Como montar uma loja virtual: Saiba como ter o seu negócio na internet!

Se você já empreende e está pensando em levar o seu negócio para o universo digital, saber como montar uma loja virtual é essencial para o seu plano.

Isso porque o comércio online se mostra como uma excelente alternativa para quem deseja iniciar um negócio próprio, com investimento mais baixo e possibilidade de crescimento mais rápido.

Além disso, a diversificação dos modelos de lojas virtuais e a relativa facilidade de criar a sua empresa para atuar no segmento digital, favorecem para que essa seja uma ótima oportunidade de empreender.

E então, que tal colocar esse plano em prática? Para isso, criamos esse conteúdo especial, trazendo as principais e mais importantes informações sobre como montar uma loja virtual que tenha solidez e com ótimas chances de sucesso!

 

Por que montar uma loja virtual?

O comércio digital, hoje, se mostra uma alternativa concreta para quem deseja empreender. Dados divulgados no portal G1 destacam como esse cenário se tornou frutífero: apenas em 2022, ele cresceu 67%!

Essa perspectiva positiva certamente se mostra como um bom motivo para investir nesse segmento. 📈

No entanto, ao pesquisar mais sobre como montar uma loja virtual, você poderá se animar com outras vantagens que o modelo apresenta.

Entre eles, podemos citar:

  • A facilidade de iniciar um empreendimento;
  • O baixo investimento inicial;
  • Os custos menores em relação às lojas físicas e, também, ao marketing;
  • A chance de iniciar com um estoque menor ou, em alguns casos, nem ter estoque próprio;
  • Novas tecnologias e canais de contato com os clientes, otimizando o atendimento e tornando mais próxima a relação entre empresa e consumidor.

Certamente, montar uma loja virtual é uma alternativa muito viável. Porém, essa empreitada exige muito conhecimento e força de vontade, considerando que a concorrência é bem alta.

Sendo assim, é fundamental investir em conhecimento para aprender mais sobre o modelo e criar uma loja com mais chances de sucesso.

Quais os principais tipos de loja virtual existentes?

O primeiro passo de como montar uma loja virtual, consiste em conhecer os tipos mais comuns e que mais oferecem oportunidade de trabalho no meio digital.

Isso porque, cada um deles conta com características específicas, que acabam sendo mais viáveis para um determinado perfil de empreendedor.

Além disso, os tipos diferentes de loja virtual podem ser mais adequados para certos segmentos de negócios. Por exemplo, lojas com foco em moda podem aproveitar melhor oportunidades em redes sociais.

Saber mais sobre cada modelo vai te ajudar a determinar aquela que melhor atende ao seu interesse. Veja só quais são os principais tipos de loja online:

Loja própria

Quando falamos “loja própria”, estamos nos referindo a um site. Esse espaço pode ser integralmente desenvolvido para você ou ser parte de uma plataforma especializada nesse tipo de loja virtual.

O investimento em uma loja própria é mais alto do que as outras alternativas que citaremos.

No entanto, uma empresa com site garante maior credibilidade para os clientes.🧑‍⚕️

Isso porque, com o avanço do comércio online, os consumidores se habituaram a procurar maiores informações sobre as empresas, a fim de evitar fraudes e golpes.

Vantagens

  • Maior credibilidade para os clientes finais;
  • Mais chance de trabalhar a sua marca, investindo na criação de uma identidade visual;
  • Reforça a marca no pensamento do cliente final;
  • Aproveitar estratégias de marketing de conteúdo.

Desvantagens

  • Custos para a criação de um site podem ser altos dependendo da sua necessidade;
  • Ter um designer para poder fazer a criação dos banners;
  • Contar com uma logística e estoque estruturados para levar o negócio para a internet.

Marketplace

Marketplace é o nome dado para as plataformas que reúnem uma série de lojistas, sob um nome único e principal.

O Mercado Livre e o app Magalu são dois exemplos de marketplaces de enorme relevância no mercado brasileiro.

Essa plataforma recebe esse nome por funcionar como um “shopping center digital”, onde os clientes podem pesquisar pelo produto que os interesse e escolher entre a loja que oferece a melhor oferta.

As plataformas de marketplace normalmente cobram uma taxa sobre a venda de cada produto. Por isso, se estiver considerando optar por esse formato, vale a pena buscar uma que tenha boas tarifas.

Vantagens

  • Os marketplaces possuem alto índice de conversão;
  • Você terá a oportunidade de mostrar o seu produto para milhares de pessoas;
  • Estrutura pronta e fácil de operar;
  • Diversificação do público, podendo alcançar pessoas que não seriam o seu alvo inicialmente.

