Entenda o que são múltiplos estoques e como administrá-los

Se a sua empresa está crescendo ou você identificou a necessidade de ter mais espaço para as suas mercadorias, pode ser o momento de investir em múltiplos estoques. 🤔

Esse modelo trabalha com mais de uma área para guardar os produtos, além de trazer diferentes possibilidades e estratégias para expandir o negócio.

No entanto, administrar diferentes depósitos pode ser uma tarefa complexa, especialmente pelo aumento na quantidade de artigos que você deve monitorar no dia a dia.

Nesse caso, existem algumas dicas que ajudam a controlar melhor os múltiplos estoques, e vale a pena conhecê-las antes de implementar essa opção na sua empresa. Confira essas e outras informações no conteúdo que preparamos!

O que são múltiplos estoques?

Os múltiplos estoques são locais que armazenam as matérias-primas e produtos finalizados de uma empresa. Como o nome sugere, trata-se de mais de um espaço associado ao mesmo negócio. 📦

Essa é uma maneira do empreendimento manter suas mercadorias estrategicamente separadas conforme o estágio de produção ou necessidade de venda. 

Além disso, também pode estar associado a diferentes centros de distribuição, especialmente lojas virtuais que trabalham com vendas em marketplaces.

No entanto, não existem condições para você manter múltiplos estoques. Desde que identifique essa demanda e mantenha parte dos seus produtos em mais de um local de armazenamento, já se configura nessa modalidade.

 

Qual a importância de ter múltiplos estoques na loja?

Ter múltiplos estoques é uma alternativa capaz de transformar o negócio em diversos cenários, especialmente quando o empreendedor precisa de mais espaço de armazenamento ou identificar diferentes necessidades quanto ao público.

Em muitos casos, o crescimento da empresa ou expansão das atividades exige um local apropriado para acompanhar essa demanda, e isso não se torna possível com apenas um estoque. 😨

Assim, o empreendedor pode considerar ter múltiplos pontos de organização e distribuição de mercadorias, alinhando suas estratégias sem comprometer o controle interno ou o serviço oferecido.

Enquanto isso, ter múltiplos estoques também é importante para cumprir com o que o cliente espera da empresa, seja com entregas rápidas ou com propostas mais dinâmicas de vendas. 

Para quem busca dinamismo e flexibilidade nessa operação, trabalhar com vários locais estratégicos de armazenamento é fundamental.

Quais os principais tipos de estoque?

Muitos empreendedores iniciantes podem não conhecer os diferentes tipos de estoque que existem atualmente. Nesse caso, a construção de um planejamento estratégico de armazenamento também depende desse conhecimento.

Para te ajudar, separamos detalhes sobre os modelos mais comuns e porque eles são importantes na empresa. Confira:

Estoque consignado

O estoque consignado é um modelo de vendas onde o fornecedor ou o distribuidor disponibiliza produtos para o lojista oferecer ao cliente final, trabalhando com comissão por peça.

Nesse caso, as mercadorias não são fabricadas diretamente pela empresa, mas o proprietário recebe essa remessa e consegue divulgá-la para o seu público, ficando com toda a parte do lucro após o pagamento da taxa fixa ao fabricante. 🤝

Esse modelo é interessante para negócios que não possuem muito espaço livre, que precisam agilizar o processo de distribuição de mercadorias ou desejam ampliar seus canais de vendas sem gastar mais com produção própria.

O estoque consignado é abastecido pelos fornecedores, proprietários das peças, e permite um armazenamento mais flexível, especialmente na questão de reposição, onde os prejuízos para o lojista são mínimos, uma vez que as mercadorias não vendidas são devolvidas ao dono original.

Além disso, é possível manter múltiplos estoques e também trabalhar com consignação, sendo uma alternativa para ter mais ofertas no catálogo e conquistar outros públicos com mais facilidade.

Estoque segmentado

Empresas que trabalham com múltiplos estoques costumam implementar o modelo segmentado em suas atividades. Como o nome sugere, trata-se de um formato que divide as mercadorias conforme o nicho. 👚

Isso é comum em grandes redes de varejo e negociação, que possuem diferentes unidades de atendimento em localizações estratégicas, e podem contar com mais de um centro de distribuição e entregas.

Dessa forma, a empresa segmenta seus produtos em vários locais de armazenamento, conforme identificar a necessidade ou possibilidade de gerenciamento. Por exemplo, uma rede de varejo em vestuário pode ter estoques para roupas, calçados e acessórios.

Cada estoque possui seu próprio sistema de monitoramento, mas todas as informações continuam sendo controladas pelo gestor, e o cliente tem acesso a todo o catálogo de ofertas, enquanto as mercadorias ficam separadas.

