Consignação de produtos: Vantagens e desvantagens para o lojista!

A consignação de produtos é uma alternativa interessante para quem deseja vender, mas sem investir em uma fabricação própria. 😉

Com essa proposta, é possível fechar acordos flexíveis e ter um estoque pronto para negociar com os clientes, pagando apenas por uma taxa de comissão.

Por outro lado, essa alternativa apresenta alguns pontos de atenção, especialmente em relação à autonomia na escolha e customização das mercadorias.

Nesse caso, é fundamental avaliar essas vantagens e desvantagens antes de tomar uma decisão e escolher esse modelo para o seu empreendimento.

Confira os pontos de maior destaque da consignação de produtos e entenda como essa alternativa funciona na prática!

O que é consignação de produtos?

A consignação de produtos é uma operação onde o fornecedor deixa alguns dos seus produtos com outra empresa ou pessoa física para vender e recolhe uma porcentagem de comissão se a negociação for bem-sucedida. 🤝

Na prática, é como um empréstimo de mercadorias, onde o intermediador recebe os artigos e consegue exibir para o público consumidor, enquanto o fabricante não precisa realizar esse processo de oferta.

Essa proposta é flexível para negócios que desejam começar as atividades, mas sem precisar produzir os itens do zero. Além disso, também é uma alternativa para fornecedores que querem comercializar o estoque com mais praticidade.

 

Como funciona a consignação de produtos?

A consignação de produtos é uma prática simples, onde o fornecedor disponibiliza uma parte das mercadorias e recebe uma comissão a cada venda. Além disso, os produtos não comercializados podem retornar ao estoque, sem prejuízos.

Inicialmente, um vendedor, pessoa física ou jurídica, interessado nos itens apresenta uma proposta de parceria para o fabricante ou indústria que desenvolve os artigos.

Com isso, é possível combinar o empréstimo do estoque, e não apenas de quais peças serão disponibilizadas, mas também o período de negócio e o valor da comissão. É comum que o fornecedor cobre uma taxa fixa por unidade. 💵

Por exemplo, uma loja de roupas pode querer vender produtos em consignação. Nesse caso, uma indústria de calças oferece 50 peças para a negociação em 30 dias, com taxa de R$30 por unidade. Se a loja conseguir 30 acordos, a fábrica recolhe R$900 e as 20 peças restantes.

Enquanto isso, o lucro do empreendimento intermediador dependerá do valor que ele anunciar cada peça. No cenário, se negociar as calças por R$60, ainda terá um lucro de R$30 por item, sem precisar produzir o estoque do zero.

Além disso, a flexibilidade de negociar os prazos e condições também torna o procedimento mais interessante para vendedores que desejam expandir sua loja e faturamento.

Como emitir nota fiscal de produtos em consignação?

Se você está trabalhando com a consignação de produtos, deverá emitir a nota fiscal referente à venda com o cliente final, além de se atentar para todos os detalhes que acompanham esse documento. 📃

Por exemplo, se existir algum erro na tributação ou no preenchimento do comprovante, é responsabilidade da loja corrigir o envio.

A emissão da nota de saída deve acompanhar o Código Fiscal de Operações e de Prestações (CFOP) 5.919 ou 6.919, dependendo da operação, além de detalhar que se trata da venda de um produto em consignação.

Enquanto isso, o fornecedor das mercadorias deve emitir uma nota em remessa, com as devidas especificações. Esse procedimento não é obrigatório para as lojas e vendedores, que precisam apenas seguir as orientações fiscais de venda convencional.

O lançamento da nota fiscal de saída é simples, e pode ser realizado em um programa fiscal padrão. No entanto, por se tratar de uma operação de vendas diferenciada, que demanda maior controle da loja, vale a pena utilizar um sistema de gestão integrado, para não cometer erros no lançamento.

 

Quais os tipos de consignação de produtos?

