Para os clientes, quanto mais prática for a experiência de compra, melhor. Quando falamos sobre o varejo de proximidade, frequentemente, as pessoas vão até a loja quando já estão com pressa para voltar para casa ou chegar ao trabalho e precisam de uma compra rápida. Neste momento, a exposição de produtos é essencial.
Assim, a organização de cada seção do estabelecimento deve ser feita de forma estratégica.
Pensando nisso, o Zendar preparou este artigo completo com dicas para melhorar a exposição de produtos em varejo de proximidade. Continue a leitura caso tenha a vontade de abrir ou aprimorar o seu negócio!
O que é varejo de proximidade
O varejo de proximidade é aquela loja de conveniência, minimercado ou estabelecimentos de vendas localizados em regiões de bairros residenciais ou comerciais, que atraem clientes devido a curta distância até o destino final.
Esses negócios podem ser grandes franquias ou comércios locais, presentes em cidades grandes ou pequenas. Seja qual for o tipo de varejo de proximidade, os consumidores buscam a mesma coisa: um ótimo atendimento e uma experiência de compra positiva.
A principal característica do varejo de proximidade é a conveniência. Eles oferecem aos consumidores a vantagem de fazer compras rápidas e frequentes sem a necessidade de se deslocar para grandes centros comerciais ou supermercados. Exemplos comuns de varejo de proximidade incluem mercearias, padarias, farmácias de bairro e mercados.
Assim como em comércios maiores, a exposição de produtos é fundamental para garantir que o consumidor tenha uma boa experiência de compra.
Como melhorar a exposição de produtos
Agora que você já aprendeu a identificar um varejo de proximidade, vamos às dicas práticas para melhorar a experiência do consumidor.
Isso tudo vai além de ter um ambiente visualmente agradável, é necessário considerar todas as etapas da jornada de compra do seu potencial cliente. Para isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar na exposição de produtos, caso queira iniciar no ramo de varejo de proximidade:
Conheça seu público-alvo
Caso ainda não esteja claro quem é a audiência da loja, realize pesquisas de mercado e colete feedback dos consumidores para saber quais são suas preferências e necessidades.
Antes de ajustar a exposição dos produtos, é essencial entender quem são seus clientes. Conhecendo o perfil do seu público-alvo, você poderá organizar os produtos de maneira que eles se sintam atraídos e encontrem facilmente o que precisam.
Analise o espaço físico
Divida a loja em seções estratégicas, agrupando produtos semelhantes ou complementares. Isso facilita a navegação do cliente e pode aumentar as vendas cruzadas. Por exemplo, se você tem uma seção de laticínios, coloque itens como manteiga, queijo e iogurte juntos.
Outro ponto importante é identificar as “zonas de calor” do seu estabelecimento, ou seja, as áreas que atraem mais a atenção dos clientes. Normalmente, são os pontos próximos à entrada, ao caixa e em corredores principais. Posicione assim, produtos de maior margem de lucro ou aqueles que você deseja promover para aumentar as vendas.
Organização no cadastro de produtos
A exposição dos produtos está diretamente ligada ao cadastramento dos itens disponíveis na loja. Ao observar os hábitos do seu consumidor, é possível detalhar cada item em determinadas categorias.
Um cadastro organizado orienta o espaço físico de cada categoria no estabelecimento, auxiliando na contagem de estoque e reposição. Um sistema de gestão otimiza todo o processo de cadastro dos seus produtos, integrando todas as informações em um PDV.
Apresentação de produtos
Após organizar as categorias de cada item, é fundamental manter a apresentação atrativa. Uma das maneiras de fazer isso é posicionar sinalizações na loja para guiar o consumidor em cada setor, de forma intuitiva.
Detalhes organizacionais como esses fazem com que o seu potencial cliente decida entre consumir em seu varejo ou na concorrência.
Tecnologia
A tecnologia também pode ajudar a melhorar a exposição de produtos no seu varejo de proximidade. As etiquetas eletrônicas, por exemplo, facilitam a atualização de preços e controle de promoções. Elas podem ser acessadas remotamente e oferecem um visual moderno e organizado.
Utilize sistemas de gestão de estoque para garantir que os produtos estejam sempre disponíveis e em quantidade adequada. Isso evita prateleiras vazias e melhora a experiência do cliente.
Ainda com tecnologia, a análise de dados pode fornecer insights valiosos sobre o comportamento do consumidor e a eficácia das suas estratégias de exposição. Use esses dados para ajustar continuamente o layout da loja e as promoções.
Além dessas dicas, identifique os produtos mais procurados e posicione-os em corredores de fácil acesso. Coloque itens relacionados em prateleiras próximas, facilitando o alcance para os clientes, por exemplo: arroz e feijão.
Outra dica para aplicar em estratégias a longo prazo é analisar quais produtos geram mais lucros e posicioná-los à altura dos olhos dos clientes, estimulando o desejo de compra.
Vale lembrar que é fundamental manter o estoque atualizado para evitar excesso de itens pouco vendidos ou a falta dos produtos mais consumidos.
Sistema de gestão otimiza seu varejo
Melhorar a exposição de produtos em uma loja de varejo de proximidade requer uma análise estratégica e atenta aos detalhes, mas um sistema de gestão pode ser essencial para isso.
A gestão do varejo de proximidade pode ser ainda mais fácil com um software personalizado para o seu negócio, como o Zendar. A recomendação de um sistema de gestão online é essencial a fim de otimizar a organização e controle do estoque, por exemplo.
Além disso, algumas outras funcionalidades do Zendar são:
- Relatório de fluxo financeiro;
- Controle de caixa com PDV;
- Pedidos e orçamentos para controlar comissão de vendedores;
- Emissão de documentos fiscais.
Tudo isso em uma interface intuitiva, prática e fácil de ser controlada.
Quer saber como o Zendar pode impulsionar seu varejo de proximidade? Entre em contato com um de nossos especialistas e faça um teste grátis.