Você conhece os principais tipos de frete? Entenda e escolha o melhor para sua loja!

Conhecer os principais tipos de frete é o primeiro passo para escolher as opções mais atrativas para o seu negócio e clientes.

Existem diversas modalidades disponíveis atualmente, desde envios que utilizam mais de um meio, até parceria entre transportadoras para reenviar a mercadoria da forma mais estratégica.

Por esse motivo, é fundamental entender como essas modalidades funcionam, para elaborar uma logística de envio eficiente e que tenha um bom custo-benefício para o seu negócio.

No entanto, não será possível realizar essa tarefa sem entender o que são os tipos de frete e quais as suas principais características.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial com as categorias de envio de maior destaque no mercado, além de trazer algumas dicas de empresas que podem ser interessantes para o seu pequeno negócio. Confira!

Qual a importância de escolher o tipo de frete adequado para sua loja?

Escolher os melhores tipos de frete para a sua loja é fundamental para ter menos custos e oferecer uma experiência mais positiva para o cliente.

As opções de entrega que você seleciona para o seu empreendimento irão impactar diretamente o preço final do serviço para o consumidor. Assim, ter alternativas atrativas contribui para melhorar a satisfação do público.

Além disso, escolher as modalidades mais adequadas para o perfil do seu negócio melhora a logística de envios e gera economia nas suas atividades. Isso porque o frete estará equilibrado e correspondente ao seu orçamento.

Muitos gestores podem não considerar essa etapa importante, mas uma entrega bem-estruturada pode trazer diversos benefícios para o empreendimento.

Com clientes mais satisfeitos, é possível melhorar a sua credibilidade e confiança no mercado, além da tranquilidade de contar com parceiros de entrega garantidos, que preservarão a carga até chegar no destino.

Por esse motivo, se você deseja organizar melhor a circulação de mercadorias na sua loja e otimizar o processo de envios, precisa escolher os tipos de frete corretos para o seu negócio.

Quais os principais tipos de frete?

Para aderir aos melhores tipos de frete para a sua loja, é fundamental conhecer as principais modalidades que existem atualmente.

Confira mais detalhes sobre as duas categorias de envio que as empresas podem adotar:

FOB

FOB é a sigla para Free on Board, ou “livre a bordo”, em tradução. No entanto, a expressão é mais literal, pois é o tipo de frete onde a responsabilidade do acompanhamento é do destinatário. Ou seja, do cliente que comprou a mercadoria.

Nessa categoria, assim que a postagem e coleta ocorrem, a remetente se isenta do gerenciamento. Inclusive, a escolha do frete fica a cargo do consumidor, que pode optar pela opção de sua preferência.

Entretanto, essa decisão irá determinar a transportadora responsável pela entrega do produto, entre as possibilidades disponibilizadas pela loja.

Assim, além de arcar com os custos, o destinatário também deverá acompanhar a entrega e verificar todas as etapas.

Nessa modalidade, o destinatário pode optar pelo seguro de mercadoria, além de contratar o frete que preferir. 

CIF

Enquanto isso, o frete CIF corresponde a Cost, Insurance and Freight, ou Custo, Seguro e Frete. Nessa modalidade, o remetente se responsabilidade pelo envio, gerenciamento e controle de riscos.

Nesse caso, ele deve realizar o pagamento para entregar a mercadoria, além de administrar os seguros para danos e extravios. A escolha dos tipos de frete que irão realizar a logística também fica a cargo da loja.

Essa é uma modalidade comum em diversos estabelecimentos, especialmente que oferecem frete grátis. Geralmente, o valor do envio e do seguro são diluídos no preço total da mercadoria. No entanto, existem alternativas mais flexíveis, como o cliente arcar com parte do frete e receber o item com seguro.

Embora o frete CIF seja um pouco mais burocrático e exigente, é um modelo que contribui para a satisfação de todos os envolvidos, e garante uma entrega segura, com uma transportadora confiável.

 

Quais os principais modelos de contratação de frete?

