Enviar encomendas pelo Correio é uma das alternativas mais práticas e seguras que o vendedor pode utilizar nos seus desvios. 😉
Com um sistema confiável, que atua em todo o Brasil, a companhia se destaca entre as transportadoras.
No entanto, empreendedores iniciantes podem ter dúvidas sobre esse processo, sem saber qual a opção ideal para escolher na hora de despachar mercadorias.
Nesse caso, para aproveitar os benefícios que a empresa oferece, vale a pena entender as etapas de envio e conferir algumas dicas para obter o melhor custo-benefício.
Para te ajudar, preparamos um passo a passo de como enviar encomendas pelo Correio, além de trazer as principais informações sobre esse processo e dicas para torná-lo mais prático na sua loja!
Como enviar encomendas pelo Correio?
Enviar encomendas pelo Correio é um processo simples, mas que demanda atenção do empreendedor, para atender à todas as etapas e não esquecer detalhes importantes para a correta entrega do produto.
Nesse caso, vale a pena conferir um passo a passo de como preparar suas mercadorias e enviá-la para os clientes:
1. Prepare a embalagem
O preparo da embalagem é uma das etapas mais importantes para enviar encomendas pelo Correio, pois garante a segurança do produto e reduz as chances de danificá-lo no transporte.
Por isso, garanta que o material seja resistente, como caixas de papelão apropriadas para o tamanho da mercadoria. 📦
Ainda, vale a pena investir em plástico-bolha ou isopor para acomodar o produto, evitando que ele se desloque no trajeto.
Todas essas preparações devem ser realizadas antes de enviar encomendas pelo Correio. No entanto, se a embalagem não estiver correta para os padrões da empresa, existe a possibilidade de adquirir caixas especiais no momento do envio.
Além disso, lembre-se de anexar as informações de remetente e destinatário na embalagem. Esses são os dados mais importantes do envio, que permitem aos Correios identificar o endereço de entrega.
2. Anexe a nota fiscal
Ao enviar encomendas pelo Correio, é fundamental que a embalagem já acompanhe a nota fiscal do produto.
Algumas empresas anexam dentro do conteúdo, outras disponibilizam do lado de fora, com a devida proteção plástica.
Em ambas as situações, é essencial realizar a emissão da nota antes de começar a preparar o envio. 🖨
A recomendação é imprimir esse documento no momento em que o pedido é processado e o pagamento é aceito. Dessa forma, além de agilizar o envio da encomenda, já com nota fiscal, também evita problemas com a Receita Federal.
Nesse caso, um software de gestão online pode automatizar essa etapa, facilitando para o vendedor despachar o produto.
3. Vá até uma agência dos Correios
Com a embalagem e a nota fiscal, vá até uma das agências dos Correios para iniciar o processo de envio.
O site oficial da instituição disponibiliza uma lista e um mapa dinâmico para você localizar a unidade mais próxima direto pela internet.
Após encontrar a agência que melhor te atenda, compareça presencialmente para enviar encomendas pelo Correio.
4. Informe qual a modalidade de envio
Atualmente, existem diversas modalidades para enviar encomendas pelo Correio. Algumas das mais populares incluem:
- PAC;
- Sedex;
- Sedex 12;
- Sedex 10;
- Sedex Hoje.
Existem outras disponíveis, e a agência pode informar a lista completa de opções, dependendo do tipo do produto e urgência.
É importante se atentar para essa etapa, pois cada modelo de envio possui um custo e um prazo de entrega. 🏃♂
Além disso, na compra pelo site o cliente pode ter optado por um formato específico, como Sedex ou entrega padrão PAC.
Nesse caso, confira todos os detalhes antes de escolher a modalidade para despachar a mercadoria.
5. Realize o pagamento do despacho
Após escolher o formato de entrega, será possível ter conhecimento do valor total do despacho, que inclui a embalagem, o peso e o formato.
Além disso, é possível contratar serviços adicionais, como a opção “Entrega em mãos”, que apenas o titular recebe a encomenda, e a emissão do Aviso de Recebimento, que o destinatário assina para o vendedor, mesmo em outro estado.
