Baby-boomers, Geração Z, Millennials. Você sabe reconher os hábitos de consumo da audiência que deseja alcançar na sua marca?
Com as constantes atualizações da tecnologia, e consequentemente, nos padrões de compra, o varejo passa a transferir a necessidade de aguardar o consumidor na loja física, para buscar a sua atenção no ambiente digital.
Pensando neste assunto, vamos nos aprofundar em mudanças no hábito de consumo de Millennials, aqueles que ditam as tendências do comércio. Continue a leitura do artigo para essa análise!
Qual audiência é considerada “Millennials”?
Também conhecidos como nativos digitais, os Millennials são as pessoas nascidas entre o início da década de 1980 e a metade da década de 1990. Todos os hábitos diferem eles dos mais velhos, desde costumes pessoais até necessidades de compras.
Os Millennials foram inseridos nas mudanças tecnológicas involuntariamente. Ou seja, esse público acompanhou globalizações, revoluções e transformações econômicas que impactaram o modo de pensar e agir.
Dessa forma, eles preferem a autonomia e liberdade, do que a monotonia e previsibilidade. Relacionando todos essas preferências aos hábitos de consumo, esse público não tem o costume de se apegar a grandes marcas de varejo com produção em larga escala, já que estão mais antenados às tendências e empresas sustentáveis.
Com isso, cabe às marcas adaptarem suas estratégias de venda para alcançarem a audiência que é mais presente no mercado de trabalho atual.
Jornada de compra dos Millennials
Agora que você já sabe ou já relembrou quem se enquadra nessa classificação, vamos analisar qual é a jornada de compra dos Millennials para que seu negócio se adeque a isso.
O primeiro passo é entender que esse grupo de pessoas busca se atentar ainda mais às empresas que reforçam a personalização, principalmente no quesito atendimento ao cliente.
Isso porque, o público busca, além de tudo, uma conexão com a proposta da marca. Assim, escolhe comprar um produto apenas quando se identifica com as questões abordadas, com o tratamento do consumidor e quando faz sentido para o estilo de vida que escolhe seguir.
Além disso, os Millennials visam muito mais a qualidade das compras do que quantidade. Ao entrar no nicho de roupas, por exemplo, eles investem naquelas peças que trazem autenticidade e abrem espaço para a personalização.
Apesar de serem os primeiros a identificarem tendências de moda, essa audiência prefere se sentir livre para fazer suas próprias escolhas, do que seguir cegamente o que é mais consumido. Dessa forma, conseguem avaliar se há a necessidade de comprar algo ou não, de acordo com a visão crítica de consumo.
Assim, os Millennials vivem com o comércio na palma da mão e a jornada de compra se adapta à essa questão.
Ou seja, são eles que viveram todas as mudanças relacionadas a tecnologia, fazendo com que até a “ida ao mercado” seja feita de forma online, através de um aplicativo de compras. Tudo isso de forma rápida, intuitiva e prática.
Millennials X Varejo
Por essas razões, o Varejo 4.0 deve estar ainda mais presente nas estratégias de vendas do seu e-commerce. A empresa que é fortalecida no ambiente digital abrange o número de público e reconhecimento de marca de forma constante.
Com isso, a dinâmica acelerada de consumo dos Millennials passa a integrar o planejamento de negócio da empresa, ao invés de atrapalhar.
Ao falarmos sobre as adaptações do varejo que deseja alcançar essa audiência, devemos ter em mente a “segunda vida” de alguns produtos, como roupas. Como vimos, esse público cresceu em meio à mudanças da sociedade e estão antenados em assuntos que ligam o presente ao futuro, como hábitos saudáveis.
Sendo assim, as questões de sustentabilidade são debatidas dia após dia entre Millennials, e os brechós e o comércio de itens semi-novos crescem na mesma intensidade.
De acordo com dados do SEBRAE, no início do ano de 2023, já existiam mais de 100 mil brechós em atuação no Brasil, um crescimento de mais de 30% em comparação aos últimos cinco anos.
Por essa razão, existe até o mercado de aluguel de roupas para quem busca um consumo mais sustentável e menos materialista. E esses são só alguns hábitos dos Millennials que estão em constante mudança em relação ao varejo.
Com isso, é fundamental que o seu e-commerce siga essas adaptações para alcançar o público-alvo que deseja, fidelizar os clientes e receber as recomendações orgânicas tão essenciais para o crescimento a longo prazo.
Hábitos de consumo e tecnologia
Depois de compreender quais são as mudanças nos hábitos de consumo e a jornada de compra dos Millennials, vemos ainda mais a necessidade de automatizar os processos das lojas, seja física ou e-commerce.
A tecnologia é mãe dos nativos digitais e vai continuar sendo ainda mais forte em todas as etapas da rotina da pessoa. Sendo assim, os Millenials reformularam os modos de consumo, buscando agilidade, personalização e autenticidade em todas as etapas de compra.
Sua empresa, por sua vez, deve seguir essas atualizações e adaptações para o atendimento, experiência de compra e hospedagem online.
Para isso, invista em um sistema de gestão com PDV. Um software personalizado para o seu negócio é fundamental para otimizar os processos da sua loja e criar um ambiente favorável aos Millennials.
Com o Zendar, todas as etapas de gerenciamento do seu e-commerce se tornam mais completas e intuitivas:
- Pedidos e orçamentos;
- Troca e devolução;
- Consignação de produtos;
- Controle de estoque;
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- Grade de cor e tamanho para lojas de roupas.
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