A Black Friday se tornou uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro, sendo sinônimo de ofertas e aumento nas vendas.
Esse evento, importado dos Estados Unidos, movimenta bilhões na economia, além de ser aguardado pelos consumidores, que se interessam pelas promoções e maior variedade de produtos. Assim, trata-se de um período atrativo para os lojistas lucrarem mais. 📉
No entanto, só é possível aproveitar ao máximo essa data com os preparativos corretos, que permitam ao empreendedor se planejar para vender.
Nesse caso, antes de participar da Black Friday, vale a pena conhecer mais sobre o evento e conferir dicas que tornem o período mais proveitoso.
Veja esses e outros detalhes no conteúdo que preparamos, e saiba como aumentar seu faturamento nessa data!
O que é a Black Friday?
A Black Friday é um evento de vendas conhecido pelos preços reduzidos e promoções atrativas para queima de estoque.
A tradição surgiu nos Estados Unidos e se popularizou em diversos países, incluindo o Brasil, sendo conhecida por oferecer grandes descontos em uma ampla variedade de produtos, desde eletrônicos até roupas e cosméticos.
Nacionalmente, a Black Friday começou a ser realizada no Brasil em 2010, quando algumas lojas brasileiras importaram o conceito norte-americano e ofereceram descontos especiais na data de comércio.
Desde então, o evento se tornou importante para o comércio brasileiro, e tem ganhado cada vez mais espaço a cada ano. 📅
Atualmente, muitas empresas de varejo e comércio eletrônico participam, ampliando o conceito para outras categorias, como serviços, além de campanhas prévias, que incentivam a procura e consumo até mesmo antes da data.
Como surgiu a Black Friday?
A origem exata da Black Friday não é totalmente clara, mas acredita-se que tenha surgido nos Estados Unidos na década de 1960. Na época, a data era usada pelos varejistas americanos para marcar o início da temporada de compras de Natal.
Por isso, ofereciam descontos em uma grande variedade de produtos para atrair consumidores às lojas. 🎯
Além disso, existem algumas teorias quanto ao nome do evento. Alguns acreditam que o termo “Black Friday” teria se popularizado entre os policiais, que se referiam ao caos que costumava ocorrer nas ruas da cidade.
Outros indicam que seria uma referência à queima das sobras do Dia de Ação de Graças, uma vez que a campanha ocorre sempre após o feriado estado-unidense. Assim, as fogueiras “pretas” na sexta-feira teria nomeado o episódio de compras.
Seja como for, a expressão foi adotada pelos lojistas como uma forma de transformar a data em um evento positivo para o comércio.
Quando acontece a Black Friday?
A Black Friday acontece sempre na última sexta-feira de novembro, um dia após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos. Por esse motivo, não é possível determinar um dia fixo no calendário para a realização do evento.
Contudo, costuma acontecer na última semana, entre os dias 23 e 28, tradicionalmente. Em 2023, por exemplo, acontecerá no dia 24 de novembro. 📆
Além disso, algumas lojas e sites de comércio eletrônico costumam estender as promoções para além dessa data, oferecendo descontos durante todo o final de semana e até mesmo ao longo da semana que antecede a Black Friday.
Como a data se popularizou no Brasil, algumas empresas de grande porte promovem suas próprias campanhas, como preparações para as compras meses antes.
Contudo, para quem costuma pesquisar promoções internacionais, é importante se atentar para o dia oficial considerado no mercado exterior, que segue apenas a sexta-feira.
Qual a importância da Black Friday para o comércio?
A Black Friday é um evento de grande importância para o comércio global, pois movimenta significativamente a economia e incentiva o consumo em todo o mundo.
Para os varejistas, a data representa uma oportunidade de aumentar consideravelmente seu faturamento, atraindo inúmeros consumidores interessados em aproveitar os descontos especiais oferecidos na data.
Além disso, a Black Friday também é vista como uma forma de dar impulso às vendas do final do ano, uma vez que a data marca o início da temporada de compras de Natal nos Estados Unidos e em outros países.