Além de escolher os tipos de frete que terá na sua loja, é possível optar por diferentes modelos de contratação. Conheça alguns dos principais e como eles funcionam:

Intermodal

O frete intermodal é uma modalidade que, como o nome sugere, utiliza mais de um transporte para a condução da mercadoria durante o trajeto.

É a opção utilizada, por exemplo, em compras internacionais, onde é necessário conduzir a carga por modais aéreos ou aquaviários, além do rodoviário.

Além disso, existem algumas burocracias quanto a esse modelo, como a emissão de documentos individuais para cada transporte individual.

Essa é a primeira característica que difere os fretes intermodais e multimodais, pois a categoria de multitransporte acompanha apenas um documento, enquanto a intermediação exige novas emissões a cada etapa.

O cliente pode acompanhar os envios durante o trajeto, informado se a mercadoria estão no avião, navio ou no caminhão.

Redespacho

Um dos tipos de frete que também utiliza mais de um meio é o redespacho. No entanto, a diferença é que esse serviço é prestado por duas transportadoras diferentes.

Geralmente, a primeira lida com o remetente, conduzindo a coleta e iniciando o trajeto. Em seguida, outra empresa assume a mercadoria em determinado ponto, realizando o redespacho até o destino do cliente.

É possível que existam mais transportadoras envolvidas nesse processo, dependendo da cobertura da área e das necessidades do transporte.

No entanto, também é necessário informar ao cliente sobre cada troca, para que ele possa acompanhar as etapas da entrega adequadamente.

Redespacho intermediário

Enquanto isso, o redespacho intermediário é semelhante à modalidade convencional, mas a dinâmica envolve outras empresas somente em determinado período do trajeto.

Nesse caso, a transportadora responsável não é encarregada da coleta nem da entrega ao destinatário final. 

Por conta disso, realiza o redespacho intermediário, enviando a mercadoria para a companhia responsável e recebendo de outra empresa. Na prática, é a mediação do item no meio do caminho.

Esse tipo de modalidade pode ser a solução para companhias que recebem itens de outras localidades geográficas e repassam a compra para o cliente, por exemplo.

Assim, ela contrata o redespacho intermediário, que irá entregar o item para a transportadora final direcionar ao destino.

Subcontratação

Um dos tipos de frete disponíveis para as lojas é a subcontratação, onde o transportador combina o serviço com o cliente, mas atribui o transporte efetivo para um parceiro.

Isso pode acontecer, por exemplo, se a entrega está fora da área de cobertura da empresa original.

Essa estratégia pode ser interessante para empresas pequenos ou grandes, pois é uma forma de expandir a área de abrangência e diminuir os custos da entrega final, otimizando a logística do negócio.

Frete normal

Ainda, é possível contratar o frete normal, a modalidade de transporte mais convencional para empresas. Nesse caso, não existem outras partes envolvidas na prestação do serviço.

Essa é uma alternativa para companhias de grande porte, por exemplo, uma vez que existe a possibilidade de realizar todas as etapas da entrega, desde a coleta até o transporte e entrega.

Por não possui um parceiro ou subcontratação de outra transportadora, é um tipo de frete mais prático, inclusive para pequenas empresas ou empreendedores autônomos.

A negociação e combinados da entrega também são feitos entre cliente e empresa, sem intermediários. É uma de otimizar o planejamento e permitir uma atuação mais confiável na modalidade normal.

Quais as principais empresas de frete para o pequeno empreendedor?

Após conhecer os principais tipos de frete para lojas, o pequeno empreendedor também pode contar com algumas empresas para auxiliar na sua logística de entrega.

Veja as principais transportadoras e companhias que atuam nesse serviço:

Correios

Atualmente, os Correios são a empresa mais popular para a realização de entregas de pequenos empreendedores.

Esse serviço estatal se responsabilidade por todas as etapas do envio, desde a receptação da mercadoria, quando ocorre a postagem, até atualização dos dados e entrega no destino.

Geralmente, a empresa realiza o frete normal, sem subcontratações ou uso de transportadoras parceiras. Inclusive, outras companhias podem contar com os Correios para redespacho, por exemplo.

