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Conheça o checkout transparente e como ele pode ajudar sua loja virtual!

Muitos gestores podem questionar se o checkout transparente vale a pena na loja virtual, e, para responder essa dúvida, é fundamental conhecer mais sobre a opção.

Seu formato difere das modalidades tradicionais de pagamento online, que direcionam o usuário para a página da operadora.

Com praticidade e mais confiabilidade, esse formato permite que o cliente finaliza sua jornada sem grandes burocracias.

No entanto, trata-se de um serviço adicional, e nem todos os empreendedores possuem confiança na contratação.

Nesse caso, é importante conhecer mais sobre o serviço, como ele funciona e os benefícios de implementar no seu negócio. Confira essas e outras informações a seguir!

O que é o checkout transparente?

Checkout transparente é um recurso que permite ao consumidor realizar o pagamento sem ser redirecionado para um site externo.

Em outras palavras, o usuário permanece na mesma página para concluir sua jornada de compra na loja virtual.

Esse modelo difere do checkout convencional, por exemplo, que gera um encaminhamento de URL para o site da operadora, ou do,lightbox, um formato que emite uma janela sobreposta às informações da compra.

Todo o procedimento acontece na mesma página, permitindo que o usuário tenha mais praticidade e confiança no momento do pagamento.

No passado, as compras virtuais costumam direcionar o consumidor para outra página, que pertencia à empresa gestora da maquininha de cartão ou outra instituição financeira.

Embora fosse um local seguro para pagamento, muitas pessoas se sentiam receosas em concluir a compra por conta desse encaminhamento.

Com o checkout transparente, não é necessário abandonar a aba ou deixar de verificar as informações para concluir a compra. 

A responsável pelo pagamento continua sendo a operadora ou plataforma contratado, mas disponibilizando a ferramenta na mesma página, sem influenciar em outras ferramentas, como o sistema de gestão online integrado.

 

Como funciona um checkout transparente?

O checkout transparente funciona por meio de uma comunicação de dados entre a loja virtual e o processador de pagamento por meio de back-end, uma parte interna e estrutural do site, mas sem alterar o front-end, a página exibida ao usuário.

Geralmente, a programação de um site apresenta um código-fonte integrado, que realiza os direcionamentos do usuário conforme a interação. Cada página exibe um layout na frente e um código atrás, escondido do navegador comum.

Por esse motivo, para conectar os dados de pagamento com a operadora, no passado era necessário enviar o cliente para outra página.

No entanto, com o checkout transparente, a janela visível permanece a mesma, enquanto o código de conexão se modifica na parte escondida da página, que o consumidor não vê.

Assim, não existe o direcionamento para outro site, ao mesmo tempo em que é possível inserir os dados de cartão de crédito, débito ou transferência com mais segurança.

A loja virtual realiza a contratação de uma operadora ou uma plataforma bancária, e, com isso, integra a ferramenta em seu ambiente virtual.

Dessa forma, a companhia segue responsável pelo recebimento, mas sem levar o usuário para seu próprio site. Por isso é necessário contratar o serviço a parte caso trabalhe com e-commerce. Enquanto isso, a maioria dos marketplaces já trabalham com a alternativa.

Uma vez que a loja e o processador de pagamentos estão se comunicando, a compra pode ser finalizada por esse método.

 

Qual a importância do checkout transparente nas lojas virtuais?

O checkout transparente se tornou essencial para lojas virtuais que desejam passar mais confiança para os usuários, enquanto reduz as chances de desistir da compra.

Muitas pessoas desistiam de finalizar a operação no momento do pagamento. Existem alguns motivos para isso, e um dos principais é a falta de praticidade na etapa final, que exige os dados do cartão ou escolha da forma de embolso.

Ao ser direcionado para outra janela, o consumidor tinha que enfrentar mais burocracias para completar o pagamento, aumentando as chances de desistência.

Assim, o checkout transparente é uma solução para agilizar o processo e diminuir as taxas de abandono do carrinho no pagamento.

Enquanto isso, esse método é fundamental para que as lojas virtuais transmitam mais segurança para os compradores.

Afinal, o número de golpes e atividades criminosas na internet é alto, e os usuários devem se atentar para possíveis páginas maliciosas.

Ao ser direcionado para outra página no momento do pagamento, muitos clientes ficavam receosos de finalizar o processo e desistiam de comprar.

Com o checkout transparente, o usuário permanece na página da loja, e pode visualizar todas as informações sobre a compra enquanto seleciona a forma de pagamento.

Na prática, o processo se torna mais simples, amigável e acessível para o comprador, aumentando a conversão e diminuindo as barreiras de compras na internet.

Quais os benefícios do checkout transparente?

Implementar o checkout transparente pode trazer diversos benefícios para a sua loja virtual, e vale a pena conhecer esses pontos positivos enquanto avalia a alternativa para o seu negócio.

