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Como calcular markup: mini guia de precificação na prática

A precificação de um produto sempre é um desafio para a maioria das empresas. Por isso, considerando todos os fatores internos e externos, para saber que o preço do seu produto está correto é preciso utilizar estratégias, e calcular o markup é uma delas.

Ao longo desse artigo será possível entender o que é o markup, sua importância no momento da precificação de produtos e, além disso, quais empresas podem utilizar essa ferramenta. Confira!

O que é e para que serve o markup?

O markup, basicamente, é classificado como um índice multiplicador, aplicado diretamente sobre o custo de um produto ou serviço para que se obtenha o preço de venda.

É possível indicar, através dele, quanto do valor cobrado está acima dos custos tanto em produzir, quanto em porcentagem ou valor unitário.

De forma ainda mais simplificada, o markup é um número usado para determinar o preço de venda de uma mercadoria no que se refere a seu custo real de produção.

A importância de utilizar o markup na precificação

Utilizando o markup no processo de precificação dos produtos da sua empresa, é possível obter detalhes sobre os processos operacionais que envolvem o item. Além disso, também é capaz de identificar como cada etapa faz referência ao valor do produto final.

Por exemplo, no varejo é comum a determinação dos valores dos produtos seguindo uma precificação padrão do mercado, seguindo uma “média”. Porém, isso pode ser considerado uma grande falha para a potencialização e desenvolvimento do seu negócio.

Inserido em um processo varejista, o markup será empregado como uma ferramenta de controle de gastos, incluindo vários fatores que necessitarão de uma boa gestão financeira.

Como calcular o markup?

Conhecendo a estrutura de custos e despesas da sua empresa, incluindo os custos variáveis e fixos, é possível calcular o markup.

De forma simples, há duas formas de calcular o valor de um produto através do markup:

  • Divisor: onde obtemos o valor do índice a ser dividido.
  • Multiplicador: o valor a ser multiplicado, referente ao valor cobrado pelo produto.

De forma visual, confira abaixo as fórmulas que podem ser utilizadas para se calcular o markup e os respectivos significados das siglas empregadas.

MARKUP (Divisor) = 1 – [ CF% + CV% + ML% ]

MARKUP (Multiplicador) = 1 ÷ ( 1 – [ CF% + CV% + ML% ] )

  • CF: proporção em custos fixos, por exemplo os salários de funcionários, aluguel, empréstimos e etc.
  • CV: percentual em custos variáveis, por exemplo os impostos, como a produção em maior quantidade;
  • ML: margem de lucro desejada para a venda do seu produto.

Calcular o markup em empresas de diferentes segmentos

Com a pluralidade do mercado, podemos afirmar que todas as empresas podem, e devem, utilizar o markup como referencial no processo de precificação de um produto.

A grande vantagem desse índice é a versatilidade. Ou seja, sua fórmula pode ser replicada com sucesso para diferentes empresas. Porém, é importante ressaltar que a aplicação do markup considera a realidade do seu negócio, o que só a potencializa como ferramenta, obtendo valores únicos.


Agora que você entendeu o que é o markup e como aplica-lo, a precificação dos produtos do seu negócio terá um ponto de referência e uma ferramenta para traçar estratégias comerciais eficientes.

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