Existem dois tipos de consignação de produtos, por parte de quem empresta as mercadorias e de quem recebe. O cenário mais comum é de vendedores que adquirem os artigos para revender em seu estabelecimento.

Geralmente, a proposta de empréstimo ocorre em indústrias ou fornecedores com linhas de produção mais desenvolvidas, permitindo liberar o estoque sem que isso afete suas atividades rotineiras. ✍️

Enquanto isso, o tipo de consignação de produtos mais famoso é o empréstimo por parte do vendedor, que pode ocorrer em diversos segmentos e cenários, com pequenas ou grandes empresas.

Não é necessário ter uma marca consolidada para trabalhar com esse tipo de mercadoria, sendo uma alternativa acessível e flexível para os lojistas.

Quais os benefícios da consignação de produtos para o lojista?

Se você está considerando trabalhar com produtos em consignação, mas ainda tem dúvidas se vale a pena, confira alguns dos benefícios que acompanham essa proposta de venda:

Vender sem fabricação própria

Para quem está começando um novo negócio e quer ampliar as atividades sem precisar gastar com fabricação própria, a consignação de produtos é uma opção interessante, uma vez que permite a comercialização de diversos produtos sem a produção interna.

Dessa forma, o lojista consegue aumentar seu catálogo de ofertas com facilidade, além de ter os produtos a pronta-entrega e disponíveis para mostruário. 😎

Como essa proposta é acessível em diversos nichos, também é uma maneira de diversificar o segmento da loja e alcançar diferentes públicos com facilidade e custo-benefício atrativo.

Muitos empreendimentos enfrentam dificuldades em aumentar sua linha de produção, seja por investimentos, espaço ou outros recursos. No entanto, com a consignação de produtos, é possível trabalhar sem fabricação própria, mas garantindo a qualidade dos itens e conquistando os clientes.

Além disso, existe a possibilidade de negociar as condições de comissão e retorno das mercadorias, permitindo que o processo combine com o perfil e com as necessidades do lojista.

Reposição de estoque facilitada

Ainda, vale a pena reforçar que a consignação de produtos facilita a reposição do estoque e reduz os prejuízos que o vendedor costuma ter em operações tradicionais.

Por exemplo, se ele solicita a compra de mais mercadorias para atender a demanda, mas ocorre uma diminuição na procura, esses artigos parados em estoque podem representar uma perda de recursos. 🚚

No entanto, isso não acontece com os produtos em consignação, visto que o excedente volta para o fornecedor, sem perda de estoque. Isso permite que o empreendedor tenha mais tranquilidade e controle nos pedidos de reposição.

 

Quais os pontos de atenção com a consignação de produtos?

Por outro lado, antes de começar a trabalhar com a consignação de produtos é importante conferir alguns pontos de atenção que acompanham esse modelo. Confira abaixo:

Dependência do fornecedor

Apesar das facilidades de reposição no estoque e solicitação de pedidos, o lojista ainda terá uma certa dependência do fornecedor, uma vez que precisará seguir seu cronograma de entrega e disponibilidade de mercadorias. 🤔

Isso significa que nem sempre será possível ter um calendário alinhado com as suas demandas, mas sim com a possibilidade de entrega do fabricante. O mesmo se aplica para repor peças, por exemplo.

Dessa forma, exigirá um controle mais centralizado por parte do lojista, além de atenção para não ter problemas caso surja um imprevisto ou emergência relacionada às vendas.

Menor autonomia nos produtos

Além disso, vale mencionar que o lojista possui menor autonomia para decidir como serão os produtos vendidos no seu negócio, por chegarem já prontos, sem possibilidade de customização.

Por não ser uma fabricação própria e local, o intermediador da negociação apenas oferece as mercadorias disponibilizadas.

Embora estejam alinhadas com a sua oferta e proposta de vendas, podem não ter os elementos ou características desejadas, e sem a chance de mudança, pelo estoque já estar completo.