Além disso, é um serviço considerado confiável, com entrega em todas as partes do Brasil e sistema próprio de monitoramento.

Um diferencial a se considerar são as diversas modalidades de frete, como: 

  • SEDEX;
  • SEDEX 10;
  • SEDEX 12;
  • SEDEX Hoje;
  • PAC;
  • PAC Mini.

Dessa forma, o pequeno empreendedor pode escolher a categoria que melhor combina com a sua logística e orçamento, embora tenha que realizar a contratação diretamente em uma das agências.

Jadlog

A Jadlog é uma das maiores empresas de transporte e logística do Brasil, realizando o envio de encomendas para 154 países, com diversos tipos de fretes disponíveis.

Ela realiza um amplo serviço em todo o território nacional, por contar com uma rede de franquias consolidada, com frotas terrestres e aéreas. Além disso, também é parceira de grandes marketplaces, como Mercado Livre e Amazon.

Com diversos centros de postagens pelo Brasil e possibilidade de postagem para terceiros, a Jadlog também pode ajudar pequenos empreendedores em sua logística de envios.

Além disso, também apresenta contratação simples. Basta entrar em contato e selecionar a modalidade de serviço que melhor combina com o negócio.

É possível alinhar diferentes tipos de frete e parcerias com a transportadora, além da confiabilidade que a marca possui.

DHL

Ainda, os pequenos empreendedores também podem contar com a DHL, uma transportadora internacional fullfilment que oferece serviços para envios dentro e fora do País.

Ela trabalha com a coleta, entrega e devolução das mercadorias. Foi fundada em São Francisco, nos Estados Unidos, mas conta com escritórios e pontos de recebimento nas Américas, Ásia, Oriente Médio e África.

Por esse motivo, se tornou uma das companhias mais consolidadas no mercado de entregas, com vários tipos de frete para diferentes empresas.

Seus preços e logística variam conforme as remessas, o que permite ao empreendedor ter maior flexibilidade ao cotar os valores de envio.

Além disso, é uma companhia que atua com vários formatos de frete, especialmente intermodal e de redespacho, com parcerias no Brasil.

Como acrescentar novos tipos de frete à sua loja de varejo?

Após conhecer mais sobre os diferentes tipos de frete, você poderá acrescentar novas modalidades na sua loja de varejo entrando em contato com cada serviço e negociando a melhor parceria.

Cada companhia possui suas próprias orientações de contratação. Algumas são opções mais simples, como os Correios, enquanto outras podem exigir um pouco de mais burocracias, como a DHL.

Além disso, empresas mais acessíveis, como a Jadlog, permitem o despacho da mercadoria sem precisar de contrato, atualizando o cliente e a loja conforme a mercadoria está chegando.

Nesse caso, avalie as características de cada transportadora e verifique como é possível realizar uma parceria de envios.

Ainda, vale a pena ter um sistema ERP para monitorar os dados das mercadorias e administrar todas as opções de envio.

Ter vários tipos de frete no seu negócio é importante para oferecer mais autonomia para o cliente, mas exige uma plataforma integrada que permita acompanhar, de perto, todas as escolhas, promovendo uma gestão mais organizada.

 

Qual o melhor tipo de frete para sua loja?

Para encontrar os melhores tipos de frete para a sua loja é fundamental conhecer o seu negócio, suas necessidades e a sua logística.

Cada empreendimento é único, e possui uma dinâmica de envios. Nesse caso, a companhia ideal para a sua empresa é aquela que pode atender a todos esses requisitos com um sistema ERP para pequenas empresas, por exemplo.

Por isso, estude as principais modalidades e veja qual se adéqua melhor ao seu varejo, para enviar os produtos com segurança, confiabilidade e praticidade.

Na prática, pequenos negócios podem aproveitar tipos de frete mais simples, sem necessidade de contrato e poucas mediações.

Dessa forma, os preços serão mais acessíveis, com a possibilidade de monitorar as etapas mais facilmente.

No entanto, existem diversas alternativas no mercado, e a melhor será aquela que se adaptar às suas expectativas e demandas.

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