Para atingir o sonho do negócio próprio, é essencial saber quais os documentos necessários para abrir uma loja. 📃
Além de planejamento e recursos, ter uma empresa também depende da autorização de diversos órgãos públicos.
Por isso, é importante conferir os comprovantes exigidos para liberar suas atividades e ter um cadastro jurídico conforme a lei.
Para te ajudar, separamos uma lista completa dos principais documentos necessários para abrir uma loja. Veja quais são indispensáveis para o seu negócio e por que é importante reunir essas certidões.
Por que formalizar minhas atividades?
Formalizar suas atividades com os documentos necessários para abrir uma loja traz diversas vantagens no dia a dia.
Embora muitos profissionais tenham dúvidas sobre continuar autônomos, abrir um registro jurídico apresenta benefícios importantes para o negócio. Confira alguns dos principais:
Maior profissionalismo
Com uma loja oficialmente aberta e cadastrada como pessoa jurídica, o empreendedor terá uma imagem mais profissional diante do mercado. 😎
Essa reputação positiva atrai mais clientes e consolida sua marca entre os concorrentes, por apresentar todos os documentos e registros necessários para o trabalho.
Além disso, demonstra preocupação em seguir as normas fiscais e empresariais, um diferencial para o público.
Benefícios de crédito
Reunir os documentos necessários para abrir uma loja também apresenta benefícios de crédito para o profissional, como empréstimos e financiamentos. 💰
Diversas instituições financeiras trabalham com linhas especiais para micro e pequenas empresas, auxiliando no crescimento e desenvolvimento do trabalho.
No entanto, é fundamental ter um cadastro ativo e conforme a lei, para conseguir descontos especiais em créditos corporativos.
Transparência fiscal
Ainda, abrir uma loja formalmente também contribui para a transparência fiscal das suas atividades, um fator importante para atuar e se destacar no mercado.
Com um CNPJ, por exemplo, é possível emitir notas eletrônicas no sistema ERP para os clientes, informando dados sobre a compra e impostos.📑
Enquanto isso, também é um comprovante para a Receita Federal e auditoriais, mostrando que a empresa segue as normas tributárias.
Essa transparência atrai mais o público, por conta da confiabilidade, e evita problemas com a fiscalização pública.
Documentos necessários para abrir uma loja
Após entender a importância de formalizar seu negócio, vale a pena reunir alguns dos documentos necessários para abrir loja. Veja quais são e como emiti-los:
Contrato social
O contrato social é um documento que estabelece as regras, responsabilidades e a estrutura societária da empresa.
Ele é necessário para as empresas que possuem sócios, capital de investimento e outros elementos importantes para sua fundação. 📃
A emissão desse contrato ocorre com registro em cartório, e não é necessário, em um primeiro momento, para microempreendedores individuais, por exemplo.
Registro na Junta Comercial
O registro na Junta Comercial é o processo de formalização da empresa perante o órgão competente do estado.
Nesse caso, ele comprova a existência legal da empresa e permite que realizar as atividades propostas.
Diversos modelos corporativos precisam dessa autorização, emitida geralmente junto do contrato social, confirmando os dados dos sócios e da atuação do empreendimento.
CNPJ
O Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, ou CNPJ, é um registro único atribuído a cada empresa no Brasil, como um documento de identificação.
Ele é certificado pela Receita Federal, sendo essencial para a abertura oficial do negócio perante os órgãos governamentais, clientes e fornecedores.
Entre os documentos necessários para abrir uma loja, o CNPJ é um dos mais importantes, porém é simples de solicitar.
Para emissão do CNPJ da sua loja, são exigidos comprovantes, como:
- Residência;
- CPF e RG (originais e cópias) dos proprietários;
- Endereço comercial;
- Contrato Social.
Pequenas empresas e microempreendedores conseguem emitir o número pela internet, e mesmo companhias de grande porte podem seguir as instruções virtuais no site do governo.
Inscrição estadual
A inscrição estadual é um registro obrigatório para empresas que realizam atividades de venda de produtos ou serviços sujeitos à incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). 💸
Em outras palavras, empreendimentos que trabalharão com determinados artigos expostos a essa tributação devem ter uma inscrição.
Ela é emitida pela Secretaria da Fazenda do estado onde a empresa está localizada, e também permite solicitação pela internet.
Alvará de funcionamento
O alvará de funcionamento é um dos documentos necessários para abrir loja física, sendo liberado pela prefeitura do município onde o negócio possui inscrição.
Esse certificado autoriza a operação do estabelecimento comercial, garantindo que ele está conforme as normas e regulamentos oficiais.
Nesse caso, um profissional pode ir averiguar o local antes de expedir esse documento, e ele exige renovação periódica.
Licença dos bombeiros
Enquanto isso, a licença dos bombeiros também é um dos documentos necessários para abrir loja física, sendo emitido pelo Corpo de Bombeiros do estado. 🚒
O comprovante assegura que o estabelecimento possui as condições adequadas de segurança contra incêndios e pânico, como extintores, saídas de emergência e sinalização adequada.
Locais físicos sem esses elementos podem não conseguir a autorização, sendo, eventualmente, barrados de suas atividades.
Licença da vigilância sanitária
A licença da Vigilância Sanitária é um documento emitido pela autoridade local, e atesta que a loja segue as normas e regulamentos de higiene.
Ainda, garante a qualidade e a segurança dos produtos ou serviços oferecidos em estoque, especialmente de segmentos alimentícios ou químicos, por exemplo.
Registro na Previdência Social
O registro na Previdência Social é necessário para a empresa poder cumprir suas obrigações trabalhistas. 🤝
Para isso, o titular deve se cadastrar no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e realizar o recolhimento das contribuições previdenciárias dos seus funcionários.
Trata-se de um dos documentos necessários para abrir loja com mais de uma contratação, e geralmente não é solicitado para microempreendedores.
Preciso de todos esses documentos para abrir uma loja?
Não, nem todos os profissionais precisam reunir esses documentos para abrir uma loja, pois dependerá da sua atividade e composição.
Por exemplo, negócios que trabalham como loja virtual não precisam de licença dos bombeiros, pois não terão local físico. 😉
Ou, ainda, um empreendimento que não trabalha com alimentos ou químicos dificilmente precisará da liberação da vigilância sanitária.
Em um primeiro momento, vale conferir a lista de comprovantes solicitados para as suas atividades, e emitir os registros jurídicos principais.
Eventualmente, com o crescimento da empresa, verifique quais documentos serão necessários para manter sua loja funcionando.
Além disso, não deixe de administrar esses comprovantes de maneira organizada, pois eles autorizam as suas atividades.
Por isso, conte com um sistema de gestão de qualidade. Entre em contato com nossos especialistas e conheça a solução do Zendar!