Estoque de segurança

Entre os múltiplos estoques também é possível que a companhia tenha um modelo de segurança, um dos tipos mais importantes para as empresas. Esse formato visa reduzir os riscos de prejuízos ou perda de vendas pela falta de matérias-primas, principalmente. 👊

Negócios que possuem produção própria podem enfrentar problemas inesperados, como imprevistos durante a fabricação ou na negociação com o fornecedor. Para não comprometer entregas e cumprir prazos anteriores, utiliza-se esse estoque para administrar a situação.

Dessa forma, a empresa garante a satisfação dos clientes e mantém seu fluxo de produção mesmo com problemas no estoque principal. Além disso, é uma forma de ter tranquilidade no planejamento e administrar os recursos internos com mais confiança.

Estoque mínimo e máximo

A definição de estoque mínimo e máximo também são importantes para empresas que desejam ter um melhor controle sobre suas mercadorias e produções, sem correr o risco de perder validades ou comprometer o espaço utilizado.

Inicialmente, o conceito de armazenamento mínimo traz a menor quantidade de produtos que conseguem atender às necessidades da empresa em determinado período.

Por exemplo, se o negócio calculou suas vendas médias e identificou que comercializa 50 produtos por semana, é fundamental que seu estoque tenha, no mínimo, 50 produtos para vender em 7 dias, ou 200 produtos por mês, seguindo esse mesmo raciocínio.

Esse cálculo evita que o empreendimento comprometa seus prazos ou fique sem recursos para seguir as atividades até o próximo ciclo de reposição. 

Além disso, esse número precisa de uma base concreta de cálculo, considerando não apenas o período, mas fatores que influenciam externamente, como datas comemorativas e prazos de negociação. 🧐

Enquanto isso, o estoque máximo é a maior quantidade de produtos que o negócio pode ter armazenada no seu local antes dos itens se tornarem obsoletos.

Esse conceito também é amplo, pois consegue considerar diferentes critérios. É possível alcançar o teto máximo de artigos em termos físicos, exigindo que a empresa comece a trabalhar com múltiplos centros, por exemplo.

No entanto, também abrange o maior número de produtos conforme suas especificações. Uma marca pode trabalhar com perecíveis e ter um prazo para utilizar os itens antes que estraguem. Assim, conhecer esse limite evita prejuízos no fluxo de caixa e desperdícios.

A logística de reposição para o estoque deve ser atenta para evitar que faltem ou sobrem mercadorias, além de assegurar a qualidade dos artigos em armazenamento sem comprometer o fluxo de produção da companhia.

 

Quando começar a investir em múltiplos estoques?

Muitos empreendedores identificam a necessidade de expandir suas negociações e precisam de mais mercadorias, mas estão em dúvida sobre quando começar a investir, de fato, em múltiplos estoques.

Nesse caso, existem algumas situações que influenciam nessa demanda. Saiba quando avaliar essa alternativa:

Otimização do espaço

Um dos principais motivos para a empresa ter múltiplos estoques é a otimização do espaço físico que possui. Se as mercadorias não ficam mais organizadas estrategicamente, pode ser o momento de investir em outros lugares. 😉

É importante que a gestão consiga monitorar seus itens adequadamente, para elaborar planejamentos concretos e administrar as vendas com segurança. Se a área de armazenamento não está mais alinhada com essa necessidade, é importante considerar ter mais de uma localidade.

Abertura de filiais

Enquanto isso, a empresa pode estar em crescimento, com a abertura de filiais e novas unidades de atendimento. Esse cenário é comum especialmente em pequenos negócios que buscam expandir suas atividades.

Nesse caso, é interessante ter múltiplos estoques, para que todos os centros de vendas associados à marca consigam atender o cliente da mesma maneira. O mesmo se aplica para lojas virtuais que buscam atender mais regiões, por exemplo, abrindo locais de distribuição que podem aproveitar um armazenamento próprio. 🚚

Segmentação de vendas

A segmentação de vendas também é um caso onde os múltiplos estoques são importantes para contribuir com o sucesso do negócio.

Essa situação é comum para empresas que atuam fisicamente e na internet, por exemplo. Com mais de um espaço de armazenamento, é possível dividir as mercadorias voltadas para os estabelecimentos e para os pedidos virtuais.

Ou, ainda, marcas que possuem mais de um nicho de vendas investem em múltiplos estoques para estruturar melhor cada categoria de produtos. 🎩

Além de trazer mais organização para a companhia, também é uma forma de otimizar a administração de itens e evitar problemas com grandes quantidades de artigos.

