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Marketplace: O que é, para que serve, e como vender na plataforma!

Se você está em busca de um modelo de negócio rentável, acessível e vantajoso para começar a vender online, o marketplace pode ser a alternativa ideal.

Esse espaço digital cresce cada vez mais no Brasil e no mundo, por conta das facilidades que oferece para os vendedores e também para os consumidores.

Reunindo diferentes opções em um ambiente seguro e confiável de pesquisa, ele se tornou um dos principais canais de preferência dos usuários que fazem compras pela internet.

Além disso, seu custo-benefício para vendedores que estão iniciando um negócio também é atrativo, gerando economia com publicidade e estrutura.

No entanto, muitos empreendedores ainda podem ter dúvidas sobre atuar no marketplace, ou não entendem como esse espaço de e-commerce compartilhado funcionado.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial com tudo que você precisa saber sobre um dos maiores modelos de negócio virtual do mercado.

Entenda o que é e como funciona esse espaço de vendas para vários vendedores, e saiba como ter mais sucesso e praticidade vendendo na internet.

O que é marketplace?

Marketplace, em tradução literal, significa mercado, e pode ser entendido como um espaço de comércio eletrônico que conecta diferentes vendedores e consumidores.

Esse tipo de plataforma media a venda de produtos de lojas distintas, de modo a diversificar seu catálogo de alternativas para o comprador.

Na prática, é um ambiente online semelhante a um e-commerce tradicional, mas com vários empreendedores, permitindo uma interação mais prática com os clientes.

Além disso, o marketplace também pode trazer de ferramentas de logística e venda mais acessíveis para o vendedor, contribuindo para o controle e administração do seu negócio.

Por que investir em marketplace para pequenas empresas é importante?

Pequenas empresas podem expandir suas atividades com mais facilidade por meio do marketplace, sendo uma plataforma que facilita o contato com o público no mercado digital.

Além disso, esse espaço costuma ser mais acessível do que a montagem de uma loja virtual, especialmente para quem está começando a vender na internet e não tem experiência com negociações digitais.

Com funcionalidades mais simples, empresas de pequeno porte podem cadastrar seus produtos com menos custos, e começar a atuar no e-commerce sem precisar de altos investimentos. 

Inclusive, também pode economizar em relação a empreendimentos físicos, pois não necessita de ferramentas como um sistema PDV.

Ainda, negócios iniciantes podem ter dificuldade de se consolidar frente aos concorrentes, e o marketplace é um ambiente que auxilia o empreendedor nessa questão, ampliando seu alcance para o público de maneira segura e dinâmica.

Como funciona um marketplace?

O marketplace funciona como um shopping center digital. Os compradores têm a opção de passear pelas vitrines e conhecer as lojas, escolhendo o local onde deseja comprar.

Além disso, se está em busca de um produto específico, pode usar os filtros de pesquisa para encontrar a opção que melhor atende às suas necessidades, desde marca, cores e estilos.

Na prática, essa é a lógica por trás do conceito de marketplace, aplicado ao mercado digital. Os usuários podem entrar no site e fazer buscas pelas mercadorias de seu interesse, e fechar negócio diretamente com o vendedor. Como um shopping, esse espaço apenas possibilita o caminho para o acordo.

Para os vendedores, o funcionamento dessa ferramenta também é simples. Basta se cadastrar na plataforma e começar a incluir seus produtos para ter visibilidade.

Mesmo que a conta e as pesquisas aconteçam por meio do site, ele não interfere nas negociações, que ficam a cargo das partes envolvidas.

Assim, o vendedor pode negociar seus produtos, administrar o pagamento e montar a logística de entrega de forma autônoma, com diferentes tipos de frete.

Enquanto isso, o marketplace funciona como o espaço que permite ao cliente chegar até ele.

A cada compra feita pela plataforma, pode existir apenas a cobrança de uma taxa pelo serviço de mediação e administração. Esse valor varia conforme o site, e muitos disponibilizam ferramentas gratuitas.

