Black Friday: Aprenda a como preparar sua loja para o evento!

Se você quer impulsionar suas vendas e faturar mais em um dos maiores eventos do mundo, então precisa se preparar para a Black Friday 2022. 😉

Considerado um dos acontecimentos comerciais mais importantes do ano, aderir a essa campanha pode ser a solução ideal para você aquecer o seu faturamento no final do ano.

No entanto, alguns empreendedores ainda podem ter dúvidas sobre como se preparar para esse evento global, ou como faturar com os descontos certos.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial com as melhores dicas para te ajudar a se organizar para a Black Friday de forma estratégica!

 

O que é a Black Friday?

A Black Friday (“sexta feira negra”, em português) é uma ação promocional anual realizada por lojistas na última sexta-feira do mês de novembro.

Entre os consumidores, é um evento conhecido por promover descontos surpreendentes em vários nichos. Essa estratégia surgiu nos Estados Unidos logo após o feriado de Ação de Graças.

Devido ao seu sucesso, o evento se tornou popular rapidamente em todo o mundo, e o Brasil também não ficou para trás e incorporou a data em seu calendário comercial. 

A Black Friday no Brasil

A Black Friday estreou no Brasil em 2010, e ganhou adeptos ao longo dos anos, principalmente pelos resultados surpreendentes nos faturamentos.

Afinal, quem não deseja aumentar o faturamento no fim do ano e participar de uma ação tão popular? 🤑

Por conta disso, mais empreendedores se engajaram na participação do evento, e a data trouxe um número ainda maior no rendimento financeiro.

No início, algumas pessoas tinham receio desse evento, chegando a ser conhecida como “Black Fraude”, pelas variações de preços antes do evento, causando descontos menos atrativos. 🤔

Mas isso mudou, e, hoje, é uma das principais datas do comércio, principalmente do eletrônico. De acordo com a CNN, em 2021 o faturamento total da Black Friday foi de R$4,18 bilhões, um crescimento de 6% em relação ao ano anterior. 

Como montar estratégias para vender mais na Black Friday 2022?

A Black Friday 2022 acontece no dia 25 de novembro, e é fundamental que o seu negócio já esteja montado estrategicamente, se quiser vender mais.

Antes de mais nada, é recomendável começar o planejamento cerca de três meses antes, e ter um calendário com a logística do que precisa ser feito.

Isso porque um cronograma bem estruturado é fundamental para executar todas as ações de forma organizada. 😊

Mas também separamos outras dicas que podem te ajudar a preparar a sua loja para a data. Confira:

1. Faça um inventário de estoque

Antes de fazer uma campanha de divulgação para atrair clientes e bombar nas vendas, é essencial ter um inventário no seu estoque, já que o aumento da demanda precisa de uma preparação mais efetiva.

Esse inventário traz uma listagem completa de todos os produtos que estão no depósito da empresa., sendo um importante instrumento de controle para o seu negócio.

Assim, se você quer fazer um plano de ofertas com mais chances de sucesso, é fundamental saber todas as mercadorias que tem, para ter promoções atrativas, sabendo o que está no seu estoque. 

2. Entenda qual é a sua margem de lucro em cada produto

A margem de lucro é o percentual do preço de venda de uma mercadoria. Basicamente, significa o lucro líquido do seu faturamento. 🥳

Nesse sentido, antes de colocar qualquer produto em promoção, é essencial fazer uma apuração para saber o quanto você pode oferecer de desconto, para não ter o efeito oposto e registrar possíveis prejuízos.

Um exemplo simples do cálculo da margem de lucro é se ocorrer a venda de uma mercadoria por R$20 e a produção custar R$10, o vendedor terá lucro de R$10. Assim, a margem bruta seria de 50%.

Diante disso, o ideal é fazer a oferta de itens de acordo com a margem de lucro que deseja alcançar em cada mercadoria. Mas para isso, não se esqueça de fazer o cálculo de forma correta.

