Sistema para loja de eletrônicos: O que é, como funciona e benefícios!

Se você deseja ter um negócio seguro, eficiente e com rotinas mais práticas, ter um sistema para loja de eletrônicos é essencial. 👊

Esse segmento é um dos mais consolidados no mercado atualmente, e existem diversas oportunidades de crescimento na área.

No entanto, não é possível expandir suas atividades de maneira eficiente sem uma ferramenta moderna que permita agilizar suas atividades e integrar suas unidades.

Por esse motivo, vale a pena conhecer mais sobre o sistema para loja de eletrônicos, porque ele é tão importante para a área e quais as vantagens que esse pode oferecer para o seu negócio!

O que é um sistema para loja de eletrônicos?

Um sistema para loja de eletrônicos é uma plataforma de gestão que permite ao empreendedor automatizar e otimizar as rotinas administrativas do seu negócio.

Esse software foi pensado especificamente nas necessidades de uma empresa que atua na área de eletrônicos, disponibilizando funcionalidades para melhorar as funções de controle.

Com uma plataforma especializada, é possível contar com um sistema PDV completo e integrado à frente do caixa, gerenciando as transações e gerando dados mais precisos das vendas.

Enquanto isso, também proporciona facilidades para a gestão financeira, monitorando as contas a pagar e a receber. Em lojas de eletrônicos, é especialmente importante contar com funcionalidades que permitam controlar as movimentações de produtos de valor.

Além disso, um sistema como esse também realiza uma integração total das lojas virtuais com o estabelecimento físico. 🤝

Assim, reduz as inconsistências entre os registros e possibilita um acompanhamento mais completo do estoque.

Todos esses dados são reunidos pelo sistema de loja de eletrônicos para elaborar relatórios em tempo real. Com isso, será possível avaliar os indicadores da sua loja com mais segurança e de maneira concreta.

Qual a importância do sistema para loja de eletrônicos?

Ter um sistema para loja de eletrônicos é fundamental para otimizar sua rotina de administração e tornar o controle das suas atividades mais assertivo.

Gerenciar um empreendimento é uma tarefa que demanda ferramentas modernas para simplificar as rotinas. Caso contrário, as chances de erros e falhas aumenta consideravelmente. 😱

Além disso, é essencial que a marca se destaque no mercado também por conta da sua administração interna, com processos estruturados e que refletem em um atendimento de excelência para o usuário.

Ainda, é importante destacar que as lojas de eletrônicos são empreendimentos que movimentam mercadorias de valor, responsáveis por oferecer ao público o que há de melhor em tecnologia e inovação.

Por conta disso, é imprescindível que a empresa também trabalhe com funcionalidades modernas, não apenas para atender ao nível de exigência do cliente, mas também para ter mais segurança e facilidades no dia a dia.

Afinal, as transações ocorrem, muitas vezes, com produtos de alto valor e importância. É essencial ter um controle e precificação mais apurado das etapas que envolvem toda a operação.

Vale reforçar, também, que o gestor terá mais facilidade para realizar diversas rotinas com um sistema para loja de eletrônicos, desenvolvido especificamente para seu segmento.

Assim, contribui para uma tomada de decisão assertiva, pois terá uma base de informações e controle mais eficiente.

 

Como funciona um sistema para loja de eletrônicos?

Um sistema para loja de eletrônicos funciona de maneira semelhante a outros softwares de gestão, mas com ferramentas específicas para atender a esse segmento.

Trata-se de um programa completo, que funciona por meio da internet como plataforma de controle em toda a empresa, com praticidade e segurança.

Uma vez que o gestor adquire sua plataforma, ela deve ser integrada ao servidor ou a outros programas que ele possua. 💻

É importante escolher uma solução que seja compatível com outras ferramentas de sua escolha, para garantir um controle completo, de sua preferência.

Ao ativar o sistema de gestão para loja de eletrônicos, o administrador e sua equipe já poderão começar aproveitar as vantagens. 

Isso porque os softwares mais modernos já atuam em nuvem, sem necessidade de instalação local, por exemplo.

Em funcionamento, esse sistema permite que o responsável acompanhe todas as etapas e transações que envolvem a loja.

Com a chegada do pedido, a plataforma já calcula o frete e atualiza o cliente. Enquanto isso, a separação da mercadoria gera um update no controle de estoque, independente da forma de cadastro, como código de barras ou SKU.

