Como migrar para um PDV online de forma correta?

Se você deseja ter mais organização nas suas vendas, vale a pena conhecer o PDV online, uma ferramenta moderna que torna suas rotinas mais práticas. 😎

Esse recurso é utilizado por diversas empresas no dia a dia de compras, mas com o avanço da internet, surge a necessidade de uma plataforma que atue no cenário digital e promova benefícios para o negócio.

Agora, o gestor poderá administrar suas atividades com maior facilidade, automatizando diversas funções e diminuindo os custos internos.

No entanto, para obter essas e outras vantagens, é importante investir no PDV online ideal, e entender como ele funciona no cotidiano.

Pensando nisso, separamos um guia sobre essa ferramenta, com tudo que você precisa saber antes de adotar essa tecnologia. Confira!

O que é PDV online?

O PDV online, sigla para Ponto de Venda, é uma ferramenta de gestão de negociações que funciona online, criada especialmente para o mercado digital.

Esse sistema permite que o vendedor processe a compra do cliente no caixa, integrando as informações com outros departamentos e setores, internos e externos.

Nesse sentido, para agilizar a rotina de recebíveis que acontece nas lojas virtuais, as empresas passaram a adotar o PDV online, que cumpre as principais funções da plataforma tradicional, mas com funcionamento pela internet, operando em um servidor na nuvem, em vez de local. 🖥️

Além disso, enquanto o sistema convencional realiza a leitura do código de barras do produto e gera as informações com base no banco de dados, o formato digital possibilita essa integração somente com a seleção da mercadoria, lendo sua ID de registro e simplificando o processo.

 

Como o PDV online funciona?

O PDV online foi desenvolvido com intenção de ser uma ferramenta para as lojas virtuais terem mais facilidade nas vendas. No entanto, opera da mesma maneira que a plataforma tradicional, substituindo apenas as funções locais pela leitura virtual.

Para começar, o empreendedor instala os softwares e hardwares necessários para realizar as transações comerciais pela internet. Geralmente, isso acontece unido a um site de e-commerce, onde o empreendedor exibe seus produtos ou serviços. 📱

Nessa plataforma, existem as ferramentas necessárias para o usuário seguir com a seleção, como carrinho de compras e interfaces de pagamento. Todas as etapas relacionadas a esse processo ocorrem no PDV, que atua como uma frente de caixa.

O recurso se integra a outros serviços de processamento para autorizar e processar a transação, garantindo o pedido e os demais passos, como logística de entrega.

Simultaneamente, o empreendedor terá controle sobre a compra utilizando um sistema de gestão integrado ao PDV online, com funcionalidades para repassar os dados ao financeiro, ao estoque e ao setor de envios, por exemplo.

Enquanto essas atividades se conectam localmente em unidades físicas, a loja virtual consegue aproveitar os benefícios de ter uma ferramenta digital, geralmente hospedada na nuvem, agilizando o tempo de resposta.

Além disso, por ser um modelo digital, existe a preocupação com a segurança das informações do usuário, especialmente dados sensíveis, como formas de pagamento. Assim, o PDV também acompanha certificados e elementos que codifiquem essa conexão durante o processamento.

Após a conclusão da compra e verificando das informações, o PDV online, assim como a plataforma convencional, também permite gerar relatórios e comparativos para o gestor analisar, obtendo percepções importantes sobre o desempenho das vendas.

Qual a importância de ter um PDV online?

Adotar um PDV online é fundamental para empresas que desejam modernizar suas rotinas, sendo, muitas vezes, obrigatório para lojas virtuais, visto que adaptou suas funções para atuar na internet, assim como os demais processos de compra.

Implementar esse modelo permite que o gestor e sua equipe tenham acesso global a diversas informações e atualizações em tempo real, essencial para um controle interno eficiente. 💪

Além disso, é importante que os departamentos da empresa conectem seu fluxo operacional, para gerar resultados mais positivos e conferir as mudanças após a interação com o usuário. No cenário digital, o PDV online traz essa possibilidade.