 

Qual a diferença entre um marketplace e um e-commerce?

A diferença entre um marketplace e um e-commerce está na quantidade de marcas disponíveis em cada espaço.

Um comércio eletrônico, também conhecido como loja virtual, é um ambiente onde a empresa desenvolve suas atividades e anuncia seus produtos na internet.

Geralmente, está associada a uma empresa física, que também pode ter lojas no mercado convencional, e está expandindo sua atuação para o digital.

No entanto, não existe a mediação de nenhuma companhia. Ela é responsável por todas as etapas de interação, desde a criação do portal, até a exibição dos produtos e recepção do pagamento.

Enquanto isso, um marketplace é como um e-commerce, para que oferece várias marcas, e não apenas uma. Na prática, é como um conjunto de diversas lojas virtuais.

Entretanto, o site atua como mediador das negociações e pode ajudar em questões como logística de entrega e controle dos pagamentos.

Além disso, existe a exibição de diferentes produtos que não pertencem a uma mesma empresa. Inclusive, é possível que sejam da mesma marca, para oferecidos por lojas distintas, que podem ter seus próprios preços e condições de compra.

Com isso, o marketplace se apresenta como mais flexível e com mais variedade em relação a um e-commerce convencional, que traz as mercadorias de apenas uma loja ou empresa.

Quais os principais marketplaces do mercado?

Atualmente, existem alguns marketplaces que se destacam no mercado, e ganharam popularidade entre os usuários. Conheça os principais e veja informações sobre as companhias:

Mercado Livre

O Mercado Livre é líder no segmento de marketplace na América Latina, sendo um dos maiores do mundo.

Essa empresa foi fundado em 1999, e já acumula mais de 300 milhões de usuários cadastrados, além de 199 milhões de empreendedores que vendem pela plataforma.

Além disso, segundo dados divulgados pela companhia, ela possui uma média de 200 milhões de ofertas atualizadas em tempo real, com mais de 10 compras por segundo.

Dessa forma, tornou-se um dos espaços mais populares no Brasil e em outros países. Também investiu em sua própria plataforma de pagamento, o Mercado Pago, que facilita a negociação para os vendedores.

Amazon

A Amazon se tornou uma das marcas mais valiosas do mundo, referência para o mercado de marketplace. Atualmente, Jeff Bezos, seu idealizador, é um dos homens mais ricos do mundo. 

Inicialmente, ela não começou suas atividades como um marketplace, mas sim como um espaço de venda de livros, em 1994.

No entanto, não demorou até se tornar um dos sites de comércio digital mais relevantes do mundo, sendo um sucesso entre vendedores que desejam anunciar produtos pelo espaço.

Atualmente, também possui sua própria linha de aparelhos eletrônicos, contribuindo para seu faturamento médio bilionário.

Segundo relatório da Digital Commerce 360, a Amazon acumulou uma média de US$ 121,2 bilhões entre abril e junho de 2022.

Shopee

Enquanto isso, um exemplo popular de marketplace em crescimento no Brasil é a Shopee, um espaço que reúne vendedores de todas as regiões, conhecida por suas ofertas com baixo custo para o consumidor.

Ela foi lançada em 2015, e vem apresentando um aumento considerável de registros de usuários, especialmente por facilidades como cupons de entrega grátis e ampla variedade de produtos.

Muitos consumidores que buscam produtos de preço acessível optam pela Shopee. Por conta disso, ela se tornou o aplicativo mais baixado no segundo trimestre de 2022, segundo pesquisa do State of Mobile 2022. 

Aliexpress

A Aliexpress é um marketplace de amplo alcance global, criada em 2010 pelo conglomerado chinês Alibaba Group.

Seu diferencial é facilitar a venda de produtos de pequenas empresas para todo o mundo por meio de um espaço seguro e popular.

Atualmente, conta com 250 milhões de compradores ativos na China, responsável por 60% do volume de entregas no país. 