Esses serviços não são obrigatórios, e o remetente pode optar por enviar somente a encomenda. Nesse caso, deverá pagar pelo frete e peso do produto. 💵
6. Atualize o cliente
Por fim, após realizar o pagamento e enviar encomendas pelo Correio, vale a pena atualizar o cliente sobre o status do envio.
Informe que o pedido já foi postado e anexe o código de rastreamento que a própria empresa fornece para os clientes.
Com esse número, o destinatário poderá acompanhar, de forma independente, as etapas do envio pelo site dos Correios.
Além disso, ao atualizar o pedido, será possível informar uma previsão de entrega, para que o comprador fique preparado.
Quanto custa enviar encomendas pelo Correio?
O valor para enviar encomendas pelo Correio é relativo, pois depende de uma série de critérios, como dimensão do pacote, modalidade de envio e peso. Os valores padrão das caixas são a partir de R$8, além da taxa para o destino. 💸
A diferença entre CEPs também é um elemento que pode influenciar no preço, pois localidades muito distantes possuem uma taxa maior.
No entanto, a companhia disponibiliza um simulador de preços que permite ao usuário calcular o prazo e o preço da encomenda conforme sua necessidade.
É possível incluir dimensões e peso da embalagem, além do endereço de origem e destino da encomenda.
Dessa forma, o remetente poderá ter uma previsão do valor que precisará pagar de frete, além de avaliar quais as possibilidades de envio com o melhor custo-benefício.
Qual a importância do sistema ERP para enviar encomendas pelo Correio?
Investir em um sistema ERP é fundamental para enviar encomendas pelo Correio de maneira mais prática e segura.
Muitos empreendedores podem não considerar essa solução na sua rotina de entregas, mas vale a pena ter um software de gestão para facilitar o dia a dia.
Veja porque um sistema ERP é importante para planejar as suas encomendas:
Logística de entrega
Um sistema de gestão online permite que o vendedor tenha uma logística de entrega mais eficiente, oferecendo opções práticas para o cliente e que auxiliam na sua organização.
Por exemplo, uma plataforma integrada ajuda no cálculo do frete, não apenas para o cliente, mas também para a empresa, caso esteja trabalhando com envios gratuitos ou promoções de desconto.
Além disso, para quem oferece mais de uma alternativa de produto, o sistema ERP possibilita cadastrar as opções para o cliente escolher. 💻
As informações acompanham o pedido na central de controle de estoque, e o gestor não precisará se preocupar com as etapas mais complexas na logística de entregas.
Geração de nota fiscal
Ao enviar encomendas pelo Correio, é essencial que o produto já acompanhe a nota fiscal, um documento obrigatório para as lojas e um direito do consumidor.
Com uma plataforma ERP, é possível não apenas receber os pedidos e pagamentos, gerando a nota automaticamente, como também integrar o recurso com os Correios.
Dessa forma, a emissão da nota ocorre mais rapidamente, identificando o frete e com impressão no padrão utilizado pela companhia.
Isso facilitará a rotina do vendedor, e também reduz as chances de problemas de tributação por enviar encomendas sem a geração da nota fiscal eletrônica.
3. Atualização de informações
Muitas lojas iniciantes podem acreditar que enviar encomendas pelo Correio não demanda uma ferramenta especializada de integração, mas o sistema de gestão para pequenas empresas é fundamental para ajudar na atualização de dados.
Uma plataforma especializada realiza a conexão entre servidores e loja virtual, permitindo informar ao cliente quais as etapas do envio.
Além disso, é uma maneira de manter o seu sistema atualizado, verificando os status das entregas em tempo real. ⏱
Assim, oferece mais transparência para o comprador, consolidando sua reputação no mercado, e trabalha com dados mais estruturados.
4. Experiência do cliente
Um sistema ERP apresenta grande importância para otimizar a experiência do cliente comprando na sua loja virtual.
Isso porque ele aumenta a satisfação do comprador com informações transparentes e atualizadas, além de cálculos rápidos de frete e a possibilidade de escolher várias opções de entrega.
Dessa forma, o cliente pode se sentir mais seguro na sua loja, além de poder acompanhar a encomenda diretamente pelos Correios, com praticidade e rapidez.
