Aprender a calcular a margem de contribuição pode fazer você multiplicar a rentabilidade do seu negócio.
Isso porque, esse é um dos indicadores determinantes de preço dos seus produtos. Quando mal calculado, ele pode até mesmo gerar prejuízos para a empresa.
Por isso, sempre associamos a margem de contribuição com a saúde financeira do empreendimento.
Afinal, é com base na análise de ganho que esse indicador propõe, que se torna possível identificar pontos de correção de valores, de modo a aumentar a lucratividade.💲💲
Quer aprender como calculá-lo corretamente? Então, nós iremos ajudá-lo!
Nesse conteúdo nós vamos te ensinar o que é a margem de contribuição, qual a sua importância e de que forma ela deve ser avaliada, a fim de trazer melhores resultados ao seu negócio. Confira!
O que é a margem de contribuição?
A margem de contribuição é um indicador que corresponde ao total de valores que ainda restou da receita da empresa, após o pagamento de todos os custos.
É o montante de dinheiro que a empresa obteve após a finalização das vendas e, também, depois de ter pago todos os custos de produção e impostos.
Esse índice considera apenas os custos e despesas variáveis da empresa, sendo aqueles que se modificam a partir do total produzido, ou a partir do total de vendas.📝
A “sobra” de dinheiro, portanto, pode ser usada para cobrir os gastos fixos do negócio, realizar investimentos ou, até mesmo, para compor o patrimônio da empresa.
Qual a importância da margem de contribuição para o negócio?
A margem de contribuição tem tanta importância na análise da saúde financeira de uma empresa, pois é ela que, efetivamente, determina se a produção está sendo vantajosa.
Afinal, se a receita produzida não for suficiente para cobrir, pelo menos, os custos da produção, é necessário realizar uma intervenção imediata, a fim de corrigir a situação.
Nesse caso, será necessário rever os valores investidos para produção e/ou reavaliar o preço de venda do item.
Inclusive, o portal UOL afirma que a margem de contribuição é um dos indicadores que não devem deixar de ser acompanhados.
Isso porque, o seu resultado influencia diretamente na lucratividade e na produção de receita de uma empresa.💰
Caso queira mantê-la positiva, a conta no azul e aumentar as chances de investimentos, com projeção real de crescimento, é interessante aprender a medi-la.
Como calcular a margem de contribuição?
A margem de contribuição é obtida a partir do cálculo de sua fórmula matemática:
Margem de contribuição = Valor das vendas – (custos variáveis + despesas variáveis)
Para ajudá-lo a entender de que forma essa fórmula se aplica na prática, vamos pensar em um exemplo.
Imagine uma empresa que produz camisetas 👕 Cada uma delas possui um custo de venda de R$ 100.
Porém, para produzi-las são gastos R$ 40 e o vendedor recebe 15% de comissão a cada peça vendida (correspondendo a R$ 15).
Nesse caso, temos:
- Valor de venda = R$ 100 cada unidade;
- Custos variáveis = R$ 40 cada unidade;
- Despesas variáveis = R$ 15 cada unidade.
Aplicando em nossa fórmula, o resultado seria:
MC = 100 – (40 + 15) = 100 – 55 = 45
Chegamos ao resultado que cada camiseta oferece uma margem de contribuição de R$ 45. Ou seja, a cada camiseta vendida, temos R$ 45 de receita positiva.
Como precificar o produto utilizando a margem de contribuição?
É possível utilizar o indicador da margem de contribuição para realizar a precificação de um produto.
Afinal, em sua fórmula temos a chance de encontrar o ponto de equilíbrio de preço do item. Ou seja, o valor mínimo que ele precisa ter, para que a sua operação seja positiva financeiramente.
Mas, para usar esse indicador como determinante de preço, você precisará saber, também, quais são as despesas fixas da sua empresa.👍
Isso porque, já sabe quanto cada peça determina na sua receita. Logo, sabendo quais são os seus custos totais, unindo fixos e variáveis, e despesas totais, unindo fixas e variáveis, terá a chance de saber por quanto deverá vender cada peça.
Benefícios da margem de contribuição
Considerando a importância que a margem de contribuição tem na indicação de saúde financeira da empresa, calculá-la promove vários benefícios à gestão.
Entre eles, podemos destacar:
Aumentar a margem de lucro
Com a análise adequada da margem de contribuição, é possível verificar quais estão sendo os gastos da empresa.
Isso dá ao gestor a oportunidade de rever esses gastos e tentar encontrar alternativas para reduzi-los.