Ainda, sua compatibilidade com diferentes ecossistemas tecnológicos reduz os custos de investimento para a empresa, que não precisará mais adquirir plataformas independentes para conseguir abranger todas as necessidades de gestão do negócio.

Em termos de eficiência, vale a pena mencionar que o PDV online também é importante para aumentar a produtividade e o controle em diversos setores, especialmente no financeiro e no estoque.

Uma vez que as negociações virtuais podem ser mais dinâmicas e rápidas, não ter um sistema de frente de caixa conectado pode prejudicar esse gerenciamento.

Na prática, o PDV online é fundamental para lojas virtuais que desejam ter uma gestão mais aprimorada, além de trazer benefícios internos e para os clientes, aumentando a segurança das informações e agilizando o processo de compra.

 

Quais as principais funcionalidades de um PDV online?

Para conhecer mais sobre o PDV online e como ele funciona, vale a pena conferir as principais funcionalidades presentes nessa ferramenta. Saiba mais abaixo:

Frente de caixa

O Frente de Caixa é um departamento presente em qualquer tipo de negócio que comercialize produtos ou serviços, sejam empresas de grande ou pequeno porte.

Essa ferramenta é o que realiza as etapas finais de negociação com o cliente, lendo o código de barras da mercadoria, processando o pagamento e emitindo a nota fiscal conforme o tipo de compra. 📃

Uma vez que esse processo é essencial em qualquer loja, ele também está presente no PDV online, funcionando como uma integração direta ao software de gestão, enviando as informações lidas, permitindo que o setor de estoque e logística sigam seu fluxo após a confirmação do pagamento.

Em lojas físicas, a Frente de Caixa acompanha dispositivos de leitura e impressão, mas no cenário digital, é comum que o empreendimento necessite apenas do programa integrado.

Controle financeiro

Ainda, é importante falar sobre as funcionalidades internas que o PDV online acompanha, como o controle financeiro, que acompanha várias disponibilidades com o intuito de auxiliar na gestão de valores.

Assim que o cliente realiza as etapas de pagamento, a ferramenta encaminha, automaticamente, o recebimento para o setor contábil, registrando essa entrada no fluxo de caixa.

Além disso, também possuir uma interface inteligente, que facilita o monitoramento das movimentações do negócio no dia a dia. E para contribuir com a gestão e as tomadas de decisão, o PDV online acompanha indicadores financeiros, informando sobre a evolução de cada métrica.

Emissão de nota fiscal

A emissão da nota fiscal é uma etapa fundamental em qualquer transação comercial, e o PDV online também garante esse processo, mesmo sendo um software que atua predominantemente no cenário digital.

Convencionalmente, a plataforma gera o documento com os programas da Secretaria da Fazenda do estado correspondente à localização do empreendimento, imprimindo o cupom para entregar ao cliente.

No entanto, como se trata de operações digitais, o PDV online se responsabiliza pela emissão virtual desse documento, gerando um arquivo que pode ser enviado ao consumidor, enquanto uma cópia segue para o setor financeiro da empresa. 💵

Dessa forma, além de automatizar essa emissão, ele também confirma que o recibo foi enviado para a Receita Federal, evitando problemas fiscais no futuro.

Ainda, um diferencial é possibilitar um controle mais aprimorado dos documentos, armazenando as notas com segurança e organização.

Controle de estoque

Uma das principais funcionalidades do PDV online se relaciona com o controle de estoque, uma das etapas mais importantes para as lojas virtuais.

Afinal, as negociações na internet podem acontecer com maior dinamismo e rapidez, e, sem uma ferramenta automatizada e eficiente de monitoramento, é mais difícil separar os pedidos, organizar a logística e realizar a conferência dos itens restantes.

Por esse motivo, o PDV online facilita esse controle, provendo atualizações em tempo real sobre as saídas e pedidos, com acesso unificado para a equipe realizar esse gerenciamento.

