

1. Entender o nicho de maquiagem 

Antes de decidir se esse é o tipo de negócio que você deseja abrir, é fundamental entender se você se interessa por isso como consumidor

Assim, a jornada se torna mais fácil quando você já entende um pouco sobre o assunto, e com maquiagem não é diferente. 

Pesquise qual a área de cosméticos que você deseja trabalhar. Analise o mercado e a concorrência. Quais são os produtos que faltam e qual item tem em excesso? 

2. Estruturar o plano de negócio

Assim como em qualquer empreendimento, é preciso estruturar um bom plano de negócio para saber por onde começar. 

Nessa parte entra a análise de mercado da concorrência direta e indireta, com pesquisas de audiência e necessidades do público. A partir daí, você decide, de forma concreta, pontos positivos de abrir ou não uma loja de maquiagem. 

3. Conhecer o público-alvo

Após definir o seu plano de negócios, você provavelmente já irá encontrar o público-alvo do seu estabelecimento. Nessa etapa de análise, busque entender a idade, gênero, os gostos para cosméticos e quais tipos de produtos os seus possíveis clientes mais consomem. 

Reconheça quais são os formatos de compra mais utilizados: físico ou online. Além de entender a melhor maneira de atendimento ao cliente. 

Dessa forma, ao especificar a sua audiência antes da abertura da loja, todo o planejamento de comunicação se torna alinhado ao avanço do negócio a longo prazo.  

4. Definir localização

Se a sua loja for um espaço físico, a escolha da localização é peça-chave para o sucesso. Algumas perguntas que podem te ajudar: 

  • Existe alguma loja de maquiagem perto da região que você tem interesse? 
  • É uma área de fácil acesso? 
  • É seguro?
  • Tem vaga de estacionamento da rua ou estacionamento próprio? 

Essas questões são cruciais na hora do seu consumidor decidir em qual estabelecimento ele irá comprar. 

Mesa com notebook e diversos produtos de maquiagem vistos de cima

Loja física X E-commerce

Se você tem dúvidas sobre qual opção abrir entre loja física ou e-commerce, saiba que existem ponto positivos e negativos para as duas opções. 

Entretanto, nos dias atuais, é fundamental investir em uma loja digital, além de ter uma loja física. Os formatos de compra online crescem cada vez mais e ter um site próprio só aumenta a credibilidade e autoridade no nicho. 

Sendo assim, se o seu foco é reconhecimento de marca, independentemente do local, invista em um e-commerce e envie seus produtos para o Brasil todo. 

5. Trabalhar com bons fornecedores 

Assim como em outras áreas de negócio, é fundamental trabalhar com bons fornecedores no setor de cosméticos também. Isso porque os consumidores buscam além de tudo, muita qualidade em cada produto. 

Somado a isso, cosméticos e maquiagens andam lado a lado com a saúde da pele e do corpo, por isso, foque em trabalhar com marcas renomadas e reconhecidas no ramo. 

Além disso, bons fornecedores te ajudam a manter um estoque controlado, sem atrasos em entrega e pedidos com falhas. 

6. Investir em marketing nas redes sociais 

Agora que você já estruturou a base da sua loja de maquiagem, está na hora de pensar em estratégias de vendas. 

Como dito anteriormente, redes sociais e o mundo de cosméticos andam lado a lado. Existem inúmeros influenciadores digitais que trabalham nesse nicho, filmando passo a passo e indicando produtos de marcas variadas. 

Invista em um bom marketing no Instagram, Tiktok e outras redes que achar necessário para o seu público-alvo. 

É fundamental ter uma boa presença digital, independentemente se sua loja for física. O reconhecimento de marca e a fidelização dos consumidores se dão com um bom atendimento através das redes sociais também. 

7. Formalizar documentações

Depois da criação, vem a parte da documentação. Para qualquer ramo de negócio, é preciso lembrar das documentações necessárias para formalizar e legalizar a loja. 

Alguns itens essenciais para regulamentar um estabelecimento físico são:

  • Documentação na Junta Comercial.
  • CNPJ.
  • Cópia autenticada do RG e CPF.
  • Secretaria Estadual da Fazenda.
  • IPTU do imóvel.
  • Alvará de funcionamento.

Além de outros documentos que podem ser específicos para cada cidade. 

8. Buscar um sistema de gestão

Agora que você entendeu alguns passos para estruturar sua loja de maquiagem, veja como um sistema de gestão pode fazer a diferença no seu negócio. 

Uma mulher está maquiando outra mulher em frente a uma penteadeira com diversas maquiagens

O sistema ERP do Zendar possui funcionalidades completas para o dia a dia de trabalho do empreendedor, seja para varejo, atacado, loja física ou e-commerce. Alguns dos diferenciais do nosso software são:

  • Controle de estoque;
  • Fluxo financeiro;
  • Relatórios gerenciais;
  • Notas fiscais eletrônicas;
  • Vendas PDV;
  • Pedidos e orçamentos.  

Para começar a empreender do jeito certo, invista no sistema de gestão Zendar. Entre em contato com nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar.

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