O Dia do Consumidor é uma das datas comerciais mais importantes do calendário empresarial e uma ótima oportunidade para aumentar as vendas.
Se você é proprietário de um e-commerce, uma loja física, ou mesmo um atacado, é fundamental estar preparado para ações estratégicas de divulgação.
Pensando nisso, o Zendar preparou um artigo completo para te ajudar a preparar o negócio e aplicar estratégias para o Dia do Consumidor.
Quando é o Dia do Consumidor?
Antes de nos aprofundarmos no assunto, vamos entender um pouco mais sobre essa data tão importante para o calendário de qualquer empresa.
O Dia do Consumidor foi instituído internacionalmente em 15 de março de 1962 com o objetivo de reconhecer os direitos dos consumidores pelo governo americano John Kennedy.
O marco surgiu como uma forma de reconhecer os direitos dos consumidores e incentivá-los a fazer compras de forma mais consciente.
Para as empresas, essa data se tornou um ponto importante no calendário promocional, impulsionando as vendas por meio de ações criativas e vantajosas para os clientes.
Em 2024, o PicPay realizou um levantamento e apontou que 64% dos brasileiros tinham intenção de fazer compras no Dia do Consumidor, enquanto 79% já tinham feito pesquisas para comparar os preços das mercadorias antes e depois da data.
Ou seja, com a crescente do digital, muitos consumidores utilizam esse período para buscar descontos e vantagens em diversos setores.
Isso significa que, além de bons produtos e preços competitivos, é essencial preparar seu negócio com ofertas e campanhas que realmente chamem a atenção do público.
Dicas para se preparar para o Dia do Consumidor
Embora as estratégias sejam fundamentais, elas só serão efetivas com uma empresa bem estruturada e preparada para alta demanda.
Sendo assim, é importante organizar os processos internos do seu negócio, desde o estoque até as margens para descontos.
Aqui estão algumas dicas para se planejar para o Dia do Consumidor:
Organize o estoque
Antes de qualquer ação para atrair mais vendas, certifique-se de que seu estoque está pronto para atender à demanda esperada.
O planejamento é o ponto inicial, especialmente para evitar situações de prejuízo ou falha de estoque.
Para isso, utilize relatórios de anos anteriores (se houver) para prever a demanda por determinados produtos em datas comemorativas. Caso esteja no primeiro ano participando do Dia do Consumidor, comece estocando os itens mais procurados pelos seus clientes.
Crie uma lista com os produtos mais vendidos
Dentro disso, entender o comportamento de compra dos consumidores é essencial para preparar o estoque.
Monte uma lista com os itens mais vendidos do seu catálogo e planeje promoções específicas para eles. Essa prática também ajuda a organizar os produtos de maneira estratégica.
Analise a margem para descontos
Porém, para preparar uma ação para o Dia do Consumidor, é preciso avaliar cuidadosamente sua margem de lucro. Em que etapa sua empresa se encontra? É possível fazer promoções nesse momento?
Lembre-se: nem todo desconto é estratégico. A ideia é aumentar as vendas sem comprometer o faturamento do negócio.
Estratégias para o Dia do Consumidor
Depois de entender como preparar o seu negócio para ações promocionais como o Dia do Consumidor, chegou a hora de planejar na prática quais serão as estratégias a serem aplicadas.
Isso envolve muito mais do que apenas abaixar preços, é preciso entender como usar essa data da melhor forma.
Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar com sua marca.
Escolha canais em que seu cliente está
Parece óbvio, mas não é. Principalmente em datas especiais como o Dia do Consumidor, desenvolva campanhas direcionadas e personalizadas, utilizando e-mail marketing, redes sociais ou anúncios patrocinados para informar os clientes sobre as promoções.
Aposte em mensagens humanizadas e em soluções que resolvam os problemas do público, criando uma conexão mais profunda para que ele deseje comprar nessa época do ano.
Ofereça vantagens exclusivas
De que adianta aproveitar a data comemorativa, se a promoção não é “exclusiva e com tempo limitado”?
Além de descontos, disponibilize vantagens como frete grátis, brindes e condições de pagamento facilitadas em um determinado prazo.
Ações como essas atraem novos clientes e também aumentam a retenção daqueles que já compram de você.
Monte kits promocionais
Kits com produtos relacionados ou complementares são uma excelente maneira de atrair os consumidores e aumentar o ticket médio das compras.
Se você trabalha com loja de roupa, por exemplo, crie conjuntos exclusivos com preços únicos.
Aposte em uma comunicação persuasiva
Da mesma forma, use palavras que engajem, como “exclusivo”, “só hoje” e “últimas unidades”.
Criar um senso de urgência é uma estratégia para impulsionar vendas, principalmente em datas sazonais.
Sistema de gestão otimiza estoque
Agora que você já analisou algumas dicas para ações de vendas no Dia do Consumidor, um sistema de gestão eficiente pode ser um aliado indispensável para quem deseja se destacar em datas como essas.
O Zendar, por exemplo, ajuda você a monitorar o estoque, identificar produtos que precisam ser reabastecidos e otimizar processos internos.
Além disso, com o Zendar, você pode:
- Emitir relatórios financeiros para identificar a margem para promoções e descontos;
- Integração completa com a Tray de e-commerce para sincronizar cadastros, pedidos e o estoque;
- Integração com a maquininha de cartão da Stone;
- Controle de trocas e devoluções de produtos;
- Gerenciamento de consignação de produtos.
Investir em tecnologia para gerenciar seu negócio é uma maneira de automatizar processos, deixando sua equipe focada nas ações de vendas para datas comemorativas como o Dia do Consumidor.
Ao alinhar estratégias bem planejadas com um planejamento bem feito, seu negócio estará pronto para oferecer uma experiência de compra única para os seus clientes.
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