Dessa forma, o gestor conseguirá visualizar quais as entregas, o número de mercadorias no estoque e traçar estratégias mais assertivas para repor esses materiais sem muitos custos.

Gestão de vendas

De modo geral, o PDV online também auxilia na gestão de vendas, especialmente mais modernas, como do Zendar, que traz informações sobre as negociações, como histórico de transações no site e as comissões da equipe, por exemplo.

Além do controle interno, essa função permite ao gestor ter mais informações sobre seu empreendimento, monitorando todas as etapas, desde o processamento do pedido, até o pagamento e envio. 📦

Ainda, é uma forma de reunir indicadores que permitem tomadas de decisão mais eficientes, entendendo a movimentação e o que pode ser melhorado.

Quais as vantagens de usar um PDV online?

Se você continua em dúvida sobre implementar um PDV online, vale a pena conferir algumas das vantagens de utilizar essa ferramenta no seu negócio. Confira:

Sistema em nuvem

Como se trata de uma ferramenta digital, o PDV online costuma ficar hospedado na nuvem, sendo um sistema de acesso unificado e mais democrático para a equipe.

Não é necessário realizar instalações locais ou comprometer parte do espaço físico do comércio para implementar esse recurso, além de não se restringir a apenas um dispositivo. 🖥️

Isso significa que mais pessoas conseguirão não apenas entrar no PDV, como também visualizar as informações, atualizar o estoque e outras tarefas de gestão importantes para a administração.

Segurança de dados

Ainda, vale mencionar que o PDV online também é desenvolvido pensando na segurança de dados, tanto para o negócio quanto para os clientes.

Esse sistema virtual traz diversos certificados de hospedagem e processamento de arquivos, além de usar servidores confiáveis para realizar a devida integração com a loja virtual.

Dessa forma, o gestor pode ficar despreocupado quanto à proteção de dados sensíveis e documentos importantes para a empresa.

Redução de custos

Outro ponto de destaque é a redução de custos que o negócio pode aproveitar ao adotar um PDV online, por conta das suas características e funcionalidades.

Uma vez que não se trata de um programa de instalação local, não é necessário adquirir várias licenças ou assinaturas para cada máquina da empresa. 💸

Além disso, por ser uma plataforma integrada, existe maior compatibilidade com outros sistemas, diminuindo a necessidade de investir em várias ferramentas individuais.

Foco na produtividade

Internamente, um dos principais benefícios do PDV online é a concentração de dados e informações importantes em um único lugar.

Com isso, a equipe poderá visualizar as atualizações com mais rapidez, otimizando o tempo de trabalho. Ainda, é uma plataforma que automatiza várias rotinas, permitindo o direcionamento dos recursos para tarefas mais complexas.

Unificação de setores

Por conta da integração e compatibilidade do PDV online, ele unifica os setores da empresa, enviando e atualizando informações com mais rapidez e facilidade.

Vários colaboradores podem conferir os arquivos sem precisar se deslocar, além dos departamentos utilizarem os mesmos documentos para suas respectivas rotinas. Por exemplo, uma única compra traz dados para o estoque, para o financeiro e para a logística.

 

Como implementar um PDV online na empresa?

Se você se interessou pelo PDV online e deseja implementá-lo na sua empresa e nas suas atividades virtuais, vale a pena conferir algumas dicas que auxiliarão nessa transição. Confira abaixo:

Contrate um serviço especializado

Antes de começar, é recomendado contratar um serviço especializado de gestão, como o Zendar, para encontrar ferramentas compatíveis com a sua empresa e com os seus objetivos.

Existem diversas alternativas de plataformas para contratar no mercado, mas nem todas podem atender ao que você busca. 👊

Assim, contar com um serviço especializado tornará essa procura mais simples, adaptando o uso do PDV online sem comprometer suas atividades.

Alinhe seu negócio e rotinas de produção

Enquanto isso, outra dica para implementar o PDV online é alinhar seu negócio e as rotinas de produção com essa nova ferramenta.

