Decoração de loja: dicas para atrair mais clientes

Você, como consumidor, com certeza se lembra do último estabelecimento que visitou com uma decoração diferenciada. Seja por um visual chamativo com cores vibrantes, ou por uma estética mais clara e delicada, mas que dizia tudo sobre a marca. Essa é a importância de decoração de uma loja. 

Agora, você, como empreendedor: é preciso entender como o ambiente faz a diferença na experiência do consumidor. Aqui, não falamos de algo extravagante ou exagerado, e sim, de detalhes que comuniquem e reforcem a estética da marca, atraindo mais clientes para a loja. 

Pensando nisso, o Zendar preparou um artigo completo com dicas para melhorar suas vendas investindo na decoração da sua loja. Continue a leitura e veja o que pode mudar em seu estabelecimento! 

 

decoração de loja clara com chapeu de palha e cordas com móveis de madeira

 

 

Por que investir na decoração de loja? 

Antes de nos aprofundarmos em dicas para investir em decoração de loja, é necessário compreender a importância disso para atrair mais clientes. 

Investir no visual de um estabelecimento vai muito além de criar um ambiente bonito. A forma como um espaço é apresentado afeta diretamente a percepção e as emoções do consumidor. 

Para entender isso, vamos pensar em como o cérebro humano processa informações visuais. Tudo acontece muito mais rápido do que qualquer outro tipo de estímulo, o que significa que as primeiras impressões são essenciais. 

Dessa forma, uma loja bem decorada pode captar imediatamente a atenção do cliente, transmitir os valores da marca e influenciar suas decisões de compra

Assim como uma decoração que não se enquadra com a proposta pode impactar negativamente. 

Cada detalhe pode criar um ambiente acolhedor e agradável, estimulando os clientes a passarem mais tempo na loja e, consequentemente, a realizarem compras.

 

4 dicas para investir em decoração

Agora que você entendeu como a decoração da loja pode influenciar no aumento de audiência, vamos nos aprofundar em dicas de como fazer isso com eficiência. 

Essência da marca

O primeiro passo é ter a essência da marca estruturada de forma clara. O estilo que você deseja trazer para o ambiente é um ponto importante para avaliar, por exemplo, se deseja atrair algo clássico ou moderno. 

Dessa forma, a estética fica alinhada com todas as estratégias do negócio.

Público-alvo

Quando a essência da marca está alinhada, partimos para outro ponto de análise: a audiência. 

Uma boa decoração deve estar alinhada ao perfil do público-alvo. Ao conhecer os gostos e preferências da sua audiência, é possível criar um espaço que reflita seu estilo de vida e valores. 

Quando os consumidores se identificam com o ambiente, sentem-se mais conectados emocionalmente à marca, o que pode aumentar a lealdade e, consequentemente, as vendas. 

Além disso, essa identificação também reforça a ideia de pertencimento e cria uma experiência de compra mais imersiva, onde os clientes sentem que estão em um lugar que reflete sua personalidade e desejos.

Financeiro disponível

Assim como para tudo em um negócio, é preciso avaliar o limite de investimento disponível. Na decoração, esse é um passo importante. 

Busque alinhar seus itens decorativos com os valores disponíveis para isso, sem ultrapassar orçamentos mirabolantes a fim de deixar o visual mais atrativo. Lembre-se do equilíbrio necessário na gestão de um estabelecimento. 

Datas comemorativas estratégicas

Importante: a decoração da sua loja pode e deve ser variável. 

Dessa forma, pensando em datas comemorativas, como Natal, época de Festa Junina ou Dia dos Namorados, invista em detalhes que remetam o clima do momento.  

 

decoração de loja com vitrine de Natal

 

Como melhorar a decoração da sua loja

Depois das dicas para investir em decoração, separamos alguns tópicos e setores para redobrar o cuidado na hora de pensar na estética da sua loja. 

Fachada 

Lembre-se: a primeira impressão é a que fica. Uma decoração estratégica pode fazer com que sua loja se destaque e crie uma memória positiva no subconsciente do consumidor. 

Elementos visuais impactantes, relacionados com o conceito da sua marca, como vitrines bem elaboradas, sinalização clara e organização intuitiva, são detalhes essenciais para atrair a atenção e gerar curiosidade.

Iluminação

Ao entrar na loja, a iluminação adequada também é uma peça fundamental na decoração. Luzes bem planejadas podem destacar itens específicos, criar um ambiente mais acolhedor e guiar o cliente pelo espaço de forma intuitiva. 

Além disso, diferentes tipos de luzes, como amarelas e quentes ou brancas mais frias, podem gerar diferentes emoções nos consumidores, afetando seu comportamento de compra. 

Uma loja bem iluminada transmite profissionalismo, confiança e conforto, enquanto um ambiente mal iluminado pode afastar clientes ou passar uma imagem de desorganização e descuido.

Cores 

Não é a toa que existe todo um estudo sobre a psicologia das cores, elas podem impactar diretamente na experiência do consumidor. 

Como por exemplo, cores mais quentes como vermelho e laranja podem induzir uma sensação de urgência, muito utilizada para promoções e descontos. Enquanto tons mais suaves como azul e verde transmitem calma e confiança.

Seja nas pinturas das paredes ou nos itens de decoração, saiba identificar quais cores combinam com a estética da sua marca. 

Móveis

Da mesma forma, a escolha e a disposição dos móveis devem ser analisadas com cuidado, pensando na decoração adequada para a loja. 

Pensando nisso, sofás, cadeiras e poltronas bem posicionados podem proporcionar uma pausa confortável para o momento da visita, também incentivando os clientes a permanecerem mais tempo na loja, melhorando a experiência de compra.

Sistema de gestão organiza sua loja

Agora que você já entendeu como uma decoração bem pensada faz toda a diferença em uma loja, é preciso lembrar que a organização deve ir além do visual. 

Uma boa gestão nos processos de trabalho faz com que o negócio seja fluido e tenha cada vez mais sucesso. Um sistema como o Zendar, ideal para e-commerece ou lojas físicas, possui funcionalidades completas para varejo ou atacado. 

 

  • Controle financeiro;
  • Organização de estoques;
  • Emissão de documentos fiscais;
  • Pedidos e orçamentos;
  • Trocas e devoluções;
  • Frente de caixa (PDV);

Tudo isso hospedado em uma interface intuitiva para a experiência do usuário ser ainda mais positiva. Para saber mais sobre como nosso sistema de gestão pode otimizar os processos da sua loja, entre em contato com um de nossos especialistas.

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