Dia dos Namorados 2024: confira 5 estratégias de vendas

Roupas, sapatos, acessórios, perfumes e até jantares especiais. Essas são algumas das opções de presentes para o Dia dos Namorados, considerado a data comercial mais movimentada depois do Dia das Mães e do Natal. 

Em 2022, o número de compras online aumentou quase 10% durante o Dia dos Namorados. Dois anos se passaram e a expectativa do mercado é ainda maior. E com isso, empreendedores que buscam se destacar sempre estão à frente com ideias inovadoras para aproveitar a data. 

Por isso, neste artigo, separamos 5 estratégias de venda para o Dia dos Namorados. Desperte sua criatividade e faça o possível para aplicá-las em seu negócio. 

Por que investir em datas comemorativas? 

Antes de nos aprofundarmos em dicas de vendas, é preciso entender a importância do planejamento comercial para feriados e datas comemorativas

Não importa o tamanho da sua empresa, algumas datas comerciais podem e devem fazer parte dos planos de ação do ano. Quanto mais personalizada e humanizada for a sua marca, maiores são as chances de fidelização de cliente. Momentos como o Dia dos Namorados são fundamentais para isso. 

Em 2024, o Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho no Brasil, será em uma quarta-feira. Entretanto, é essencial impulsionar seu planejamento de vendas com estratégias de antecipação durante todo o mês de junho. Dessa forma, divulgará o seu negócio e ajudará os consumidores a encontrarem presentes com produtos da sua marca, ou adquirirem experiências com a sua empresa. 

Assim, vemos que datas comemorativas são excelentes oportunidades para criar ações que geram conexões e melhoram o relacionamento entre o cliente e a marca. Se você ainda não desenvolveu ideias para o seu nicho de atuação, a seguir separamos estratégias que podem impulsionar as vendas para o Dia dos Namorados. 

5 estratégias de venda para o Dia dos Namorados

Agora que você já compreendeu a importância das datas comemorativas no planejamento comercial da sua empresa, vamos nos aprofundar em 5 estratégias de venda para o Dia dos Namorados.

Caixa de presente vermelha em formato de coração com um laço dourado sendo entregue de uma pessoa para outra

Kits de presente

Essa é uma ideia para aumentar as vendas em qualquer momento do ano, mas principalmente em datas comemorativas como Dia dos Namorados. 

Seja com produtos, serviços ou experiências, existe a oportunidade de criar kits atrativos para presente. Um exemplo comum para essa estratégia é no ramo de cosméticos e produtos de beleza, em que você pode encontrar um conjunto de perfume e itens de maquiagem por um valor especial.   

No entanto, é claro que para criar kits interessantes para o consumidor e para o seu negócio, é preciso avaliar os gastos de cada mercadoria e as possibilidades de lucro com as vendas. 

Parcerias estratégicas locais 

Além de criar kits de presente, outra forma de impulsionar as vendas no mês de junho é formando parcerias com outros negócios locais. Se a sua empresa atua mais de forma física e regional do que e-commerce, atente-se às dicas a seguir. 

A parceria local pode oferecer benefícios mútuos, aumentar a visibilidade da marca e proporcionar aos clientes uma experiência mais humanizada. No contexto do Dia dos Namorados, essas colaborações podem criar ofertas exclusivas que atraem consumidores novos e impulsionam as vendas.

Uma ideia de ação para trabalhar com uma parceira local é criar pacotes ou serviços que combinem especialidades das duas empresas, aumentando o alcance dos dois negócios, por exemplo, uma cabeleireira e manicure

Ainda, existe a oportunidade de colaboração entre empresas diferentes, mas que se complementam nas ideias de presentes, como é o exemplo de floricultura e confeitaria.  

Promoções especiais

Da mesma forma que kits de presente, as promoções especiais para o Dia dos Namorados também são importantes. 

Um boa estratégia de oferta é a: “compre 1, leve 2”. Pensando em casais, uma marca de acessórios pode oferecer duas pulseiras pelo preço de uma, por exemplo. 

Claro que, para colocar em prática as ações de vender um produto e o cliente levar dois, é preciso analisar o contexto financeiro da sua empresa. 

Sendo assim, muitos cálculos devem ser levados em consideração para aplicar essa campanha, desde o preço final do produto até as margens de lucro em quantidade de venda. 

Personalize seu produto ou serviço

Se você trabalha com venda de produtos, a personalização é um diferencial para o Dia dos Namorados. Essa ação permite que os consumidores criem presentes únicos e significativos, refletindo a personalidade e os gostos do parceiro ou parceira. 

Já se o seu setor é de restaurante ou bar, um cardápio especial para a data também é uma ação de destaque. Desenvolva sobremesas com detalhes de coração e temática de romance, ou crie ambientes aconchegantes com uma decoração personalizada. Dentro do possível, a criatividade pode ir longe. 

No Dia dos Namorados, a personalização do seu produto ou serviço pode tornar um presente ainda mais especial, fortalecendo laços emocionais, incentivando compras e fidelizando o cliente para outras datas comemorativas. 

Organização para vendas no Dia dos Namorados 

Agora que você já entendeu a importância de investir em ações para datas comerciais e conferiu 4 estratégias de venda para o seu negócio, vamos falar sobre como organizar as vendas no Dia dos Namorados. 

Homem branco de cabelos escuros e lisos dando um beijo na bochecha de uma mulher negra de cabelos escuros e enrolados enquanto ela abre uma caixa de presentes

Assim como em outras datas comemorativas, essa também pede uma atenção maior a parte organizacional da empresa, como o estoque e o controle de caixa atualizado.  

Se você planeja grandes ações para o seu negócio, ele precisa estar preparado para um grande número de vendas. Para isso, a organização de estoque em tempo real é fundamental. 

Dessa maneira, você pode oferecer produtos que sempre estarão disponíveis e estocados na medida certa, sem correr risco de faltar ou ter algo em excesso. 

Assim, um sistema de gestão online pode te ajudar a ter controle do que entra e sai na empresa, bem como a quantidade financeira que você movimentou ou não. 

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Além disso, a comunicação das plataformas do Zendar é simplificada, facilitando o entendimento e agilizando o dia a dia de serviço. Outros destaques do sistema ERP são:

  • PDV para frente de caixa;
  • Pedidos e orçamentos;
  • Gestão financeira;
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