3. Saiba qual é o markup da sua loja

O Markup é um índice utilizado para precificar produtos a partir dos custos fixos, variáveis e de produção de uma loja, e pela aquisição da mercadoria e margem de lucro.

Assim, esse índice considera todas as despesas de um artigo antes que ele chegue às mãos do cliente.

Nesse sentido, antes de avaliar um item, é essencial embutir as despesas nos preços das vendas. Se você tem dúvidas sobre como fazer esse cálculo, veja algumas dicas nesse conteúdo do nosso blog!

4. Selecione os produtos com margem de lucro interessante para o evento

Ao fazer o inventário da sua loja e calcular o markup de forma correta, o próximo passo é selecionar os produtos que tenham margem de lucro interessante para o evento.

Isso porque oferecer mercadorias com uma boa oportunidade de ganhos é um dos principais requisitos para ter sucesso no Black Friday 2022. Afinal, lucro significa vantagens e um bom resultado para o seu negócio. 🙃

Uma dica para ter sucesso nas vendas é fazer uma pesquisa de mercado de acordo com o seu segmento, para saber quais produtos estão em alta. 

5. Prepare seu sistema ERP para a Black Friday 2022

O sistema ERP é um tipo de plataforma de gestão que automatiza e integra todos os processos de uma empresa, sendo essencial para proporcionar mais segurança e monitorar o fluxo operacional.

Assim, para se preparar para um dos eventos comerciais mais importantes do ano, é fundamental  ter um sistema ERP, a fim de evitar perdas de informações devido a grande movimentação do período. Ainda, o software vai te ajudar nos setores:

  • Faturamento;
  • Estoque;
  • Financeiro;
  • Vendas;
  • Redução de custos.

Com objetivo de trazer mais comodidade para o seu dia a dia, a Zendar desenvolveu um ERP por meio de um sistema nuvem que possibilita monitorar, atualizar e armazenar dados do seu negócio, sem se preocupar com servidor ou desaparecimento de dados. 

Essa ferramenta é ideal para auxiliar na sua administração! 😉

6. Mapeie os meios de pagamentos oferecidos

Mapear os meios de pagamentos da sua loja é importante para o seu negócio e para o seu cliente, uma vez que você terá mais segurança, e o consumidor, mais comodidade.

Portanto, ao finalizar uma venda, não deixe de mencionar para o consumidor as formas de pagamento que oferece. Atualmente os mais comuns incluem:

  • Cartão de crédito ou débito;
  • Pix;
  • Parcelado;
  • Por meio do Whatsapp;
  • Boleto bancário.

Assim você pode aumentar a satisfação do seu cliente, um ponto essencial para fidelização do seu negócio após o Black Friday.

7. Antecipe suas promoções da Black Friday 2022

Um dos principais motivos para antecipar suas promoções da Black Friday 2002 é que você pode aproveitar o interesse do consumidor em comprar à medida que a data do evento se aproxima.

Por isso, vale a pena oferecer algumas ofertas ao longo do mês de novembro. Além de divulgar a sua marca, você aumenta o tráfego de pessoas no seu negócio.

No Brasil, algumas das principais ações desenvolvidas pelos lojistas no mês de novembro são:

  • Black Friday;
  • Black Week;
  • Black Weekend;
  • Cyber Monday;
  • Black November.

Basta escolher a melhor estratégia, divulgar e aumentar as chances de sucesso das suas vendas durante todo o mês. 🤩

8. Divulgue o evento em suas redes sociais

Ao preparar a sua empresa para vender na Black Friday, é indispensável divulgar o evento nas suas redes sociais.

Uma forma de chamar atenção do consumidor é personalizar sua loja para a data com boas fotos e descrições persuasivas dos seus produtos.

Para isso, trabalhe com ações de marketing digital que tenham como objetivo preparar os seus clientes para as ofertas por meio das principais plataformas digitais:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Whatsapp.

Outra dica importante é começar a fazer a sua campanha ao menos um mês antes do evento. Procure fazer um cronograma de postagens com descrições criativas. 

