Blog

Nome para loja: como escolher o melhor para a sua

Abrir uma empresa, principalmente no varejo, tem seus desafios. No início, além de toda a burocracia, é importante saber que o nome de uma loja é um detalhe importante. Afinal, sua função atua como um cartão de visitas.

Ao longo desse artigo, você encontrará dicas práticas para escolher o melhor nome para a sua loja. Dessa forma, atrair potenciais clientes será estratégico.


Como criar um nome para loja

Antes de mais nada, saiba que o nome de uma loja, de qualquer segmento, faz parte da identidade do negócio.

Através dele, é possível agregar valor, definir um tom de voz e se destacar da concorrência, por exemplo.

Por isso, um bom ponto de partida para escolher ou criar o nome da sua loja, é conhecer o seu negócio. Para isso, você pode seguir os seguintes passos:

  • Faça um brainstorm: com ele você anota todas as ideias ou inspirações;
  • Analise o mercado, seus concorrentes e o seu público: a partir disso é possível ter ótimos nomes ou combinações;
  • Fique atento e anote tudo: as melhores ideias vêm em horas de distração e, por isso, a qualquer momento podem surgir ótimos nomes;
  • A partir das primeiras ideias, diga eles em voz alta: verbalizar os potenciais nomes é uma ótima estratégia para verificar se ele combina com a sua loja.

As características de um bom nome para loja

Se você quer abrir uma loja, analise os nomes de grandes marcas. Dessa forma, reflita sobre o que a Apple, Nike, Americanas e o Boticário tem em comum.

Todos eles são nomes curtos, compostos por um único termo, além de serem marcantes e fáceis de falar e memorizar.

Termos em outro idioma, por exemplo, podem dificultar a memorização, escrita ou fala do nome, interferindo diretamente na lembrança do seu negócio.

Por isso, se atente a alguns pontos ao escolher um bom nome:

  1. Ao escolher um nome, pense no conceito e na solução da sua loja;
  2. Imagine o nome aplicado a identidade visual on e offline;
  3. Se concentre na essência do seu negócio e na relação direta que o nome terá com ela;
  4. Seja criativo (a) e desperte a curiosidade dos seus futuros clientes através do nome da sua loja;
  5. Se necessário, invista em um projeto de ‘naming’ e firme uma parceria com uma boa agência de branding.

Ferramentas que ajudam na busca de bons nomes

Se depois de todas as dicas acima você ainda estiver com dificuldade para encontrar um nome para a sua loja, é hora de buscar outras ferramentas.

Hoje, graças a tecnologia e a internet, existem diferentes sites que atuam como geradores de nomes.

Neles é possível fazer combinações de termos relacionados a sua área de atuação e, a partir disso, criar novos nomes. Assim, basta refinar algumas ideais para chegar até um nome final.

Encontrei um bom nome, e agora?

Depois do processo criativo vem a parte burocrática. A partir do nome escolhido, é necessário fazer uma pesquisa no INPI. Através dele é possível assegurar de que nenhuma outra loja terá o nome igual a sua.

Com uma marca registrada, você garante autenticidade, o que é um diferencial competitivo que pode potencializar o crescimento da sua loja.

Além desse processo, invista na comunicação da sua loja, padronizando a identidade visual e o nome. Dessa forma, você atingirá seu público-alvo de forma assertiva, demonstrando seriedade e organização.


Agora que você já tem as dicas certas para encontrar o nome da sua loja, é hora de preparar também a gestão do seu negócio. Conheça o Zendar, o sistema em nuvem para micro e pequenas empresas que simplifica a gestão da sua loja.

Compartilhe este artigo!

© Zendar 2022.
Todos os direitos reservados