Loja de calçados: dicas para empreender

Muitos aspirantes a empreendedores sonham em abrir uma loja de calçados, mas para garantir o sucesso, é essencial estar preparado

Se está entre suas metas empreender no ramo, é fundamental entender quais são as expectativas de crescimento no Brasil.  

Pensando nisso, neste artigo, o Zendar separou dicas importantes para quem deseja empreender no setor. Se você está buscando informações sobre como montar uma loja de calçados, atrair clientes e aumentar as vendas, continue lendo e entenda como estruturar seu negócio para o sucesso!

 

prateleira de tênis em uma loja de calçados

Mercado de calçados no Brasil

Antes de qualquer dica, é fundamental analisar se vale a pena investir no ramo de calçados no Brasil. Com o mercado em constante evolução e os hábitos dos consumidores mudando rapidamente, é necessário mais do que apenas identificação com o setor para se destacar. 

Segundo dados de projeção para 2024, o Brasil é o quinto maior produtor de calçados no mundo, ficando atrás da China, Índia, Vietnã e Indonésia. Por essa razão, a indústria é diversa, sendo composta por pequenas, médias e grandes empresas, que exportam para grandes países ou que se restringem ao mercado interno. 

Dentro dessa análise, o setor de calçados esportivos, por exemplo, está em grande expansão com o aumento da prática de atividades físicas e a busca por produtos de alta performance. Da mesma forma, marcas que investem em moda casual e calçados confortáveis para o dia a dia também encontram espaço para determinado público.

Assim, é possível notar um crescimento no setor calçadista, em diversas áreas do mercado. 

 

Tipos de lojas de calçados

Agora que você já avaliou o mercado de calçados no Brasil, é importante ter em mente que existem vários formatos desse comércio para você investir. 

  • Franquia: exclusivamente modelos de calçados fabricados por uma marca, por exemplo, Dakota ou Moleca;
  • Multimarcas: loja que trabalha com a venda de calçados de marcas diversas, modelos variados;
  • Loja de fábrica: venda de calçados de fabricação própria e com preços competitivos.

Como é possível perceber, cada formato tem suas particularidades, tanto em termos de investimento inicial quanto na gestão e processos diários. 

Por isso, ao escolher o modelo ideal para a sua loja de calçados, é fundamental avaliar fatores como público-alvo, localização, estoque e estratégias de marketing. 

Assim, com uma boa análise desses elementos é possível garantir o sucesso do seu empreendimento, sabendo que você está preparado para atender as necessidades do mercado e se destacar diante da concorrência.

Dicas para empreender com uma loja de calçados

Depois de entender um pouco mais sobre o crescimento de lojas de calçados no Brasil, vamos nos aprofundar em dicas para começar a empreender nesse ramo. A seguir, separamos um passo a passo para te ajudar. 

Conheça o mercado

De fato, o primeiro passo é conhecer o mercado em que irá investir. Anteriormente você observou um pouco disso, mas é essencial realizar uma análise aprofundada sobre os prós e contras do ramo calçadista no país ou na região, se seu foco for comércio local. 

Determine o público-alvo 

Dentro da análise de mercado, você passa a ter contato com os tipos de público-alvo que deseja atrair. Se o seu foco é calçado feminino, talvez seu foco de audiência seja em mulheres de 30-40 anos. Calçado infantil, por exemplo, tem outra segmentação, e por aí vai. 

Com um público de possíveis clientes bem definido, suas estratégias de comércio passam a ser mais concretas. 

 

Estabeleça os fornecedores 

Uma etapa fundamental para qualquer ramo do empreendedorismo com produtos é estabelecer uma boa base de fornecedores. São eles que irão estruturar o seu negócio a longo prazo.

Se a qualidade dos calçados não for boa, não há fidelização de clientes. Se as entregas demorarem, não há consistência em vendas. 

 

Defina a localização

Se a sua loja for física, defina uma localização estratégica para o estabelecimento. Dentro disso, há vários detalhes para analisar: ponto de comércio, concorrência próxima, estacionamento ou fácil acesso. 

Por exemplo, se existem muitas lojas de calçados no centro da cidade, talvez seja mais interessante abrir o seu negócio em uma outra região que não tenha concorrentes diretos. 

Planeje o interior da loja 

A primeira impressão é a que fica. Crie uma vitrine atrativa para o seu consumidor, causando desejo e curiosidade para que entre na loja.

Ao entrar, a infraestrutura deve seguir a mesma ideia. Posicione os móveis de maneira adequada, deixe que os clientes circulem de forma livre no ambiente, sem que pilhas de caixas atrapalhem o fluxo. 

 

interior de uma loja de calçados com sofás e prateleiras

Invista em uma decoração significativa para a sua marca. Se você decidiu abrir uma rede de calçados infantil, busque móveis e itens coloridos para agradar o público. 

Lembre-se: quanto mais o local for agradável, mais tempo o consumidor irá permanecer na loja, aumentando as chances de venda. 

E-commerce 

Com a frequente mudanças nos hábitos de consumo, investir em um e-commerce de loja de calçados é peça-chave para qualquer comércio.

Depois de fortalecer o seu negócio, migrar para o online pode potencializar suas vendas. Isso porque existem várias maneiras de posicionar sua empresa no mundo digital, aumentando o reconhecimento e a rede de clientes. 

Plano de negócio

Assim como outros ramos de trabalho, para empreender é preciso ter um plano de negócio bem estruturado. 

Nesta etapa, você deve analisar itens como: objetivos a curto, médio e longo prazo, recursos financeiros disponíveis, estratégias de venda, custos fixos e variáveis.  

Ainda, é fundamental estruturar as metas de crescimento como empresa, definindo o porte inicial, podendo ser uma Empresa de Pequeno Porte (EPP) ou uma Microempresa (ME), por exemplo. 

 

Além dessas dicas, lembre-se de alinhar as estratégias de marketing nas redes sociais, cadastrar sua empresa no Google e fortalecer a presença online. Isso ajuda a estruturar os primeiros anos do negócio, principalmente com loja de calçados. 

 

Sistema de gestão para loja de calçados

Neste ponto, você já avaliou se vale a pena investir em uma loja de calçados, com dicas para começar a empreender. Um diferencial importante que pode facilitar a sua organização é com um sistema de gestão. 

O Zendar, por exemplo, possui funcionalidades personalizáveis para o seu negócio, como controle de estoque, gestão financeira e vendas em PDV. 

Para saber mais sobre como nossa plataforma pode te ajudar a dar o primeiro passo no empreendedorismo, fale com um de nossos especialistas

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