9. Faça parcerias com influenciadores

Atualmente, fazer parceria com influenciadores é uma forma atrativa para divulgar um negócio, uma vez que, além de serem figuras públicas com seguidores, geralmente eles inspiram pessoas a comprarem um determinado produto ou consumir uma marca. 📱

Ainda, além de firmar parceria para divulgação nas redes sociais, você pode considerar ações como convidar influenciadores para o seu evento, para trazer mais visibilidade para o seu estabelecimento. 

 

Outras sugestões para vender mais da Black Friday 2022

O Black Friday é uma grande data comercial, e, por isso, deve ser bem aproveitada pelos lojistas.

Nesse caso, além das dicas que já mencionamos sobre como fazer um bom planejamento e se preparar para aquecer suas vendas no final do ano, vale a pena conhecer algumas tendências que vão surgindo.

Veja a seguir sugestões para vender mais na Black Friday 2022 com base no que se tornou popular:

1. Invista em Cashback

Cashback significa “dinheiro de volta”, ou seja, permite que um cliente faça a compra de uma mercadoria e receba parte do valor pago de volta, seja para gastar na mesma loja ou em parceiras afiliadas no programa. 💸

Considerada como uma forte tendência de 2022, segundo a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), essa estratégia é ideal para atrair novos clientes.

Ela também é um meio de fidelizar compradores que retornam à loja com bônus acumulado para adquirir outros produtos. Mas antes de adotar esse sistema, é essencial saber:

  • O valor retornado para o consumidor deve ser calculado com base na sua margem de lucro.
  • O benefício deve ter prazo de validade, para garantir o retorno do cliente a sua loja; 
  • Para conceder o bônus é necessário utilizar uma plataforma de pagamentos que trabalhe com cashback.

Agora, basta implementar esse método na sua loja e acompanhar o retorno dos clientes após a Black Friday 2022!

 2. Ofereça frete grátis

Oferecer frete grátis é outra estratégia que pode aumentar as vendas da sua loja durante o período de promoções.

Assim, essa é uma opção que você pode adotar no seu e-commerce para aumentar o faturamento. Mas é importante montar essa prática com um markup e a precificação correta! 🚚

Isso porque a ação deve proporcionar mais lucros, e, por isso, o cálculo deve ser feito para que desse modo a sua empresa não tenha nenhum tipo de prejuízo depois do evento.

3. Monte kits de produtos

Usar a criatividade para montar kits de produtos é uma possibilidade para atrair mais vendas e movimentar seu estoque de forma estratégica.

Sempre existem mercadorias que estão paradas porque não venderam ao decorrer do ano.

Nesse caso, kits equilibrados com itens mais e menos desejados é uma alternativa de escolher um maior desconto para um determinado item e ter lucros, de modo que você pode aplicar a oferta em apenas alguns artigos. 

4. Não se esqueça do natal

Ao fazer a preparação para a Black Friday, é comum que o lojista queira colocar todo o seu estoque disponível para a venda.

No entanto, é importante ressaltar que é recomendável lembrar de outras datas importantes nos meses seguintes, como as vendas de Natal, que também são impulsionadas.

Além disso, a maioria dos fornecedores entram de férias, deixando pouco tempo para “recuperar” o estoque para dezembro. 🎁

Assim, lembre-se de equilibrar as ofertas e ter estoque para os próximos períodos.

Toda loja precisa aderir à Black Friday? 

A Black Friday não é uma ação obrigatória que a sua loja precisa aderir, mas essa estratégia pode fazer a diferença! Afinal, trata-se de uma prática padrão e conceituada, que atrai mais clientes, sendo extremamente indicado considerar ela no seu negócio.

Com vantagens como o aquecimento das vendas no final do ano, esse evento comercial ajuda nos lucros e na visibilidade. 🙃

Além disso, é ideal para quem busca acompanhar as tendências do mercado, ou para quem deseja focar nas vendas.

Essa estratégia também ajuda na saída de mercadorias que ficaram no estoque, e atrai mais consumidores para o seu negócio.

Assim, pode ser interessante considerar a possibilidade de aderir a Black Friday na sua loja.

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