Desvantagens

  • Há taxas associadas à venda de cada produto;
  • As regras para a adesão ao marketplace são rígidas;
  • É difícil orientar o cliente na jornada de compra, já que não há espaço para marketing de conteúdo.

Dropshipping

O modelo de dropshipping é muito interessante, principalmente se você não dispõe de recursos para criar um estoque inicialmente. Isso porque, ele funciona com o envio direto do fornecedor, para o seu cliente final.

O método consiste em divulgar, em sua loja, determinado produto que esteja disponível no site do seu fornecedor.

Após a venda ser efetuada, você fará a compra na página do fabricante e indicará o envio diretamente para a casa do cliente.

Esse modelo é muito utilizado por pessoas que trabalham revendendo produtos do mercado chinês.

Nesse caso, eles divulgam as peças em sites, lojas virtuais, lojas de redes sociais e marketplaces aqui.

Quando recebem algum pedido, compram nas plataformas chinesas famosas, como AliExpress e AliBaba, indicando que a entrega será realizada no endereço do seu comprador.

Vantagens

  • Não é necessário criar estoque próprio;
  • O custo de investimento inicial é praticamente zero.

Desvantagens

  • Qualquer problema que o cliente tenha com o produto recebido, você terá que arcar com os danos;
  • O prazo de entrega é alto;
  • A margem de lucratividade é menor, já que você não pode cobrar muito mais do que as plataformas originais ou o cliente poderá procurar por essa alternativa ele mesmo.

Loja nas redes sociais

Por fim, um último modelo de loja virtual que vale a pena considerar, são as das redes sociais.

Facebook, Instagram e WhatsApp possuem recursos internos que possibilitam a venda de produtos diretamente em suas páginas.🤳

Inclusive, esses são ótimos canais de vendas, já que também funcionam como vitrines virtuais e possuem baixo custo de investimento.

Para quem deseja iniciar um empreendimento digital, mas não deseja criar uma loja própria logo no começo da empreitada, essa pode ser a solução ideal.

Além disso, vale destacar uma vantagem estratégica que as redes sociais oferecem, que é a possibilidade de filtrar um público com mais chances de conversão para mostrar os seus anúncios.

Logo, o investimento na divulgação e no marketing se tornam muito mais assertivos.

Vantagens

  • Possibilidade de mapear o público-alvo com mais exatidão;
  • Baixo investimento inicial;
  • Maior chance de contato com o cliente final;
  • Compra feita totalmente na plataforma, sem que o consumidor precise ser redirecionado para nenhuma outra página;
  • Integração com sistemas de pagamento e ERPs;
  • Possibilidade de tirar todas as dúvidas just in time, usando o recurso das caixas de mensagens;
  • O público tem aderido cada vez mais à compra pelas redes sociais, além de esse também ser um canal de indicação.

Desvantagens

  • É necessário investir em um bom feed e descrição para se destacar dos concorrentes;
  • Comentários negativos podem influenciar o processo de vendas;
  • É necessário se dedicar bastante.

Como montar uma loja virtual do zero?

O segundo passo de como montar uma loja virtual tem a gestão administrativa como foco primordial.

Muitas pessoas acreditam que o meio digital é mais democrático por disponibilizar oportunidades para quem trabalha de maneira informal e isso não está de todo errado.

Entretanto, se você pretende realmente criar um negócio que tenha perspectiva de crescimento e que possa atuar de forma mais sólida, é essencial que ela corresponda com as normas comerciais exigidas pela legislação. 👍

Por isso, será muito importante que você invista em alguns fatores essenciais para alcançar esse formato. Veja só quais são eles:

Tenha um CNPJ

O Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) é um código designado pela Receita Federal para as empresas, em caráter único, exclusivo e intransferível.

Isso significa que toda vez que uma nova empresa é aberta, ela recebe um CNPJ. Isso determina a sua formalização diante do mercado.

Um negócio que possui CNPJ declara que está de acordo com as proposições do Governo, incluindo o recolhimento de impostos.

Mas, indo além desses fatores, o CNPJ também garante algumas vantagens para o lojista, sendo:

  • A possibilidade de adquirir produtos diretamente de fornecedores atacadistas, com menor preço;
  • A emissão de Notas Fiscais, que eliminam o risco de sonegação;
  • A possibilidade de contratar mão de obra formalizada, com registro em CTPS;
  • Recolhimento de valores voltados à seguridade do próprio empreendedor, como a possibilidade de solicitar um auxílio-doença ou salário maternidade, por exemplo.

Tire o seu certificado digital

Um dos principais determinantes de uma empresa, virtual ou física, que trabalhe de maneira legalizada, é a emissão da Nota Fiscal.

