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Psicologia das cores: como aplicar no marketing do seu negócio

Você sabia que aplicar a psicologia das cores no seu negócio é uma ótima forma de estimular sentimentos nos seus clientes? Além disso, a teoria influencia diretamente nas tomadas de decisões, o que pode ser muito útil quando o assunto é vender ou promover a sua loja, por exemplo.

No decorrer desse artigo, você entenderá mais sobre a psicologia das cores e a sua importância. Assim, de forma estratégica, poderá aplica-la em diversos setores do seu negócio. Confira!

O que é a psicologia das cores?

De forma resumida, a psicologia das cores é um estudo que busca compreender o comportamento humano em relação às cores.

Dessa forma, existe toda uma análise psicológica que define os efeitos que cada cor pode gerar nas pessoas, desde mudanças de humor até a criação de desejos, por exemplo.

Do mesmo modo, é importante entender como aplicar a psicologia das cores em diferentes lugares. Assim, é possível que diversas empresas possam ter total consciência dessa poderosa ferramenta que é utilizada para conquistar seus objetivos de captação e vendas.

A psicologia das cores influencia diretamente nas vendas do seu negócio

De acordo com a pesquisa da Quick Sprout, cerca de 85% dos consumidores levam em conta a cor na hora de comprar um produto. Por isso, aprender a aplicar as cores certas nos lugares certos fará total diferença na hora de despertar o desejo dos seus clientes.

Nesse sentido, é importante ressaltar que a aplicação das cores pode ser feita em diferentes pontos de contato do seu negócio, como:

  • Identidade visual da loja: logo, fachada, loja física ou virtual.
  • Decoração da loja: itens no balcão de atendimento, cortinas de provador e etc.
  • Materiais de divulgação de gôndolas e prateleiras: precificadores, mobiles ou panfletos, por exemplo.
  • Agrupamento de produtos com cores e segmentos semelhantes: um exemplo é a organização de produtos de maquiagem ou vestuário, organizados por cores.

Além de aplicar as cores em diferentes pontos, é preciso também entender o que cada cor transmite. Afinal, se são elas que despertam sentimentos, é possível gerar comunicação entre o seu produto e o seu cliente.

As cores e seus significados

É comum você encontrar diferentes profissionais que utilizam o significado das cores na aplicação dos seus trabalhos. Isso porque, além de garantir um melhor visual, eles entendem que através das cores é possível também se comunicar.

Por exemplo, a partir da aplicação da psicologia das cores, comece a analisar grandes marcar. A Coca Cola, caracterizada como uma marca que vende “a felicidade”, aplica diretamente a cor vermelha em toda a sua comunicação.

Para que você entenda melhor esse conceito na prática, listamos abaixo os significados das cores e os sentimentos que eles estimulam. São elas:

  • Amarelo: a cor da alegria e da imaginação, estimula o otimismo. Usado para chamar atenção de uma oferta.
  • Vermelho: a cor do desejo e da força, desperta o senso de urgência. Usado para promoções e para atrair atenção e estimular uma ação rápida do consumidor.
  • Laranja: a cor do bom humor e da energia, estimula o entusiasmo. Muito usada para vendas e, quando aplicada junto ao amarelo, estimula o apetite.
  • Verde: cor da esperança e da calma, remete a estabilidade. Sua aplicação transmite o sentimento de renovação. Muito usado em sites com temas ambientais ou que remetem a natureza, sustentabilidade e etc.
  • Preto: a ausência de cor que provoca o senso de poder. Usado para vendas de produtos de alto valor e sofisticação.
  • Azul: a cor da tranquilidade, promove a sensação de segurança. Muito usado em sites de negócios.
  • Roxo: uma cor nobre, estimula o sentimento de transformação, sensibilidade e intimidade.
  • Ouro e prata: transmitem a sensação de riqueza e prosperidade. Usada, na maioria das vezes para comunicar algo de valor agregado ou elegância, por exemplo.

A partir da combinação de cores, você pode transmitir uma mensagem e, com isso, estimular um sentindo inconsciente em cada um dos seus clientes.

Utilize as cores no marketing da sua loja

Qualquer estratégia de marketing tem o objetivo de fazer a empresa ser notada. Por isso, escolher as cores que transmitem a essência do seu negócio é essencial.

No dia a dia, considere usar as cores na divulgação da sua loja, por exemplo. Para isso, considere os seguintes dados do Quicks Prout:

  • Anúncios coloridos tendem a ser 26% mais reconhecidos que os anúncios em preto e branco.
  • 80% dos consumidores reconhecem mais facilmente uma marca através das suas cores.
  • Mais de 90% das decisões de compra são influenciadas, diretamente, pelo fator visual.
  • A maioria das pessoas demoram cerca de 90 segundos para escolher um produto baseado na cor.
  • Mulheres, geralmente, se identificam mais com as cores azul, roxo e verde.
  • Cores agregam valores aos produtos. Por isso, aposte em uma embalagem colorida para transmitir uma mensagem efetiva.

Por fim, agora que você já conheceu, de forma resumida, como aplicar a psicologia das cores, descubra também como otimizar a gestão do seu negócio. O Zendar é um sistema de gestão 100% online, desenvolvido para micro e pequenas empresas. Através dele você faz toda a gestão financeira e também organiza todos os pagamentos da sua loja.  

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