Muitos aspirantes a empreendedores sonham em abrir uma loja de calçados, mas para garantir o sucesso, é essencial estar preparado
Se está entre suas metas empreender no ramo, é fundamental entender quais são as expectativas de crescimento no Brasil.
Pensando nisso, neste artigo, o Zendar separou dicas importantes para quem deseja empreender no setor. Se você está buscando informações sobre como montar uma loja de calçados, atrair clientes e aumentar as vendas, continue lendo e entenda como estruturar seu negócio para o sucesso!
Mercado de calçados no Brasil
Antes de qualquer dica, é fundamental analisar se vale a pena investir no ramo de calçados no Brasil. Com o mercado em constante evolução e os hábitos dos consumidores mudando rapidamente, é necessário mais do que apenas identificação com o setor para se destacar.
Segundo dados de projeção para 2024, o Brasil é o quinto maior produtor de calçados no mundo, ficando atrás da China, Índia, Vietnã e Indonésia. Por essa razão, a indústria é diversa, sendo composta por pequenas, médias e grandes empresas, que exportam para grandes países ou que se restringem ao mercado interno.
Dentro dessa análise, o setor de calçados esportivos, por exemplo, está em grande expansão com o aumento da prática de atividades físicas e a busca por produtos de alta performance. Da mesma forma, marcas que investem em moda casual e calçados confortáveis para o dia a dia também encontram espaço para determinado público.
Assim, é possível notar um crescimento no setor calçadista, em diversas áreas do mercado.
Tipos de lojas de calçados
Agora que você já avaliou o mercado de calçados no Brasil, é importante ter em mente que existem vários formatos desse comércio para você investir.
- Franquia: exclusivamente modelos de calçados fabricados por uma marca, por exemplo, Dakota ou Moleca;
- Multimarcas: loja que trabalha com a venda de calçados de marcas diversas, modelos variados;
- Loja de fábrica: venda de calçados de fabricação própria e com preços competitivos.
Como é possível perceber, cada formato tem suas particularidades, tanto em termos de investimento inicial quanto na gestão e processos diários.
Por isso, ao escolher o modelo ideal para a sua loja de calçados, é fundamental avaliar fatores como público-alvo, localização, estoque e estratégias de marketing.
Assim, com uma boa análise desses elementos é possível garantir o sucesso do seu empreendimento, sabendo que você está preparado para atender as necessidades do mercado e se destacar diante da concorrência.
Dicas para empreender com uma loja de calçados
Depois de entender um pouco mais sobre o crescimento de lojas de calçados no Brasil, vamos nos aprofundar em dicas para começar a empreender nesse ramo. A seguir, separamos um passo a passo para te ajudar.
Conheça o mercado
De fato, o primeiro passo é conhecer o mercado em que irá investir. Anteriormente você observou um pouco disso, mas é essencial realizar uma análise aprofundada sobre os prós e contras do ramo calçadista no país ou na região, se seu foco for comércio local.
Determine o público-alvo
Dentro da análise de mercado, você passa a ter contato com os tipos de público-alvo que deseja atrair. Se o seu foco é calçado feminino, talvez seu foco de audiência seja em mulheres de 30-40 anos. Calçado infantil, por exemplo, tem outra segmentação, e por aí vai.
Com um público de possíveis clientes bem definido, suas estratégias de comércio passam a ser mais concretas.
Estabeleça os fornecedores
Uma etapa fundamental para qualquer ramo do empreendedorismo com produtos é estabelecer uma boa base de fornecedores. São eles que irão estruturar o seu negócio a longo prazo.
Se a qualidade dos calçados não for boa, não há fidelização de clientes. Se as entregas demorarem, não há consistência em vendas.
Defina a localização
Se a sua loja for física, defina uma localização estratégica para o estabelecimento. Dentro disso, há vários detalhes para analisar: ponto de comércio, concorrência próxima, estacionamento ou fácil acesso.
Por exemplo, se existem muitas lojas de calçados no centro da cidade, talvez seja mais interessante abrir o seu negócio em uma outra região que não tenha concorrentes diretos.
Planeje o interior da loja
A primeira impressão é a que fica. Crie uma vitrine atrativa para o seu consumidor, causando desejo e curiosidade para que entre na loja.
Ao entrar, a infraestrutura deve seguir a mesma ideia. Posicione os móveis de maneira adequada, deixe que os clientes circulem de forma livre no ambiente, sem que pilhas de caixas atrapalhem o fluxo.
Invista em uma decoração significativa para a sua marca. Se você decidiu abrir uma rede de calçados infantil, busque móveis e itens coloridos para agradar o público.
Lembre-se: quanto mais o local for agradável, mais tempo o consumidor irá permanecer na loja, aumentando as chances de venda.
E-commerce
Com a frequente mudanças nos hábitos de consumo, investir em um e-commerce de loja de calçados é peça-chave para qualquer comércio.
Depois de fortalecer o seu negócio, migrar para o online pode potencializar suas vendas. Isso porque existem várias maneiras de posicionar sua empresa no mundo digital, aumentando o reconhecimento e a rede de clientes.
Plano de negócio
Assim como outros ramos de trabalho, para empreender é preciso ter um plano de negócio bem estruturado.
Nesta etapa, você deve analisar itens como: objetivos a curto, médio e longo prazo, recursos financeiros disponíveis, estratégias de venda, custos fixos e variáveis.
Ainda, é fundamental estruturar as metas de crescimento como empresa, definindo o porte inicial, podendo ser uma Empresa de Pequeno Porte (EPP) ou uma Microempresa (ME), por exemplo.
Além dessas dicas, lembre-se de alinhar as estratégias de marketing nas redes sociais, cadastrar sua empresa no Google e fortalecer a presença online. Isso ajuda a estruturar os primeiros anos do negócio, principalmente com loja de calçados.
Sistema de gestão para loja de calçados
Neste ponto, você já avaliou se vale a pena investir em uma loja de calçados, com dicas para começar a empreender. Um diferencial importante que pode facilitar a sua organização é com um sistema de gestão.
O Zendar, por exemplo, possui funcionalidades personalizáveis para o seu negócio, como controle de estoque, gestão financeira e vendas em PDV.
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