Além disso, possui o posto de site de e-commerce mais visitado em países como a Rússia, e permanece no top 10 de site populares no Brasil.

Por comercializar produtos da China, conta com preços acessíveis para outras localidades, inclusive para importações nacionais, colaborando para sua popularidade entre os usuários.

B2W

A B2W é uma empresa de marketplace que atua na América Latina, resultado de duas grandes companhias de varejo, Americanas.com e Submarino.com. 

Inicialmente, a Lojas Americanas é a acionista controladora, com cerca de 60% da nova empresa. No entanto, conta com a participação de outras companhias, como a Shoptime, que entrou na negociação.

Também é um espaço acessível para pequenos vendedores anunciarem, com diversas marcas nacionais para escolha.

Magazine Luiza

Ainda, vale mencionar o Magazine Luiza como um exemplo de marketplace de sucesso no Brasil. O canal 

Além de reunir produtos variados, de diversos segmentos, o site também conta com um espaço virtual para pequenos vendedores disponibilizarem suas mercadorias.

Dessa forma, atua como mediadora e se responsabiliza pela entrega, o que transmite mais confiança para os usuários.

Enquanto isso, também é um canal acessível para quem deseja vender na internet por meio de um ambiente já estruturado e consolidado no mercado.

 

Quais os benefícios de vender no marketplace?

Vender em um marketplace pode trazer diversos benefícios para o empreendedor, principalmente para quem está começando uma empresa e deseja ferramentas mais avançadas para se desenvolver.

Se está considerando essa alternativa, confira os pontos positivos que acompanham a opção e veja porque considerá-la:

Maior visibilidade

O marketplace é um dos principais canais para quem deseja ter maior visibilidade na internet e ser encontrado nas buscas.

Isso porque criar um e-commerce convencional pode não permitir alcançar o público em potencial para a sua marca, seja pela concorrência ou pelo portal ainda em crescimento.

Além disso, também seria necessário se preocupar com questões como desenvolvimento da estrutura e atender aos padrões de legibilidade para ser encontrado pelos usuários.

No entanto, no marketplace, essa visibilidade aumenta, pois é possível vender e aparecer para pessoas que estão interessadas.

Ainda, diversos espaços já possuem uma reputação sólida na internet, e estar nessas plataformas aumenta a confiança do comprador.

Pagamento de comissão apenas sob a venda

Outra vantagem do marketplace é a possibilidade de pagamento de comissão somente quando a venda é efetuada.

Anunciar nessas plataformas exige algumas tarifas, por conta da disponibilidade e dos serviços que a companhia oferece na mediação e até mesmo entrega do produto.

No entanto, trata-se de uma alternativa interessante e barata para quem está começando, uma vez que as taxas são cobradas apenas com a venda.

Em outras palavras, o vendedor não precisa pagar para criar seu perfil e iniciar suas atividades, postando os produtos e interagindo com os clientes.

Somente quando uma compra é finalizada a plataforma deduz a tarifa, o que permite ao empreendedor ter maior controle sobre suas finanças e recebimentos, enquanto aproveita os benefícios do espaço virtual.

Redução de custo com publicidade

Para quem está começando a vender online, pode ser necessário ter alguns custos com publicidade, principalmente para uma loja virtual convencional.

Afinal, é preciso estar bem posicionado nas buscas para ter visibilidade e chegar até o seu público. 

Nesse caso, muitos optam por trabalhar com estratégias de marketing e até mesmo campanhas pagas de publicidade.

No entanto, existe uma redução de custos ao trabalhar com marketplace, pois não é necessário investir um alto valor nessa modalidade.

Uma vez que o perfil está inserido no ambiente online, existem mais chances de ser encontrado pelo usuário durante a busca.

Além disso, se a plataforma possuir visibilidade e reputação nos mecanismos de busca, ela irá aparecer nos primeiros resultados, sem que o vendedor que atua no marketplace precise investir nisso.