Se a sua gestão conta com operações locais, é importante começar uma transição gradual para o cenário digital. Caso contrário, parte das informações se perderão por não estarem no servidor compartilhado.

Dessa forma, para obter os melhores resultados possíveis, alinhe seu fluxo operacional e os colaboradores.

Gerencie os níveis de usuários

Ainda, é importante definir os níveis de acesso de cada usuário antes de implementar o seu PDV online. Essa definição trará mais organização e segurança para a empresa. 🚩

Esse processo determina quais as autorizações dos colaboradores, as pastas, seções e funções que eles podem entrar com o login.

Além de aumentar a confiabilidade e traçar os usuários mais importantes, também traz maior controle para o gestor do negócio.

Realize os principais cadastros no sistema

Uma vez que o PDV online está implementado, é fundamental realizar os principais cadastros no sistema antes de começar as atividades. Esses registros incluem:

  • clientes;
  • fornecedores;
  • produtos;
  • preços;
  • contas a pagar e receber.

Na prática, todos os dados mais pertinentes para a administração devem estar no banco de dados desde o primeiro momento.

Dessa forma, as demais funções começarão a operar sem obstáculos, além de permitir aproveitar todos os benefícios da plataforma.

Vale mencionar que sistemas modernos, como do Zendar, também acompanham diferenciais de cadastro, como grades para os produtos. Incluir esses dados quanto antes traz mais possibilidades de organização e gestão nessas ferramentas. 😉

 

Como escolher o PDV online certo para meu negócio?

Antes de definir o PDV online ideal para o seu negócio, é importante saber o que avaliar e como escolher a melhor ferramenta. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar nessa decisão:

Conheça suas necessidades e demandas

O primeiro passo para encontrar o melhor PDV online para a sua loja é conhecer suas necessidades e demandas.

Cada empresa possui seus próprios objetivos, e entendê-los permite escolher os recursos ideais para atingir essas metas. Por isso, defina o que seu negócio precisa nesse momento antes de adquirir um aplicativo como esse. 

Defina um orçamento

Outro ponto importante é traçar o orçamento disponível para esse investimento a curto prazo. Ou seja, quantos recursos a sua empresa pode direcionar para obter o PDV online.

Uma vez que existem diversas alternativas no mercado, é importante conferir quais os valores que combinam com o porte do seu negócio. 💰

Definir esse quesito será uma facilidade na hora de cotar as ferramentas e encontrar aquela que atende ao seu perfil.

Compare as funcionalidades e propostas

Em seguida, o próximo passo é comparar as funcionalidades de cada serviço especializado para escolher o PDV online ideal.

Conferir mais sobre a proposta da empresa ajudará a definir o parceiro que melhor combina com seu perfil, além de considerar elementos como suporte, facilidade de contato e integração com o sistema de gestão.

Tecnologia utilizada pelo prestador de serviços

Para avaliar seu sistema, vale a pena avaliar a tecnologia utilizada pelo prestador de serviços, uma vez que o PDV online exige alguns recursos mais modernos para operar com tranquilidade.

Assim, avalie se a plataforma apresenta travamentos, quais as dificuldades de acesso e a usabilidade da interface.

Ainda, aplique testes com a equipe e verifique se as operações acontecem facilmente, a fim de otimizar a produtividade. 💻

Quando vale a pena migrar para o PDV online?

O sistema PDV online é flexível, acessível e moderno, sendo uma boa alternativa para gerar mais autonomia para a empresa e mais praticidade para o cliente.

Internamente, o gestor poderá utilizar uma série de funcionalidades que beneficiam seu negócio, integrando os setores e atualizando as informações em tempo real. 😎

Enquanto isso, para os clientes, é possível agilizar o processo de compra, trazer mais segurança para as informações e gerar um fluxo operacional mais produtivo.

Assim, vale a pena conhecer e avaliar o PDV online para a sua empresa, investindo em uma ferramenta moderna para o dia a dia.

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