Escolher as formas de pagamento ideais para o seu negócio é fundamental para construir um empreendimento de sucesso. 💵
Serão essas alternativas que permitirão ao consumidor concluir a compra e ter uma experiência positiva na sua loja. Além disso, cada método de recebimento possui suas peculiaridades, e podem atender às suas demandas de maneira distinta.
Por esse motivo, é importante conhecer mais sobre os diferentes meios de pagamento antes de implementá-los definitivamente.
Para te ajudar, separamos as principais informações sobre as formas mais comuns e porque elas são interessantes para a sua empresa. Confira!
O que são formas de pagamento?
Formas de pagamento são as maneiras pelas quais uma transação financeira pode ser realizada, geralmente envolvendo a transferência de dinheiro entre o comprador e o vendedor. 💰
Atualmente, existem diversos meios disponíveis para realizar essa operação comercial, desde espécie até envios eletrônicos, cartões de crédito, débito automático ou boletos, por exemplo.
As formas de pagamento podem variar conforme o país, região ou até mesmo o tipo de negócio em questão.
Além disso, algumas alternativas podem ser mais seguras e convenientes do que outras, dependendo do tipo de negócio e das preferências do consumidor.
É importante lembrar que a escolha do pagamento deve ser realizada com cuidado, levando em consideração fatores como segurança, rapidez, conveniência e custo.
Por que é importante diversificar as formas de pagamento?
Diversificar as formas de pagamento na sua loja é fundamental para a satisfação do cliente e para agregar mais vendas.
Afinal, cada cliente pode ter uma modalidade preferida, e oferecer várias opções ajuda a garantir que a maioria do público realize a compra sem problemas, enquanto reduz as chances de desistências. 🙅♂️
A longo prazo, é uma estratégia de aumentar as vendas incentivando a aquisição de produtos no seu negócio.
Vale mencionar, também, que alguns métodos possuem repasse imediato, como cartão de crédito ou transferência bancária direta, como Pix. Dessa forma, reduz os riscos de inadimplências que podem acompanhar formatos menos convencionais.
Ainda, um estabelecimento com várias formas de pagamento se consolida no mercado com uma imagem mais positiva, prezando pela experiência do cliente e acompanhando as tendências financeiras que tornam as negociações mais rápidas e práticas.
Quais as formas de pagamento mais usadas
Antes de investir em diferentes meios de pagamento para o seu negócio, vale a pena conhecer mais sobre os métodos mais usados pelos consumidores.
Veja quais as alternativas que permanecem em alta no mercado e, porque investir nelas:
Dinheiro
O dinheiro em espécie ainda é uma das formas de pagamento mais usadas no comércio, pela sua praticidade e alta circulação. 💵
Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), esse método de compras é a preferência de 71% dos consumidores brasileiros.
Além disso, costuma ser a alternativa mais aceita nos estabelecimentos, sem problemas de compatibilidade com os clientes.
Cartão de crédito e débito
Junto do dinheiro, o cartão de crédito e débito também se consolidou entre os meios de pagamento mais usados no comércio.
Essa alternativa é segura, pois não demanda valores em espécie, e realiza as transações somente com a senha pessoal. Além disso, são mais práticos de carregar. 💳
Atualmente, a maioria dos empreendimentos possui maquininha de cartão ou um sistema de gestão online que trabalha com cartão de crédito, seja físico ou digital.
No entanto, lojas mais antigas podem ter problemas em aceitar determinadas bandeiras, por exemplo.
Pix
Lançado pelo Banco Central, o Pix já se tornou a segunda forma de pagamento mais popular no mercado.
Isso porque a transferência instantânea e sem custos é prática, especialmente pelo crescimento do acesso a dispositivos móveis e soluções financeiras digitais.
Também não é necessário ter outros equipamentos adicionais, como um terminal, reduzindo os gastos para o empreendedor.
Boleto bancário
O boleto bancário continua entre os meios de pagamento mais populares, principalmente no e-commerce.
Isso porque ele oferece segurança e flexibilidade para o comprador, que pode escolher a melhor data de vencimento e forma de quitar a conta em seu aplicativo, Internet Banking ou em agências físicas. 📄
Para o empreendedor, também é um método interessante de recebimento, por existir a possibilidade de acompanhar o documento com um código único.
Carteiras digitais
As carteiras digitais são alternativas em crescimento entre os consumidores, por conta da facilidade e acessibilidade.
Disponíveis em qualquer smartphone, e até mesmo em acessórios, como smartwatches, o comprador não precisa carregar diferentes equipamentos para realizar suas compras.
Links de pagamento
Os links de pagamentos se popularizaram entre as lojas virtuais, principalmente por permitir o recebimento por cartão de crédito sem a necessidade de investir em uma maquininha física.
Por isso, é interessante considerar essa solução para vender pela internet. Existem diversas alternativas oferecidas pelos terminais de cartão, que trazem segurança e praticidade para ambas as partes.
Criptomoedas
Finalmente, vale destacar que as criptomoedas estão em crescimento no mercado como formas de pagamento. 📲
Empresas com maior modernidades já estão adotando as moedas digitais para transações comerciais comuns.
Embora não sejam muitos comuns no mercado varejista atualmente, é uma tendência que vale a pena acompanhar, por conta da popularidade crescente e maior número de utilizadores adotando esse investimento.
Como escolher a melhor forma de pagamento para a sua empresa?
As melhores formas de pagamento para a sua empresa dependerão do seu perfil, segmento de vendas e necessidades. No entanto, vale a pena diversificar e adotar algumas das principais.
Empreendimentos predominantemente digitais podem ter melhores resultados com métodos como boletos, Pix e links de pagamento.
Enquanto isso, é interessante que lojas físicas considerem os meios de pagamento mais populares, como dinheiro e cartão. 👍
Ainda, é importante escolher métodos que sejam facilmente monitorados. Assim, procure investir em um software de gestão ao implementar novos formatos, para ter um controle financeiro adequado e atender ao público de maneira completa.
Conheça o sistema de gestão para pequenas empresas do Zendar e modernize seu negócio com praticidade. Agende uma demonstração.