Dessa forma, existe uma redução nos gastos relacionados a esse tipo de abordagem, algo interessante para quem está começando agora.

 

Como funcionam os integradores de marketplace?

Os integradores de marketplace, também conhecidos como hub de integração, são uma plataforma que conecta diferentes contas de uma mesma empresa.

De forma simples, é uma ferramenta que une perfis distintos em vários sites, permitindo um controle unificado do fluxo de caixa no mesmo ambiente.

Cada marketplace depende de um cadastro e inclusão de produtos independente. Afinal, são sites distintos. Por exemplo, se inscrever no Mercado Livre e no Magazine Luiza são duas operações diferentes.

Isso significa que o vendedor precisa não apenas preencher todas as informações novamente, como também administrar cada interação no site devido, além das burocracias de controle.

Se uma compra ocorre no Mercado Livre, o empreendedor deve atualizar seu estoque em todos os lugares, para não ter prejuízos ou problemas com o consumidor.

Esse tipo de rotina e trâmites complexos podem ser simplificados com um integrador de marketplace, que unifica todas as contas e sistema de controle em um só lugar.

Com uma plataforma especializada, o vendedor poderá acompanhar as vendas e atualizações em um único sistema. Inclusive, alguns sistemas mais avançados permitem integrar até mesmo o e-commerce próprio da marca.

Dessa forma, atualizações de estoque, vendas e contabilização de dados são facilitados por um software que integra todos os perfis.

Isso reduz a necessidade de controle individual por parte do vendedor, além de centralizar suas informações administrativas de forma mais ágil e simples.

Se o registro esteja em nome de um mesmo responsável e apresentar dados semelhantes, o sistema irá integrar as movimentações em um único painel de controle.

E as interações também são vias duplas, pois todas as modificações que o vendedor realizar são aplicadas nas suas contas.

Isso significa que não é necessário mudar o preço ou descrição de cada produto em todos os marketplaces, pois o hub de integração faz isso uma única vez.

É possível trabalhar com um sistema de gestão no marketplace?

Sim, existem sistemas de gestão online para empresas que trabalham no marketplace. Os chamados ERP para Marketplaces são softwares que integram as vendas do negócio em mais de um e-commerce compartilhado.

No entanto, diferente do hub de integração, o sistema ERP é voltado para a unificação de informações administrativas.

Com ele, o vendedor poderá monitorar seu estoque, verificando a quantidade de produtos disponível em cada site, além de monitorar informações contábeis e fiscais.

Esses dados são igualmente importantes para empresas que vendem em marketplace, pois também precisam comprovar todas as vendas para a Receita Federal e estar em dia com suas obrigações.

Entretanto, pode ser complexo realizar esses procedimentos em todos os marketplaces que possui conta, especialmente com alta movimentação.

Assim, é possível usar um sistema de gestão para pequenas empresas mesmo em um ambiente compartilhado. 

Alguns softwares, inclusive, apresentam funções integradas para compra de mercadorias e ferramentas avançadas de controle interno.

Dessa forma, o vendedor poderá ter uma gestão eficiente, mesmo com vários perfis em marketplace.

 

Como vender no marketplace de maneira estratégica?

Finalmente, para vender no marketplace de maneira estratégica e eficiente, aumentando suas chances de sucesso, existem algumas dicas que podem ajudar.

É importante que os vendedores, principalmente iniciantes, se atentem para alguns pontos que podem contribuir ou prejudicar para o seu posicionamento nas buscas.

Pensando nisso, separamos algumas sugestões que podem ajudar a vender de forma estratégica em espaços de e-commerce compartilhado:

Tenha boas fotos

Um dos pontos que mais chamam a atenção dos usuários são as fotos. Nas buscas, eles identificam seus produtos preferidos pelas imagens que ilustram o que estão procurando.

Por esse motivo, ter boas fotos é o primeiro passo para vender de forma estratégia em um marketplace.

