Uma das motivações para empreender é se identificar com um ramo de atividade no mercado de trabalho. Fazer essa escolha da maneira certa é crucial para qualquer empresa, já que pode determinar o sucesso ou o fracasso dela.
Por isso, neste artigo, vamos explorar o que é um ramo de atividade, a importância de ter isso bem definido, com 4 passos para te ajudar a encontrar o seu.
O que é ramo de atividade
O ramo de atividade ou ramo de negócio, em resumo, é a área em que uma empresa se especializa.
Esse termo refere-se ao setor ou segmento específico da economia no qual um empreendimento opera. Ou seja, define o tipo de produto ou serviço que oferece ao mercado.
Cada ramo de atividade possui suas próprias características, desafios e oportunidades, e é essencial que os empreendedores entendam essas particularidades ao escolher o segmento no qual desejam atuar.
Exemplos de ramos de atividade
Muitas pessoas têm a vontade de empreender, mas não conseguem identificar a área que deseja investir.
Entre os ramos de atividades existem muitas opções, como por exemplo:
Industriais
Caracterizado pelo setor de transformar uma matéria-prima em produto para ser comercializado posteriormente.
- Fábrica de móveis;
- Confecção de roupas;
- Fábrica de calçados.
Comerciais
A etapa de venda desses produtos fabricados industrialmente.
- Loja de roupas;
- Mercado;
- Loja de eletrodomésticos.
Prestação de serviços
O setor de venda de serviços.
- Dentista;
- Eletricista;
- Cabeleireira.
Qual a importância de definir um ramo de atividade
Agora que você já entendeu o que é ramo de atividade e viu alguns exemplos disso, já consegue identificar a importância da definição disso para uma empresa?
Escolher um ramo de atividade para atuação é fundamental para impedir erros e falhas na estruturação do seu plano de negócios inicial. Para isso, é recomendado ter um planejamento com uma análise aprofundada, para visualizar quais são as oportunidades disponíveis e promissoras para investimento.
Além disso, é importante escolher um ramo de atividade que esteja alinhado com os seus conhecimentos e habilidades, mas principalmente, com as suas áreas de interesse.
De nada adianta querer empreender, se ainda não se encontrou em um setor de negócios. Um exemplo disso: se você se interessa por produções artesanais, o seu ramo de interesse pode ser industrial. Se você gosta de atender o público, sua área provavelmente é comercial, em uma loja de roupas, por exemplo.
4 passos para encontrar o seu ramo de atividade
Como citado acima, pode ser difícil identificar o seu ramo de atividade para dar o primeiro passo no empreendedorismo. Por isso, separamos 4 dicas para te ajudar a encontrar a sua área de atuação.
1. Interesses
É fundamental escolher um ramo de atividade no qual você se identifica. Geralmente, você decide o que gosta de fazer e depois de que maneira vai transformar isso em um negócio rentável.
Sendo assim, esteja atento aos seus interesses, analise o que você mais gosta de consumir, o que sente falta nos comércios ou o que pensa que já tem demais. Tudo isso deve ser levado em consideração na hora de definir com o que deseja trabalhar.
2. Análise de Mercado
Em seguida, chega o momento de analisar o mercado de trabalho. Antes de abrir uma empresa, é essencial entender se o seu nicho está em alta, quais são as tendências para o futuro, quais as possibilidades de crescimento na sua cidade e região.
Dessa forma, o investimento pode ser ainda mais certeiro. Analise quais são as necessidades das pessoas na sua área de atuação, bem como as formas de destacar o seu negócio em meio a concorrência.
3. Público-alvo
Dentro da etapa análise de mercado, você passa a entender a necessidade de identificar o seu público-alvo. Um bom empreendedor tem o consumidor como centro de planejamento.
Seja para o ramo industrial, comercial ou de prestação de servicos, é fundamental reconhecer qual a audiência de foco para curto, médio e longo prazo. O crescimento saudável da empresa vem com a fidelização de clientes, reconhecimento de marca e fortalecimento no mercado.
Por isso, antes de tirar os planos do papel, é preciso identificar quem você deseja alcançar com o seu produto ou serviço. Existe público para o ramo de atividade que você tem interesse?
4. Investimento
Como última dica, mas não menos importante: o cálculo de investimento. Para começar a idealizar o seu negócio dos sonhos, é preciso idealizar os gastos iniciais e a longo prazo.
Muitas empresas começam já com obrigações financeiras, como empréstimos realizados para dar início ao processo. Se possível, estruture um capital de giro suficiente para os seus investimentos iniciais antes da abertura do negócio. Dessa forma, você analisa se consegue ou não atuar no ramo de atividade que deseja, com os gastos que terá.
Ao decorrer do crescimento da empresa, você sentirá a necessidade de ter indicadores financeiros que te ajudem a analisar a situação do seu caixa constantemente.
Para isso, é fundamental recorrer a sistemas de gestão que otimizam e organizam todos os processos burocráticos do empreendedorismo.
Como formalizar o ramo de atividade
Depois de comrpeender a necessidade de definir um ramo de atividade para o seu negócio, é preciso analisar a importância de formalizar isso através de registros.
O primeiro passo para obter um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) é encontrar uma Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), um código de 7 dígitos que identifica qual tipo de atividade sua empresa exerce.
Essa escolha define o total de impostos a serem pagos mensalmente, para que você não pague a mais do que sua atividade necessita ou a menos do que o Governo solicita. Além disso, o CNAE adequado também define o enquadramento tributário sobre seu trabalho.
Vale lembrar que uma empresa pode ter mais de uma atividade listada como função de trabalho, legalmente, desde que elas não sejam de naturezas relacionadas.
Como Zendar te ajuda no empreendedorismo
Como dito anteriormente, um sistema de gestão é peça fundamental na estruturação e no dia a dia de uma empresa.
O Zendar possui funcionalidades específicas para cada negócio, independente do ramo de atividade. Seja para varejo, atacado, e-commerce, loja física ou prestadores de serviços, nosso sistema pode te ajudar em:
- Frente de caixa (PDV);
- Pedidos e orçamentos;
- Troca e devolução de produtos;
- Pedidos em consignação;
- Relatórios financeiros;
- Análise de vendas e faturamento;
- Controle de estoque;
- Emissão de documentos fiscais.
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