Com o aumento gradativo das compras online, surge a necessidade de ampliar as opções de envio e frete para e-commerce.
Se você já é empreendedor digital ou pensa em criar um site para sua loja, saiba que deve levar em consideração diversos fatores na hora de escolher qual a melhor forma de entrega dos seus produtos.
Para te ajudar nisso, o Zendar desenvolveu este artigo completo com dicas de como escolher o frete certo para o seu e-commerce. Continue a leitura!
Conheça as modalidades de frete para e-commerce
Conhecer as modalidades de frete é o primeiro passo para entender como funciona a logística de entrega em um e-commerce.
A partir disso, você consegue avaliar qual a melhor escolha pelo custo-benefício e a experiência positiva na entrega ao cliente.
Dessa forma, um frete bem estruturado é fundamental para garantir a satisfação do consumidor em todas as etapas de compra no e-commerce, trazendo benefícios a longo prazo ao seu negócio.
A seguir, vamos citar as formas de circulação de mercadoria mais conhecidas e otimizações do processo de frete.
Correios
A opção mais utilizada em envios de lojas online é através dos Correios. A rede oferece vários formatos de entrega como Sedex, PAC e encomendas normais.
Com isso, é possível escolher a melhor opção pelo prazo e valor do frete, que variam em cada formato, sendo o Sedex o formato mais rápido e mais caro. Já o PAC e ecomenda normal são os mais econômicos, porém com entregas mais demoradas.
Transportadoras privadas
Se a sua intenção é garantir uma entrega mais personalizada, com prazos flexíveis e valores competitivos, a modalidade de transportadora privada pode ser a escolha certa.
Assim, através desse formato, você pode optar por transportes aéreos ou terrestres, variando no valor do frete.
Marketplaces
Também muito popular, os envios através das plataformas de Marketplaces são considerados. Porém, é importante lembrar que cada uma tem as suas regras de entrega, prazos estipulados e valores cobrados.
Ou seja, tudo deve ser levado em consideração ao definir qual o melhor frete para o seu e-commerce.
Formas de contratação
Agora que você já conheceu essas três modalidades de envios, é preciso analisar qual a melhor forma de contratação de frete para o seu e-commerce.
Intermodal
A entrega intermodal é aquela que utiliza mais de uma forma de transporte até o produto chegar ao consumidor. Essa é a contratação escolhida para envios internacionais, por exemplo, em que há a necessidade de modais aéreos, aquaviários e rodoviários.
Entretanto, a principal característica que difere esse tipo de contratação é a burocracia por trás das documentações, que precisam ser emitidas separadamente para cada etapa de envio.
Redespacho
Além disso, outra forma de contratação que utiliza mais de um meio é o redespacho. Neste serviço, duas transportadoras são responsáveis pela entrega: a primeira lida com o remetente, recebendo e preparando o produto, e a segunda envia até o destino final.
Assim, é fundamental manter o cliente informado sobre cada fase do trajeto, para que possa acompanhar o frete da sua compra.
Subcontratação
Uma outra forma de frete para e-commerce é a subcontratação. Nesta opção, a empresa remetente atribui o envio a uma empresa parceira. Isso acontece quando a região da entrega não está dentro da cobertura trabalhada por parte do produtor.
Dessa forma, a subcontratação é interessante para empresas pequenas que desejam expandir a área de envios, com a intenção de diminuir os custos da entrega final ao cliente e otimizar a logística.
Frete normal
O frete normal é uma opção para pequenos empreendedores com entregas em uma região pequena.
Assim, as negociações de valores e prazos do frete são feitas entre o cliente e a empresa, sem transportadoras intermediárias.
Sendo assim, essa forma de contratação pode agilizar o processo de atendimento e entrega, otimizando os processos da empresa e favorecendo a experiência do consumidor.
Por isso, vale lembrar que tudo deve ser levado em consideração na hora de calcular o custo-benefício e os processos burocráticos envolvidos.
3 dicas para aplicar o frete para e-commerce
Depois de entender algumas modalidades de frete para e-commerce e as formas de contratação ideais para sua empresa, vamos abordar 3 dicas para fazer com que o envio do seu produto seja positivo.
Análise de custos
Para escolher o melhor tipo de frete, analisar os custos envolvidos em todas as etapas do processo é fundamental.
Para isso, separamos alguns fatores importantes para o cálculo:
- Tamanho e peso: muitas modalidades calculam o valor da entrega pelo quilo transportado, já que influencia nos custos com combustível. Da mesma forma, é necessário relacionar o peso e o volume ocupado pelo produto na embalagem de envio.
- Percurso: na hora de definir qual a forma de contratação do seu frete, avalie a a distância entre o endereço da coleta do produto e o de entrega. Isso é fundamental para calcular o valor final, além de estipular o prazo do envio – quanto mais rápido, mais caro costuma ser.
- Taxas e impostos: ao trabalhar com transporte de produtos, as tributações específicas de cada região devem ser calculadas, como o ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias).
Rastreio de produtos
Aprofundando no processo organizacional da entrega, é essencial disponibilizar um meio de rastreio de produtos ao cliente.
Ou seja, dependendendo da forma de contratação e modalidade de frete para e-commerce escolhidas, existem várias etapas de envio até a compra chegar ao consumidor final. É fundamental que ele esteja ciente de todos os caminhos e prazos para receber o seu produto.
Experiência do consumidor
Além disso, é de grande importância avaliar a experiência do consumidor com frequência. O que pode parecer um bom investimento para sua empresa na hora dde escolher o frete, às vezes, não é positivo para o cliente final.
Por essa razão, é fundamental atentar-se à performance da entrega na prática, assim como ouvir feedbacks relacionados aos prazos de envio e qualidade da embalagem. Assim, você compreende qual a maneira mais eficiente e transparente de trabalhar com o frete para lojas online.
Um sistema de gestão pode otimizar todos os processos do seu e-commerce, seja no varejo ou atacado. Com o Zendar, você pode monitar etapas organizacionais e financeiras, além de gerenciar trocas, devoluções e consignação de produtos.
Por isso, com uma plataforma personalizada para o seu negócio, você também controla os pedidos e orçamentos de forma prática e intuitiva.
Quer saber como podemos te ajudar a otimizar o frete para o seu e-commerce? Entre em contato com um de nossos especialistas!