Considerando a concorrência, ilustrações reais que chamem a atenção e divulguem sua mercadoria são fundamentais para se destacar.

Além disso, são as fotos que darão mais segurança para o cliente fechar negócio com a sua opção, e não com a de outras empresas.

Assim, procure oferecer imagens que não apenas indiquem o que é o produto, mas que ajude na decisão do consumidor. 

Por exemplo, em anúncios de vestuário, inclua, nas fotos, uma tabela de medidas, para que o cliente saiba qual tamanho comprar.

Se ele tiver dúvidas, as chances de trocar de anúncio aumentam. Logo, é fundamental atender à procura inicial do cliente com boas fotos que chamem atenção.

Desenvolva uma descrição estratégica

Junto das fotos, uma descrição estratégica é essencial para aumentar sua visibilidade e chances de vendas no marketplace.

Após chamar atenção do cliente, é importante sanar suas outras dúvidas no texto que fala sobre o produto. É fundamental informar do que ele feito, o que acompanha a mercadoria e outros detalhes relevantes sobre o item.

Além disso, vale a pena incluir termos e explicações estratégicas, que sejam chamativas para o consumidor quando ele procurar a descrição.

Dessa forma, vale a pena investir na descrição ideal do produto, inclusive com técnicas de SEO para marketplace também, que ajudam a posicionar o anúncio nas buscas com as palavras-chave corretas.

Atente-se à margem de lucro

Para vender em marketplace de maneira estratégica é essencial ficar atento para a sua margem de lucro.

Isso porque ela pode sofrer algumas alterações com as taxas que incidem sobre a venda após a negociação na plataforma.

Os valores mudam conforme o site e o perfil, mas existe esse desconto no saldo final, impactando no seu lucro.

Por esse motivo, lembre-se de considerar a margem que deseja e incluir outros possíveis custos que acompanham o marketplace, como taxa de administração e comissão por vendas, no momento de fazer sua precificação.

Integre o estoque da sua loja ao marketplace

Vender no marketplace sem um controle de estoque pode comprometer as suas chances de sucesso e a sua reputação.

Afinal, se o cliente finalizar a compra e o artigo estiver em falta, pode refletir em uma avaliação negativa na plataforma.

Isso é especialmente importante para quem atua em mais de um espaço, onde o estoque físico pode ser o mesmo.

Por esse motivo, integre seu estoque ao perfil do marketplace. Se possuir mais de um, considere investir em um sistema de gestão online especializado, que irá facilitar esse acompanhamento e reduzir as chances de problemas com quantidade de produtos.

Divulgue seus produtos

Por fim, mesmo que a venda ocorra no marketplace, é importante divulgar os seus produtos na internet.

Dessa forma, terá mais visibilidade e chamará os consumidores para comprar no seu e-commerce, mesmo que compartilhado.

Invista em campanhas orgânicas com link para o produto no marketplace, e trabalha com outros canais integrados, como divulgação nas redes sociais, para ter mais chances de sucesso.

 

Quando vale a pena investir em vendas no marketplace?

Se você está começando a vender pela internet e quer ter mais visibilidade, com pouco investimento, vale a pena considerar o marketplace.

Essa plataforma traz uma estrutura completa para os empreendedores cadastrarem seus produtos e negociarem com segurança e praticidade no mercado digital.

Além disso, também acompanham benefícios como maior visibilidade e organização na montagem da loja, especialmente para iniciantes.

Embora existam mais concorrentes nesse formato, é uma boa opção para quem está desenvolvendo suas estratégias e começando a conhecer seu público.

Por esse motivo, vale a pena avaliar o marketplace como investimento, e se posicionar no e-commerce com mais propriedade para atrair clientes e consolidar sua marca.

E para ter mais controle das suas atividades, invista em um sistema de gestão para pequenas empresas de qualidade. Conheça as soluções do Zendar e otimize suas vendas online de maneira profissional!

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