Investir em uma loja de lingerie pode ser uma das melhores decisões para quem quer empreender unindo estilo e propósito. Isso porque, é um negócio cheio de espaço e com um enorme potencial no mercado.
Afinal, a lingerie vai muito além de peças íntimas do dia a dia, é sobre conforto, autoestima e até aquele toque diferente na roupa que transforma qualquer ocasião.
Seja em uma loja física, um e-commerce ou combinando os dois formatos, investir em uma loja de lingerie pode ser o primeiro passo para um negócio lucrativo.
Mas não basta só gostar do segmento para iniciar, certo? É preciso planejar, entender as necessidades do público e criar uma experiência que realmente se destaque.
Se você está pensando em entrar nesse mercado, continue a leitura. O Zendar preparou um artigo que explora por que abrir uma loja de lingerie é um ótimo investimento, com dicas para dar os primeiros passos para construir um negócio sólido.
Vale a pena investir em uma loja de lingerie?
A resposta rápida é: sim, vale! Vale a pena investir em uma loja de lingerie.
Segundo dados de relatório da IEMI (Inteligência de Mercado), o setor de moda íntima tem um crescimento gradativo a cada ano que passa no país e no mundo. Por exemplo, em 2022 esse crescimento foi de 7% em relação ao ano anterior.
Por essas e outras razões, o mercado de lingerie no Brasil movimenta bilhões anualmente.
Além disso, é um segmento que permite trabalhar com margens de lucro interessantes, já que possui uma grande diversidade de públicos.
Desde peças básicas do dia a dia até conjuntos de luxo, há uma enorme variedade de produtos para atender diferentes perfis e poder aquisitivo.
Ou seja, com estratégias bem planejadas, sua loja pode se destacar nesse universo cheio de possibilidades.
Mas claro, como qualquer negócio, abrir uma loja de lingerie exige planejamento e dedicação.
E-commerce ou loja física
Uma dúvida comum para quem está começando é: devo investir em uma loja física ou apostar no e-commerce? Cada modelo tem seus pontos negativos e positivos, por isso, separamos algumas vantagens:
Loja física
A loja de lingerie física é uma ótima opção para criar uma experiência completa de compra. O cliente pode tocar nas peças, experimentar e se conectar com a marca de forma mais direta.
Ideal para regiões com alta circulação ou para quem quer criar um ambiente único e diferenciado.
E-commerce
Já um e-commerce permite um alcance maior e um investimento inicial mais acessível. Sem precisar de um ponto físico, você pode atender clientes de diferentes regiões, além de oferecer praticidade com compras online.
Entretanto, se tiver investimento financeiro e organização na gestão, considere o modelo híbrido.
Ter uma loja física e também uma presença online pode ampliar suas possibilidades e atender diferentes perfis de consumidores.
8 dicas para abrir uma loja de lingerie
Agora que você já sabe que o mercado é promissor e as vantagens de abrir uma loja de lingerie física ou e-commerce, é hora de colocar a mão na massa. Separamos 8 dicas para você pensar em começar:
Conheça o mercado
Antes de abrir sua loja, é necessário entender o mercado local e os hábitos de consumo do seu público-alvo.
Quais tipos de peças têm mais demanda? Existe espaço para uma loja com produtos diferenciados ou o foco deve ser em peças mais acessíveis?
Essa pesquisa vai orientar todo o planejamento para sua venda de lingerie ser um sucesso a longo prazo.
Escolha um bom fornecedor
A qualidade das peças íntimas faz toda a diferença. Por isso, busque fornecedores confiáveis, com produtos que unam conforto, durabilidade e estilo.
Além disso, trabalhar com diferentes marcas pode ser interessante para atender a diversos perfis de clientes.
Trabalhe com diferentes tamanhos e estilos
Inclusividade é uma tendência que veio para ficar.
Procure oferecer peças em tamanhos variados que atendam diferentes corpos e preferências.
O mesmo serve para os estilos de lingeries, busque diversificar as opções para que sua loja atraia vários públicos.
Ofereça um atendimento diferenciado
O atendimento pode ser o grande diferencial da sua loja.
Seja simpático, prestativo e, principalmente, saiba ouvir o cliente. Um bom atendimento gera fidelidade e indicações. Por isso, treine sua equipe para oferecer o melhor contato com o consumidor.
Crie uma identidade para a sua marca
Destaque-se no mercado! Invista em uma identidade visual que reflita os valores da sua loja.
Isso inclui desde o logotipo até o design do site ou decoração do espaço físico.
Planeje o layout da loja (física ou online)
No caso de lojas físicas, pense em um ambiente convidativo, com boa iluminação e disposição estratégica das peças, além de um espaço reservado para provador.
Para o e-commerce, priorize um site intuitivo, com fotos de qualidade e descrições detalhadas dos produtos.
Invista em marketing digital
Seja uma loja física ou online, estar presente nas redes sociais é essencial.
Por isso, busque produzir conteúdos relevantes, como dicas de moda íntima, tendências e cuidados com as peças. Além disso, utilize ferramentas como anúncios pagos para atrair novos clientes para conhecerem a marca.
Acompanhe seus resultados
Essa última dica é para planejamentos a logo prazo: analise frequentemente as vendas, os produtos mais procurados e os feedbacks dos clientes.
Isso vai ajudar você a ajustar estratégias e crescer com mais consistência.
Invista em um sistema de gestão para loja de lingerie
Neste ponto, você já entendeu qual tipo de loja de lingerie quer abrir. Seja física ou online, um sistema de gestão é fundamental para manter tudo organizado.
O Zendar, por exemplo, facilita o controle de estoque, vendas e até a emissão de relatórios para acompanhar o desempenho do negócio.
Além disso, também possui a opção de integração com plataformas de e-commerce e marketplaces, para ter um controle geral da loja.
Com um bom sistema de gestão, você ganha tempo para focar em estratégias de vendas e na experiência do cliente, que são peças-chave do sucesso.
Para saber mais sobre como as funcionalidades do Zendar podem te ajudar a empreender, entre em contato com nossos especialistas.