Saber como fazer uma inauguração de loja é muito importante, principalmente quando o assunto é um novo ponto de venda (PDV). Afinal, é a oportunidade perfeita para destacar o seu negócio e causar uma boa impressão com os potenciais clientes.
Para que o evento seja um sucesso, é preciso de um planejamento. Por isso, no decorrer desse artigo você encontrará dicas práticas e criativas para a inauguração da sua loja. Confira!

Antes de tudo, entenda a importância da inauguração de loja
De início, todo dono de loja deve ter em mente que um evento é uma excelente oportunidade de mostrar o próprio negócio. Dessa forma, aqueles que estarão presentes na inauguração podem, simplesmente, se transformarem em consumidores fieis num futuro próximo.
Além disso, a inauguração de uma loja é um ótimo estímulo do famoso “boca a boca”. Afinal, um novo ponto de venda é sempre indicado ou comentado por muitas pessoas.
Outro ponto importante, é que fazendo um evento de inauguração você aproveita uma mídia orgânica. Assim, gera curiosidade, divulga seu negócio e atrai novas pessoas de uma só vez. Fica a dica!
O planejamento para a inauguração de loja
Apesar de ser apenas uma das muitas etapas para a organização da inauguração, o planejamento é um item essencial.
Geralmente, quando se tratar de divulgar um novo PDV, é comum que o gestor ou dono de loja pense apenas no dia do evento. Afinal, o holofote deve ser apontado para a recepção dos novos clientes. Porém, além disso existem pontos a serem organizados tanto antes, quanto depois do dia.
Para te ajudar, listamos abaixo pontos essenciais para não esquecer de incluir no planejamento da sua inauguração:
- Melhor data para a inauguração: lembre-se que uma segunda-feira todo mundo trabalha, por exemplo.
- Quantas pessoas seu estabelecimento está preparado para receber durante a inauguração: você pode optar por fazer um coquetel apenas para convidados, por exemplo.
- Defina um valor de investimento para o evento: isso inclui petiscos, decoração, brindes e etc.
- Alinhe uma campanha de divulgação on e offline: lembre-se que ela deve começar antes da inauguração e se estender até um período depois do evento.
Dicas do que você pode fazer na inauguração de loja
Depois de ter anotado todos os pontos importantes, é hora de pensar nas ações. Afinal, são elas que irão diferenciar a sua loja dos concorrentes e gerar uma boa lembrança.
Abaixo você poderá conferir algumas sugestões para se inspirar. Mas, lembre-se, tudo dependerá do contexto atual do seu negócio, do seu público-alvo e também do orçamento disponível.
1. Defina o estilo da inauguração da loja
A partir do seu segmento de atuação, você pode optar por um happy hour ao ar livre ou um coquetel à noite, por exemplo.
Detalhes como esse também podem te ajudar a definir o cardápio, as bebidas ou decoração.
2. Planeje promoções exclusivas
Para uma inauguração de sucesso é preciso fazer com que os potenciais clientes conheçam os seus produtos ou serviços. Por isso, nada melhor do que oferecer promoções exclusivas, válidas apenas para o dia do evento.
Assim, além de aproveitar o momento, o público também tem a chance de conhecer seu atendimento. E você, enquanto empreendedor, também tem a oportunidade de fidelizar clientes.

3. Faça parceria com um influenciador digital para o dia do evento
A partir da parceria com influenciadores você pode alcançar um grande número de pessoas também no digital.
Por isso, aproveite para promover a inauguração através das redes sociais. Dessa forma, você terá um porta-voz mostrando tudo sobre a sua loja durante o evento.
→ Leia também: Parceria com influenciadores: ótima alternativa para divulgar o seu negócio
4. Prepare um brinde especial para a inauguração
Lembre-se que todo cliente adora ganhar brindes, não importa o valor. Um mimo sempre faz sucesso entre a maioria dos consumidores, e por isso vale a pena investir.
Na inauguração, escolha um brinde que tem a cara da sua loja. E um detalhe importante: se tiver a sua logo no brinde é ainda melhor.
Por exemplo, se você vai inaugurar uma loja de cosméticos, personalize itens que o seu público-alvo utiliza no dia a dia, como um creme para as mãos, lixas de unhas, máscaras faciais, vouchers e etc.
Agora que você já sabe como fazer uma inauguração de loja de sucesso, é hora de conhecer um sistema automatizado para otimizar a gestão do seu negócio. O Zendar é o software ideal para a gestão eficiente de lojas de diversos segmentos.