Para quem quer facilitar o dia a dia e ter vendas mais ágeis em lojas virtuais, o fullfilment pode ser a solução ideal. Afinal, esse sistema pode organizar os seus processos de logística e garantir que seus clientes recebam os produtos no menor tempo e com a qualidade esperada.
Nesse caso, conhecer essa prática e aplicá-la no seu negócio pode ser vantajoso para otimizar suas vendas e, ao mesmo tempo, oferecer a melhor experiência possível para o público.
No entanto, antes de fazer isso, é essencial entender como o fullfilment funciona, para aproveitar os benefícios do jeito certo e ter mais lucros. 💰
Quer aprender mais sobre essa técnica? Então confira o conteúdo que preparamos com as melhores dicas para você!
O que é fullfilment?
A palavra fullfilment é um termo em inglês que significa “cumprimento”. Trata-se do processo de logística feito por um e-commerce, desde o momento em que o cliente faz o pedido até a entrega.
Na prática, ele é responsável por todas as etapas que envolvem uma compra, incluindo:
- Emissão de notas fiscais;
- Controle de saída das mercadorias do estoque;
- Preparação de pedidos;
- Rastreio e distribuição de entregas;
- Suporte ao cliente;
- Troca e devolução.
Dessa forma, é possível entender o fullfilment como um dos pilares para as suas vendas, pois é ele que garante o cumprimento do processo de entrega e contribui para uma boa experiência do cliente. 👍
Ele pode ser realizado de várias formas, seja interno, externo ou por meio de dropshipping, por exemplo.
Como funciona o fullfilment no e-commerce?
Quando um consumidor realiza uma compra na loja virtual, o responsável pelo fullfilment transfere o endereço de entrega para a operadora logística.
Ou seja, o e-commerce recebe os novos pedidos e direciona para o setor responsável, seja dentro ou fora da sua empresa.
Desse modo, com a solicitação da loja, a operadora realiza todas as etapas do envio do produto para o consumidor. 🚚
Nesse caso, a loja virtual não precisa se preocupar com as etapas de envio, como separação e embalagem, mas precisa de um centro que cuide dessa logística.
Quais as diferenças do centro de distribuição e do fullfilment?
O sistema fulfillment traz diversas etapas logísticas, mas pode desburocratizar e aprimorar a gestão das vendas.
Além disso, com essa ferramenta, os produtos ficam armazenados conforme a demanda de compra para a região. 🛒
Já um centro de distribuição se trata de um local físico aonde as mercadorias já chegam embaladas e ficam armazenadas para serem transportadas aos pontos de venda ou para o cliente.
Em outras palavras, um trata do processo de entrega em sua totalidade, enquanto o outro é apenas um local que concentra as mercadorias para direcioná-las. 😉
Quais as principais etapas do fullfilment?
O fulfillment traz algumas etapas principais, já que é responsável por toda a jornada do pedido, desde o momento que ele é realizado até a entrega ao consumidor final.
Nesse caso, cada fase deve receber a devida atenção, pois se algo der errado em uma parte do processo, o serviço inteiro de logística fica comprometido.
Confira alguns dos passos principais que separamos e entenda como funciona essa central: ⤵️️
1. Estoque
Nesta etapa acontece a estocagem das mercadorias da loja virtual. Esse espaço pode ser feito em locais particulares ou alugados, e precisa seguir os requisitos necessários para manter os produtos armazenados de forma correta.
Além disso, o operador precisa ter controle dos itens. Até porque ter produtos disponíveis na loja, mas em falta no estoque, pode gerar transtornos.
Assim, fazer um monitoramento eficiente deve ser prioridade dos colaboradores ligados a esta função antes de qualquer entrega.
2. Separação
Depois que um pedido é realizado no e-commerce e o pagamento é confirmado, o próximo passo é rastrear o produto solicitado no estoque e colocá-lo em separação.
Essa é uma etapa que exige muita atenção dos profissionais envolvidos.⚠️
Afinal, se o volume de pedidos for grande, e a logística não for efetuada de forma eficiente, as solicitações podem ser confundidas e causar erro no envio.
3. Transporte
Enquanto isso, essa etapa corresponde ao momento em que o produto é enviado ao consumidor.
Assim, o responsável pela função deve levar as mercadorias embaladas para a forma de envio como a Jadlog, ou siga as etapas tradicionais de como enviar uma encomenda pelos Correios.
O trajeto deve priorizar pela integridade da mercadoria e que ela chegue no prazo determinado. Por isso, uma boa opção é optar por empresas que ofereçam a tecnologia de rastreamento, como a Zendar.