Veja algumas das vantagens que se destacam nessa opção:

Experiência de compra

O checkout transparente contribui para melhorar a experiência de compra dos usuários ao oferecer um pagamento simples, amigável e seguro.

Uma vez que não existe o direcionamento para outras janelas, o comprador se sente mais confiante em seguir com o preenchimento dos dados.

Enquanto isso, também pode ter uma experiência mais completa na página, visualizando informações importantes, como valor e frete, por exemplo, enquanto opta pela melhor opção de pagamento.

Além disso, não precisará lidar com o carregamento de uma nova aba ou mudar o layout para pagar. Esses elementos tornam a jornada mais fluída para o usuário, aumentando sua satisfação com o serviço.

Aumento de conversões

As conversões do carrinho para as compras pode ser comprometido pela mudança de janelas, principalmente pelas burocracias que aumentam no checkout convencional.

Com o modelo transparente, por outro lado, não existe uma alteração no layout, e todas as informações estão no mesmo ambiente, o que, inclusive, facilita o controle interno de índices como markup e ticket médio.

Isso é um incentivo maior para que o comprador conclua a operação, pois poderá confirmar os itens e seguir para o pagamento no mesmo local.

Mesmo que o carregamento de uma nova página demore segundos, pode ser o suficiente para que o cliente reconsidere.

Asism, o checkout transparente pode ser uma ferramenta que auxilia na sua conversão de vendas e maior número de finalizações na última etapa.

Aumenta a credibilidade da empresa

Com o checkout transparente, a empresa poderá aumentar sua credibilidade no mercado, oferecendo um site confiável e acessível para o público.

A operação que redireciona o usuário para outra página pode ser vista como uma prática maliciosa, e muitas pessoas têm receio de incluir seus dados de cartão de crédito.

No entanto, com esse modelo, não existe mudança de janela, e o consumidor continuará no mesmo layout da loja, estabelecendo um vínculo de confiança.

Diminuição do abandono de carrinho

Utilizar o checkout transparente também é fundamental para promover um aumento na conversão de vendas e reduzir as desistências.

Segundo a pesquisa encomendada pela empresa de marketing Moosend, em 2022 a taxa global de abandono de carrinho foi de 69%. No entanto, chegou a 75% em casos onde os usuários se depararam com um checkout longo.

Além disso, um layout amigável e simples de utilizar permitiu recuperar 20% de desistências.

Em outras palavras, a mudança de janela, carregamento de dados e maior tempo para finalizar a compra são elementos que aumentam as chances do cliente mudar de ideia na última etapa.

Com um recurso mais prático de checkout, o percentual de desistência pode diminuir, especialmente pelo usuário poder confirmar as informações e ver seus itens enquanto considera o pagamento.

Quais as principais empresas de checkout transparente?

Atualmente, diversas empresas e operadoras de pagamento disponibilizam checkout transparente para lojas virtuais.

Alguns dos principais nomes incluem administradoras de maquininha cartão de crédito, como: 

Outras plataformas, como Moip, também trabalham com essa alternativa para e-commerce, podendo ser contratadas para pagamentos na mesma página.

Vale reforçar que não é necessário ter uma maquininha da operadora para contratar seu serviço de checkout transparente 

A marca também não influencia em outras ferramentas e rotinas que a empresa possa ter, como sistema ERP.

A compra com 1 clique tem interferência do checkout transparente?

A compra com 1 clique não interfere no checkout transparente da loja virtual, uma vez que se trata de um serviço integrado.

Esse recurso foi criado para facilitar as operações de compra do consumidor, permitindo salvar seus dados e senha do cartão no perfil.

Dessa forma, nas próximas aquisições, não é necessário incluir todas as informações novamente.

Geralmente, essa opção de compra com 1 clique está disponível no próprio site da empresa ou da operadora de crédito.

Assim, a última etapa da compra, que possui o formulário de checkout transparente, permite preencher os dados salvos automaticamente.

O cliente continua passando pelo procedimento de pagamento sem trocar de janela, e com ainda mais praticidade, pois com apenas um clique pode preencher os dados do cartão e finalizar.

A opção também não influencia na gestão interna do negócio, como controle de dados ou cálculo do markup.

 

Pequenas empresas devem contar com checkout transparente?

Pequenas empresas também podem considerar o checkout transparente para aproveitar os benefícios e praticidades que essa opção oferece.

Mesmo negócios iniciantes ou em expansão podem adquirir maior credibilidade ao trabalhar com um sistema acessível e amigável de compras.

Além disso, essa ferramenta pode ser implementada por qualquer e-commerce, independente do porte ou do segmento, como loja de roupas ou de varejo, por exemplo.

Assim, se você deseja oferecer uma experiência de compra mais completa e moderna para o cliente, vale a pena ter o checkout transparente.

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