Esse acompanhamento é essencial para esse nicho, e é imprescindível que o sistema para loja de eletrônicos permita ter um monitoramento ainda mais detalhado, pela importância dos objetos.

Após o pagamento, o setor financeiro também poderá acessar o recebimento e emitir a nota fiscal eletrônica.

Todos esses dados são armazenados no mesmo servidor, com segurança e praticidade para a consulta.

Além disso, um dos principais objetivos do sistema para loja de eletrônicos é conectar todos os setores da empresa por meio da plataforma em nuvem.

No entanto, o gestor não precisará se preocupar com manutenções, pois a desenvolvedora realiza esse suporte. 🙂

Quais os benefícios do sistema para loja de eletrônicos?

Se você ainda está em dúvida sobre investir em um sistema para loja de eletrônicos, vale a pena conhecer alguns dos principais benefícios dessa ferramenta para empresas do segmento.

Confira abaixo os pontos positivos que mais se destacam:

Controle de estoque

Uma das principais vantagens de um sistema de gestão para loja de eletrônicos é o controle de estoque.

Esse recurso possui utilidade para diferentes tipos de empreendimento, mas empresas desse nicho demandam uma atenção ainda maior para o departamento.

Afinal, é comum lidar com mercadorias de valor e produtos que precisam de manipulação cuidadosa para chegar intactos ao cliente.

Dessa forma, é importante ter um controle de estoque mais aprimorado em lojas de eletrônicos, e um sistema ERP possibilita isso.

Ele não apenas possui ferramentas de atualização em tempo real, conectadas com a loja virtual e física, como também oferece ao gestor detalhes sobre cada produto cadastrado.

Assim, o gerenciamento se torna mais efetivo, e permite identificar inconsistências com a quantidade de produtos em tempo hábil.

Financeiro integrado

Enquanto isso, é fundamental destacar, também, a possibilidade de um departamento financeiro integrado junto do sistema para loja de eletrônicos. 💸

Essa plataforma permite que os responsáveis pela contabilidade tenham acesso, em tempo real, aos valores e movimentações de vendas.

Dessa forma, é possível atualizar suas planilhas com números mais concretos, que provém da integração com outras partes da empresa.

Além da praticidade de acompanhar as finanças e o fluxo de caixa com uma ferramenta automatizada, eliminando as tarefas manuais, o sistema de gestão online também diminui as chances de erros por falha humana.

Afinal, os colaboradores passam a utilizar um recurso digital, com programação e integração inteligente, para administrar os valores que, antes, eram inseridos manualmente.

Emissão de notas fiscais

As notas fiscais são documentos de extrema importância para a loja de eletrônicos e também para os consumidores, independente do porte do negócio.

Na empresa, é o comprovante que registra a venda e certifica o devido pagamento de impostos, evitando problemas com a Receita Federal.

Enquanto isso, também é um direito do comprador, sendo sua garantia para trocas e contestações, e um recibo com detalhes sobre o produto e os valores.

Com um sistema para loja de eletrônicos, a emissão da nota se torna mais simples, pois está conectada com outros programas da Secretaria da Fazenda.

Inclusive, diversas ferramentas permitem essa atividade de forma automática, economizando tempo e reduzindo as chances de complicações. 🙏

Por isso, é um dos pontos positivos de ter uma plataforma integrada, seja para emitir nota MEI ou de grandes remessas.

Integração automática com logística

O setor de logística é um dos mais importantes em empreendimentos que atuam no e-commerce, e um sistema para loja de eletrônicos pode ajudar com essa integração.

Sua atuação na nuvem e conectada diretamente com a loja virtual permite otimizar atividades como cálculo de frete e identificação do endereço.

Além disso, ter uma boa logística permite aumentar a satisfação do cliente com o serviço, pois a entrega chegará mais rapidamente, e com mais segurança.

Assim, é fundamental ter uma ferramenta que automatize essas estratégias, e ajude o gestor a se organizar nos envios.

Controle de comissão de vendas

As comissões de vendas são importantes para as lojas físicas e também para a equipe de colaboradores que torna essas transações possíveis.

Para evitar problemas de cálculo de markup ou a necessidade de determinar os adicionais manualmente, vale a pena ter um sistema para loja de eletrônicos.

Afinal, por ser integrado, ele permite calcular a porcentagem de cada funcionário com a venda do produto, e atualizar na folha de pagamento. 😉

Além disso, mesmo empreendimentos virtuais que trabalham em marketplace, por exemplo, podem aproveitar essa vantagem, tendo um controle maior das comissões que o site detém a cada venda.

