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Loja de conveniência 24 horas: vale a pena investir?

Se você tem interesse em empreender, provavelmente já parou para analisar a possibilidade de abrir uma loja de conveniência 24 horas. 

Seja na estrada ou dentro da cidade, um posto de combustível sempre está relacionado à uma loja de conveniência. Mas será que hoje vale a pena investir neste negócio? Ainda, será que esse formato de comércio só funciona dentro de um posto? 

Neste artigo, vamos abordar tudo que você precisa saber sobre loja de conveniência 24 horas. Continue a leitura e veja se esse é o ramo certo para empreender! 

O que é uma loja de conveniência? 

Mulher escolhendo um produto em uma prateleira dentro de uma loja de conveniência

Uma loja de conveniência é um pequeno varejo com horário de funcionamento, geralmente, de 24 horas. 

Na tradução literal, esse tipo de comércio vende produtos “convenientes” para o momento. Por isso, na maioria das vezes, essas lojas são localizadas dentro de espaços e regiões movimentadas, como postos de combustíveis nas estradas ou grandes avenidas de cidades. 

Entre as opções de produtos oferecidos neste tipo de loja, o consumidor pode encontrar:

  • Refeições para café da manhã, almoço ou jantar: salgados assados ou fritos, pratos executivos;
  • Comidas rápidas: salgadinhos industrializados, bolachas, chocolates; 
  • Bebidas alcoólicas ou não: energéticos, cafés, cervejas, refrigerantes, água, suco; 
  • Utensílios de carro: palhetas de parabrisas, aromatizador. 

Esses são alguns exemplos de comércio de varejo para uma loja de conveniência. 

Vale a pena investir em uma loja de conveniência? 

Agora que você já entendeu a classificação deste tipo de negócio, vamos analisar alguns dados para saber se vale a pena ou não investir. 

Um estudo realizado pelo Datahub com dados da Receita Federal mostrou um aumento de 79% na abertura de lojas de conveniência no país entre 2019 e 2021. Três anos se passaram desde essa análise e podemos notar o crescimento frequente desse setor de comércio. 

Além disso, uma pesquisa realizada pela CVA Solutions apontou que 8% dos consumidores entrevistados, que frequentam lojas de conveniência, não utilizam o posto de combustível e entram no local apenas para consumir produtos do varejo. 

Ou seja, apesar de terem se popularizado dentro de postos, as lojas de conveniência tem o seu comércio próprio e podem ser separadas do impacto da inflação dos preços da gasolina, por exemplo. 

Sendo assim, é fundamental lembrar que as lojas de conveniências podem ter ainda mais sucesso se forem instaladas em outros lugares como prédios, condomínios residenciais ou em grandes shoppings. 

Até porque, essa forma de varejo nada mais é do que um pequeno mercado, então basta analisar a necessidade da região para esse tipo de comércio. 

4 dicas para abrir uma loja de conveniência

Mulher branca e loira segurando um queijo na mão enquanto lê o rótulo da embalagem dentro de um mercado

É claro que, assim como qualquer outro negócio, para empreender neste setor é preciso buscar o diferencial do seu estabelecimento para fidelizar clientes. Por isso, separamos 4 dicas que podem te ajudar a abrir uma loja de conveniência. 

1. Seleção de produtos para venda 

Depois de desenvolver um plano de negócios para empreender do zero, é hora de desenvolver a seleção de produtos que deseja vender em sua loja. 

Analise a necessidade do mercado, procure entender o que eles buscam quando vão a este tipo de estabelecimento.  

Priorize trabalhar com boas marcas e bons fornecedores, focando sempre em trazer a melhor qualidade para seus clientes, seja em alimentos ou bebidas. 

2. Localização 

Como abordamos anteriormente, as lojas de conveniências surgiram em postos de combustível, mas hoje podem ser implantadas em qualquer lugar. 

Sendo assim, é importante ter em mente que a localização deve ser atrativa, como uma região movimentada, de fácil acesso e segura. 

Outro ponto essencial, caso sua loja não esteja dentro de um posto, é pensar em ter um estacionamento próprio. Isso é um fator decisivo na hora do consumidor escolher em qual lugar ir. 

3. Público-alvo

Assim como em todo negócio, é fundamental conhecer muito bem o seu público-alvo. Isso ajuda a selecionar os melhores produtos para a venda, entender a necessidade de cada consumidor, assim como o que já tem em excesso na concorrência.

Para isso, também é essencial entender o comportamento do cliente, por exemplo, como deve ser feito o atendimento: ele prefere retirar o pedido no balcão ou ser atendido na mesa? Prefere fazer o pagamento no caixa ou em um totem de autoatendimento? 

Todas essas questões vão ajudar a estruturar o planejamento da sua loja de conveniência. 

4. Automatização de processos

Como última dica, mas não menos importante, automatizar os processos do seu estabelecimento é essencial para otimizar todas as etapas do varejo. 

Além de facilitar o trabalho dos seus funcionários, essa é uma forma de organizar melhor o estoque de produtos, ter controle do fluxo financeiro e melhorar o atendimento com um sistema PDV de vendas no caixa. 

Aplicativo de delivery 

Como vimos anteriormente, as lojas de conveniência vão muito além de postos de combustíveis. Esse negócio se torna mais uma opção de local para consulta de preços do consumidor na hora que surge a necessidade de uma compra. 

Sendo assim, é fundamental que seu estabelecimento esteja em plataformas de delivery para aumentar o alcance de clientes e reconhecimento de marca. 

Busque parceiros confiáveis para te ajudar nessa etapa, seja para terceirizar motoristas ou ter o seu próprio, lembre-se de analisar financeiramente qual a melhor opção antes de colocar em prática. 

Como um sistema de gestão te ajuda a empreender 

Um sistema de gestão é fundamental para te ajudar a empreender. Um software como o Zendar tem as funcionalidades que você procura para automatizar e o otimizar todos os processos da sua loja de conveniência. 

Alguns exemplos de como nosso sistema facilita seu trabalho: 

  • PDV para frente de caixa; 
  • Controle de estoque;
  • Relatório de fluxo financeiro;
  • Pedidos e orçamentos para controlar comissão de vendedores;
  • Emissão de documentos fiscais.

Agora que você já sabe o que é uma loja de conveniência e algumas dicas para abrir uma, já deve ter em mente se vale a pena ou não investir neste ramo de negócio. 

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