Com as promoções oferecidos no evento, muitos consumidores antecipam seus planos e aproveitam para adquirir produtos que estavam na lista de desejos há algum tempo, estimulando o comércio, de forma local e também ampla.
Simultaneamente, também é um evento importante para os consumidores, pois existe a queda nos preços, muitas vezes muito abaixo dos praticados em outros momentos do ano.
Por essa razão, a data tem se tornado cada vez mais popular entre os compradores brasileiros, que aproveitam a oportunidade para adquirir itens com menos custos e maior variedade de ofertas.
Black Friday no Brasil
A Black Friday no Brasil vem registrando números consideráveis nos últimos anos. Em 2022, o faturamento atingiu R$ 6,15 bilhões.
Segundo dados da empresa de consultoria Confi.Neotrust, a arrecadação cresceu 6,9% em relação ao ano anterior, especialmente nos setores de eletrônicos e informática.
O ticket médio das compras também foi mais alto em comparação ao ano anterior, chegando a R$733,07. 💵
A data se consolidou, principalmente, no e-commerce, representando uma parcela cada vez maior das vendas digitais no período. Em 2022, chegou a 59% das negociações, revelando uma tendência crescente para os meios virtuais.
Além disso, vale mencionar que a adesão é uma das maiores, ultrapassando 90% dos comerciantes. Dessa forma, se tornou um dos eventos que mais movimentam a economia nacional, com ampla expectativa.
Vantagens de participar da Black Friday
Participar da Black Friday pode trazer diversas vantagens para os varejistas e empresas em geral, e vale a pena considerar esses pontos positivos antes de tomar uma decisão.
Veja porque preparar seu negócio para realizar esse evento:
Atração de mais públicos
A Black Friday é uma data bastante conhecida e esperada pelos consumidores, o que significa que muitas pessoas estarão buscando por promoções e descontos.
Dessa forma, pode ser uma oportunidade para atrair novos clientes e aumentar a visibilidade da marca.
Mesmo que não sejam compradores comuns do nicho, existe a possibilidade de atrair a atenção e consolidar mais vendas por conta da abordagem ou das campanhas promovidas.
Promoções diferenciadas
Além disso, a Black Friday é uma data em que muitas empresas oferecem descontos e promoções especiais, principalmente para movimentar o estoque. 💪
Para comerciantes com mercadorias paradas o que não apresentem muitas saídas em outros períodos do ano, é uma oportunidade para diminuir o prejuízo.
Como a data permite abordagens mais criativas, é uma chance para montar estratégias de vendas, kits de produtos ou baixar os preços para tornar a oferta mais atrativa.
Ainda, as promoções podem ajudar a fidelizar os clientes, que se sentirão incentivados a voltar a comprar na loja em outras ocasiões.
Aumento no faturamento
Enquanto isso, vale mencionar que a Black Friday é uma das datas mais importantes do ano para o comércio em termos de faturamento.
Isso porque ela representa um aumento significativo nas vendas, e, consequentemente, expande os lucros do negócio.
Ao oferecer descontos e promoções assertivas, é possível estimular as compras e obter um retorno financeiro positivo.
Maior visibilidade
Durante a Black Friday, muitos varejistas investem mais em campanhas publicitárias, para atingir outros públicos e participar das divulgações. 😎
Esse movimento ocorre em diferentes canais, especialmente na internet, entre as redes sociais e outros meios de comunicação digital.
Isso pode ajudar a aumentar a visibilidade da marca e atrair ainda mais consumidores para a loja, com campanhas temáticas que ganham maior engajamento.
Além disso, a exposição em diversos canais pode contribuir para a consolidação da imagem da empresa e para o fortalecimento do negócio.
Como aproveitar a Black Friday na sua empresa
Para aproveitar a Black Friday na sua empresa, é fundamental se preparar adequadamente para lidar com as demandas, além de promover uma divulgação eficiente.