Para quem deseja comercializar itens customizados em sua loja, a consignação de produtos traz esse ponto menos flexível. 🤨

 

Como gerenciar produtos em consignação?

Se você analisou essa proposta e decidiu que deseja vender produtos em consignação na sua loja, existem algumas dicas que facilitam o controle e monitoramento das operações, trazendo mais confiança e tranquilidade para a sua gestão. Confira algumas recomendações:

Tenha uma lista de todos os produtos

Antes de começar a vender, lembre-se de separar uma lista com todos os produtos em consignação disponibilizados pelo fabricante.

Esse é o primeiro passo para o lojista ter maior controle sobre os itens em sua responsabilidade, além de montar um planejamento mais concreto com projeções de faturamento e estratégias de vendas, por exemplo. 👨‍💻

Por isso, separe documentos detalhados sobre os artigos na remessa. Se possível, realize essa separação com as notas fiscais ou recibos que acompanham cada peça.

Armazene em um estoque separado

Em seguida, após confirmar o recebimento de todos os itens da sua consignação de produtos, vale ter atenção também no armazenamento, optando por um estoque separado, se possível.

Caso o negócio já tenha seus próprios produtos, misturar a remessa emprestada pelo fabricante tornará o controle mais difícil, visto que, ao final do contrato, o excedente precisará ser retornado.

Assim, é interessante separar um local único para as mercadorias em consignação, tornando o manuseio e busca mais simples, além de facilitar o monitoramento. 📦

Se você possuir um sistema de gestão integrado que monitora múltiplos locais de estoque, como a solução do Zendar, por exemplo, o gerenciamento será ainda mais acessível.

Monitore as entradas e saídas

No dia a dia de vendas, lembre-se de monitorar as entradas e saídas de produtos, especialmente para ter um controle eficiente das mercadorias e atualizar suas previsões de vendas.

A recomendação é conferir diariamente todas as operações de vendas e recebimentos, atualizações de estoque ou eventual recolhimento dos itens que estavam com você.

Por isso, mantenha um documento com as entradas e saídas de recursos relacionados aos produtos, sejam vendas ou interações com o fabricante. É possível realizar essa verificação manualmente, em um livro contábil ou com planilhas.

No entanto, ter tecnologias especializadas também facilita esse monitoramento, especialmente uma plataforma que integra o financeiro e o estoque, como o Zendar.

Tenha um sistema de gestão

Existem várias ferramentas digitais que auxiliam o lojista em suas operações de vendas, mas ter um sistema de gestão é fundamental para trabalhar com a consignação de produtos.

Essa plataforma não apenas é orientada para o controle de produtos e de vendas, como também existem diversas alternativas com funções desenvolvidas para o empreendedor, como a solução do Zendar, por exemplo. 👍

Além de automatizar uma série de rotinas internas, os recursos do nosso software de gestão online integram os estoques e atualizam as informações a cada venda, com funções alinhadas para facilitar os registros.

Dessa forma, as chances de se perder na administração das mercadorias ou realizar cálculos errados diminuem consideravelmente, integrando os dados mais importantes em um único painel.

 

Vale a pena trabalhar com produtos em consignação?

Trabalhar com a consignação de produtos é uma alternativa diferente para o lojista, e é importante avaliar se ela é interessante para o seu negócio. 🧐

Analise se a operação combina com a proposta do seu empreendimento e se faz sentido operar com esse modelo em vez de uma fabricação própria, por exemplo.

Além disso, certifique-se de ter as ferramentas corretas para colocar essa oferta em prática, com plataformas de controle e estratégias que tragam mais tranquilidade nas vendas.

Por esse motivo, vale a pena conhecer mais sobre os produtos em consignação, mas se preparar para utilizá-los no seu negócio. Para começar, é interessante ter um sistema de gestão completo, como do Zendar, com todas as funcionalidades para você e sua equipe se organizarem.

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