Entenda o que é e como emitir o código EAN nos seus produtos

O código EAN é um dos padrões mundiais de identificação de produtos, e vale a pena conhecer mais sobre essa sequência. 😉

Com ela, os fabricantes não apenas qualificam seus itens, como também disponibilizam um estoque transparente e conforme as leis fiscais.

Por isso, é importante entender como essa numeração funciona e quais as etapas para começar a emiti-la nos seus artigos.

Confira essas e outras informações no conteúdo especial que preparamos, conferindo mais sobre a composição e benefícios do código EAN!

O que é código EAN do produto?

O código EAN é uma sequência com 13 dígitos que identifica um produto. A sigla significa Número de Artigo Europeu (European Article Number, em inglês).

Esse sistema é utilizado em todo o mundo, com informações numéricas únicas para identificar cada mercadoria na venda ou no estoque, geralmente impresso nas embalagens. 

Ele é composto por uma sequência vertical, escaneada por leitores ópticos. Cada numeração é única, agindo como a identidade do item. 

Os primeiros dígitos identificam o país de registro, e os elementos subsequentes informam o fabricante e o produto em si.

 

Qual a importância do código EAN?

O código EAN é importante para a identificação das mercadorias, controle de estoque e transparência de informações.

Essa sequência numérica é como um documento que o produto carrega ao longo da vida útil. Dessa forma, não pode ser substituído ou trocado por outro código, pois cada um define uma única mercadoria. ☝

Para os lojistas e varejistas, o EAN é a maneira de administrar seu armazenamento e venda, visto que o código de barras permite cadastro e inclusão nos sistemas.

Sem esse identificador, o controle de estoque fica comprometido, com mais chances de desorganização e erros nas vendas.

Enquanto isso, também é fundamental para os clientes, por trazer uma maior transparência de informações no momento da negociação. É com o código EAN que é possível rastrear o produto e identificá-lo na nota fiscal, por exemplo.

Ainda, é uma importante ferramenta para a gestão fiscal do negócio, por conta de declarações e auditorias de mercadorias.

Qual a formação do código EAN?

O código EAN é formado por 13 dígitos, definidos pelo fabricante ou gerados por um sistema apropriado. Cada conjunto de números traz uma informação distinta.

A lógica de emissão dessa sequência indica os seguintes dados:

  • 3 primeiros dígitos: País de origem (No Brasil é 789);
  • 4, 5 ou 6 dígitos seguintes: Código da empresa fabricante;
  • 3, 4 ou 5 dígitos finais: Variação e identificação exclusiva do produto.

É importante ressaltar que os números podem variar conforme as empresas e a classificação de cada produção. 📑

Além disso, as sequências podem apresentar zeros no complemento de cada bloco de informações, a fim de atingir os 13 dígitos necessários.

 

Como saber o código EAN de um produto?

O código EAN está localizado no produto ou na sua embalagem, de maneira visível, e pode ser identificado facilmente pelas barras verticais pretas.

Toda mercadoria comercializada deve apresentar essa sequência, mas existe possibilidade de incluir os dígitos em diferentes locais.

Por exemplo, produtos unitários precisam ter um código EAN exclusivo em cada emissão. No entanto, artigos que fazem parte de um conjunto ou pacote maior, como papel higiênico, por exemplo, podem apresentar apenas uma sequência, correspondente a todos os itens.

Caso o consumidor tenha dúvidas sobre a localização das barras, deve solicitar ajuda do vendedor ou fabricante. É obrigatório informar a numeração, mesmo em menor fonte, se continuar legível. 🧐

 

Vantagens do código EAN

Utilizar o código EAN traz diversas vantagens para o fabricante e vendedor, e vale a pena conhecer alguns pontos positivos desse padrão. Veja mais detalhes:

Melhor controle de estoque

O uso do código EAN facilita o controle de estoque, pois cada produto é identificado de forma única. 

Ao escanear as barras ou incluir sua numeração, é possível registrar sua entrada ou saída do estoque de maneira rápida e precisa. 

Isso ajuda a evitar erros de contagem e permite que os varejistas acompanhem o nível de estoque de cada item com maior eficiência, garantindo uma reposição adequada e um fluxo de caixa positivo.

Padronização do serviço

Ainda, o código EAN é um padrão internacionalmente reconhecido, de modo que promove um alinhamento nos processos de venda e distribuição.