Esse é um documento que declara a idoneidade do negócio, indicando que ele realiza o recolhimento de impostos de maneira correta.

Para que uma empresa possa emitir NF, ter um CNPJ é um dos critérios básicos, como dito. No entanto, ainda é necessário que ela possua um certificado digital, responsável por validar os dados da empresa.

Inclusive, ele é utilizado para emitir notas fiscais e para conferência de legalidades jurídicas junto ao seu negócio, por exemplo. 💻

No entanto, o certificado digital possui uma importância ainda mais significativa e que vai além da validação dos dados da empresa, sendo a de garantir a segurança de transações online.

Por meio de chaves criptográficas, ele reduz o risco de invasões e roubos de dados, determinando que a loja virtual está protegida contra fraudes de terceiros.

Se atente à legislação para abrir uma loja virtual

Tradicionalmente, o comércio online é parte formado por pessoas que estão empreendendo como complementação de renda. No entanto, para montar uma loja formal, será necessário considerar que, além das documentações de legalização de atuação, há uma legislação a ser cumprida.

O e-commerce possui uma lei específica, criada em 2013, que prevê todas as obrigações e direitos do lojista online, bem como as obrigações e os direitos do consumidor.

Além dessas tratativas, o comerciante online também deverá emitir Nota Fiscal de todas as transações realizadas, retomando a importância do CNPJ e do certificado digital, já citados.

Outro detalhe relacionado à legislação das lojas virtuais diz respeito ao recolhimento de tributos, sendo o ICMS o principal deles.

Entretanto, outros custos também estão relacionados com taxas de atividade, como as tarifas dos sistemas integradores, plataformas e logística.

Faça um planejamento estratégico

O planejamento estratégico é um documento de enorme importância para a gestão do seu negócio. Ele é criado considerando os princípios do empreendimento, quais são os seus objetivos, como e em quanto tempo pretende conquistá-los.

A partir do momento que você organiza o seu plano, consegue determinar quais são as ações mais assertivas para conquistar o resultado.

Em um bom planejamento estratégico você deve considerar todas as áreas da sua loja virtual, como o departamento financeiro, logística, marketing e vendas.

Para cada um desses setores, é possível criar um desdobramento do plano, a fim de orientar nas práticas específicas.

O Sebrae orienta os empreendedores, principalmente os iniciantes, a criar um planejamento estratégico que seja assertivo.

Escolha um nicho lucrativo

Se a sua ideia, inicialmente, é empreender online, mas você ainda não tem um foco específico do que vender, vale a pena fazer uma pesquisa de mercado.

Isso irá te ajudar a determinar um bom nicho para investimento, que ofereça maiores oportunidades de lucratividade.💰

Um bom método para fazer essa escolha, é usando a teoria “PHD”: Paixão, Habilidade e Dinheiro.

Ela consiste em identificar um segmento pelo qual você tenha paixão e interesse, que possua uma certa habilidade e que gere uma boa rentabilidade.

Registre o seu nome e o endereço da sua loja virtual

A relativa facilidade de empreender online faz com que a concorrência nesse segmento seja extraordinariamente alta.

Por isso, assim que decidir como montar uma loja virtual, escolher o seu nicho e escolher uma plataforma de operação, você deve realizar o registro do nome e o endereço do seu negócio.

Com o registro da marca, você evita que terceiros usem o nome da sua empresa, bem como “roubem” os detalhes relacionados à identidade. Isso garantirá maior segurança para o seu negócio digital, além de transmitir maior confiabilidade aos clientes.

Esse registro é feito em plataformas específicas, onde você também poderá comprar o endereço da sua loja.

Escolha uma plataforma de loja virtual

Após se dedicar a organizar as questões burocráticas da sua empresa, o próximo passo de como montar uma loja virtual é escolher em qual plataforma você irá lançá-la.

Nós identificamos as principais e mais buscadas pelos empreendedores digitais. Porém, determinar qual delas melhor atende aos seus interesses, é uma tarefa pessoal.

Apenas fique atento para que a escolhida tenha:

  • Uma boa relação custo-benefício, com valor que cabe em seu orçamento e recursos que otimizem o seu trabalho;
  • Design responsivo, que é a capacidade de se adaptar a diferentes formatos de tela e layouts;
  • Possibilidade de ser otimizada, a partir do uso de ferramentas como o SEO, por exemplo. Isso ajudará no ranqueamento do site e aumentar o índice de tráfego;
  • Navegação simplificada, para que todos os lojistas, inclusive aqueles que estão iniciando no empreendedorismo online, consigam ter uma boa experiência de utilização;
  • Possibilidade de integração com outras ferramentas, que servem, principalmente, para otimizar o dia a dia da empresa, como os ERPs, dos quais falaremos logo abaixo.