Quais os benefícios de ter múltiplos estoques?

Investir em múltiplos estoques não apenas é importante para diferentes situações, como também traz diversas vantagens para a empresa. Conheça alguns desses benefícios:

Diferentes espaços de armazenamento

Ter múltiplos estoques significa trabalhar com diferentes espaços de armazenamento, e, com isso, evita o acúmulo de produtos em um só lugar.

Se existir essa possibilidade para a empresa, é interessante trabalhar com esse investimento para ter um melhor controle sobre as operações e sobre as mercadorias, especialmente ao atuar com várias frentes de negociação. 💪

Fisicamente, também é vantajoso ter vários espaços para estruturar os itens, tornando a busca e retirada mais simples, segura e eficiente.

Armazenamento estratégico

Cada empresa possui suas próprias demandas para atender, mas é mais fácil criar estratégias eficientes de negociação com múltiplos estoques.

Ter vários espaços de armazenamento permite que o gestor identifique as necessidades do público e do seu negócio, atendendo-as de maneira mais assertiva. 

Por exemplo, é possível guardar os produtos mais perto das suas unidades de venda, ou agilizar os envios com mais de um centro de distribuição.

Essas possibilidades de administração aumentam as chances de sucesso da empresa, além de contribuir com outros fatores, como melhorar a experiência do cliente e construir uma reputação positiva no mercado. 👍

Operações internas mais organizadas

Ter múltiplos estoques também influencia diretamente na organização das operações internas da empresa, uma vez que impacta as vendas, as entregas e a jornada de compra do cliente.

Com vários espaços de armazenamento, o gestor consegue acompanhar as entradas e saídas de mercadorias com maior facilidade, identificando problemas ou falhas na reposição, por exemplo.

Enquanto isso, também terá pontos estratégicos de postagem, agilizando os envios para comprar pela internet. O consumidor terá maior flexibilidade para escolher o endereço de sua preferência, e ficará mais satisfeito com o serviço. 😁

As operações não precisarão se concentrar em uma única unidade, enquanto permite que o administrador controle cada etapa com um sistema de gestão integrado, por exemplo.

 

Como administrar múltiplos estoques na sua loja?

Se você decidiu investir em múltiplos estoques na sua loja, é fundamental saber como administrá-los. Confira algumas dicas para ter organização na rotina:

Tenha uma listagem de todos os produtos

Antes de mais nada é fundamental ter uma listagem de todos os seus produtos, mesmo que estejam em múltiplos estoques.

Isso porque os itens pertencem ao mesmo negócio, mesmo armazenados em locais diferentes. Não ter essa conferência compromete a administração do gestor e sua visão sobre a situação da empresa. 📋

Por isso, mantenha as notas fiscais de todas as entradas e saídas que acontecem em cada unidade, com uma relação sobre os códigos, identificadores e detalhes sobre esses artigos.

Adote padrões de estocagem

Além disso, outra dica para ter sucesso com os múltiplos estoques é adotar padrões de armazenamento em todos os locais.

Escolher um padrão único para todas as unidades facilita o controle interno e a administração dos produtos, como pesquisa, reposição e baixa de vendas, por exemplo.

Se cada centro de distribuição trabalhar de uma maneira independente, pode ser mais confuso para os colaboradores organizarem os itens em seus respectivos estoques.

Invista em um sistema de gestão integrado

Enquanto isso, para quem deseja ter múltiplos estoques é essencial investir em um sistema de gestão integrado, como a solução do Zendar, que já acompanha um controle integrado para vários locais de armazenamento.

Um software de gerenciamento facilita as rotinas e atividades de venda, diminuindo as chances de erros que podem acontecer em uma administração individual ou manual. 💻

Por isso, implemente um sistema confiável que acompanhe essa função, agilizando sua produção e automatizando tarefas para otimizar a produtividade.

Vale a pena ter múltiplos estoques?

Se for o momento correto para o seu negócio, vale a pena investir em múltiplos estoques, especialmente se suas atividades estiverem em crescimento ou demandarem mais organização.

Diversos cenários tornam essa alternativa vantajosa, além dos benefícios que o empreendedor pode aproveitar, como possibilidades mais estratégicas de vendas e controle aprimorado das mercadorias. 😎

No entanto, é importante ter uma ferramenta adequada para realizar esse gerenciamento, que se adapte aos seus padrões de armazenamento e cresça com a sua empresa, como a solução do Zendar.

Por isso, conte com a nossa solução para administrar cada etapa das suas vendas! Solicite uma demonstração gratuita.

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