Recibo de pagamento: qual sua importância e como fazer

O recibo de pagamento pode ser um grande aliado no seu controle financeiro e na transparência das suas negociações.

Com um simples comprovante, é possível garantir que as transações foram realizadas, e ter uma ferramenta que permite monitorar seus recebimentos de maneira completa. 🧐

Por esse motivo, vale a pena conhecer mais sobre esse documento prático e rápido de emitir, e considerar adotá-lo nas suas rotinas.

Entenda mais sobre como o recibo de pagamento funciona e veja dicas para começar a utilizá-lo no seu dia a dia comercial.

O que é recibo de pagamento?

Um recibo de pagamento é um documento que atesta que um pagamento foi feito por um comprador a um vendedor. 

Na prática, é uma prova documental que mostra que a transação ocorreu e que ocorreu a transferência do valor acordado. 🤝

Esse tipo de recibo pode ser usado para fins contábeis, fiscais e legais, bem como para acompanhar as despesas e receitas de uma empresa. Para isso, inclui informações como:

  • nome do comprador e do vendedor;
  • data do pagamento;
  • forma de pagamento (dinheiro, cheque, cartão de crédito, transferência bancária, etc.);
  • valor pago em números e por extenso;
  • assinatura de quem recebeu o pagamento.

Embora funcione como um documento oficial, é possível emitir esse tipo de comprovante com preenchimento manual, de maneira mais simples, em negócios físicos ou virtuais, como marketplace.

Qual a diferença entre recibo de pagamento e nota fiscal?

O recibo de pagamento comprova a realização de uma transação entre duas partes envolvendo um montante financeiro, enquanto a nota fiscal atesta a posse de um item. 📄

Embora muitos acreditem que esses documentos são sinônimos, eles possuem finalidades distintas.

Um recibo de pagamento apenas determina que ocorreu uma transação financeira, e informa detalhes sobre essa ocorrência, como valores, data e formato escolhido. Na prática, é um documento mais voltado para controle interno.

Por outro lado, a nota fiscal é um comprovante fiscal emitido pelo vendedor para o cliente a fim de certificar que ele possui, de fato, aquela mercadoria.

Nesse caso, trata-se de uma obrigação legal para fins comprobatórios, sendo a principal prova em disputas futuras.

Entre seus principais dados, existe a descrição do produto, impostos sobre a venda, valores unitários e totais, e também informações sobre o comprador, como CPF, se ele desejar.

 

Qual a importância do recibo de pagamento?

O recibo de pagamento é um documento importante para comprovar transações comerciais e trazer mais transparência para os envolvidos.

Esta é uma prova de quem o serviço ou venda foram concluídos, e, por sua vez, o valor foi pago pelo cliente. 💵

Com isso, mesmo emitido de maneira simples e manual, o recibo pode ajudar no caso de disputas ou divergências futuras.

Simultaneamente, também é uma ferramenta fundamental para o controle do setor financeiro, ajudando a manter um registro completo de todas as transações, a fim de acompanhar suas receitas e despesas.

Com um recibo de pagamento, é possível acompanhar, de perto, o fluxo de caixa, evitando inconsistências sem justificativas.

Quais os benefícios do recibo de pagamento?

O recibo de pagamento traz diversos benefícios para o vendedor, e vale a pena considerar a emissão desse documento no dia a dia.

Veja algumas das vantagens de trabalhar com esse tipo de comprovante:

Comprovante para o cliente

O recibo de pagamento é uma forma de comprovar ao cliente que a transação financeira foi concluída com sucesso. 

Ele contém informações importantes, como o valor pago, a data e o formato da compra, e serve como uma garantia para o consumidor. 😉

Isso também é positivo para a imagem do estabelecimento, que se torna conhecido por ser mais transparente em suas negociações.

Gestão financeira

Esse recibo também é uma ferramenta importante para a gestão financeira de uma empresa.

Afinal, permite que o gestor mantenha um registro preciso de todas as transações, ajudando no controle do fluxo de caixa e na identificação de inconsistências.

Com essas informações, o empreendedor poderá tomar decisões mais assertivas, relacionadas não apenas ao setor contábil, mas também a investimentos e direcionamento dos recursos.

Controle de fornecedores

Ainda, vale mencionar que o recibo de pagamento é uma forma de controle os fornecedores, pois se trata de um comprovante para as compras e pagamentos. 

Com esse documento, o gestor pode verificar quais as transações concluídas, auxiliando no registro de contas a pagar. 💰

Além disso, também permite acompanhar os gastos com matérias-prima e outras aquisições, administrando os recursos da empresa para otimizá-los.

Administração fiscal

Enquanto isso, o recibo de pagamento também funciona como um comprovante para administrações fiscais.

Mesmo simplificado, é uma prova de que uma transação financeira foi realizada, sendo importante para auditorias e inspeções.

Ainda, se existirem disputas futuras, o recibo ajuda a comprovar que o vendedor cumpriu com suas obrigações.

 

Como fazer um recibo de pagamento?

Existem diversas formas de fazer um recibo de pagamento, como utilizando um bloco pré-formatado ou um programa que imprime o comprovante.

No entanto, para comerciantes autônomos e pequenos negócios, é possível elaborar seu próprio modelo.

Nesse caso, garanta que todas as informações essenciais para a comprovação da transação financeira estejam no documento. Isso inclui:

  • Número do recibo para controle interno;
  • Nome da pessoa ou empresa que receberá o pagamento;
  • Nome da pessoa ou empresa que efetuou o pagamento;
  • Valor pago (na forma numeral, R$ XX,XX);
  • Serviço ou produto adquirido, incluindo detalhes de parcelamento se houver;
  • Local e data;
  • Assinatura do recebedor;
  • Dados do recebedor (RG, CPF e endereço).

Dessa forma, mesmo manuscrito, o recibo poderá ser utilizado para fins de controle financeiro e comprovante de transação.

Modelo de recibo

Para te ajudar a elaborar seu próprio recibo, oferecemos um modelo pronto para preenchimento:

“Recibo de pagamento (Número do recibo)

Eu, (nome da pessoa ou empresa que receberá o pagamento), recebi de (nome da pessoa ou empresa que fez o pagamento) a importância de (valor pago R$ xxx,xx), pelos serviços de (liste todos os serviços prestados, produtos adquiridos ou a razão pela qual está sendo pago, incluindo detalhes de parcelamento).

 

(Local e data)

(Assinatura do recebedor)

(Nome, RG/CPF e endereço do recebedor)”

A partir desse modelo, outros dados também podem ser incluídos, como profissão, estado civil e CNPJ da empresa, por exemplo.

Qual a melhor forma de emitir recibo de pagamento?

A melhor forma de emitir um recibo de pagamento é aquela que for mais prática para o seu negócio, caso seja um modelo válido.

Nesse aspecto, existe a possibilidade de emitir o documento de maneira manual ou impressa, apresentando todas as informações de identificação. 📃

Contudo, para empresas que desejam otimizar essa rotina, vale a pena ter um sistema de gestão que facilite a elaboração desse comprovante.

Dessa forma, além de automatizar o processo, também evita erros de preenchimento e torna a operação ainda mais rápida.

Por isso, considere uma solução moderna, como do Zendar, com as ferramentas ideais para auxiliar o seu empreendimento.

Automatize sua emissão de recibo de pagamento com nosso software de gestão online e simplifique suas rotinas de controle. Agende uma demonstração.

Compartilhe este artigo!