Relatórios personalizados

A emissão de relatórios com dados atualizados sobre a empresa é fundamental para o gestor ter conhecimento das atividades e tomar decisões mais estratégicas para melhorar os resultados.

No entanto, é importante não apenas ter esses documentos, mas torná-los personalizados para cada momento e análise.

Afinal, o administrador precisa de informações diferentes em cada situação, e relatórios padronizados podem ser mais difíceis de ler.

Com um sistema de gestão online para loja de eletrônicos, é possível realizar essa emissão, com indicadores personalizados e até mesmo gráficos visuais.

Dados integrados em nuvem

Na era da tecnologia, é fundamental que os dados de um empreendimento estejam acessíveis de qualquer localidade, e isso só é possível com um sistema em nuvem.

Servidores locais podem restringir as possibilidades de gestão do responsável, limitando suas alternativas fora do escritório. 💨

Entretanto, com um software de gestão online, as informações e arquivos ficam armazenados com segurança na nuvem, podendo ser acessados a qualquer momento.

Compartilhamento de informações entre as unidades

Um sistema para loja de eletrônicos conecta os principais setores do empreendimento, virtual ou físico, e permite que os colaboradores tenham acesso à dados importantes para suas rotinas.

Assim, todas as unidades podem ter uma comunicação mais transparente e eficiente, utilizando o mesmo ambiente de controle e acessando os dados sem burocracia.

Isso aumenta a produtividade da equipe, que passará a ter um fluxo operacional mais fluido e sem ruídos no acesso.

Sistema PDV simplificado

Finalmente, um ponto positivo que vale a pena destacar é a possibilidade de ter um sistema PDV simplificado na empresa.

Com essa ferramenta, o empreendedor terá funcionalidades para otimizar sua rotina administrativa interna, e também recursos para melhorar a experiência do cliente.

Ao automatizar as negociações e agilizar as atualizações de venda, é possível reduzir o tempo do processo, atingindo níveis de satisfação mais altos.

Como escolher um sistema para loja de eletrônicos?

Após conhecer os benefícios de um sistema para loja de eletrônicos, é importante se atentar para alguns critérios de escolha, como reputação da empresa, funcionalidades e porte do negócio.

Isso porque é importante que a companhia seja confiável e capaz de atender às suas necessidades, com suporte especializado e integração para a companhia. 😊

No entanto, o gestor deve verificar quais os recursos que o software de gestão acompanha. Afinal, empresas de pequeno porte podem não se identificar com plataformas complexas demais.

Nesse caso, faça uma avaliação do perfil do seu negócio e entenda o momento atual das suas atividades, para encontrar a plataforma que te ajude a crescer de forma saudável.

 

Por que confiar no Zendar para ser o seu software para a loja de eletrônicos?

O sistema Zendar traz soluções completas para micro e pequenas empresas de diversos segmentos, inclusive que atuam com eletrônicos.

Nossa plataforma disponibiliza funcionalidades para controle e integração, inclusive com marketplaces e outras ferramentas. Dessa forma, o gestor terá autonomia nas suas rotinas. 

Além disso, trabalha com um chat 24 horas em diversos canais, incluindo chat online, WhatsApp e telefone, para tirar todas as dúvidas e atender ao cliente quanto antes. 📞

No Zendar, é possível contar com flexibilidade e qualidade no sistema, garantindo que terá todas as funções de um ERP na nuvem, com interface amigável e simples de ativar.

 

Vale a pena ter um sistema para loja de eletrônicos?

Ter um sistema para loja de eletrônicos é fundamental para empreendimentos que desejam mais organização, segurança e praticidade no dia a dia.

Com essa plataforma de controle, é possível modernizar as rotinas e acompanhar todas as movimentações, garantindo que as etapas do processo estejam dentro do esperado.

Além disso, um software de gestão online auxilia empresas que desejam crescer e acompanhar as inovações do mercado, automatizando suas atividades e proporcionando rotinas mais simples.

Por esse motivo, vale a pena investir em um sistema para loja de eletrônicos, e aproveitar diversos benefícios para a sua empresa e para os seus lucros. 👍

Conte com um software de qualidade, conheça as soluções do Zendar e adquira uma plataforma ideal para o momento do seu negócio.

Compartilhe este artigo!