Contrate um sistema de ERP

sistema de ERP é o responsável por fazer uma integração entre todos os departamentos e setores de um negócio, a fim de facilitar e otimizar a gestão.

Ter o ERP da Zendar em uma loja virtual, por exemplo, pode favorecer em, principalmente, 3 aspectos:

  • Integrar com mais eficiência os canais de venda e atendimento;
  • Facilitar o controle do estoque;
  • Emitir Notas Fiscais.

No dia a dia de um negócio, essa facilidade se reverte em menos tempo trabalhando em questões burocráticas e mais chance de se dedicar à estratégia de crescimento.

Por isso, vale a pena pensar nessa possibilidade desde o início da sua operação.

Faça o cadastro dos produtos para abrir a loja virtual

Para que a sua loja virtual tenha boa navegabilidade, é fundamental que a organização dos produtos seja rígida.

Isso significa que você deverá se dedicar a fazer o cadastro dos mesmos com certa atenção. 📑

Invista na criação de categorias e subcategorias que sejam inteligentes e que ajudem o consumidor a encontrar o item buscado com mais facilidade.

Além disso, na etapa de cadastramento você deve cuidar das imagens dos produtos. É essencial que todos possuam fotos de qualidade, nítidas e destaquem os detalhes principais.

Não se esqueça de criar uma boa descrição, que seja inteligente e divertida, para captar a atenção do cliente e repassar a informação sobre a peça.

Organize a logística

Lojas virtuais trabalham exclusivamente com o envio de produtos. Por isso, o setor logístico é um dos mais importantes na integração de sistemas.

Inicialmente, enquanto a sua operação for menor, é possível que você mesmo cuide de todo o processo de separação, embalagem e envio dos seus produtos.

Porém, não desconsidere a parceria com uma empresa especializada em logística, conforme suas vendas aumentarem.

O cuidado com o processo de embalagem e envio está entre os principais fatores de escolha de uma loja, em detrimento de outra, além de demonstrar mais credibilidade no negócio.

Ter uma equipe responsável por essa etapa, que seja especialista no assunto, pode favorecer para aumentar as suas vendas.

Invista em profundidade de estoque, ao invés de quantidade de produtos

Um conceito que vem se tornando muito vantajoso para lojas virtuais, é investir em profundidade de estoque, ao invés de pensar em quantidade de peças diferentes.

Quando falamos sobre profundidade, estamos nos referindo à quantidade de peças de cada item. Já essa quantidade, se diz respeito à variedade de itens que você tem à disposição.

Considerando que uma loja virtual recebe muitos acessos diários, tendo grande possibilidade de conversão em cada um deles, ter um estoque profundo, ao invés de sortido, é mais interessante. Isso porque, você não terá problemas com itens que acabam rapidamente e ficam sem atividades em sua plataforma.

Acessar um site com poucos produtos disponíveis reduz o tempo de permanência do cliente na página e isso, por sua vez, poderá influenciar negativamente em seu ranqueamento.

Quais os principais custos para abrir uma loja virtual?

O custo de como montar uma loja virtual é consideravelmente menor do que o investimento para uma loja física, isso é um fato.

Porém, dimensionar esse montante é uma tarefa impossível de ser realizada, a não ser que sejam considerados alguns fatores, que estão diretamente ligados aos custos de criação da empresa. 💲

Esses fatores podem ser:

  • Qual é a plataforma que planeja operar, levando em conta que algumas são pagas, enquanto outras não geram custos;
  • Se você irá investir em sistemas, como os ERPs, que apoiam a gestão;
  • Quais serão as estratégias que usará para divulgar a sua loja virtual, como as ações de marketing, patrocínio de anúncios, entre outras práticas.

Tudo isso pode ser adequado ao total que você possui em mãos para investir. A partir daí, conforme as vendas começarem a escalar, você poderá migrar para uma operação melhor estruturada.

 

Aprender a como abrir uma loja virtual vale a pena para quem?

Aprender como abrir uma loja virtual é um processo essencial para quem está pretendendo empreender no meio digital.

Com boas chances de resultados positivos e a possibilidade de trabalhar diretamente de casa, investindo seus próprios esforços na empreitada, essa é uma alternativa que vem conquistando milhares de brasileiros.

Se você faz parte do grupo que está pretendendo investir nessa jornada digital, saiba que vale muito a pena. Com dedicação, estudo e força de vontade, você poderá desenvolver um ótimo trabalho online.

 

Quer entender como aumentar suas vendas utilizando a gestão a seu favor? Continue acompanhando nossos conteúdos para te auxiliar nessa jornada!

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