Consequentemente, isso dará maior fôlego no custo total, de modo que se torna possível aumentar a margem de lucro de cada produto.
Negócio com projeção real de crescimento
Avaliando qual é a receita obtida após o pagamento dos custos e despesas da empresa, é possível identificar reais chances de crescimento.📈
Afinal, a projeção será feita com base em números concretos. Isso favorece para que se desenvolva um planejamento muito mais assertivo e dinâmico.
Maior estabilidade financeira
Sabendo exatamente quais são os custos da empresa, tanto os fixos, quanto os variáveis, e quanto se obtém de ganho a cada item vendido, o gestor consegue organizar melhor as suas finanças.
Isso irá ajudá-lo a manter as contas em dia, além de alocar com mais assertividade os investimentos.
Dessa maneira, ele terá a chance, até mesmo, de tornar o negócio mais competitivo diante do mercado.
Precificação adequada
Por fim, um último benefício que podemos associar ao cálculo da margem de contribuição de cada produto, é a oportunidade de precificá-lo corretamente.
Conforme explicado anteriormente, com base nesse indicador conseguimos prever qual deve ser o valor mínimo de venda de um item.
A partir dessa avaliação, o gestor pode inserir a porcentagem de lucro que pretende ter sobre a venda e, com isso, encontrar o preço final mais adequado ao negócio.🧑💻
Isso, por sua vez, além de aumentar os seus ganhos diretos, também pode favorecer para que a empresa se destaque no mercado e diante dos concorrentes.
Como melhorar a margem de contribuição?
Entendido como se calcula a margem de contribuição e quais são os elementos que influenciam no resultado final, podemos encontrar maneiras de melhorar esse indicador.
Isso porque, ele é obtido a partir da união das despesas. Logo, se tivermos a oportunidade de modificar esses custos, a chance de otimizar a margem é grande.💲
Seja na influência do montante investido na produção, seja sobre os gastos com fornecedor e, até mesmo, em relação ao preço final, sempre é possível encontrar uma forma de melhorar os ganhos.
Sendo assim, que tal aprender algumas maneiras de tornar o indicador de margem de contribuição muito mais positivo?
Diminuindo despesas
Como dito, o principal fator que influencia na margem de contribuição, são os custos e despesas para a produção e venda de cada produto.
Por isso, se você conseguir reduzir essas despesas, também conseguirá melhorar o resultado final da margem.
Conseguindo fornecedores com melhor forma de negociação
Outra maneira eficiente de interferir no resultado da margem de contribuição, é indo diretamente na base dos gastos.
Por isso, caso queira melhorar as despesas e os custos relacionados à produção, vale a pena tentar uma negociação mais vantajosa com o fornecedor de matéria-prima.🚛
Caso consiga diminuir o valor do custo variável, que é aquele ligado ao total produzido, poderá diminuir o total da margem.
Isso, por sua vez, te proporcionará um resultado mais positivo.
Alterando preço dos produtos
Por fim, mais uma maneira de melhorar a margem de contribuição de um produto, é alterando diretamente o seu preço final.
Conforme explicamos anteriormente, com base na margem e no lucro pretendido, você consegue realizar a precificação de um item.
Partindo desse pressuposto, se você aumenta o preço final, consequentemente estará aumentando os outros dois índices que interferem nesse resultado: a margem de contribuição e a lucratividade.
Por isso, essa também é uma maneira de melhorar o seu indicador, caso esteja pensando em maneiras de melhorar os rendimentos.
Por que calcular a margem de contribuição de um negócio?
A margem de contribuição é um dos indicadores mais importantes de um negócio, pois ele demonstra qual a participação de cada item vendido na receita final da empresa.
Por isso, calculá-lo ajuda a prever esses gastos e, também, a corrigir possíveis erros de precificação.
De maneira geral, o cálculo da margem favorece para que se tenha maior lucratividade e redução de custos, sem que isso afete a qualidade da peça indicada ao mercado.
Para fazer essa análise, o gestor pode recorrer ao bom e velho caderno de contas, encontrando qual é a margem ideal para cada um de seus produtos.
Porém, a automatização desse tipo de serviço reduz a incidência de erros e ainda otimiza o tempo gasto nesses detalhes burocráticos.
Sendo assim, considere a contratação de um sistema de gestão que favoreça a avaliação da margem de contribuição e outros indicadores.
Nós podemos te ajudar com isso. Acesse o nosso site e consulte os nossos especialistas no chat. A Zendar tem ótimas soluções para o seu negócio, que poderão torná-lo muito mais estratégico.