Além disso, também facilita a integração de diferentes fornecedores e sistemas. Mesmo que o cadastro ocorra em plataformas distintas, utilizar o mesmo modelo de numeração auxilia na leitura. 📃

Internamente, é uma forma do varejista padronizar seu serviço, seguindo a mesma linha de informações, descrição e monitoramento das mercadorias.

Isso agiliza o fluxo operacional e permite que o responsável tenha um controle maior sobre suas rotinas.

Transparência e segurança

O código EAN também aumenta a transparência e a segurança tanto para os clientes quanto para as auditorias fiscais. 

Para os compradores, oferece a garantia de que estão adquirindo o produto correto, pois cada item é identificado de maneira única. Nas notas fiscais, essa numeração aparece como modo de controle.

Assim, reduz a possibilidade de equívocos na compra e aumenta a confiança do consumidor na qualidade e autenticidade do produto. 😁

Enquanto isso, também é uma ferramenta para comprovar as movimentações para a fiscalização, junto de outros elementos, como o código CEST, que evitam problemas com a Receita Federal.

Como gerar o código EAN?

Vendedores e varejistas que desejam gerar um código EAN para seus produtos devem seguir algumas etapas de cadastro e autorização. Veja o passo a passo:

1. Faça o cadastro no GS1 Brasil

A empresa responsável pela criação de códigos EAN em território nacional é a GS1 Brasil. Por isso, para gerar a numeração padrão dos seus itens, é necessário se filiar. 

A GS1 é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve padrões de comunicação empresarial. Com mais de 40 anos de atuação no mercado, a companhia está presente em 112 países, com mais de 1,5 milhão de empresas usuárias e 6 bilhões de transações diárias. 

Por isso, é seguro realizar a associação da empresa. Nesse caso, acesse o portal oficial e siga as orientações para realizar o cadastro do seu CNPJ, que terá autorização para emitir a sequência em cada mercadoria.

2. Envie os documentos solicitados

Em seguida, a GS1 solicitará o envio de alguns documentos referentes à sua empresa. Siga as instruções de anexo e confira a lista necessária.

É fundamental realizar essa etapa para garantir que o seu perfil receba autorização de emissão do código EAN. 👍

Após a análise, a companhia enviará o contrato para assinatura digital, firmando a relação com o seu negócio.

3. Pague a inscrição

Vale informar que o cadastro na GS1 Brasil exige o pagamento de uma taxa de inscrição, necessária para finalizar a liberação do serviço.

O boleto estará disponível após a confirmação do perfil e análise dos documentos, quando todos os trâmites estiverem encaminhados.

Realize o pagamento antes de receber a chave de acesso para o sistema. Caso contrário, o processo será encerrado, e você precisará se cadastrar novamente. 💸

4. Emita o código EAN no sistema

Para finalizar, confirme seu acesso ao Cadastro Nacional de Produtos (CNP), um sistema específico que permite lançar o código EAN.

Na plataforma, será possível verificar quais os verificadores da sequência, a identificação do seu negócio e o padrão numérico das mercadorias.

A cada nova emissão, o valor será atualizado automaticamente, de modo que não precisará calcular manualmente o próximo código.

 

O que fazer quando o produto não tem código EAN?

Se o produto não possuir código EAN, você pode solicitar o número para o fabricante ou fornecedor. 🤔

É obrigatório existir a sequência de identificação na mercadoria, mas, por algum motivo, ela pode não ter sido impressa.

Em último caso, o consumidor pode pesquisar o código com outros vendedores que possuem o mesmo produto em suas lojas.

Para itens artesanais ou de fabricação própria, o consumidor deve consultar o vendedor direto, solicitando o código.

É pouco recomendável adquirir mercadorias sem a numeração, pois ela não estará incluída em nenhum sistema e, com isso, não tributa os devidos impostos, configurando fraude.

Como gerenciar o código EAN dos meus produtos?

Para gerenciar o código EAN dos seus produtos, é essencial ter um sistema ERP online integrado a plataforma CNP.

Uma vez que o portal é responsável pela emissão da sequência, vale a pena ter um recurso que receba a numeração e inclua no controle interno.

Além disso, com um software de gestão, é possível organizar o estoque, otimizar as vendas e administrar cada mercadoria conforme as normas fiscais. 💻

Por esse motivo, é importante investir em um recurso moderno e módulos completos. Com o sistema Zendar, você administra seus produtos pelo código de barras com mais facilidade. Agende uma demonstração e conheça nossa solução.

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