Nesse caso, existem algumas dicas que podem te ajudar a preparar seu negócio para esse evento anual. Confira mais detalhes:
Planeje sua loja para a data com antecedência
Antes de começar a divulgar ou vender, é importante planejar a Black Friday com antecedência na sua loja.
Vale a pena ter uma estrutura organizada para as divulgações e conferências durante a data, além de definir detalhes que fazem a diferença, como:
- quais produtos serão colocados em promoção;
- desconto oferecido;
- canais de venda disponíveis;
- formas de pagamento.
Dessa forma, ajuda a evitar problemas com os clientes e garante que tudo ocorra da melhor maneira possível.
Realize divulgações prévias
Com os primeiros detalhes definidos, é fundamental realizar divulgações prévias para atrair mais consumidores para a loja.
Nesse caso, não aguarde até o dia da Black Friday, mas promova campanhas alguns dias ou semanas antes, indicando para os clientes quais as promoções que estarão disponíveis.
Dessa forma, atrairá mais pessoas interessadas para salvar suas ofertas e conhecer a marca, além de consolidar a loja entre os concorrentes. 🤝
Essa propaganda pode ser realizada em diversos canais, como e-mail marketing, redes sociais e anúncios patrocinados.
Disponibilize mais de um canal de compras
Ainda, vale reforçar a importância de ter mais de um canal de compras para participar da Black Friday com a sua loja.
Isso porque existem consumidores que preferem realizar suas negociações online, enquanto outros podem desejar visitar a loja física.
Também é comum que parte do público entre em contato virtualmente, para tirar dúvidas, mas finalize a compra presencialmente. 📲
O empreendedor deve estar preparado para todas essas possibilidades, para não perder vendas e negociações em cada canal.
Assim, procure ativar as vendas online, por meio de loja virtual ou aplicativos, e utilize as redes sociais para se comunicar diretamente com o consumidor, aumentando as chances de vendas.
Tenha um controle de estoque eficiente
Para evitar problemas de falta de estoque durante a Black Friday, é importante ter um controle eficiente, verificando quais produtos estão disponíveis e quantidades disponíveis.
A data é conhecida não apenas pelos descontos, mas também pela procura em maior quantidade, gerando alta de rotatividade nas mercadorias.
Nesse caso, sem um sistema assertivo, o empreendedor pode perder o controle, prejudicando a experiência dos clientes, que ficarão frustrados por não encontrarem os produtos que desejam.
Assim, não apenas providencie quantidades suficientes para as vendas, mas também monitore as saídas ao longo do período.
Use um sistema de gestão
Finalmente, vale mencionar que as principais práticas que otimizam as vendas na Black Friday dependem de um bom sistema de gestão.
Para acompanhar todas as movimentações e ter relatórios precisos, é recomendado o uso de uma plataforma integrada de qualidade.
Isso permitirá acompanhar cada informação em tempo real, verificando estoque, financeiro, atendimento e até mesmo a logística de entregas. 💻
Mesmo para pequenas empresas, é importante ter um controle organizado e assertivo das vendas e movimentações contáveis durante a data.
Por esse motivo, ter um sistema de gestão ajuda a loja durante sua participação na Black Friday, e contribui, também, para avaliar o desempenho da empresa posteriormente, com decisões que melhorem os resultados em futuras ocasiões.
Vale a pena participar da Black Friday?
Vale a pena participar da Black Friday, desde que o empreendedor se prepare adequadamente para a data.
O período pode ser positivo para os varejistas, especialmente pelo aumento no faturamento e na busca por mercadorias.
Além disso, também ajuda na divulgação da marca e no posicionamento da empresa no mercado, com maior alcance e visibilidade entre os consumidores. 💰
Por outro lado, sem uma preparação adequada, com um sistema de gestão online e controle efetivo das vendas, pode prejudicar o negócio e comprometer sua imagem com o cliente.
Assim, providencie todos os preparativos para a sua loja antes de participar, de modo que possa aproveitar ao máximo essa data importante para o comércio.
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