Para quem deseja se destacar entre os concorrentes e construir uma marca com credibilidade, vale a pena investir em um sistema ERP para enviar encomendas pelo Correio.
Perguntas frequentes sobre como enviar encomendas pelo Correio
Antes de enviar encomendas pelo Correio, vale a pena tirar algumas dúvidas que podem ser comuns entre vendedores iniciantes. Confira mais detalhes sobre essa operação:
Quais os tipos de embalagem que o Correio aceita?
Os Correios não são específicos quanto ao tipo de embalagem que pode ser usada nos envios, mas orienta que o produto esteja bem protegido.
Não é necessário utilizar as embalagens que eles fornecem nas agências, podendo escolher pacotes de papelão, papel ou plástico. Além disso, algumas pessoas optam por madeira ou metal.
Entretanto, é importante considerar que isso interfere no peso da encomenda, e, consequentemente, torna o frete mais caro.
Algumas empresas também disponibilizam embalagens personalizadas para enviar encomendas pelo Correio. Nesse caso, pode ser uma alternativa interessante, por não existir restrições quanto às embalagens.
Qual a forma mais barata de enviar encomendas pelo Correio?
A forma mais barata de enviar encomendas pelo Correio é pelo PAC. Esse modelo é o mais utilizado, tido como o padrão da companhia.
Na simulação do site do serviço, ele possui o preço mais acessível de frete, mesmo com pesos e destinos variados. 💸
Para confirmar a melhor alternativa para o envio, o usuário pode comparar o mesmo produto com PAC, Sedex e outro formato.
No entanto, o PAC também possui um tempo de entrega maior, dependendo da região. Por isso, vale a pena considerar se é mais interessante utilizar uma opção barata ou com entrega em menor tempo, dependendo do que o cliente escolher.
Como preparar uma encomenda para o Correio?
Para preparar uma encomenda para o Correio, é fundamental que a embalagem já estava fechada e lacrada. As orientações são utilizar fita para prender todos os lados corretamente.
Além disso, é importante que tenha o tamanho ideal para a mercadoria. O consumidor pode enviar uma caixa maior para um produto menor, mas os Correios não se responsabilizam por quebras ou danos se não estiver bem fixo.
É possível usar plástico-bolha, isopor ou outros preenchimentos do lado de dentro, mas a embalagem precisa estar lacrada por fora e sem adicionais além da nota fiscal, se desejar enviar anexada com plástico.
O que é etiqueta dos Correios?
A etiqueta dos Correios é um documento que traz informações sobre o produto, destinatário e remetente. Ela vai colada do lado de fora da embalagem.
É possível imprimir um modelo padrão no site da instituição, inclusive com preenchimento digitado, para tornar as informações mais legíveis.
No entanto, é necessário emitir em papel com cola, para anexar na embalagem. Além disso, precisa estar na parte de cima, visível. 📬
A etiqueta dos Correios não isenta o preenchimento da declaração de mercadoria, que os atendentes emitem no momento do envio.
Vale a pena enviar encomendas pelo Correio?
Enviar encomendas pelo Correio é uma das alternativas mais práticas, confiáveis e seguras do Brasil.
Esse serviço de entregas atua em todo o território nacional, inclusive em regiões remotas ou não cobertas por outras transportadoras.
Além disso, seu sistema é seguro, com ampla confiabilidade e diversas alternativas de envio para escolher. 📨
Assim, pode atender diferentes tipos de empreendimento e vendedores, desde iniciantes, até grandes corporações.
Por isso, vale a pena considerar enviar encomendas pelo Correio na sua loja, e seguir os passos simples para despachar a mercadoria de forma segura.
No entanto, é interessante acompanhar cada etapa internamente, por meio de um sistema de gestão online. Dessa forma, ele pode se conectar aos Correios e atualizar os dados em tempo real.
Por esse motivo, vale a pena utilizar o serviço para enviar encomendas, mas com uma plataforma ERP para tornar essa rotina ainda mais organizada e confiável.
A solução Zendar é ideal para te ajudar no envio das suas encomendas. Conheça nosso sistema de gestão online e tenha um gerenciamento completo do seu negócio!