4. Pós-entrega
O pós-venda é a última etapa do fulfillment, e, nesse momento, é preciso coletar todas as informações sobre os processos da negociação, da venda e entrega do produto ao consumidor.
Além disso, vale a pena buscar feedbacks a respeito do serviço e da mercadoria na questão de qualidade e pontualidade.
Isso porque a satisfação do cliente com a compra e com o modelo de entrega são fundamentais para o sucesso do negócio.
Afinal, se tiver sua expectativa atendida, o cliente pode voltar a comprar no seu e-commerce, e indicar a sua loja virtual para outras pessoas.
Quais os benefícios do fullfilment?
Indispensável para realizar o processo de logística de uma loja virtual com eficiência e rapidez, usar esse método pode trazer vários benefícios para o seu e-commerce.
Entre as principais vantagens, podemos destacar:
1. Menor tempo de entrega
Com uma logística especializada, equipamentos de última geração e sistemas informacionais eficientes, os processos da loja virtual podem ser feitos em menos tempo, agilizando a entrega.
Essa modernidade pode ser oferecida pelo fullfilment, que facilita todas as etapas do pedido. Logo, com menor tempo de entrega e preços atrativos, pode ser mais fácil alcançar a satisfação do cliente.⭐
2. Descentralização do estoque
A descentralização do estoque de um negócio é uma ótima oportunidade para reduzir os custos de frete e nos prazos da entrega do produto.
Este é um diferencial competitivo, com um sistema que traz mais economia, aumento da qualidade do serviço e maior lucratividade para a empresa.
Além disso, é ideal para proporcionar mais segurança em caso de acidentes, uma vez que reduz o risco de perda total das mercadorias, já que os produtos não ficarão armazenados em um único lugar.
Como implementar o Fullfilment no negócio?
Para implementar o fullfilment no seu negócio é importante considerar algumas técnicas que permitem ter sucesso na adaptação e otimizar os resultados no processo logístico.
Nesse caso, existem algumas sugestões, como ter uma plataforma adequada que integre os seus softwares, ou mesmo contar com uma empresa terceirizada pode ter mais eficiência na gestão de vendas.
Para te ajudar, separamos alguns pontos indispensáveis na adaptação. Confira abaixo:
1. Segmentação de SKU
O Stock Keeping Unit (SKU) é um tipo de código popular no controle de estoque, e facilita a identificação da mercadoria no depósito.
Com a segmentação de SKU, você consegue ter menos erros e otimizar o seu tempo. Isso porque ele facilita a separação e finalização dos pedidos.⏳
Ainda, esse sistema ajuda nos processos de compra e reabastecimento de mercadorias, organizando sua armazenagem por características fáceis de identificar, como cor ou tamanho.
2. Tenha um sistema ERP eficiente
Um sistema ERP, sigla para Enterprise Resource Planning, é essencial para o fullfilment do seu negócio.
Afinal, esse software de gestão online auxilia nas vendas da sua loja virtual, além de administrar a empresa com mais segurança.
Na prática, é ideal para automatizar e integrar os seus processos, sendo uma boa opção para trazer mais praticidade no seu dia a dia.
Mas é importante ressaltar que aderir a um bom programa depende de uma empresa com suporte de qualidade para ajudar o seu empreendimento, como a Zendar.
Nosso sistema ERP tem tudo que precisa para atender melhor às necessidades da sua loja virtual, além de uma equipe especializada para tirar as suas dúvidas. 💻
3. Conte com ferramentas tecnológicas
As ferramentas tecnológicas são fundamentais para facilitar a rotina de uma empresa. Isso porque elas auxiliam na comunicação e automatiza processos.
Desse modo, contar com aplicativos e programas garante mais agilidade na rotina, já que eles permitem contatos rápidos, além de reuniões mais dinâmicas e interativas.
Além disso, por meio dessas ferramentas é possível:
- Reduzir custos;
- Aumentar a produtividade;
- Promover melhorias na gestão de vendas;
Assim, com a tecnologia a seu favor, é possível implementar o fullfilment e melhorar a lucratividade do seu negócio.
Quando vale a pena implementar o fullfilmente no e-commerce?
Se o seu objetivo é realizar entregas rápidas e seguras, então vale a pena implementar o fullfilment no seu e-commerce.
Ele é ideal para centralizar os processos logísticos e eliminar as burocracias, além de favorecer os lucros do seu negócio. 💸
Sendo assim, não deixe de ter esse pilar na sua loja virtual, para aproveitar vantagens como centralização de informações, mais facilidades nas operações financeiras e controle aprimorado da sua loja.
E para conhecer mais dicas e ferramentas que farão a diferença no seu negócio, venha conferir os conteúdos especiais da Zendar em nosso blog, e veja as melhores soluções para o seu negócio!